EBD – A igreja e a época dos apóstolos – Lição 1 Adolescentes

png_20240702_003419_0000

EBD – A igreja e a época dos apóstolos – Lição 1 Adolescentes

Prefácio – Introdução

Nessa lição, abordaremos os aspectos da igreja primitiva, desde o seu início (marcado pelo cumprimento da promessa do Espírito Santo que havia de vir sobre os discípulos), até o seu “auge” com o ministério do apóstolo Paulo e suas muitas viagens missionárias. Este servo de Deus teve um chamado específico para pregar a palavra e transmitir a sã doutrina aos gentios – que são todos aqueles que não são Judeus originários, e na época eram diretamente associados aos gregos.
Pergunte ao seu aluno se eles conseguem diferenciar a “igreja dos judeus”, que buscava ao Senhor nas sinagogas, e a “igreja primitiva”, que por muitas vezes precisou fugir e adorar a Deus “onde conseguissem”, dadas as perseguições. Vamos com tudo para mais um trimestre!

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

Hora de Aprender

Neste trimestre estudaremos a vida do apóstolo Paulo, conforme nos conta o livro de Atos dos Apóstolos. Por meio das suas viagens, obra missionária e interação com as pessoas, veremos como Deus agiu por meio do Espírito Santo, salvando e transformando vidas. Veremos nesta lição o evento que deu origem à Igreja de Jesus Cristo e alguns aspectos relevantes do mundo romano, no qual vivia o Apóstolo.

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

 

I – O PENTECOSTES E A IGREJA DE CRISTO

Nos dias em que o Filho de Deus se tornou um ser humano e morou entre nós (Jo 1.14), a Bíblia nos conta que uma multidão o acompanhava por onde Ele passava. Essas pessoas, então, eram testemunhas dos milagres realizados por Jesus e dos ensinos dados por Ele (Jo 6.2).
Após sua morte e ressurreição, Jesus passou quarenta dias com os discípulos, dando-lhes instruções de como deveriam continuar a caminhada com Deus. Uma ordem foi a de que eles ficassem em Jerusalém para esperar o cumprimento da promessa do Pai: o Batismo no Espírito Santo (At 1.4, 5). Essa promessa se cumpriu no Dia de Pentecostes!
Você sabe o que é dia de Pentecostes? E a festa das colheitas, celebrada 50 dias depois da Páscoa. Aos que moram em áreas urbanas, pode parecer estranho festejar uma atividade rural Mas, naqueles dias, festejar a produção da terra era importante porque, afinal, a colheita era a garantia de que haveria alimento nos próximos meses.
Como em todos os anos, os discípulos estavam reunidos para celebrar a festa, quando, de repente, o som de um vento forte encheu a casa onde estavam. Era a manifestação do Espírito Santo, que encheu as pessoas e elas falaram em outras línguas (At 2.2-4).
Em um determinado momento, Pedro levantou-se e explicou para todos que o profeta Joel, no Antigo Testamento, tinha anunciado a promessa do derramamento do Espírito (Jl 2.28, 29) e que naquele momento eles estavam vivendo essa experiência (At 2.14-18).
A festa dos discípulos foi muito melhor do que eles imaginaram! O cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo marcou o início da jornada da Igreja de Jesus Cristo.

ASSISTA O VÍDEO DA DINÂMICA DA AULA. CLIQUE AQUI

 

Quando o Senhor Jesus esteve na terra, o contexto da igreja ainda era muito “padronizado”, onde os Judeus religiosamente subiam aos sábados para as sinagogas a fim de prestar “culto” ao Senhor Deus Jeová; também para participar das festas tradicionais, das cerimônias e para levar as suas ofertas para os sacerdotes. Ainda não estava inaugurada aquela que conhecemos como “igreja primitiva”, pois, como veremos, o nascimento da igreja se dá após a ascensão de Cristo (quando Ele sobe aos Céus) e principalmente com o cumprimento da promessa feita aos apóstolos, de que após subir, o Senhor enviaria o Consolador, o Espírito Santo; e por meio do Espírito Santo eles seriam conduzidos (e a igreja seria conduzida).

A fim de ilustrar a evolução dos fatos citados acima, segue abaixo uma “linha do tempo”.

Agora conseguimos nos “situar” sobre qual período estamos nos referindo em relação à linha do tempo. A igreja primitiva, portanto, remonta ao momento pós ascensão de Cristo, sendo fruto da pregação do evangelho e do Reino de Deus pelos seus apóstolos, ante

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

Curso para professores da EBD

 

II – AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA

Nos momentos e dias seguidos, os apóstolos pregaram com ousadia (para judeus e não judeus) a mensagem sobre Jesus Cristo. Eles ensinaram como as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias haviam se cumprido nEle. Milagres e maravilhas acompanharam a pregação desses homens (At 2.43; 3.6-9). E o número dos que criam no Evangelho aumentou a cada dia, ou seja. a Igreja cresceu.
O mover do Espírito Santo nas pessoas era visto pela transformação na vida delas e pela comunhão que compartilhavam. Lucas, o escritor do livro de Atos, nos conta que esses primeiros crentes seguiam os ensinos dos apóstolos e estavam unidos. A Igreja vivia em amor: as pessoas dividiam o que tinham para atender as necessidades básicas do próximo. Não havia falta de alimento, porque ele era compartilhado. E sempre se reuniam para cultuar a Deus e orar (At 2.42-47).
Estudando a história da Igreja e suas ações após a experiência do Pentecostes, vemos que, quando o Espírito Santo passa a viver em alguém, há uma transformação nas suas atitudes. Isso ocorre porque o amor se torna o guia para o comportamento daquele que serve a Cristo. Não há espaço para a avareza ou desperdício; o dinheiro é direcionado a quem precisa e o egoísmo dá espaço para a bondade (1 Jo 4.20,21).
O Espírito Santo continua se movendo nos dias de hoje. Você já parou para observar como o Espírito Santo está presente no seu dia a dia? Como cristãos, sabemos que Ele nos reveste de um poder especial, dando ousadia para falar de Jesus, e se manifesta por meio dos dons. Você tem buscado a presença do Espírito Santo? Já é batizado no Espírito Santo? Sempre ore pedindo para Jesus te batizar no Espírito Santo e para te encher da presença dEle (At 2.38,39)!

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

 

O ocorrido no dia de Pentecostes trouxe para os discípulos um revestimento de poder, e agora eles – pelo Espírito Santo – poderiam pregar o evangelho com autoridade e sinais. Assim sendo, o evangelho foi pregado em Jerusalém, na Judéia e nas cidades ao redor, com toda autoridade que Deus lhes concedera, e dessa maneira, muitos se converteram ao evangelho de Cristo. A partir do ajuntamento dos fiéis convertidos, nascia a igreja.
Nesse contexto, a igreja primitiva possuía uma característica muito específica, peculiar ao seu contexto, e que até hoje serve para nós como modelo a ser seguido, pelo exemplo de comunhão e busca que todos tinham.

Listaremos abaixo as principais características da igreja primitiva:

  •  A igreja vivia em amor e comunhão, onde todos se preocupavam com todos;
  •  Muitos vendiam propriedades e financiavam a obra de Deus;
  • Todos tinham tudo em comum, e ninguém tinha necessidade de nada;
  • Os pobres e os estrangeiros eram acolhidos com amor;
  •  A oração era uma das suas principais marcas;
  •  Havia entre eles grande operação de sinais, curas e maravilhas;
  • A igreja era comprometida com a santidade, perdão e reconciliação.

III – O MUNDO ROMANO NA ÉPOCA DO PENTECOSTES

A encarnação de Jesus, a revelação do Espírito Santo e o início da jornada histórica da Igreja aconteceram no primeiro século da Era Cristã. Nesse período, o Império Romano era a potência mundial, e seu território abrangia Europa, Ásia Menor (atual Turquia) e Norte da África. Nesse tempo, existia certa estabilidade, pois os romanos não estavam guerreando com os outros povos por território e poder.
Hoje, O WhatsApp é uma ferramenta comum de comunicação. Na época dos apóstolos, era a carta, ou epístola. As cartas do Novo Testamento foram escritas em grego koiné, que era a língua internacional, como o inglês é atualmente.
No dia a dia em Israel, as pessoas conversavam em aramaico, mas o culto na sinagoga era em hebraico. Porém, muitos judeus conheciam também o grego, pois moravam ou negociavam em outras cidades do Império Romano. Por isso mesmo, todo o Novo Testamento foi escrito em grego.
No livro de Atos, lemos que os apóstolos viajavam bastante. As estradas romanas ajudaram tanto o exército nas conquistas, quanto os apóstolos na pregação do Evangelho e a circulação das cartas e dos escritos cristãos.
Naquela época, a rede de estradas romanas era de milhares de quilômetros, além das vias fluviais e rotas marítimas. Assim, os seguidores de Jesus iam de cidade em cidade, aproveitando essa estrutura para pregar o Evangelho.

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

O Império romano, em um momento anterior, havia superado o império grego, e Roma havia se tornado a principal cidade daquele contexto. A cultura local, entretanto, ainda era muito compartilhada entre as culturas Romana e Grega (por isso o idioma grego era tão eminente).
A missão de pregar a palavra de Deus por todo o mundo (afinal eles haviam recebido essa ordenança) requeria deles grandes expedições missionárias, que muitas vezes eram feitas a pé, outras vezes por locomotivas, outras vezes por embarcações. Havia uma certa estrutura, e para a época, Roma oferecia o que era de mais moderno.
Em cada cidade que passavam, os apóstolos deixavam ali uma igreja constituída, principalmente o Apóstolo Paulo, que foi enviado aos gentios. Percebamos, porém, que não era possível estar em todos esses lugares ao mesmo tempo, e a velocidade de comunicação não era tão rápida como é hoje (quase que instantânea), pois o principal meio de comunicação (em longas distâncias) era por meio de cartas.
Graças a Deus, hoje temos acesso a essas cartas enviadas pelos apóstolos às igrejas! Tratam-se de cartas inspiradas por Deus, com vasto conteúdo doutrinário, aconselhamento e admoestação, que inclusive servem de base para nós no dia de hoje; afinal nós somos “filhos” dessa igreja que lá nasceu.

CONCLUSÃO

O dia de Pentecostes marca o início da Igreja. Os seguidores de Jesus receberam poder do Espírito Santo e souberam aproveitar os recursos disponíveis naquela época para viver em comunhão e anunciar o Evangelho.
Hoje, a Igreja somos nós e precisamos aprender com o exemplo deles a buscar em Deus o Batismo no Espírito Santo, a viver em comunhão e a pregar o Evangelho, com os recursos que temos disponíveis hoje e na região onde moramo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados