X
    Categorias: JUVENIS

Cuidado com o Ego e suas Ambições- Lição 12 Juvenis

Lição 12 Juvenis- Cuidado com o Ego e suas Ambições do 3 Trimestre 2023.

Introdução

O que significa ego? Por que devemos tomar bastante cuidado com as nossas ambições? Quem foi que escreveu a terceira epístola de João? Qual foi o propósito desta carta? Por que que devemos tomar cuidado com o nosso ego, nossas vontades, nossos desejos, nossas emoções? Tudo isso tem que estar dentro da vontade do Senhor.

O ser humano tem vários sentimentos, desejos, vontades, mas muita das vezes esses desejos está inclinado para carne, pois nascemos com a natureza pecaminosa. No entanto nós que aceitamos Jesus Cristo nascemos de novo, não devemos ser mais inclinados aos desejos da carne. Devemos estar inclinados aos desejos do Espírito aquilo que agrada ao Senhor. Se estamos inclinados aos desejos do Espírito assinasse em nós o fruto do espírito.

3 João 5-11.

Muitos irmãos começaram a testificar que lá na igreja da Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, tinha muitos irmãos compromissados e dedicados à obra de Deus. Isso alegrou o coração do apóstolo João. C

omo é bom nós ouvirmos que lá em nossa casa, nossa escola dominical, em nossa igreja, nos juvenis, nas redes sociais,  tem muitos crentes fiéis a Deus, dedicado a obra do senhor, que não anda no pecado mas rejeita o pecado. João se alegrou com essa notícia. E esse também é o desejo de todo pai, de todo pastor, de todo o obreiro da casa do Senhor, de todo professor.

1 Introdução a 3 epístola de João.

Aqui estamos falando de João, o amado do Senhor, aquele que escreveu o evangelho, a primeira, a segunda e agora a terceira epístola, João foi o último apóstolo a morrer, e morte natural, mesmo que tentaram mata-lo várias vezes.

Como ele recebeu boas notícias da igreja da Ásia Menor, hoje sabemos que a Turquia. Ao saber as boas notícias ele escreve esta carta para motivar, elogiar, e dar ânimo a Gaio este era um obreiro compromissado e dedicado a obra do senhor, ele se destaca principalmente por hospedar os missionários os pregadores os pastores aqueles que estavam em viagem para fazer a obra do senhor.

João também adverte Gaio a tomar cuidado com Diótrefes, este era obreiro, mas não tinha compromisso com o senhor, estava na liderança de uma igreja, no entanto não respeitava a liderança, não respeitava os apóstolos, não queriam nem receber os missionários.

2 O Cristão verdadeiro.

2.1 Fiel em tudo.

Será que as nossas redes sociais glorificam a Deus? Será que nossas redes sociais, nossos ciclos de amizades chega ao Senhor como bom cheiro? Assim como o Gaio!

As pessoas que são fiéis precisam desse reconhecimento, dessa valorização, motivando a saber que está no caminho certo. Essa é a vontade do Senhor e assim fez o apóstolo João ao saber a conduta de Gaio.

Gaio recebeu uma carta falando do bom comportamento. Será que as minhas redes sociais, estão glorificando a Deus, esta dando um bom testemunho, assim como foi dado de Gaio?

Será que as postagens, os vídeos e postagens Jesus Cristo daria um bom like?

A nossa vida é um livro aberto, as pessoas podem olhar para nossa vida, nós pregamos a verdade, a santidade, que vamos morar no céu. Como é que eu prego que eu vou para o céu que eu tenho Jesus Cristo e as minhas redes sociais não condiz com o que eu prego. O mundo está te olhando ou filmando!

EBD- Cuidado com o Ego e suas Ambições (Lição 12 Juvenis) EBD 3 Trimestre 2023.

2.2 Ama indistintamente.

Gaio amava todo mundo sem distinção, ele amava judeu, grego, cristão, não cristão, gentios.

Ele cuidava do ser humano, ele não tinha preferência por religião, por Credo, por raça.

Ele tinha compromisso de servir a humanidade, o seu próximo.

O próximo não é aquele que te ajuda que te chama para almoçar, que ele chama para passear, que te dá um presente. Precisamos amar a todo mundo, inclusive os que nos aborrecem. Na sociedade de hoje as pessoas só amam aquele que faz alguma coisa por nós, que tem alguma coisa a nos oferecer. Na verdade é uma troca de favores.

Quem tem o amor de Deus em seu coração consegue amar até os seus inimigos. E os crentes têm inimigos? Os crentes não são inimigos de ninguém, pelo menos não devem ser.

Mas por que da nossa fé existem pessoas que são os nossos inimigos, simplesmente por não apoiarmos e não concordarmos com as práticas erradas, porque da nossa pregação do nosso comportamento.

Deus amou o mundo de tal maneira, o mundo aqui está se referindo a todos sem distinção, nós como a igreja também temos esse compromisso de amar a todos. Um amor verdadeiro, não um amor interesseiro como no mundo.

É fácil amar e ainda amar os inimigos? É fácil receber em sua casa aquelas pessoas que você sabe que não gosta de você? e não é receber para ficar brigando, murmurando. Não é fácil como ser humano, mas temos o Espírito Santo que habita em nós e ele nos ajuda a amar essas pessoas.

3 Oposição a obra de Deus.

3.1 Sede pelo poder

Assim como tinha Gaio  que era um exemplo a ser seguido, também tinha Diótrefes, que queria chamar atenção para ele, queria ser autoridade máxima, queria ser adorado, queria ser honrado, queria ser o destaque, queria aparecer até mais do que Cristo.

E nós sabemos que na nossa vida com Cristo quem tem que aparecer não somos nós é o evangelho de Cristo. O nome que tem que ser reconhecido e pelo qual todo joelho há de se dobrar é o de Jesus Cristo.

Nós não pregamos a nossa palavra e sim a palavra de Deus, Ele é quem tem que aparecer pois, foi Ele quem enviou o seu filho a morrer na cruz do calvário por nós.

Não devemos pregar a nossa palavra aquilo que nós queremos e sim a palavra do senhor.

João tendo conhecimento de Diótrefes, ele advertiu que não devemos ser igual a ele, não devemos seguir o exemplo. Esse tipo de pessoa não é para ser reconhecido, valorizado e acolhido como líder da igreja.

Devemos seguir o exemplo e obedecer aqueles homens e mulheres de Deus que está dedicado e comprometido com a palavra do Senhor.

0 Diótrefes não respeitava e obedecia nem a liderança do apóstolo, estava se achando melhor do que todo mundo.

3.2 Desrespeito aos líderes da igreja.

Em todo tempo sempre tiveram pessoas descompromissadas com a obra de Deus, que não queriam respeitar obedecer as lideranças queremos ser dono de si mesmo o dono da igreja, nos dias de hoje não é diferente.

Tem gente que acha que por ter doado o terreno da igreja, ajudou a construir a igreja, é a família mais antiga da igreja ou por qualquer um outro motivo acha que é dono da igreja. Esse tipo de pessoa faz mal a obra do senhor.

Era o caso de Diótrefes que estava na liderança da igreja, no entanto não queria ser submisso, respeitar, obedecer o apóstolo João que era quem tinha autoridade máxima na igreja primitiva da época. Hoje às vezes temos gente assim já chega na igreja querendo ser valorizado, querendo ser reconhecido, querendo mandar.

Tem aqueles também que querem mandar na igreja porque tem o dízimo alto.

Mas que nosso coração venha ter bons frutos de sabedoria, de humildade, prudência, amor e vida no altar porque para ser obreiro da casa do senhor não precisa não é preciso ter eloquências mas sim ter vida no altar.

É claro que um obreiro, um pastor ele precisa adquirir conhecimento mas ele não precisa ser o melhor pregador, ele precisa ter vida no altar e buscar o conhecimento.

Quem nunca sentou para aprender não deveria nunca se levantar para pregar.

3.3 Aversão aos companheiros.

Diótrefes ele não fazia e ainda atrapalhava os que queriam fazer a obra de Deus, quando ele via alguém fazendo, ele atrapalhava, tentava desviar o foco, fazia de tudo para prejudicar aquele irmão, parecendo nos tempos de hoje tem gente que não oferta, não dízima, não vai no evangelismo, não toma conta de nada, mas murmura critica e quem faz.

Porque um dia não estarei mais aqui e como alguém vai dar continuidade a obra que eu fiz e que eu estou fazendo, se eu não preparar outros a dar continuidade. Na minha ausência quem vai ministrar a aula, quem vai pregar na igreja, quem vai fazer a obra do senhor? Quem pensa ser melhor do que os outros está perdendo o seu tempo e perdendo o seu galardão. Não perca o seu galardão por isso!

4 Conselhos e conceitos.

4.1 Não seguir o mal.

Aqui ele fala sobre as qualidades de Gaio.  Um obreiro dedicado, obediente, temente,  submisso, que tinha amor pelo próximo e que deveria seguir os bons costumes, não deveria copiar o exemplo de Diótrefes, nem seguir os seus caminhos.

Os desejos de Diótrefes eram a inclinação para a carne, e eu não posso seguir os desejos carnais pois eu não sou deste mundo. Aí uma decisão muito forte eu vou fazer a vontade do mundo ou à vontade de Deus eu vou obedecer a vontade do mundo ou obedecer a vontade de Deus?

Eu preciso honrar os meus líderes meus pastores aqueles que são temente a Deus e que estão posto com autoridade sobre as nossas vidas e jamais negar a minha fé.

Não saia da igreja porque alguém vai estar fazendo alguma coisa errada. Lembre que em todos os lugares alguém vai estar fazendo a coisa errada.

Eu preciso fazer a diferença, agir diferente, me afastar daqueles que a vida não condiz com a palavra de Deus, mas não me afastar do jejum, da oração, da consagração, da meditação da palavra de Deus, de estar buscando o Espírito Santo de Deus em minha vida, do evangelismo, da EBD, do círculo de oração.

Infelizmente algumas pessoas fazem o contrário se afasta das coisas que te aproxima de Deus e se aproxima do mundo.

4.2 Quem faz o bem é de Deus.

Quem é de Deus está envolvido com as coisas de Deus com o coração alegre, disposto, com coragem, determinação. Quem é de Deus e já nasceu de novo tem um coração bondoso, são honestas, bons alunos da EBD, tem um comportamento excelente na escola, nas redes sociais, no trabalho…

Como está sendo o seu comportamento diante de Deus e do mundo?

Precisamos demonstrar na prática o amor de Deus em nossas vidas. Não combina dizer eu sou de Deus mas não gosto de fulano sou de Deus mas não dou bom exemplo. Sou de Deus mas sou mentiroso.

Esse é o tipo de comportamento que não condiz com servo de Deus. Outra vez vereis a diferença entre o que serve e o que não serve, outra vez vereis a diferença entre o justo e o que não serve. Esse comportamento essa diferença não é para ser só nas vestes não, é em tudo.

No corpo, na alma e no espírito. Temos que viver aquilo que pregamos, se pregamos libertação temos que ser libertos, se pregamos a santidade temos que viver em santidade.

Dinâmica Cuidado com o ego e suas Ambições (Lição 12 Juvenis) EBD 3 Trimestre 2023.

Conclusão

No cristianismo eu não estou para obedecer as minhas próprias vontades os meus próprios desejos. Eu estou para cumprir O chamado de Deus para obedecer a vontade de Deus para fazer a vontade de Deus. A concupiscência da carne é pecado, a concupiscência dos olhos é pecado, e a soberba da vida também é pecado. E precisamos nos afastar, correr, fugir da aparência do mal.

Que não venhamos a ser como Diótrefes arrogante, soberbo mas que vemos a ser como Gaio humilde,  hospitaleiro, amoroso, sujeito a vontade de Deus, comprometido.

Como é o seu comportamento? Você parece mais com Gaio ou Diótrefes?

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais