EBD – A NOVA JERUSALÉM – LIÇÃO 12 JUVENIS

EBD - A NOVA JERUSALÉM - LIÇÃO 12 JUVENIS

EBD – A NOVA JERUSALÉM – LIÇÃO 12 JUVENIS

CONECTADO COM DEUS

Há uma cidade preparada para nós com moradas, ruas de ouro e belezas sem fim. Na Nova Jerusalém você terá acesso ilimitado à presença de Deus. A nossa maior esperança é a de estar com o Senhor para sempre. Portanto, se dedique a viver um relacionamento pleno e sincero com Deus, tendo as suas vestes lavadas com o sangue do Cordeiro, pois Ele já preparou um lugar especial para você.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. A NOVA JERUSALÉM

A Nova Jerusalém é real e foi construída pelo próprio Criador. A cidade do Deus vivo (Hb 12.22) foi descrita pelo apóstolo João (Ap 21.2), com uma beleza singular, a qual nada na terra se pode comparar (1 Co 2.9).

1.1. Seu Significado

Esta visão dada ao apóstolo João revela uma cidade projetada fora dos padrões humanos; algo que é novo e esplêndido. Tal cidade não é uma cópia da atual capital de Israel, mas sim uma obra-prima dá criatividade divina e a autêntica manifestação do seu poder (Hb 11.10; Ap 21.23).

Antes de ver a nova Jerusalém, João descreve o contexto de um “novo céu e nova terra” (Ap 21:1). Em outra oportunidade, ainda nesse contexto, João ouviu Aquele que estava assentado sobre o trono dizer: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21:5). Portanto, falar da Nova Jerusalém é falar de um “tempo” de novidade completa.

Nesse contexto de “novidades completas” João viu descer do céu (e de que céu ele estava falando também é um mistério) a Santa Cidade, a Nova Jerusalém, “adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21:2). A nova Jerusalém foi projetada pelo Próprio Deus, elaborada com “materiais” extremamente especiais. As suas medidas e sua arquitetura foram definidas pelo próprio Senhor, e não há nada que se compare a sua beleza. Como disse o apóstolo Paulo: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.

1.2. Uma Cidade Santa

A Nova Jerusalém é chamada de “Cidade Santa” porque nela não haverá pecado. A imundícia jamais entrará por suas portas, nem os que amaram mais ao pecado do que ao Senhor. Ela será habitada pelos salvos que lavaram suas vestes no sangue de Jesus, isto é, apenas por aqueles que têm os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Ap 21.27).

 A Nova Jerusalém será um lugar de santidade e pureza. Não haverá corrupção, engano ou mentira naquele lugar! A palavra de Deus nos diz que “não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira porque nela só entrarão “os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro (Ap 21:27)

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

A Bíblia faz citações expressas daquele que não serão admitidos na Nova Jerusalém: aos tímidos, os incrédulos, os abomináveis, os homicidas, os fornicadores, os idólatras; os cães e os feiticeiros; e os que se prostituem, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira (Ap 21:8; 22:15). Quando a esses que praticam a iniquidade, a Bíblia diz que  a sua parte” será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (21:8b).

  1. A GRANDE E BENDITA ESPERANÇA

Como disse Tito, aguardamos a bem- -aventurada esperança do aparecimento do nosso Senhor Jesus Cristo (Tt 2.13).

2.1. Esperança da volta de Cristo

O Senhor é perfeitamente justo e a sua perfeição se revela em atos de justiça (Gn 18.25; Sl 711-13 e Sl 98.9). Por isso, toda impiedade e injustiça praticadas terão a devida condenação.

Na carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo diz que “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Co15:19). Ele quis dizer que a nossa esperança não deve estar na nesta vida, ainda que nela nos apoiemos o Senhor Jesus (não devemos “viver Jesus” apenas para as coisas desta vida, mas pensando na vida eterna). Em outras palavras, o nosso maior prêmio e consolação é saber que a vida não se encerra aqui, e que um futuro de glória nos aguarda.

2.2. Esperança de um lar celestial

Jesus prometeu nos preparar um lugar para habitarmos com Ele (Jo 14.3). Aqui não é nosso lar; há uma cidade celestial preparada para os salvos (Hb 1314).

Apesar de a Nova Jerusalém possuir várias portas, nem todos poderão entrar; apenas os que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro (Ap 22.14). Portanto, este é o tempo propício para nos aplicarmos à santificação, através do sangue de Jesus, pois sem ela não desfrutaremos dessa bendita esperança.

João viu a multidão dos salvos. Segundo ele, essa multidão era incontável; com povos de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas. Será que tem lugar para todo mundo? (risos). É claro que sim! O próprio Senhor Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas; E, se eu for e vos preparar lugarvirei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14:1-3). Portanto, temos a esperança de que um novo lar (o nosso verdadeiro lar) nos aguarda!

2.3. Nossa maior esperança

O propósito eterno de Deus é o de ter comunhão com conosco em seu Reino. Na Nova Jerusalém não haverá nada que impedirá este propósito, pois as suas portas jamais se fecharão (Ap 21.25) e a comunhão com Deus será plena, pois seremos semelhantes a Ele e o contemplaremos como Ele é (1 Jo.3.2).

A nossa maior esperança é de termos finalmente plena comunhão com Deus (estar para sempre com Ele). Desde o Éden, quando o homem perdeu essa comunhão, a história da humanidade se desenvolveu na busca por esse resgate (o resgate da comunhão). Como para o homem era impossível realizar essa obra, o próprio Deus providenciou, através do Santo Cordeiro de Deus, seu Filho Jesus.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA. CLIQUE AQUI

Acerca disso, vejamos o que disse o apostolo Pedro na sua primeira carta: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1 Pe 1:18-20).

  1. COMO É A NOVA JERUSALÉM?

Você precisa compreender que a Nova Jerusalém é mais do que uma cidade. Ela é descrita como a esposa do Cordeiro (Ap 21.9); como o seu lar (Ap 21.23) e o lar da Noiva do Cordeiro (Ap 21.27). Não há nada semelhante a ela. A Jerusalém Celestial é a capital do Reino Eterno de Deus (Ap 21.24).

3.1. O tamanho da Nova Jerusalém

A cidade é descrita como um cubo, cujo cada lado possui 2.400 km. Assim, sua área mede 5,82 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, é quarenta vezes maior do que a Inglaterra e dez vezes maior do que a França, por exemplo. As medidas da cidade são grandiosas, pois foi construída pelo Altíssimo Deus (Sl 91.1; Hb 11,10). Não por acaso, Jesus disse: “Na casa de Pai há muitas moradas” (Jo 14.2).

O formato da Nova Jerusalém é descrito como sendo um quadrado de lados iguais (mesmo comprimento e largura). João disse que aquele que falava com ele (um anjo, durante a visão) tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro (Ap 21:15). E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. Ou seja, a medida de doze mil estádios equivale a 2.400 km, tanto de largura quanto de comprimento.

Para ter uma ideia de proporção, a imagem abaixo coloca os maiores edifícios do mundo em relação à maior porção em terra seca da terra (o monte Everest), e depois compara o próprio monte Everest com a Nova Jerusalém (sendo a nova Jerusalém a parte azul) . Claro que é meramente ilustrativo, mas dá para ter uma ideia de escala e dimensão.

EBD - A NOVA JERUSALÉM - LIÇÃO 12 JUVENIS

3.2. Sua localização

O Apocalipse nos mostra que ela virá do céu (Ap 21.2). No tempo certo, portanto, será apresentada a toda humanidade.

Sobre a localização, há uma diferença entre dizer “de onde ela virá” e “onde ela estará”, concorda? Respondendo a primeira pergunta, ela virá do céu, sendo preparada e adornada pelo próprio Deus. E onde ela estará? Cremos que, conforme falamos na introdução, o contexto será de “Novo Céu e a Nova Terra”. O que isso significa? É algo literal? Espiritual? Material? Bem, ficamos com o que o Senhor Deus disse: “Eis que faço novas todas as coisas”. A palavra todas deixa bem claro, em nossa visão, que tudo será novo.

3.3. Sua descrição

  • O brilho: A cidade não precisa do sol, pois é cercada pela glória de Deus que a ilumina, O próprio Cordeiro é a sua lâmpada (Ap 21.23)! Ela brilha como um cristal (Ap 21.11), O que João viu, vai além da nossa imaginação.
  • Um muro: Isso simboliza que viveremos em segurança, sob os cuidados do Senhor e mal algum entrará (Ap 21.27).
  • As 12 portas: A Nova Jerusalém possui 12 portas, feitas de materiais que não são desta Terra, Elas são 12 pérolas (Ap 21.21) e por elas nós entraremos para adorar o Deus Todo-poderoso e o Cordeiro. Essas portas-pérolas simbolizam a perfeição, excelência e o poder criativo do Senhor (Ne 9.6).
  • O número 12: São 12 portas, e, nas portas, doze anjos, e sobre elas os nomes das doze tribos de Israel. Há também doze fundamentos que contêm os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (Ap 21.14). Estes detalhes apontam para a salvação do Senhor a Israel e a Igreja, pois os judeus e os gentios salvos desfrutarão dela (Ap 21.27b).
  • Ruas de Ouro: A Bíblia é clara ao citar que a cidade e suas ruas são de ouro puro, refletindo a glória do Senhor. O ouro é tão puro que se assemelha a um espelho ou vidro (Ap 21.18).
  • A Praça: Você já viu uma praça de ouro puro como vidro transparente? Ali estará a Árvore da Vida e no meio da praça correrá o rio da vida, procedente do trono de Deus e do Cordeiro, claro e brilhante como um cristal (Ap 22.1).

A Nova Jerusalém possui características de construção própria; de uma ordem superior. Isso significa que os materiais utilizados na sua construção provavelmente não conhecemos, porque são inimagináveis de tão perfeitos.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

Curso para professores da EBD

O apóstolo João durante todo o livro do apocalipse se esforçou muito para descrever coisas futuras de maneira adaptada às coisas que conhecia. Imagine descrever um helicóptero, tanque de guerra, aviões caças, armas de fogo, dentre outras coisas tecnológicas; tendo apenas coisas da sua época para comparar! Difícil, não? Agora tente imaginar João descrevendo coisas espirituais maravilhosas, tendo que adaptar para uma linguagem humana! Mais difícil ainda, concorda? Por isso ele usou descrições como “ouro”, “vidro”, entre outros. Porém, cremos que as coisas preparadas por Deus são mais excelentes ainda (o que o olho não ouviu e nem subiu ao coração do homem).

O apóstolo Paulo descreve a experiência de um homem (provavelmente ele mesmo, porém ele contou em terceira pessoa), dizendo que esse homem  foi arrebatado até ao terceiro céu; e no paraíso ouviu palavras inefáveis, “de que ao homem não é lícito falar” (2 Co 12:2-5). Perceba que diferentemente de João, Paulo não descreveu o que viu e ouviu; apenas categorizou como “inefáveis”, o que significa “aquilo que não se pode descrever”. Claro que João as descreveu porque a sua missão era escrever aquela profecia e descrever todo aquele cenário – ainda que de maneira adaptada –, mas entendemos que a glória daquele maravilhoso lugar é de fato uma Glória Indizível (como diz o hino 625 da nossa Harpa Cristã).

PARA CONCLUIR

Nessa lição estudamos sobre a nossa futura morada, a Nova Jerusalém. Como cristãos salvos, devemos ansiar por essa promessa inigualável, a qual somente os que são verdadeiramente santos, remidos no sangue do Cordeiro poderão usufruir. Por isso, se prepare, se santifique e se dedique em servir ao Senhor de todo o coração. Assim, você reinará por toda a eternidade com Ele! Al

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados