EBD- A Igreja e o Templo- Lição 7 Pré-Adolescentes-EBD 2° Trimestre 2023 CPAD. Dinâmica

A IGREJA E O TEMPLO
  1. O Templo e a Casa de Deus

O amor à Casa de Deus - Pregações e Estudos Bíblicos

Por que há templos?

O Senhor disse: “Construí uma casa ao meu nome, para que nela habite o Altíssimo” (D&C 124:27).

O Espírito do Senhor habita em Seus templos. O templo é a casa de Deus. É um lugar em que fazemos convênios (ou promessas) com o Pai Celestial.

Se guardarmos nossos convênios, poderemos viver com Ele de novo.

O que acontece no templo?

Todos precisam ser batizados para voltar à presença do Pai Celestial. Muitos dos filhos do Pai Celestial morreram sem ser batizados.

Depois que você fizer doze anos, poderá ser batizado no templo por essas pessoas para que elas tenham as mesmas bênçãos.

No templo, também recebemos uma investidura ou dádiva. Essa dádiva é a promessa de que se guardarmos os mandamentos, poderemos ter vida eterna.

No templo, o marido e a mulher podem ser selados como família para esta vida e para a eternidade.

Isso significa que se forem dignos, estarão casados para sempre e estarão com os filhos como uma família eterna.

Tudo o que é realizado no templo é feito pelo sacerdócio ou autoridade de Deus.

Como me preparo para ali entrar um dia?

Para entrar no templo, você precisa ter no mínimo doze anos de idade. Precisa ser batizado e confirmado. Precisa acreditar no Pai Celestial e em Seu Filho Jesus Cristo.

Precisa acreditar na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Precisa viver os mandamentos do Pai Celestial.

Seu bispo ou presidente do ramo vai entrevistá-lo para certificar-se de que você esteja digno de entrar no templo, e você vai receber uma recomendação para o templo, que vai mostrar ao chegar lá.

Essa recomendação significa que você está vivendo da maneira que deve para poder entrar no templo.

Se você permanecer no caminho que o leva para o templo, estará preparado para ali entrar a fim de “[sentir] o Santo Espírito, [para] escutar e orar. Porque o templo é a casa do Senhor, lugar santificado”.

  1. Por que é importante ir a igreja?

Há necessidade de ir a igreja?

Por que é importante ir à igreja?

Ir à igreja é importante porque é um mandamento de Deus para nossa edificação (Hebreus 10:25).

Na igreja aprendemos mais sobre a palavra de Deus e encorajamos uns aos outros. Se isolar não é bom.

A igreja é o lugar perfeito para aprender amor, paciência e respeito pelos irmãos.

O que é a igreja?

A Igreja é o conjunto de todas as pessoas que amam e seguem Jesus. A Bíblia chama a Igreja de corpo de Cristo.

Cada crente é uma parte desse corpo. Em Cristo todos os crentes estão unidos e não podem ser separados (Romanos 12:5).

Se você é salvo, está unido a toda a Igreja. A igreja também é qualquer lugar onde os membros da Igreja de Cristo se reúnem para adorar a Deus em comunhão.

Por que ir à igreja hoje?

A Igreja é o Corpo de Cristo. Nenhum membro de um corpo pode subsistir sozinho, sem o resto do corpo (1 Coríntios 12:21-22).

Quer gostemos, quer não, as pessoas na igreja são nossa família e temos de aprender a viver com elas (até porque vamos passar a eternidade com elas).

VÍDEO AULA DA LIÇÃO 7 DOS PRÉ-ADOLESCENTES

Ninguém na igreja é perfeito, nem mesmo o pastor. O próprio apóstolo Pedro cometeu erros como líder na igreja primitiva.

A igreja nunca foi um lugar de pessoas perfeitas. Deus ordenou que a Igreja se reunisse para juntos tratarmos de nossas imperfeições.

Os membros da Igreja ajudam, encorajam, confortam, repreendem, ensinam uns aos outros no amor de Deus (Colossenses 3:15-16).

Nem sempre fazem isso direito mas é um processo de aprendizagem em conjunto.

Crescemos muito mais espiritualmente quando estamos juntos como igreja do que cada um ficando isolado (Efésios 4:15-16).

Não há nenhum problema em ter uma igreja em casa mas quando tem muitas pessoas já se torna inconveniente.

A partir de um certo número de pessoas, é bom ter um lugar maior para reunir regularmente. A estrutura mais formal da igreja ajuda a organizar grupos maiores.

Além disso, uma igreja é um lugar visível, onde qualquer pessoa pode entrar da rua sem precisar de convite.

  1. Templo um lugar de comunhão e aprendizado

O que aprender com os homens e mulheres da Bíblia – Catedral Metropolitana

A história do povo de Deus mostra que, em seus melhores momentos, a igreja foi um lugar de ensino.

Quando Israel se aproximou de Canaã, a lei foi repetida e Moisés deixou clara a importância de ela ser ensinada às futuras gerações (Dt 6.1-9).

O processo educativo seria fundamental para a preservação da identidade, da fé e da cultura em Israel.

Além dos pais, o Senhor responsabilizou também os sacerdotes e os anciãos de Israel pela transmissão da lei (Dt 31.12-13).

Os israelitas, porém, foram abandonando o ensino da lei aos seus descendentes (Dt 5.24-29; 11.19).

As gerações seguintes não conheciam seu Deus, nada sabiam de suas palavras e atos em favor de Israel e passaram a servir outros deuses (Jz 2.10-11).

Uns poucos reis e profetas tementes a Deus esforçaram-se para promover o ensino da lei.

Foi o que fez Josafá, que enviou príncipes, levitas e sacerdotes para ensinar o povo (2Cr 17.7-9).

Ezequias restaurou a contribuição aos sacerdotes e levitas, “para que pudessem dedicar-se à lei do Senhor” (2Cr 31.4).

Seu bisneto Josias redescobriu a Lei e em seus dias os levitas “ensinavam a todo o Israel” (2Cr 35.3).

Um dos mais notáveis líderes de Judá pós-cativeiro foi Esdras, o sacerdote e escriba que “tinha disposto o coração para (…) ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Ed 7.10).

Quando a maioria das famílias parou de ensinar a Lei aos seus filhos, líderes tementes a Deus pensaram em uma alternativa para continuar o ensino da Lei para as novas gerações, o que resultou nas sinagogas. Esse era o sistema adotado na sociedade judaica na época de Jesus. A sinagoga era o centro de estudo da Lei, Jesus a frequentou regularmente e ensinou lá (Lc 4.16-21).

Paulo, o apóstolo, igualmente tirou vantagem das oportunidades que as sinagogas ofereciam (At 17.1-2), porém, a igreja cristã promoveu o ensino da Palavra em suas próprias reuniões (At 2.42; 11.26; 13.1;), sendo a aptidão para ensinar uma das exigências para os candidatos ao presbiterato (1Tm 3.2; 5.17; 2Tm 4.2; Tt 1.9; 1Pe 1.22-25).

Nos primeiros anos da igreja cristã, surgiu a catequese integrada ao ensino nos lares e à adoração comunitária (At 20.20; 1Tm 4.13).

Já no segundo século havia as escolas de catequese, com ensino avançado para futuros líderes.

Vários deles associaram seu nome ao ensino na igreja: Justino Mártir (100-165), Irineu de Lião (130-200), Clemente (150-215), Gregório o Iluminador (240-332), João Crisóstomo (347-407), Agostinho de Hipona (354-430), Gregório Magno (540-604), entre outros.

O sexto Concílio de Constantinopla (c.680) decretou que escolas deveriam ser estabelecidas para ensinar o cristianismo em pequenas localidades.

Conclusão

Frequentar a Casa de Deus é muito importante para o nosso relacionamento com o Senhor e com os nossos irmãos. A comunhão permite nosso crescimento espiritual e uma vida abençoada em todas as áreas. Que, em nosso coração, haja sempre a alegria de estar na Casa do Senhor (S1122.1)

ANEXO:

Link do canal

https://youtube.com/c/DescomplicandoaTeologia

Link do BLOG

https://descomplicandoateologiaebd.com

Cursos para professores da EBD.

https://descomplicandoateologiaebd.com/curso-para-professores-da-ebd/

Link do Instagram

https://www.instagram.com/pastorjeovanesantos

https://www.instagram.com/descomplicando.ateologia

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados