EBD – A Mentira Ainda É Pecado – lição 4 dos Pré-adolescentes

EBD – A Mentira Ainda É Pecado – lição 4 dos Pré-adolescentes

lição 4 dos Pré-adolescentes – A Mentira Ainda É Pecado – 4 trimestre de 2023 

O que é mentir? Será que mentir é pecado? Tem algum cristão mentindo? Será que Deus aprova aquela mentira pequenininha? E aquela mentirinha “santa”?

O que vai acontecer com as pessoas que são mentirosas? As pessoas que mentem são filhos de quem, segundo a Bíblia Sagrada? Será que a pessoa que tem o Espírito Santo de Deus  menti? Você já mentiu alguma vez? Tiveram algum privilégio ou recompensa por causa da mentira?

Por que será que o comentarista da revista colocou o título que mentira ainda é pecado? Se ele colocou título assim significa dizer que dentro da igreja adolescente pré-adolescente jovens tem muita gente mentindo, se utilizando só mentira dizendo que é pequena que eu mentirinha não tem nada não, ninguém vai saber.

Mas não é assim não, mentir ainda é pecado Deus nunca aceitou nem vai aceitar mentira. As pessoas que têm o espírito santo de Deus não podem viver na mentira, praticar a mentira, fazer da sua vida uma mentira.

Tem momentos na vida que a mentira vem na ponta da língua mas temos que repreender em nome de Jesus.

Lição bíblica João 8: 44

A Bíblia diz: Provérbios 12: 22

Depois de um versículo desse não precisamos falar mais nada. Deus ele detesta Ele  aborrece, ele não gosta, Ele não aceita os mentiroso. Mas Deus Ele ama, cuida e se agrada daqueles que falam a verdade. E você fala a verdade? Então você é amado de Deus.

Ah pastor de vez em quando eu falo uma mentirinha. Então leia Provérbios 12:22 que Deus vai falar com você.

Introdução / Conhecendo mais de Deus

A temática dessa lição é sensacional principalmente para os pré-adolescentes, cabe a você professor de estar ajudando na formação do caráter dos pré-adolescentes com os conhecimentos bíblicos. E o tema de hoje é a mentira e a gente sabe quem é o pai dela. Quem é o pai da mentira?

O diabo. Lá no Jardim do Éder ele já mentiu para Eva induzindo ela ao pecado. Por isso devemos fugir de qualquer prática mentirosa, de pessoas mentirosas, porque somos filhos de Deus e precisamos ter uma linguagem santa, sadia, falar as revelações que estão na Bíblia Sagrada. Os filhos de Deus precisa ter uma linguagem segundo a Bíblia.

Não podemos falar a verdade na igreja e mentir em casa, na escola, nas redes sociais e na rua. Em qualquer lugar temos que falar a verdade, pois temos o Espírito de Deus que é o Espírito da  verdade.

1- Uma mentira bem contada.

Uma mentira bem contada, muitas vezes, é aceita como verdade. Quem nunca ouviu essa frase? Embora seja bem contada, a mentira traz consequências para aquele que a pratica. Deus aborrece a mentira porque a verdade faz parte da sua santa natureza.

Já foi dito por aí que uma mentira quando contada várias vezes se torna verdade. Mas isso é uma verdadeira mentira. Devemos fugir de qualquer prática da mentira Deus ele não permite a mentira.

Ah pastor eu menti para beneficiar fulano, para salvar o casamento de ciclano, por causa da mentira que eu consigo ir para igreja. Vigia cliente a mentira vai continuar sendo mentira, e o pai da mentira continua sendo o diabo. Mesmo aquela mentira boazinha? Da mesma forma continua sendo mentira vai trazer consequências para o mentiroso e também para o outro.

lição 4 dos Pré-adolescentes – A Mentira Ainda É Pecado – 4 trimestre de 2023 

1.a A mentira traz tristes consequências.

Tem pessoas que mente por vários motivos. Mentem para esconder algo, para proteger alguém, e outros para conseguir alguma coisa. Aqui temos uma história de um jovem, que após a morte de Saulo saiu desesperado para contar a  Davi que Saul estava morto e que ele próprio tinha matado o Rei Saul.

Saul tinha sido ungido a rei e Davi respeitava isso, embora Davi tinha promessa e tinha sido ungido como o futuro rei, ele sabia que tudo aconteceria no tempo de Deus.

No momento que o jovem contou para Davi, Davi tirou a vida daquele jovem. Então aquele jovem que foi contar mentira achando que teria algum privilégio e perdeu a vida porque da sua mentira.

A recompensa do mentiroso é a morte espiritual. Também na história de Jacó ele mentiu para o seu pai para poder receber o direito de  primogenitura do seu irmão. O que da mentira que Jacó contou para o seu pai teve grandes consequências na sua vida. Ele precisou fugir da casa do seu pai para que seu irmão não matasse ele.

Então se você fosse perguntar ao jovem a malequita se valer a pena a mentira ele diria não porque eu perdi a minha vida por isso se você fosse perguntar Jacó ele ia dizer não porque eu tive que fugir da casa do meu pai por isso.

E você vai continuar mentindo?

1.b Escolha a verdade e rejeite a mentira.

Nós aprendemos muitas coisas aqui nessa terra e tem pessoas que gostam de mentir e vivem na mentira a vida da pessoa é uma mentira, o seu relacionamento, no seu trabalho, e nós como cristão não podemos ter essa atitude em hipótese nenhuma, primeiro porque nós nascemos de novo, então nós precisamos pensar e agir diferente, fugir da prática da mentira.

Ah pastor mas minha mãe, meu pai, minha família mente e agora o que eu posso fazer? Se libertar da mentira.

Deus está em você se Deus está em você o espírito santo está em você você não pode mentir. O que é que falta para o mentiroso conhecer a verdade porque a Bíblia diz conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Está na igreja não é sinônimo de libertação. Se você está na igreja continua mentindo continua na prática do pecado precisa ser liberto. Ore e busque a Deus peça libertação.

1.c Mentir para tirar vantagem.

Tem mentiroso isso aí  profissionais que sabe enganar todas as pessoas, nem tem com a cara mais lavada. Eles falam de forma tão convicta que engana facilmente.  Você jamais seja esse mentiroso. Aqui foi dar dois exemplos de Ananias e safira tem a fama da igreja mentiram ao Espírito Santo.

Eles venderam a propriedade que não tinha necessidade de vender, agora eles entregariam aquilo que eles venderam   nos pés dos apóstolos. Mas quando viram o dinheiro decidiram não entregar tudo entregar somente uma parte.

Eles teriam uma fama porque seria conhecido de todos que eles tinham vendido a propriedade levada até o apóstolo e eles também ficariam com parte do dinheiro para benefício próprio.

Eles não eram obrigados a fazer isso mas eles queriam ser vistos. Tentaram enganar o Espírito Santo mas o Espírito Santo é aquele que tudo vê.

Não vale a pena mentir mentir pois a recompensa do mentiroso é a morte. O pai da mentira continua sendo o diabo. No caso de Ananias e safira eles tiveram morte física e espiritual.

Tem muita gente por aí cantando pregando sendo um professor de EBD sendo pastor e já está morto espiritual por causa da mentira.

2- O pai da mentira.

Por isso que nossos lábios se nossa vida tem que estar Cristo em todos os lugares, tem muitas pessoas mentirosas aí porque não conhece Jesus não conhece a verdade não vive na verdade e nós que somos cristão precisamos pregar a Cristo que é a verdade. E essas pessoas quando conhecerem a Cristo vão conhecer a verdade e o espírito da verdade vai estar atuando em sua vida.

2.a Os profetas falavam a verdade.

Mentir é a principal arma de Satanás para afastar as pessoas de Deus. Em contrapartida, Jesus declarou que é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Isso significa que a melhor forma de combater a mentira é anunciar Jesus às pessoas. À medida que elas conhecerem a verdade, ela os libertará.

A palavra profeta significa aquele que fala no lugar do outro. Então o profeta de Deus falava em nome de Deus, segundo a vontade de Deus, ao querer de Deus, transmite a palavra de Deus, os mandamentos de Deus a Israel.

Com o passar do tempo começou a surgir alguns profetas que não temiam o Senhor, que não respeitavam a Deus não estava na direção de Deus, estes era profetas mentirosos, falavam o que queriam ou falava somente aquilo que o rei queria ouvir.

O rei estava em pecado desobedecendo a Deus e quando o rei consultava os profetas, eles só falava aquilo que agradava  o rei.

Mas Deus tem sempre os seus profetas que falam a verdade e fala aquilo que Deus quer. A nossa fala tem que ser sobre a verdade e não sobre o que as pessoas gostariam de ouvir.

Tem pessoas que não vão parabenizar não vão gostar se você fala a verdade. Mas outros vão perceber, ali sim é um verdadeiro homem de Deus, fala a verdade. A verdade tem que estar em nossos lábios.

2.b Não existe meia verdade.

Não existe meias verdades aquilo que era pecado continua sendo pecado não existe mentira bonita mentira para o bem meia mentira tudo isso é mentira e terá consequências na vida do mentiroso Deus não trabalha com mentiroso ele não precisa de mentiras.

Tem pessoas que Deus realiza um milagre e na hora de contar o milagre começa a inventar começa a mentir sobre o milagre para que este pareça maior, mas Deus não precisa dessa mentira, ele não aceita mentira.

Pregue o que está escrito que está na Bíblia e assim serás abençoado.

2.c Satanás investe em mentiras para nos tentar.

Você quer que  é cristão e pré-adolescente precisa ter conhecimento da Bíblia pois nem todo lugar que diz que está falando da Bíblia fala a verdade nem todo lugar que fala de Jesus, Jesus está. Não é tudo que brilha que é ouro.

Tem muitas religiões por aí e que cada um tem a sua Bíblia tem os seus livros tem os seus ensinamentos e todos os livros que levam até Deus? Não, só tem a Bíblia que te leva a Deus.

Aí alguém começa a falar que recebeu um novo sonho nova revelação de uma nova igreja isso não é bíblico. As pessoas estão seguindo a mentira muitas das vezes porque não conhece a verdade. Aonde é que eu encontro a verdade? Na Bíblia Sagrada.

Comece a observar as lideranças de sua igreja se estão de acordo com a palavra de Deus ou não.

Por isso que é necessário você conhecer para não ser enganado. Lá no Jardim do Éden a serpente disse: Deus ele disse que no dia que você comer seria igual a Deus quando na verdade Deus não disse nada e ele conseguiu enganar Eva.

Cuidado com as pessoas que você está seguindo. Nem todo mundo que está falando de Deus está falando a verdade.

BAIXE O NOSSO APLICATIVO GRATIS

CLIQUE AQUI!!!!!

3- O verdadeiro crente não mente.

Uma das características do Senhor Jesus é que Ele sempre pregou e viveu a verdade. Da mesma forma, o Mestre ensinou aos seus discípulos que ensinassem e praticassem sempre a verdade. Falar a verdade é um sinal claro de que a pessoa, verdadeiramente, se converteu.

Se o verdadeiro crente  não mente, significa dizer que tem o falso crente. Tem crente na igreja mentindo e se tem crente crente na igreja medindo ele é  falso e o espírito santo de Deus não habita nele. E se o espírito santo de Deus não está nele ele não vai participar do arrebatamento da igreja. Tome cuidado você está sendo verdadeiro? Você está repreendendo a mentira?

3.a O prazer em falar a verdade.

Se somos de Deus o espírito santo de Deus está em nós nós precisamos sentir alegria, paz, conforto por estar falando a verdade.

Tem pessoas por aí que só sente alegre feliz realizado quando estão mentindo. Conta mentira para as pessoas dar risada conta mentira para ser beneficiado para esconder a verdade.

Mas   quem quer ir morar no céu precisa viver e falar a verdade constantemente. Jamais de lugar o diabo fuja da mentira e fale a verdade em qualquer lugar para qualquer pessoa.

3.b A recompensa da mentira.

A salvação está para todo mundo, qualquer pessoa que quiser a salvação está disponível, no entanto precisa crer no senhor Jesus se arrepender dos seus pecados, confessado e aceitar ele como suficiente Salvador de sua vida, precisa nascer de novo.

Quem é uma nova criatura nasceu de novo e seus velhos hábitos, comportamento atitudes palavras precisam ser deixado para trás.

As pessoas que amam e praticam a mentira não vão participar do arrebatamento. Isso que morreram na mentira também não vão participar da primeira ressurreição.

Na primeira ressurreição só vão ressuscitar os que morreram em Cristo Jesus, falando e praticando a verdade.

Os que morreram na prática da mentira eles vão ressuscitar na segunda ressurreição estes não serão salvos, os seus nomes não estarão escrito no livro da vida.

3.c “Deixai a mentira e falar e a verdade”.

Deus não leva em conta as mentiras que você contou quando você não conhecia ele e não vivia segundo a vontade Dele, quando você aceita Cristo ele pega os seus pecados e joga no mar do esquecimento, ele não lança em rosto.

Quando você aceitou Jesus tuas mentiras teus pecados foram perdoados e é por isso que o nosso nome está escrito no livro da vida, porque aceitamos Jesus deixamos o pecado.

Ah pastora eu contei tantas mentiras que prejudicou tantas pessoas mas se você aceitou a Cristo confessou a ele todos os seus pecados foram lançados no mar do esquecimento.

O que você não pode em vez em quando ficar visitando o teu passado contando a mentirinha hoje a mentirinha amanhã. Porque qualquer tipo de mentira vai te afastar da presença de Deus, vai fazer o teu nome ser riscado do livro da vida.

Os mentirosos não herdarão a vida eterna. Pode ser pastor teólogo professor cantor pregador não importa os mentirosos não entrarão no reino de Deus.

Dinâmica A Mentira Ainda é Pecado (EBD 4 Trimestre 2023)

Conclusão

A mentira, além de prejudicar o nosso relacionamento com Deus, provoca também dificuldades em nosso relacionamento com o próximo. Não podemos nos esquecer de que a mentira é uma arma de Satanás. Que possamos falar sempre a verdade, pois nenhuma mentira procede da verdade (1 Jo 2.21).

Se o Espírito Santo habita em mim nos meus lábios não pode haver mentira. Ah pastor mas não foi batizado com Espírito Santo ainda.  Todo aquele que aceita Cristo recebe o selo do Espírito Santo ou seja o espírito santo começa a habitar nele.

Ser batizado com o Espírito Santo já é outra coisa está falando do revestimento de poder variedade de línguas. Todo cristão salvo tem o Espírito Santo de Deus, por isso fuja da mentira em nome de Jesus.

GRUPO DE INFORMAÇÕES

CLIQUE AQUI!!!!!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados