X
    Categorias: ADULTOS

A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico- Lição 1 Adulto

Lição 1 A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico do 4 Trimestre 2023.

Trata-se do mandamento do Senhor no sentido de levar e proclamar o seu evangelho a todas as nações. A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada. É um mandamento a ser obedecido.

A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.

TEXTO ÁUREO

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15). Atualmente, em quase todas as partes do mundo, há cristãos anunciando as Boas Novas a pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. O poder que motiva os missionários a irem a todas as partes do mundo e coloca a Igreja de Cristo em movimento é a fé fundamentada na ressurreição de Jesus.

VERDADE PR A Grande Comissão preocupa-se, principalmente, com a expansão da igreja no universo dos que ainda não pertencem à igreja, quem quer que seja e onde quer que esteja.

LEITURA DIÁRIA.

Segunda – Mt 9.37,38. A seara é a grande e são poucos os ceifeiros.

37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Lc 10:2; Jo 4:35;

38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. 2Ts 3:1;

Terça – Rm 15.20. Esforçando-se para pregar onde Cristo não foi anunciado. 20. E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;

Quarta – Lc 24.49; At 1.8 Cheios do Espírito para cumprir a Grande Comissão 49. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Quinta – Gn 3.15; 6.11-14; Gn 12.3 Deus deseja alcançar os povos do mundo inteiro. 15 E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.  11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. 14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Sexta – At 9.15; 16.5; 22.14,15,21 A missão da Igreja de expandir o Reino de Deus em todas as nações. 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. 5 de sorte que as igrejas eram confirmadas na fé e cada dia cresciam em número.

14 E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca.

15 Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.

21 E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.

Sábado – Lc 24.46-49 Arrependimento para o perdão dos Pecados. 46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;  47 e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

48 E dessas coisas sois vós testemunhas.

49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

EBD- A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico (Lição 1 Adulto) EBD 4 Trimestre 2023.

INTRODUÇÃO

Neste trimestre, estudaremos a respeito da obra missionária. É um convite a refletir sobre o imperativo de nosso Senhor Jesus para pregar o Evangelho a toda a criatura. De modo algum a igreja pode deixar de obedecer a ordem do mestre Jesus, que com autoridade nos manda ir em busca das almas.

Por isso, nesta primeira lição, nosso propósito é esclarecer a respeito da Grande Comissão, conceituar e desenvolver o tema das Missões Transculturais e apresentar uma visão global da mensagem do Evangelho no mundo.

Veremos que missões é uma ordem divina e que Deus conta com cada crente para dizer “sim” à obra que Ele iniciou por intermédio de seu Filho, o Senhor Jesus CristoSe Jesus disse sim ao pai, porque nós vamos dizer não ao filho? Que nos deu o grande exemplo de obediência?

Palavra-Chave: Etnia

I – A GRANDE COMISSÃO.

  1. O que é a Grande Comissão?

É o mandamento do Senhor para a sua Igreja proclamar o Evangelho a todas as nações. Esse mandamento tem rastros no Antigo Testamento (Is 45.22;). 22 Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.  (Gn 12.3) 3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra  e está fundamentado no Novo (Mt 9.37,38).

37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.

38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.

(28.19; At 1.8). Dessa forma, a Grande Comissão pode ser melhor compreendida como uma ordem pós-ressurreição de Jesus Cristo dada aos seus discípulos (Mt 28.18-20; Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.21-23; At 1.4,5,8).

A respeito dela, James Hudson Taylor, missionário inglês na China por 51 anos, disse: “A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada. É um mandamento a ser obedecido”Desobedecer a esta ordem, é despresaro que Cristo fez por nó na cruz, é falta de amor pelas almas que estão caminhando a passos largos para o inferno.

  1. A questão cultural.

O “Ide” de Jesus significa também atravessar fronteiras. A igreja não pode omitir-se à responsabilidade com as missões nacionais e transculturais. Quer orando, quer contribuindo, quer enviando missionários, a Igreja do Senhor precisa estar envolvida.

Nesse caso, anunciar o Evangelho em uma cultura diferente é o grande desafio da obra missionária. Desafio, porque envolve a tradução da mensagem para idiomas locais, a compreensão das práticas culturais e tradições das pessoas e o respeito pela sua identidade cultural.

Logo, não devemos desprezar a cultura de um povo a quem pretendemos evangelizar, nem impingir-lhe ou obrigar, impor a nossa (1 Co 1.1,2). O missionário prudente, aprende e aprecia a cultura local, identificando os pontos de conexão entre a mensagem do Evangelho e a cultura das pessoas. Isso permite que a mensagem seja comunicada de maneira importante e compreensível para aqueles que a recebem.

Entretanto, a cultura de um povo deve ser avaliada e provada pelas Escrituras. Se por um lado a cultura é rica em beleza e bondade, pois o homem foi criado à imagem e semelhança de um Deus bom e amoroso; por outro, em consequência da Queda, ela foi manchada pelo pecado e, em parte, dominada por ações demoníacas.

Portanto, estejamos prontos a pregar o Evangelho além de nossas fronteiras! Preparemo-nos para esse desafio! O “Ide” de Jesus nos desafia a sermos sensíveis às culturas locais, a respeitar as diferenças e a encontrar maneiras eficazes de compartilhar o Evangelho em diferentes contextos culturais.

BAIXE GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO. É SÓ CLICAR AQUI!

  1. A ordem de fazer discípulos em todas a nações.

A palavra “nação” é a tradução do termo ethnos, que se refere a grupos étnicos e não primariamente a países. Um país é uma nação politicamente definida, já a etnia é um povo culturalmente definido com uma língua e uma cultura próprias.

De acordo com alguns missiólogos, há no mundo 24.000 etnias. Quase a metade desse total ainda não foi evangelizada. Será que isso não nos comove? Não podemos ser meros espectadores, mas participantes ativos na propagação do evangelho e na expansão do Reino de Deus na Terra. Essa responsabilidade missionária é uma parte essencial da identidade da Igreja.

Há milhões de pessoas que ainda não ouviram o Evangelho de Cristo. Como Igreja de Cristo não deve encarar a missão como um fardo, mas como uma honra. Ela é chamada a ser a luz do mundo e o sal da terra, espalhando a mensagem de Cristo e fazendo discípulos onde quer que vá.

É urgente e imperioso o clamor do apóstolo Paulo: “Esforçando-me deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi anunciado” (Rm 15.20 – NAA). Sigamos o exemplo de Paulo pois, à medida que a Igreja abraça esse privilégio e cumpre sua missão, ela se torna um instrumento poderoso nas mãos de Deus para impactar o mundo e cumprir a Grande Comissão de Jesus.

Dinâmica A Grande Comissão: Um Enfoque Etnocêntrico ( Lição 1 Adulto) EBD 4 Trimestre 2023.

  1. A eficácia e os objetivos da Grande Comissão.

Para ser eficaz e cumprir os seus objetivos, a Grande Comissão deve ser executada por pessoas cheias do poder do Espírito Santo (Lc 24.49At 1.8), pois é Ele que convence a pessoa do pecado (Jo 16.8), Antes que alguém possa responder ao Evangelho e aceitar a Cristo, é o Espírito Santo que trabalha no coração humano, revelando a necessidade da salvação e a realidade do pecado. regenera o pecador (Tt 3.5) Isso significa que Ele traz vida espiritual àqueles que estavam espiritualmente mortos em seus pecados. A regeneração é o ato sobrenatural de transformação que capacita uma pessoa a crer em Jesus como Salvador e Senhor, e capacita os homens a confessarem Jesus como Senhor (1 Co 12.3). Isso sugere não apenas reconhecer intelectualmente a divindade de Cristo, mas também render-se a Ele como Senhor e Mestre de suas vidas.

Nesse sentido, a Igreja estará pronta para atingir os seguintes objetivos da Grande Comissão:

1) Proclamar o Evangelho em palavras e ações a toda criatura;

2) Discipular os novos convertidos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo;

3) Integrá-los espiritual e socialmente na igreja local, a fim de que cresçam na graça e no conhecimento por intermédio da ação do Espírito Santo em sua vida, desfrutando sempre da comunhão dos santos.

Sem a obra do Espírito Santo, os esforços humanos seriam fúteis, mas com Sua presença, a missão de fazer discípulos de todas as nações se torna uma realidade transformadora.

SINOPSE I.

A Grande Comissão é um chamado para anunciar o Evangelho a cada criatura e em qualquer lugar.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO.

“A TAREFA MISSIONÁRIA É BÍBLICA.

[…] O que se aplica a missões é certamente aplicável ao missionário. Não somos enviados como missionários meramente para propósitos de amizade ou para demonstrar a singularidade dos cristãos no corpo de Cristo. Essas são verdades preciosas e pertencem ao domínio da genuína vida cristã, mas somos enviados principalmente para compartilhar com o mundo os grandes benefícios do cristianismo.

Somos testemunhas de Cristo; somos embaixadores de Cristo; somos pregadores do Evangelho de Deus e portadores da mensagem de Deus para a humanidade. Nossa mensagem está contida em um livro, a Bíblia. Felizmente, suportamos o desdém do mundo por sermos pessoas de um Livro, os mensageiros de uma mensagem antiga.

O desafio de um cristão é ser um ‘missionário’, um ‘enviado’, comissionado pelo Espírito Santo através da igreja (At 13.4) para ser testemunha de Cristo e proclamar a mensagem revelada do ato redentor de Deus em Cristo Jesus.

Isso, claro, requer um conhecimento absoluto da mensagem como é encontrada na Bíblia, e uma familiarização íntima e pessoal com Cristo” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.195).

II – MISSÕES TRANSCULTURAIS.

Missões transculturais é transpor uma cultura para levar a mensagem do Evangelho.

  1. Conceito.

O prefixo trans vem do latim e tem o sentido de “movimento para além de” e “através de”. Missões Transculturais são um ato de coragem e dedicação, onde os missionários se dispõem a se inserir em culturas estrangeiras, muitas vezes completamente diferentes das suas próprias.

Em linhas gerais, Missões Transculturais são transpor uma cultura para levar a mensagem do Evangelho.

Isso requer não apenas a transposição de fronteiras geográficas, mas também a superação de barreiras linguísticas, sociais, e, mais fundamentalmente, culturais.

Essa mensagem não pode se restringir reduzir, limitar a uma cultura somente, mas alcançar todos os quadrantes da Terra, onde quer que esteja uma etnia um povo uma nação que ainda não tenha ouvido falar das Boas-Novas. 

Onde existe uma alma eis aí um grande campo para evangelizar. A recompensa é a oportunidade de compartilhar o amor de Cristo com pessoas de diferentes origens culturais e ver vidas transformadas pelo poder do Evangelho.

  1. Visão transcultural da Bíblia.

Quando se fala em missões transculturais, a Bíblia Sagrada é o padrão a ser seguido. De Gênesis a apocalipse a bíblia é repleta de missões.  O Antigo Testamento registra a revelação de um Deus missionário.

Em pelo menos três ocasiões específicas, no livro de Gênesis, Ele tratou com toda a humanidade e não somente com uma nação (Gn 3.15; 6.11-14; Gn 12.3). O versículo 15 é chamado “proto-evangelho”, pois contém uma promessa de espe­rança para o casal pecador, e toda humanidade posteriormente. Deus estava revelando o seu plano para derrotar Satanás e oferecer salvação ao mundo através do seu Filho. Jesus Cristo.

Nesse sentido, Missões Transculturais têm esse mesmo apelo e são parte fundamental da missão da Igreja, pois esta é uma agência executiva de missõesMissões é o trabalho da igreja em proclamar o evangelho a quem ainda não conhece. Todo o crente deve ter um desejo ardente por missões, pois o próprio Deus dentro das Escrituras fez isso ao longo do Antigo e do Novo testamento.

Deus não escolheu outra instituição, por mais poderosa financeiramente que seja para esse empreendimento. Entretanto, Ele escolheu a sua Igreja, estabelecendo-a na Terra com a missão de expandir ampliar, alargar, seu reino para todas as nações (At 9.15; 16.5; 22.14,15,21; 26.16-18).

  1. Barreiras nas Missões Transculturais.

Há barreiras complexas para a evangelização do mundo e a Igreja precisa conhecê-las e preparar-se para realizar sua tarefa missional. As barreiras são inúmeras.

Vejamos:

a) Barreiras geográficas: novas nações e novas culturas; O mundo é vasto e diversificado, variado com novas nações e culturas surgindo continuamente, mais a mensagem do Evangelho vence e ultrapassa fronteiras geográficas e é chamada a se espalhar por todas as nações.

b) Barreiras culturais: valores de vida, costumes e hábitos; compreender e respeitar essas diferenças culturais é fundamental para comunicar o Evangelho de maneira relevante e respeitosa.

c) Barreiras econômicas: diferenças de moeda e comércio; Diferenças de moeda, sistemas econômicos e barreiras comerciais podem afetar a capacidade de financiar e apoiar missões transculturais. No entanto, a generosidade e a cooperação global podem superar essas barreiras econômicas.

d) Barreiras linguísticas: as línguas nativas; A tradução da Bíblia e o aprendizado de idiomas locais são elementos essenciais para superar essa barreira.

e) Barreiras religiosas: Islamismo, ateísmo, materialismo, secularismo etc. O poder do Espírito Santo nos capacita a superar essas barreiras, pois o poder de Deus é maior do que qualquer obstáculo que possa surgir.

Os apóstolos enfrentaram essas mesmas barreiras. Mas, na força do Espírito Santo, o Evangelho saiu de Jerusalém e alcançou os “confins da Terra”. Esse mesmo Espírito está com a Igreja do presente século para confirmar a nobre missão de proclamar o Evangelho.

SINOPSE II

As Missões Transculturais passam pelo desafio cultural dos povos nativos.

III – VISÃO GLOBAL DO EVANGELHO NO MUNDO.

1. Evangelização e Discipulado.

A evangelização por si só não é suficiente. O discipulado entra em cena como a etapa seguinte e decisiva. Após responderem ao Evangelho, os novos crentes precisam ser acompanhados, ensinados e nutridos espiritualmente.

O discipulado é o processo de formação contínua que ajuda os crentes a crescerem em sua fé, aprofundarem seu relacionamento com Deus e entenderem as Escrituras.

Em Mateus 28.18-20, percebemos uma ênfase em “fazer discípulos”. Ora, fazer discípulos é uma ordem baseada na relação de um mestre com o seu discípulo. Nessa ordem está subentendido que a missão não se dá em apenas um ato, um momento. Fazer discípulo, conforme as Escrituras, demanda exige tempo.

Nosso Senhor passou pelo menos três anos forjando traçando o caráter dos seus discípulos. Por outro lado, em Marcos 16.15-20, percebemos uma ênfase na “proclamação” e no “anúncio”. A tarefa missional leva em conta a proclamação pública do Evangelho ao mesmo tempo em que atua na formação permanente do novo convertido. Evangelização e discipulado não são excludentes, mas duas faces da mesma missão.

Não podemos separar o evangelismo do discipulado, se não a missão fica incompleta. O objetivo é não apenas atrair pessoas para o Reino de Deus, mas também capacitá-las a viver uma vida que glorifique a Deus em todos os aspectos. Portanto, evangelização e discipulado trabalham juntos para alcançar essa missão.

  1. Arrependimento e capacitação do Espírito.

Na Missão Transcultural, a mensagem missionária tem de levar em conta o apelo ao arrependimento para o perdão dos pecados (Lc 24.46-49). O pregador que anuncia a salvação como uma simples crença ou religião fácil, ou uma formal aceitação da salvação gratuita, sem nenhum compromisso voluntário do pecador de obedecer a Cristo e à sua Palavra, está pregando um falso evangelho.

O verdadeiro arrependimento inclui o abandono do pecado, i.e., um elemento fundamental e imutável do verdadeiro evangelho neotestamentário.

Esse apelo deve estar sob a autoridade de Jesus, que tem por objeto “sermos [suas] testemunhas”, no poder do Espírito Santo, “tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

A missão transcultural não é uma tarefa humana, mas uma obra divina. A autoridade de Jesus respalda dá apoio, suporte, a mensagem, e o Espírito Santo capacita os mensageiros a proclamá-la com eficácia.

Nesse sentido, devemos estar prontos para anunciar a mensagem de Jesus sob a capacidade do Espírito Santo, conforme lemos em Atos dos Apóstolos, rogando que os pecadores se arrependam e creiam no Evangelho (Mc 1.15).

SINOPSE III

A proclamação do Evangelho leva em conta a evangelização, o discipulado, o arrependimento e a capacitação do Espírito.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO

“O CHAMADO PARA O DISCIPULADO

A disciplina cristã é um ideal bíblico para o qual todo cristão é chamado. Ele está implicado na vida exemplar de Cristo e em seu chamado: ‘Sigam-me’. Ele está implícito no programa de treinamento que o Mestre realizava com seus seguidores.

Ele está explícito na ordem de nosso Senhor como expressa na Grande Comissão e registrado em Mateus 28.18-20. ‘Fazei discípulos’ é certamente central na comissão, enquanto que ir, batizar e ensinar são os caminhos e métodos para fazer discípulos. A disciplina cristã está implícita na salvação por meio de Cristo e deve, portanto, ser ensinada claramente e pregada enfaticamente assim como praticada humilde e sinceramente. O conceito de discipulado cristão foi estudado previamente” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.329).

CONCLUSÃO

Temos um grande desafio em Missões Transculturais: alcançar o mundo inteiro com a mensagem genuína do Evangelho. É uma grande responsabilidade. Por isso, como Igreja de Deus, somos chamados a sair “de Jerusalém” em perspectiva de alcançar os “confins da Terra”.

Há muitos povos neste mundo para serem alcançados, de sorte que Deus conta com cada crente comprometido com a causa do Reino de Deus. Como representante do reino nesse mundo, a Igreja deve utilizar todos os meios legítimos para expansão do reino de Deus. Que você e eu sejamos despertados para esta tão grande obra. Jesus está voltando, precisamos anunciar isto ao mundo inteiro.

É um imperativo do Reino nos perguntarmos a respeito do que estamos fazendo para que “a água da vida” sacie a sede dos que estão sedentos por vida eterna ao redor do mundo. O pecador depende do envio do Corpo de Cristo para ouvir de nós as Boas-Novas de salvação.

REVISANDO O CONTEÚDO

O que é a Grande Comissão?

É o mandamento do Senhor para a sua Igreja proclamar o Evangelho a todas as nações.

Cite pelo menos dois objetivos da Grande Comissão.   

Proclamar o Evangelho em palavras e ações a toda criatura;

Discípular os novos convertidos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo.

Cite pelo menos duas barreiras em Missões Transculturais.

a) Barreiras geográficas: novas nações e novas culturas;

b) Barreiras culturais: valores de vida, costumes e hábitos.

O que percebemos em Mateus 28.18-20?

Em Mateus 28.18-20, percebemos uma ênfase em “fazer discípulos”.

O que a mensagem missionária tem de levar em conta nas Missões Transculturais?

Na Missão Transcultural, a mensagem missionária tem de levar em conta o apelo ao arrependimento para o perdão dos pecados (Lc 24.46-49).

VOCABULÁRIO

Impingir: dar com força; obrigar a aceitar algo; impor; constranger.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais