DINÂMICA SOBRE UMA ARMA PODEROSAMENTE MORTAL – Lição 6 Juvenis.
Material utilizado:
- Tiras com versículos acerca das promessas, perigos e dicas para quem refreia a língua
- 1 cartaz
Proposta da atividade:
- Público-alvo: Alunos da escola bíblica dominical.
- Tempo estimado: 10 à 15 minutos.
Metodologia:
O professor irá confeccionar um cartaz e nele escreverá “Uma arma poderosamente mortal” e abaixo uma após o outro “ Perigos, promessas, dicas”, tiras com versículos promessas, perigos e dicas para quem refreia a língua.
Em sala de aula o professor exporá o cartaz, distribuir as tiras para os alunos para que eles leiam, expliquem e digam se o versículo fala acerca dos perigos, promessas ou dicas de como refrear a língua e logo em seguida colar no espaço correspondente no cartaz.
Versículos sobre a língua – Dicas
- “Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.” (Salmos 39:1)
- Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.” (Provérbios 10:19)
- Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.” (Provérbios 12:18)
- Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.” (Provérbios 17:28)
- Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.” (Provérbios 25:15)
Versículos sobre a língua – Promessas:
- “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.” (Salmos 34:12,13)
- “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.” (Tiago 3:2)
- Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mateus 12:36,37)
- “Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.” (Provérbios 18:20)
- “Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano.” (1 Pedro 3:10)
Versículos sobre a língua – Perigos
- Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.” (Tiago Perigo
- “A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tiago 3:6)
- “Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.” (Tiago 3:8,9)
- “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” (Tiago 3:10)
- “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.” (Tiago 1:26)
- “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21)
Dinâmica Uma arma poderosamente Mortal- Lição 6 Juvenis- EBD 3 ° Trimestre 2023
DINÂMICA UMA ARMA PODEROSAMENTE MORTAL – Lição 6 Juvenis
Material utilizado:
- Lápis
- Borracha
- Tiras de papel
Proposta da atividade:
- Público-alvo: Alunos da escola bíblica dominical.
- Tempo estimado: 10 à 15 minutos.
Metodologia:
O professor irá levar para sala de aula lápis, borrachas e tiras de papel, em sala de aula o professor distribuirá esses materiais para seus alunos e pedirá que eles escrevam uma palavra ou uma frase que eles não gostam de ouvir, após todos escreverem o professor pedirá que eles apaguem e que eles verifiquem se apagaram corretamente o que escreveram ponto final então o professor colocará a turma em pé e explicará que no tempo 3 todos terão que falar juntos e em voz alta o que pensaram e escreveram.
logo após trará a seguinte reflexão: “ Tem como apagar o que vocês falaram? Não, porque aquilo que nós falamos não podemos apagar ou esconder ponto final nós somos senhores das palavras que não falamos, somos escravos daquilo que falamos, você é escravo de tudo aquilo que você fala por isso temos que assumir a responsabilidade de tudo aquilo que pronunciamos se está ajudando ou edificando as pessoas que estão a nossa volta.”
ANEXO:
Link do canal
https://youtube.com/c/DescomplicandoaTeologia
Link do BLOG
https://descomplicandoateologiaebd.com/blog/
Cursos para professores da EBD.
https://descomplicandoateologiaebd.com/curso-para-professores-da-ebd/
Link do Instagram