X
    Categorias: JOVENS

EBD – A Fé Cristã e o Conhecimento Científico – Lição 4 de Jovens

Lição 4 – Fé Cristã e o Conhecimento Científico – 4º TRIMESTRE

O que significa fé? O que é ter fé? Quais são as características da pessoa que tem fé? Por que fé cristã? Existe então outro tipo de fé? O que significa conhecimento científico?

Como adquirir o conhecimento científico? Quais são as características da pessoa que tem o conhecimento científico? Será que a Bíblia Sagrada é amiga da ciência? Será que a ciência é amiga da Bíblia? Será que as duas concordam ou discordam?

Todo cristão precisa ter fé em Deus e crer na sua existência. Crie na existência de Deus é também obedecer a sua palavra, pois a palavra de Deus é a verdade. A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus e nela só tem verdades absolutas e nós precisamos pôr em prática cada vez mais.

Existe também a ciência que muita das vezes alguns cientistas querem desacreditar, ridicularizar e diminuir a importância da Bíblia Sagrada.

Já são quase dois mil anos que a Bíblia Sagrada foi escrita e até hoje não conseguiram desacreditar a Bíblia, não achar nenhum erro na Bíblia. Porque ela é a palavra de Deus. As pessoas podem não acreditar, mas até hoje ninguém conseguiu provar o contrário porque a Bíblia é a palavra de Deus.

Texto principal Hebreus 11: 3

Pela fé nós entendemos e acreditamos que tudo isso foi criado por Deus. Deus criou tudo. Olha o que a Bíblia fala pela fé entendemos que Deus criou os mundos, hoje a ciência já fala que existem outros mundos, mas a Bíblia já afirmava isso há quase dois mil anos atrás.

A nossa fé em Deus não pode aniquilar nem desprezar a ciência porque quanto a ciência ela é feita de forma séria ela vem comprovar aquilo que está escrito na Bíblia Sagrada.

Resumo da lição

Não tem como a ciência comprovar a não existência de Deus porque Ele é real, eu sinto a presença de Deus, sinto a voz de Deus falando comigo.

Então Deus é real, Ele existe e a ciência pode tentar desacreditar mas quem tem experiência com Deus sabe que Ele é real, Ele fala, Ele manifesta a sua presença, Ele nos abençoa, nos protege, Ele está conosco todos os dias.

Deus é grandão, no entanto cabe no nosso coração.

Isaías 44: 24,25; Romanos 11: 33-35

Introdução

É comum ouvir entre os crentes que o avanço da ciência pode causar danos à fé cristã e que não há espaço para a ciência dentro das Escrituras Sagradas. Entretanto, veremos nesta lição que a ciência e a fé não são inimigas. 

Eu não sei se você também tem esse pensamento de que a ciência que a Bíblia não pode andar juntos, o qual disse que Deus não gosta da ciência que a ciência contradiz a Bíblia que a ciência inimiga de Deus.

Isso não é verdade! Isso é o pensamento de alguns cientistas. Deus é a favor da ciência sim. O que acontece é algum cientista contrário a palavra de Deus contrária a existência de Deus fazendo as pessoas desacreditar da pessoa de Deus, diminuindo a pessoa de Deus.

Todo o processo de criação ali é assim uma ciência utilizada por Deus Deus e nós enquanto cristão precisamos entender que o avanço da ciência pode trazer benefícios à igreja pregação do evangelho a nossa própria vida, então a ciência também é projeto de Deus para a humanidade.

Agora algumas pessoas pegam esse conhecimento científico e ao invés de beneficiar o planeta, a humanidade começa a fazer coisas que vão de encontro à vontade do Senhor.

O conhecimento e a sabedoria fazem parte do ser humano, o que precisamos é usar esse conhecimento e sabedoria a favor das coisas de Deus e da humanidade.

O conhecimento da ciência e a sabedoria vem de Deus, ele é a favor da ciência.

Por exemplo a internet, se não fosse a internet eu não estaria gravando a aula para você. Através da internet outras pessoas são alcançadas sem nunca ter ido em uma igreja.

Através de exames de imagem como ressonância magnética a ciência já comprova que uma pessoa que está em coma ao receber a oração de outra uma parte do seu  cérebro passa por alterações.

Se a ciência não tivesse se desenvolvido não seria possível mostrar evidências de milagre. Outro exemplo a Bíblia Sagrada com a descoberta de impressoras potentes missões  delas podem ser impressas e quase todo mundo hoje tem uma Bíblia Sagrada. Se tornando o livro mais impresso no mundo.

Através da ciência também a Bíblia Sagrada já foi traduzida em vários idiomas. Então Deus é amigo da ciência Ele só não está na vida de algum cientistas.

EBD- A fé cristã e o conhecimento científico (Lição 4 Jovens) EBD 4 Trimestre 2023.

1.O racionalismo e a fé cristã.

Você já ouviu falar a respeito do racionalismo? Sabe o que significa? Segundo o Dicionário Teológico, significa um “sistema filosófico que tem como critério único da verdade a demonstração racional das coisas. Para o racionalista, tudo o que escapa à luz natural da razão não merece ser considerado.”

1.1 Racionalismo.

Para esses filósofos do racionalismo só pode existir aquilo que a gente pode ver e ser comprovado, que a gente pode pegar . Se não é visível e palpável para o racionalismo, não é verdade.

Deus pode ser tocado, ele pode ser visto? Não. Então para os racionalistas como Ele não pode ser visto nem tocado, Ele não existe. E se Deus não existe você não precisa adorar, não precisa rejeitar o pecado, não precisa viver em santidade, você não precisa ter compromisso com ele. Entendeu aqui o perigo do racionalismo.

A Bíblia é muito clara, Deus  existe e Ele é criador dos céus e da terra.

1.2 Crer ou duvidar.

O grande foco dos cientistas e filósofos é sempre duvidar das coisas. Eles duvidam porque assim produzem uma grande pesquisa. Porque, como acontece isso, de onde veio, para onde vai, como aconteceu, como se formou…

O que é necessário? Esses questionamento em relação à ciência é algo bom pois faz evoluir, faz crescer, faz estudar mais e adquirir novos conhecimentos. Mas em relação a Bíblia Sagrada e a Deus,  não podemos ter dúvida.

Está escrito sem fé é impossível agradar a Deus. As pessoas que querem alguma coisa do Senhor precisam crer na sua existência, acreditar, ter fé para receber as bênçãos do Senhor.

Nós não podemos ver a Deus nem tocar nele, mas podemos sentir a sua presença. Você já sentiu Deus em sua vida? Qual foi sua maior experiência com Deus? A dúvida não pode estar no coração daquele que vai morar no céu.

Precisamos querer constantemente. E se eu tiver dúvida, o que é que eu posso fazer? Conversar com Deus pedir que ele se revele a você para que a sua fé seja aumentada. Não é pecado você conversar com Deus sobre isso, pecado é você morrer na dúvida.

1.3 Aprender e produzir conhecimento.

Quando Deus criou Adão e Eva já deu capacidade para ele estar pensando, raciocinando e tomando decisão. Ali já foi criada a alma do homem. A alma ela é racional então consegue pensar, raciocinar e tomar decisões, fazer as nossas escolhas.

Desde Adão já foi comprovado  a capacidade de raciocinar, de tomar decisões, de lavrar a terra, guardando, protegendo, nomeando os animais, isso é capacidade de raciocínio. Então o homem é um ser racional porque já foi criado assim.

O autor ele nos traz à tona a história de Salomão que recebeu o dom de Deus o dom de sabedoria e conhecimento, Claro que ele estudou Ele pesquisou mas Deus botou ele de sabedoria e conhecimento.

Mas todo conhecimento que ele teve não impediu que ele se desviasse do caminho de Deus. Quando ele começou a praticar o pecado ele foi gostar de se afastar da presença de Deus.

O pecado ele faz isso, ele afasta a pessoa da presença de Deus. Mesmo aquela pessoa que gosta de orar, de ler, que tem dons espirituais, que é um instrumento de Deus, o pecado afasta da presença de Deus.

E quando ele está na sua velhice escreve Eclesiastes, ele fala que todo conhecimento não tem valor se não tiver o temor de Deus. O princípio da nossa vida é temer a Deus. Respeitar sua vontade e tudo aqui na terra é vaidade. Quanto mais conhecimento você tem mais trabalho você tem.

Um exemplo disso é o WhatsApp facilitou muito a nossa vida em uma ligação de vídeo você consegue enviar outra pessoa que está a milhões de quilômetros você pode resolver coisas à distância, mas aumentou muito o nosso trabalho que se não tivermos auto controle passamos o dia todo no WhatsApp resolvendo situações, respondendo alguns conversando com outros… Mas o que não podemos esquecer é de continuar servindo a Deus temendo a Deus.

BAIXE O NOSSO APLICATIVO GRATIS

CLIQUE AQUI!!!!!

2. A ciência tem a sua importância.

A ciência não tem resposta para tudo. O método científico não consegue responder algumas questões importantes da vida, como por exemplo: “De onde viemos?” “Para onde vamos?” Também não consegue explicar, de forma convincente, o surgimento do mal.

2.1 Buscando respostas.

A ciência tem várias dúvidas e incertezas, com isso os cientistas cria várias teorias, mas teorias não é verdade são suposições. Pode ter acontecido assim, deve ter acontecido assim…

O único lugar que diz como a terra foi criada, como o ser humano, como o espaço foi criado, porque dá dor e do sofrimento é na Bíblia Sagrada.

No livro de Gênesis vai contar a história como Deus criou a terra, o espaço, sol, o mar, os animais,   os rios. Deus através da sua palavra criou tudo aquilo que existe na natureza no espaço. Já o homem e a mulher ele pega o pó da terra, cria um boneco de Barro, o boneco ele não tinha vida, ele sopra   em suas narinas, o sopro da vida, a alma e o homem se torna um ser vivente, faz esse homem dormir um sono profundo e tira uma das suas costelas e faz a mulher.

Então temos na Bíblia sagrada a comprovação de como Deus criou o universo  e tudo que nele existe.

E como surgiu o mal, as dores e o sofrimento? O homem e a mulher pegaram contra Deus, pois Deus tinha dito: não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal pois no dia que você comer vai morrer. Eles desobedeceram a Deus. A serpente convenceu Eva e Eva a Adão. Eles desobedeceram desobediência é pecado. E as dores e o sofrimento é consequência do pecado de Adão e Eva que é passado de geração a geração.

A Bíblia não é uma teoria, ela nos dá uma certeza, pois a Bíblia é a palavra de Deus. A Bíblia ela não contém a palavra de Deus, ela é a própria palavra de Deus.

Tudo que está escrito na Bíblia foi escrito através da inspiração de Deus para que tenhamos conhecimento da palavra do Senhor, daquilo que Deus quer.

A Bíblia diz mais coisa ainda aqueles que morreram em Cristo Jesus vão ressuscitar com o corpo glorioso e serão arrebatados e aqueles que tiverem vivos tementes a Deus também serão arrebatados em um corpo glorioso. E vão morar nas mansões celestiais

2.2 As intenções corretas.

Por que você quer conhecimento? Já parou para pensar nisso? Qual a intenção no seu coração de adquirir esses conhecimentos?

Muitas pessoas querem ter conhecimento para não nos prezar as outras pessoas, ridicularizar as outras pessoas, ficar cheio de orgulho e ego.

E Deus não trabalha dessa forma, tem pessoas que só quer estudar para adquirir conhecimentos e diminuir a palavra de Deus e a pessoa de Deus e Deus está de olho em tais comportamentos e ações.

Deus permite que situações adversas acontece para o homem se achegar Ele, não se afastar Dele e saber que Ele é Deus e que  faz o que Ele quer. Qual a intenção do seu coração?

Qual é o objetivo dos cientistas é realmente procurar as coisas e examinar, para encontrar a verdade ou para desacreditar a verdade diminuir a Bíblia Sagrada?

Muito desses ensinamentos e filosofias faz de tudo para que você seja teu possa desacreditar de Deus duvidar da existência de Deus, para que você se torne um ateísta. O ateísmo é a negação da existência de Deus, de que ele não tem poder e não precisamos prestar conta nenhuma a Ele. Você conhece algum ateu?

2.3 O crente reconhece que a ciência tem a sua importância.

A Bíblia Sagrada  é a favor do estudo, da ciência, da descoberta, porque na Bíblia também tem ciência. Muitas coisas que os cientistas estão descobrindo agora a Bíblia já relatava.

Precisamos estar atentos para que a nossa vida seja orientada, guiada e moldada pela Bíblia Sagrada e não pela ciência.

É a palavra de Deus que nos fortalece, nos esorta, nos da vida. Somos a favor da ciência só não podemos deixar a ciência venha moldar nossa vida.

3- A ciência e a fé cristã.

A neurociência pode nos mostrar como funciona o nosso cérebro e o que ocorre em nossas células cerebrais durante o nosso aprendizado, No entanto, não pode impedir que o ser humano tenha pensamentos perversos e nem que esteja imune às doenças mentais. Também não é capaz de transformar o indivíduo, sua alma e espírito, sua mente e seu caráter. 

3.1 A mente humana.

A ciência e a neurociência está muito evoluída, ela pode investigar o nosso cérebro como a gente aprende, o que traz prazer, o que traz alegria,

o que traz tristeza, no entanto ele não pode formar o homem, libertar o homem dos seus vícios dos seus pecados só quem vai fazer isso é Deus através do Espírito Santo a gente nossa mente em nosso coração nos libertando e nos purificando de todo pecado.

Para que o Senhor venha nos libertar nossos pecados precisa gente anunciar o evangelho falar de Jesus para que as pessoas possam ouvir pois a fé vem pelo ouvir,  ouvir a palavra de Deus.

A ciência pode aumentar esse desenvolver mas o único que pode transformar e libertar chama-se Jesus de Nazaré.

3.2 O cristianismo e a ciência não são rivais.

A ciência está no projeto de Deus. Deus continua usando o conhecimento científico para mostrar o seu poder e a sua grandeza. A Bíblia não é contra a ciência. A Bíblia pode ser analisada e confirmada.

Precisamos ter cuidado é com cientistas ateu que não tem compromisso com o senhor e tudo que eles querem é criar teoria, hipótese que não estão de acordo com a palavra de Deus.

Tudo que você precisa saber para ser salvo para ser liberto já está na Bíblia. Então vá ler a Bíblia Sagrada.

3.3 A universidade e o abandono na fé.

Muitos jovens quando vão para as universidades abandonam a fé e se tornam ateus. Sabe por que isso acontece? Falta de ir a Escola Dominical, falta de conhecimento. Falta de conhecimento teológico. Muito jovens estão sendo criados sem o embasamento bíblico.

Na sua igreja as pessoas gostam da escola dominical dos cultos de ensinamento? Como é a frequência na sua igreja nesses cultos? Você frequenta se tua mente esses cultos? É por isso que falta conhecimento!

Não tenho conhecimento não tenha vivência não tenha prática não tem a experiência com Deus por isso são facilmente enganados pelas heresias e pelos conhecimentos filosóficos.

A Bíblia Sagrada pode ser entendida no nosso racional sim, Paulo chegou a dizer que o nosso culto tem que ser um culto racional

O espírito santo quando está falando conosco nós estamos de forma consciente, ninguém está sendo usado por Deus fica inconsciente não.

Se alguém disser que quando Deus está usando não sabe o que tá falando alguma coisa tá errada porque Deus fala ao nosso espírito nossa vontade nosso desejo tudo fica funcionando.

O nosso culto é racional tem que ter entendimento, tem que ter conhecimento. Você precisa entender porque da Glória porque a manifestação do espírito naquele ambiente as palavras que você direciona em oração tem que ter um propósito os louvores tem que ser de forma racional sabendo que está sendo dito nas letras.

Quando alguém está ministrando a palavra tem que estar coerente com a palavra de Deus e na medida que você recebe você glorifica de acordo com o que você está recebendo.

Conclusão

Todo conhecimento que você tem em qualquer área da sua vida científico, metodológico… precisa te aproximar mais de Deus, porque Deus ele é sabedoria. O conhecimento não pode nos afastar de Deus pelo contrário tem que nos aproximar Dele.

Embora em nossos dias alguns cientistas não aceitem a fé cristã, nós continuaremos crendo no poder criativo do Senhor e que dEle procede todo o conhecimento. Nós precisamos ocupar todos os espaços de nossa sociedade, inclusive os laboratórios das universidades. Estude, se dedique e assuma seu lugar como alguém inteligente, mas nunca esqueça de amar e colocar Deus acima de tudo e todos.

GRUPO DE INFORMAÇÕES

CLIQUE AQUI!!!!!

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais