EBD – A Natureza da Igreja – Lição 3 Adultos – 1° Trimestre 2024

EBD – A Natureza da Igreja – Lição 3 Adultos – 1° Trimestre 2024

 

A intenção é mostrar a sua essência, dimensão, propósito e razão de existir. A natureza da Igreja está fundamentada nas dimensões confessional, isto é: a Igreja estar fundamentada nas Sagradas Escrituras, local, universal e comunitária.

 

TEXTO ÁUREO

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Co 12.12)

Paulo comparou o corpo de Cristo ao corpo humano. Cada parte tem uma função específica, necessária para o organismo como um todo. Os órgãos têm diferentes funções, mas em suas diferenças devem trabalhar juntos.

 

VERDADE PRÁTICA

Conhecendo a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.

Fazer parte da igreja, é fazer parte dos planos de Deus, da vontade de Deus e das ações de Deus.

 

LEITURA DIÁRIA

  • Segunda – Jo 1.1 A Igreja centrada na Palavra Viva de Deus
  • Terça – Rm 8.14 A Igreja na esfera do Espírito
  • Quarta – 1 Co 1.1-3 A Igreja como expressão visível e local
  • Quinta – Hb 12.23 A Igreja em seu aspecto invisível e universal
  • Sexta – Ef 4.3 A indivisibilidade (unidade) da Igreja de Cristo
  • Sábado – Fp 2.2 A Igreja em busca da unidade

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Coríntios 12.12-27

Hinos Sugeridos: 144,175, 375 da Harpa Cristã

Palavra-Chave: Natureza. “combinação específica das qualidades originais, constitucionais ou nativas de um indivíduo; caráter inato; aquilo com compõe a substância do ser; essência”.

 

INTRODUÇÃO

O estudo sobre a natureza da Igreja deve analisar aquilo que ela é em essência. O que define uma igreja genuinamente cristã?

Pela palavra de Deus sabemos que é a fidelidade a Cristo e às Escrituras Sagradas, que define uma igreja verdadeiramente cristã.

Evidentemente que há muitas características que mostram o que é uma verdadeira igreja. Contudo, para nosso propósito aqui, trataremos apenas de algumas delas.

Por isso, nesta lição, veremos que uma igreja genuinamente cristã é confessional, ou seja, ela se fundamenta na Palavra de Deus; tem uma dimensão local e universal, ou seja, existe tanto na forma visível como invisível; e, finalmente, a igreja genuinamente cristã é uma, isto é, não é dividida, pois sem unidade não há Igreja.

 

I – A NATUREZA DA IGREJA NA SUA DIMENSÃO CONFESSIONAL.

Quando dizemos que uma igreja é confessional, estamos mostrando seu compromisso com os princípios fundamentais e os ensinamentos contidos nas Escrituras Sagradas. É mais do que um simples alinhamento teórico; é uma entrega prática à verdade revelada na Bíblia.

 “Onde quer que vejamos a Palavra de Deus puramente pregada e ouvida, não há dúvida, uma igreja de Deus existe ali”.

 

1. Fundamentada na Palavra.

A Bíblia é o parâmetro o padrão a regra sob a qual devemos medir todas as nossas crenças e práticas. Qualquer afastamento do solo bíblico é escorregadio e perigoso.

Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de Deus.

A verdadeira fundação de uma igreja bíblica repousa inabalavelmente sobre a Palavra de Deus. Essa base sólida não apenas sustenta suas estruturas, mas também preserva sua existência. A regra de fé e pratica de uma igreja verdadeira é a palavra de Deus.

Nesse aspecto, primeiramente, temos Cristo como a Palavra Encarnada, a Palavra Viva.

Anunciamos Jesus Cristo como a Palavra Encarnada, a manifestação viva do divino entre nós.

No princípio era a Palavra (Jo 1.1). Jesus é a Palavra que se humanizou, isto é, Deus feito homem.

Quem melhor definiu Deus não foi a teologia A ou a teologia B. Quem melhor definiu Deus foi o próprio Deus. E sua melhor definição é Jesus – o Deus encarnado!

A igreja bíblica possui Jesus Cristo como seu fundamento (Ef 2.20). Uma igreja verdadeiramente bíblica é centrada em Jesus.

Se Cristo, como o eixo sobre o qual a igreja está centrada, for retirado ou deslocado, então a igreja perde não só a sua identidade, como também a sua essência. Todo ataque contra a igreja acontece primeiramente na esfera cristológica. Se Cristo for tirado do centro da Igreja, esta perde a sua essência e, portanto, a sua confessionalidade, conjunto de crenças, princípios, símbolos e práticas.

EBD – A Natureza da Igreja – Lição 3 Adultos – 1° Trimestre 2024

Em segundo lugar, uma igreja bíblica é fundamentada nas Escrituras Sagradas, a Palavra Inspirada.

Assim como um distanciamento da luz lança um corpo na escuridão, da mesma forma o afastamento da Bíblia deixa o homem em trevas.

Se não existe igreja verdadeira sem Jesus, da mesma forma não há igreja verdadeira sem fundamentação bíblica (2 Tm 3.15).

15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

A heterodoxia, (O que se opõe aos princípios duma religião ou ortodoxia. Herético) o desvio doutrinário e a apostasia vêm pelo distanciamento e abandono da Palavra de Deus.

 

2. Habitada pelo Espírito.

A Igreja é habitada pelo Espírito, dirigida e capacitada por Ele. O Espírito Santo é a força-motriz da Igreja. Na verdade, a obra do Espírito começa no seu trabalho de convencimento do pecador. É o Espírito quem convence o ser humano do pecado (Jo 16.8-11). É o Espírito Santo quem produz a obra da regeneração.

Mesmo antes de as pessoas aceitarem Jesus Cristo para a salvação, o Espírito Santo já está trabalhando poderosamente para convencê-las do pecado, da justiça própria e do falso juízo (Jo 16.8-11). À medida que esse convencimento se consolida, o Espírito Santo produz regeneração, ou a concessão de uma nova vida espiritual em lugar da morte espiritual (Tt 3.5,6).

Quando o evangelista Lucas diz que o Senhor abriu o coração de Lídia (At 16.14), aí vemos uma obra poderosa do Espírito Santo trazendo o convencimento para a salvação.

 

3. Quem faz parte da Igreja anda no Espírito.

Quando alguém responde à mensagem da cruz, o Espírito de Deus produz nele a certeza da salvação (Rm 8.16). 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

O Espírito Santo dá testemunho para os seguidores de Cristo de que verdadeiramente pertencem a Deus para sempre.

Agora, regenerado, o cristão passa a andar ou ser dirigido pelo Espírito (Rm 8.14).

14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. A regeneração marca o início de uma nova jornada espiritual. O convertido, agora filho de Deus, é convidado a seguir o caminho sob a direção do Espírito Santo (Rm 8.14). Andar no Espírito não é apenas uma atividade, mas uma postura contínua de submissão à orientação divina em todas as áreas da vida.

O fracasso na vida espiritual está no fato de não andarmos na esfera do Espírito (Gl 5.16,17).

Vejam que  Paulo, ao escrever aos Gálatas (Gl 5.16,17), alerta para o perigo de se desviar desse caminho espiritual, destacando que o fracasso na vida cristã muitas vezes ocorre quando nos afastamos do Espírito.

O Espírito, portanto, habita o crente; capacitando-o (At 1.8). Sem a capacitação do Espírito, a igreja é inoperante (não opera, não tem efeito, ineficaz) e perde a sua essência.

 

SINOPSE I

Uma igreja bíblica é fundamentada na Palavra Inspirada por Deus, habitada pelo Espírito, dirigida e capacitada por Ele.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO DEFINIÇÃO DE IGREJA

Jesus assevera, em Mateus 16.18: ‘Edificarei a minha igreja’. Esta é a primeira entre mais de cem referências no Novo Testamento que empregam a palavra grega primária para ‘igreja’: ekklesia, composta com a preposição ek (‘fora de’) e o verbo kaleõ (‘chamar’). Logo, ekklêsia denotava originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito específico.

O termo é conhecido desde o século V a.C., nos escritos de Heródoto, Xenofontes, Platão e Eurípedes. […] O uso secular do termo também aparece no Novo Testamento. […] Na maioria das vezes, porém, o termo tem uma aplicação mais sagrada e refere-se àqueles que Deus tem chamado para fora do pecado e para dentro da comunhão do seu Filho, Jesus Cristo, e que se tornaram ‘concidadãos dos santos e da família de Deus’ (Ef 2.19).

Ekklêsia é sempre empregada às pessoas e também identifica as reuniões destas para adorar servir ao Senhor” (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 536).

 

II – A NATUREZA DA IGREJA NAS SUAS DIMENSÕES LOCAL E UNIVERSAL

1. Local e visível.

A igreja local, portanto, não é apenas um local de encontro, mas um ambiente onde os relacionamentos são nutridos, as vidas são transformadas e a fé é vivida de maneira prática.

Biblicamente, podemos falar da Igreja em relação à sua dimensão espacial, isto é, em relação ao local ou ao espaço geográfico. Ela pode ser vista e sentida. Nesse aspecto, a Igreja existe localmente.

Todos os crentes autênticos são membros do corpo universal de Cristo; todavia, todos os crentes fiéis devem estar identificados com uma igreja local onde se reúnam para adoração, confraternização e serviço com alguma regularidade (Hb 10:24,25).

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Os cristãos não podem ser propriamente crentes no isolamento, pois não são apenas crentes; são também discípulos, irmãos e membros de um corpo.

Assim, vemos os apóstolos escrevendo suas cartas a determinadas igrejas, situadas em diferentes locais: “à igreja de Deus que está em Corinto” (1 Co 1.2); “aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” (1 Pe 1.1). Nesses textos vemos as Escrituras se referindo à ekklesia, à comunidade de crentes, situada em diferentes locais.

Ao se reunir em um local específico, a igreja se torna um farol de esperança e uma expressão visível do evangelho na comunidade em que está inserida.

 

2. As particularidades das igrejas locais.

Pelo teor (conteúdo) das cartas neotesta-mentárias, observamos que essas igrejas locais possuíam suas particularidades. (Suas qualidades e suas diferenças.) Os problemas encontrados em uma não eram necessariamente os mesmos da outra (Fp 4.2,3 cf. 2 Ts 3.11,12). De igual modo, as virtudes.

A igreja de Corinto deu muito trabalho e dor de cabeça para Paulo, já a igreja de filipos muito o ajudou em seu ministério.

Por outro lado, embora estivessem todas sob a supervisão apostólica, observamos que eram autônomas uma em relação às outras. Essas igrejas agiam por conta própria, mas eram orientadas por Paulo através de cartas e por seu dirigente.

Assim possuíam sua dinâmica própria. Um método que funciona em determinada igreja pode ser inadequado em outra.

 

3.Universal e invisível.

Assim como a Igreja existe em sua dimensão área local, existe também na sua dimensão universal. Somos conscientes da existência da igreja local, pois dela fazemos parte. Contudo, nem sempre é fácil se dar conta do aspecto universal da Igreja porque nesse sentido, a Igreja não está limitada ao espaço geográfico ou físico.

Há muitas expressões no Novo Testamento mostrando a igreja tanto no seu aspecto local como no universal. Contudo, quando Jesus disse que edificaria a sua igreja (Mt 16.18), fica claro que Ele se refere à igreja na sua dimensão universal. Da mesma forma, vemos o apóstolo Paulo referindo-se à igreja como aquela que Deus comprou “[…] com seu próprio sangue” (At 20.28).

Assim a Igreja universal e invisível é formada por todos os cristãos regenerados que estão em todos os lugares e por aqueles que já estão também na glória (Hb 12.23), não se limitando somente à dimensão terrena.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

a igreja invisível é “aquela como Deus a vê”. A igreja é invisível, ainda que visível. Em sua realidade verdadeiramente espiritual como a comunidade de todos os cristãos genuínos, a igreja é invisível. Isso se dá porque não podemos ver a condição espiritual do coração de ninguém. Podemos ver os que frequentam a igreja e perceber sinais externos de uma mudança espiritual interior, mas não podemos de fato ver o coração das pessoas nem enxergar o estado espiritual em que se encontram — algo que só Deus pode fazer. Foi por isso que Paulo afirmou: “O Senhor conhece os que lhe pertencem” (2Tm 2.19).

Aqui, é importante se diferenciar distinguir “Igreja” de “denominação”. Numa cidade, por exemplo, pode haver várias denominações; contudo, somente há uma Igreja.

Em cada local, só existe, de fato, uma igreja de Cristo, mas essa igreja, como corpo místico de Cristo, pode ser formada por crentes de várias denominações verdadeiramente cristãs.

 

EBD – A Natureza da Igreja – Lição 3 Adultos – 1° Trimestre 2024

 

A igreja é divina, as denominações são humanas. As denominações podem ser temporárias, a Igreja não. As denominações podem desparecer, mas a Igreja é indestrutível (Mt 16.18). Convém dizer que nem todo grupo que se diz cristão pode ser visto como fazendo parte da Igreja Cristã. Há grupos que se autodenominam “igrejas”, contudo, são sinagoga de Satanás (Ap 3.9).

Há muitas denominações ou grupos religiosos — e não são poucos — afastados dos princípios bíblicos e que, portanto, não podem ser consideradas como fazendo parte das igrejas cristãs. São denominações e grupos que negam, por exemplo, a divindade de Jesus e a personalidade do Espírito Santo, não podendo ser vistos como igreja de Cristo.

Entretanto, o que fará com que uma igreja ou denominação seja cristã, é a sua fidelidade a Cristo e às Escrituras Sagradas.

 

SINOPSE II

A Igreja de Cristo se revela numa dimensão terrena e, igualmente, numa dimensão espiritual.

 

III – A IGREJA NA SUA DIMENSÃO COMUNITÁRIA

1. A igreja é uma.

Isso significa que a igreja é indivisível. (Que não pode ser dividido.) Na analogia onde compara a Igreja ao corpo humano, Paulo deixa bem claro que uma igreja verdadeiramente cristã é unida porque não pode haver divisão no corpo (1 Co 12.12).

12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas Cristo não está dividido. Seus verdadeiros seguidores também não devem permitir que nada os dívida. Não deixe que sua predileção por qualquer ensinador pregador ou autor o leve ao orgulho. Devemos ser sempre fieis a Cristo, buscando a unidade que Ele deseja para o seu povo.

Jesus disse que um reino dividido não subsistirá (Mt 12.25). Esse princípio se aplica à Igreja também. O que o Diabo não consegue contra a Igreja por meio da perseguição, ele consegue por intermédio da divisão.

Perseguição e divisão duas estratégias do diabo que precisamos estar atentos, ataque externo e interno a igreja. Devemos evitar, a todo custo, o partidarismo, as preferências e os exclusivismos, se quisermos preservar a unidade da igreja local (Ef 4.3). A unidade espiritual é mantida pela lealdade à verdade e o andar segundo o Espírito.

 

2. Unidade na Igreja.

Paulo escreveu à igreja de Filipos: “completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa” (Fp 2.2). Esse texto mostra o anseio do apóstolo pela unidade da igreja que, como Corpo de Cristo em sua forma coletiva, deve zelar pela unidade e, da mesma forma, cada crente deve buscar isso.

Paulo insiste na unidade espiritual pedindo aos filipenses para amarem uns aos outros e se unirem em espirito e proposito. Quando trabalhamos juntos, cuidando dos problemas de nossos semelhantes como se fossem nossos, revelamos o exemplo de Cristo, ao colocar os outros em primeiro lugar e viver em unidade.

 

3. Diversidade na unidade.

Isso reverbera refleti o anseio de Jesus pela unidade dos seus discípulos (Jo 17). Ali há o que os teólogos chamam de “unidade de essência”. Na Trindade, O Pai, O Filho e O Espírito Santo são pessoas diferentes, com uma mesma essência, possuindo a mesma substância e um só propósito. Da mesma forma, os cristãos devem buscar esse tipo de unidade.

Nesse aspecto, unidade não é uniformidade. Somos diferentes, diversos, temos temperamentos distintos e maneiras diferentes para fazer as coisas; mas, mesmo assim, somos um em Cristo Jesus para perseverar no mesmo alvo. Somos um em Cristo isso é unidade, temos o mesmo ideal, temos o mesmo sentimento, seguimos pro mesmo alvo, isso é uniformidade.

 

SINOPSE III

A igreja como Corpo de Cristo em sua forma coletiva deve zelar pela unidade e, da mesma forma, cada crente deve buscar isso.

 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO A IGREJA

“A palavra ekklesia se refere a uma reunião ou congregação de pessoas que são chamadas ou convocadas e se reúnem com um propósito. No Novo Testamento, a palavra designa basicamente uma congregação ou comunidade do povo de Deus – as pessoas que aceitam a mensagem de Cristo, confiam a Ele suas vidas e se reúnem como cidadãos do Reino de Deus (Ef 2.19) com o propósito de adorar e honrar a Deus. A palavra ‘igreja’ pode se referir a uma congregação na igreja local (Mt 18.17; At 15.4) (…) ou à igreja universal.” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.1650.

 

AUXÍLIO DEVOCIONAL “ENTENDENDO O TEXTO:

‘Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal’. Há três temas que sempre sãos encontrados juntos em passagens do Novo Testamento.

O Corpo de Cristo, os dons espirituais e o amor. Há razões importantes por que esses três temas são inseparáveis. O nosso relacionamento com outros cristãos é definido pela participação conjunta em um único Corpo. O nosso serviço aos outros cristãos é definido com o uso de nossos dons e capacidades para servi-los. Nossa postura para com outros cristãos deve ser de amor ativo e cuidado. Unidade, serviço e amor nunca estão separados na Escritura. Sem unidade, não pode haver qualquer experiência de amor. Sem amor, não pode haver qualquer experiência de unidade.

Cada um depende do outro. Se você amar e servir os outros, começará a experimentar a unidade do Corpo de Cristo” (RICHARS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.787).

 

CONCLUSÃO

Chegamos ao final de mais uma lição bíblica, a qual aborda a natureza da Igreja. Vimos que não é possível nos referirmos a uma igreja como sendo cristã se determinadas marcas ou características não estão presentes nela. Destacamos aqui que a igreja local deve estar fundamentada na Palavra e habitada pelo Espírito Santo. A Igreja também existe tanto local como universalmente. Não está limitada nem pelo tempo nem pelo espaço. Ela existe para a eternidade!

 

REVISANDO O CONTEÚDO

  1. Qual é a principal característica de uma igreja verdadeiramente bíblica?

Uma igreja verdadeiramente bíblica é firmada na Palavra de Deus.

  1. O que caracteriza uma igreja habitada pelo Espírito?

A Igreja habitada pelo Espírito, dirigida e capacitada por Ele.

  1. Como podemos falar da dimensão espacial da Igreja?

A dimensão espacial da igreja diz respeito ao seu local ou ao espaço geográfico.

  1. Como a Igreja universal e invisível é formada?

Assim a Igreja universal e invisível é formada por todos os cristãos regenerados que estão em todos os lugares e por aqueles que já estão também na glória (Hb 12.23).

  1. Explique a expressão “unidade de essência” em relação à Trindade.

Na Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas diferentes, contudo, com uma mesma essência. Possuem a mesma substância e um só propósito.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados