Buscando o Batismo no Espírito Santo- Lição 13 Pré-Adolescentes

Buscando o Batismo no Espírito Santo- Lição 13 Pré-Adolescentes

LIÇÃO 13 DOS PRÉ-ADOLESCENTES- Buscando o Batismo no Espírito Santo.

Quem já foi batizado com o Espírito Santo? Como foi que aconteceu o seu batismo? O que você fez para ser batizado no Espírito Santo? E depois que foi batizado, o que mudou em sua vida?

Por que você tem essa convicção que foi batizado com o Espírito Santo? Qual a evidência qual a prova que você pode nos dar que foi batizado com o Espírito Santo?

O batismo no Espírito Santo é para as pessoas salvas em Cristo Jesus. E estão com suas vidas mudadas regeneradas. Qualquer pessoa que aceita a Cristo pode ser batizada com o Espírito Santo. Independente do tempo, da época, do tamanho, da idade, da posição, do título.

Para isso precisa buscar, consagrar sua vida, evitar o pecado. Aquele que aceita Cristo mas continua na prática do pecado não pode ser batizado com o Espírito Santo, você sabe porquê?

Lucas 24:49 e 1° Coríntios 14:1

Só pode receber algo da parte do Senhor se você está buscando,  clamando, suplicando. Então se você estiver buscando o batismo com Espírito Santo terá.

Introdução.

O batismo com o Espírito Santo  não salva ninguém. Mas o batismo com espírito santo é para as pessoas que são salvas. Tem também pessoas que ainda não foram batizadas com Espírito Santo mas são salvas.

Por que ter terminado as pessoas tem tanto tempo de crente não foi batizado com o Espírito Santo? Cada pessoa tem sua forma, sua crença, sua fé, seu compromisso, sua busca e existem situações que só a própria pessoa consegue explicar.

Será que acredita no batismo com o Espírito Santo? Será que tem vergonha de falar em línguas? Será que ele quer ser batizado com Espírito Santo? Mas Deus também tem seus propósitos e suas vontades.

Cabe a nós buscarmos e nos consagrarmos pedindo batismo com o Espírito Santo? Infelizmente hoje tem muitas pessoas que não querem mais buscar o batismo com o Espírito Santo? Esta busca é individual.

1 Submissos à vontade de Deus.

O mundo não quer obedecer e agradar a Deus, mas hoje tem cristão dentro da igreja  que também não querem obedecer e agradar a Deus, Ou seja são crentes enquanto estão dentro da igreja, mas quando estão na rua, passeando, no trabalho, na escola, nas redes sociais, nas praias, não são crentes, não estão obedecendo a Deus.

Como que estas pessoas querem ir para o céu? Se o nosso comportamento foi igual ao comportamento daqueles que não vão morar no céu, por que que a gente vai morar no céu?

Se o comportamento é o mesmo, se o modo de viver é o mesmo, se o modo de pensar é o mesmo, se o modo de agir é o mesmo vão morar no mesmo lugar. E não é no céu.

1.a Insubmissão é pecado.

Deus não permite de forma alguma que os seus filhos andem em desobediência. Deus gosta que todos os seus filhos andem em obediência. Você gosta quando seus filhos desobedecem? Ou seus pais gostam quando você desobedece?

Na sua casa qual a punição para o filho que desobedece aos pais?

É na obediência que Deus trabalha, que Deus dá prosperidade, que Deus batiza no Espírito Santo.

Muitas coisas que tem acontecido nas igrejas hoje é porque dá desobediência.

As igrejas, as entidades, a sociedade,  as famílias, os crentes que não querem obedecer a Deus terão as consequências.

Toda ação terá uma reação. Se você ora você é abençoado, se você obedece você é abençoado.

1.b Você é submisso?

Alguns vão responder que sim. Seu pastor, seu professor de escola dominical, seu líder comunga desta mesma opinião? Seus pais têm essa mesma opinião?

Ser submisso se faz necessário em todo lugar em todas as épocas, ser submisso não faz mal a ninguém. Mas ser insubmisso, Você está se tornando rebelde. Você está indo de encontro à vontade do senhor.

Precisamos estar sujeito, acatando, obedecendo a vontade de Deus. Nesta terra estamos aqui para glorificar o nome de Deus, este é o nosso propósito aqui na terra. No entanto muitos hoje preferem viver no pecado, pecar é errar o alvo. Aquele que vive em pecado está errando, alvo que é o céu está sendo desobediente.

Respeite, obedeça, considere, seja submisso ao seu pastor, ao seu líder, ao seu professor e  aos seus pais, assim você estará cumprindo com o seu papel e não estará pecando. Você quer viver na prática do pecado? Você quer continuar pecando?

1.c Os benefícios da obediência.

Na fase da adolescência, onde começa as descobertas, muitos adolescentes querem transgredir, desobedecer, tomar suas próprias decisões, procurar algo diferente, andar igual aos adolescentes do mundo e ser direcionado pelo mundo.

Mas como filhos de Deus precisamos ser direcionados, regidos, submissos à vontades de Deus.  A nossa vida deve ser guiada por Deus, não pelo nosso bel  prazer, pelas nossas próprias vontades.

Para que as bênçãos do Senhor recaiam sobre a sua vida é necessário obedecer.

Muitas famílias estão sendo destruídas por causa da desobediência. Se você não consegue obedecer seu pai e sua mãe, seu professor, seu líder, seu pastor vai conseguir obedecer a Deus?

EBD- Buscando o Batismo no Espírito Santo (Lição 13 Pré-Adolescentes) EBD 3 Trimestre 2023.

2 É preciso ter fome e sede de Deus.

Todo ser humano tem um vazio e esse vazio é do tamanho de Deus. É por isso que muitas pessoas têm fama, dinheiro, poder, amigos, autoridade e mesmo assim estão doentes, depressivos, decepcionados com vazio na alma que nada preenche. Este vazio só pode ser preenchido por Deus.

Tem pessoas que não tem poder, não tem casa, não tem carro, não tem recursos financeiros, no entanto está em paz, por que consegue ser feliz? Porque tem a maior felicidade que é Cristo em sua vida. Tenho um consolador que é o espírito santo de Deus.

A pessoa que já aceitou a Cristo consegue mesmo nas provas nas lutas e adversidades ter paz porque tem dentro dele o consolador. A palavra de Deus é clara que nós somos templo do Espírito Santo, em outra passagem vai dizer que o Espírito Santo habita em nós. Você acredita que o Espírito Santo habita dentro de você?

2.a Qual a sua sede?

Qual é a tua sede? Aonde está o teu desejo? Onde está o teu prazer? Quais as duas necessidades? Você tem vontade de ter o quê? Você tem vontade de ser o quê? Qual o teu propósito de vida? Quais expectativas você tem para sua vida?

Muitas pessoas estão com sede do pecado, da prostituição, da imoralidade, da fornicação, que está pecando contra Deus. Mas nós adolescentes que já conhecemos a Deus, nossa sede tem que estar na presença de Deus.

Temos que desejar cada vez mais estar na sua casa, sentir o seu poder, temos que ter desejos pelas coisas espirituais e não materiais. Você tem vontade de ler a Bíblia Sagrada, de participar da EBD, participar do evangelismo, participar do círculo de oração, de orar, de cantar. Será que você está com essa sede?

2.b Qual a sua fome?

Nós estamos nos alimentando com quê? De quê que eu estou sendo fortalecido? Qual água que eu estou bebendo? De onde eu consigo tirar a vitaminas sais minerais para o meu corpo?

Assim como precisamos do alimento material para fortalecer o nosso corpo, também precisamos do alimento espiritual para fortalecer o nosso espírito. Precisamos nos alimentar da palavra de Deus, nos fortalecer e nos capacitar, isto só acontece através da meditação da palavra de Deus leitura da Bíblia Sagrada. Você lê a Bíblia todos os dias?

Quanto você lê a Bíblia Sagrada você está sentindo prazer e alegria? Ou quando vai ler a Bíblia sente aquele pesar, aquele sono, aquela tristeza. Mas quando estão se alimentando das redes sociais, das amizades, da TV, do Instagram, do tik Tok, do WhatsApp, O que você sente? Será que quando você vai ler a Bíblia já está tão cheio de todas as outras coisas que não conseguem pensar no que está sendo Lido?

Precisamos ter fome e fome de estar na igreja. O salmista Davi disse alegrei-me quando me disseram que vamos à casa do Senhor. Você está tendo esta alegria?

2.c Preenchendo o vazio da alma.

Existem pessoas se sentindo auto suficiente, que não tem medo de nada, que se sente forte, acha que é cheio de Deus, que não peca. Tenha medo desse povo, pois o mal existe e nós temos que todos os dias lutar contra o mal, para que a gente não venha pecar. Todos os dias somos tentados, o mal ele quer nos influenciar a pecar contra o senhor a nos afastar de Deus.

Os nossos desejos são inclinados para os desejos da carne por isso que temos que constantemente está orando, consagrando, está vigilante, está meditando na palavra de Deus para que possamos estar constante, está forte na presença do Senhor e assim rejeitar toda prática pecaminosa.

Os adolescentes que estão cheios de desejos,  de vontade, querendo tomar conta de sua própria vida e muita das vezes não estão preparados ainda para tomarem suas próprias decisões e acabam fazendo escolhas erradas, indo para lugares errados, escolhidos más companhias.

Às vezes os adolescentes por querer fazer parte de um grupo, fazem coisas erradas para ser aceito, se vestem como eles usam linguajar deles e influenciados a tomar caminho errado. No seu grupo de amizade Jesus pode fazer parte? O espírito santo está presente?

Não se preocupe se você não faz parte do seu grupo de escola do seu grupo da rua, o importante é você fazer parte do grupo  que vão morar no céu.

3 Oração constante à espera do poder do alto.

Oração é eu dialogar eu conversar com Deus, para orar para falar com Deus não precisa de palavras bonitas como se estivesse fazendo um discurso. Simplesmente fale com Deus o que você está sentindo, como você está, quais são os teus desejos, o que  te incomoda, quais são as tuas ansiedades.

Sabe aquele amigo que você tem confidente que você conta tudo, Deus ele é mais que esse amigo, Você pode falar sobre tudo com ele, do seu jeito e ele vai te compreender.

Tem pessoas que quando vai orar, ao invés de orar começa a pregar para Deus.  Deus não quer uma pregação da gente, Ele quer ser nosso amigo, ele quer ouvir de nós todos os nossos desejos e anseios, nossas expectativas, decepções, angústias, mas também que sejamos agradecidos a ele pelo que já temos.

No momento que você estiver dialogando com Deus conte tudo, inclusive o desejo de pecar, de preferência lembre de contar isso para ele em pensamentos pois o inimigo ele não lê os nossos pensamentos mas ele ouve o que a gente fala.

O inimigo ele não está em todos os lugares mas pode ter um secretário dele ali ouvindo a sua oração e no momento que ele conhecia a tua fraqueza ele pode usar dessa artimanha para tentar sobre a tua vida.

Sem oração, sem poder, pouca oração, pouco poder e muita oração, muito poder.

Dinâmica Buscando o Batismo no Espírito Santo (Lição 13 Pré-Adolescentes) EBD 3 Trimestre 2023.

3.a Desistir jamais!

O batismo no espírito santo é uma necessidade na vida do cristão. Todo cristão pode e precisa ser batizado no Espírito Santo. Para eu ser batizado com o Espírito Santo eu preciso crer, ter uma vida Santa, e buscar o batismo com Espírito Santo.

Nos dias de hoje tem muita gente pedindo carro casa fama dinheiro prosperidade… Mas poucos que buscam o batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder, lhe dá autoridade e poder para ministrar a palavra, para pregar, evangelizar. Você precisa ter essa autoridade dada por Deus.

Então batismo com Espírito Santo vai te revestir de poder para fazer a obra do senhor, isto não quer dizer que quem não é batizado com Espírito Santo não possa pregar, evangelizar, ministrar, Claro que pode, mas o revestimento do Espírito Santo vai te dar mais ousadia e coragem. Por isso busque o batismo com Espírito Santo.

O batismo com o espírito santo não é critério de salvação para ninguém. Tem pessoas que foram batizado com Espírito Santo e depois se afastaram do evangelho tiveram seus nomes riscados do livro da vida.

Preferiram agradar o mundo.

3.b Seja esforçado.

O foco dos dons espirituais não é a sua fama, nem autoridade. O propósito de todos os dons espirituais é para edificar a igreja. Ser batizado com Espírito Santo também vai te dar poder e ousadia para anunciar a Cristo para evangelizar.

Você não foi batizado com o Espírito Santo simplesmente para ficar rodando na igreja, pulando na igreja.

Todos os dons do Espírito Santo é para edificação da igreja e não para benefício próprio. Nós precisamos buscar os dons espirituais, pois a igreja precisa ter os dons espirituais, pode ser ela pequena ou grande.

Toda a igreja precisa buscar os dons espirituais com maturidade, conhecimento e submissão. Às vezes as pessoas buscam os dons espirituais, busca o batismo com Espírito Santo e começa a se sentir mais Santo e mais cheio do que os outros. Quanto mais nos aproximamos de deus em oração a gente chama consagração mas percebemos que precisamos Dele, que precisamos ser submisso a Ele, que somos dependentes Dele.

3.c A espera do poder do alto.

Jesus ressuscitou e passou aqui ainda 40 dias. Nesse período ele disse aos discípulos que eles deveriam estar orando buscando revestimento do poder que ele ia subir ao céu, mas mandaria o consolador.

Nesse período de 40 dias que ele estava aqui na terra cerca de 500 pessoas viram Jesus, foram testemunha ocular. No entanto, no derramamento do Espírito Santo só havia 120 crentes orando. Aonde estava os 380? Tinham ido para casa, tinham desistido, não acreditaram, duvidaram?

Aqueles que duvidam e não crer não recebem. Por isso precisamos crer, acreditar e continuar buscando os dons espirituais.

Então no dia de Pentecostes só recebeu o batismo com o Espírito Santo quem estava na igreja buscando, orando, esperando a promessa e acreditando.

As promessas de Deus virão também sobre a nossa vida se não desistirmos e perseverarmos orando, buscando, consagrando, jejuando e acreditando.

Conclusão

Então propósito para receber nosso batismo com o Espírito Santo é em termos ousadia para pregarmos a palavra, evangelizar. Pedro antes de receber o batismo com o Espírito Santo ele negou a Jesus e ficou com medo, mas após ele receber o batismo no Espírito Santo ele teve ousadia de pregar e anunciar e aproximadamente só nesta pregação quase três mil almas aceitaram Jesus.

O batismo com o Espírito Santo e o revestimento de poder te dar esta ousadia, esta confiança de anunciar o evangelho a todas as pessoas sem ter medo de nada nem ninguém.

Você tem medo de pregar? Você teria coragem de pregar?

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados