EBD – A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA  – LIÇÃO 7 ADOLESCENTES

EBD - A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA  - LIÇÃO 7 ADOLESCENTES

EBD – A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA  – LIÇÃO 7 ADOLESCENTES

Vamos descobrir

Você está pronto (a) para continuar estudando a rota de Paulo? Depois de ter participado do debate teológico em Jerusalém, o Apóstolo planejou visitar as igrejas que ele havia fundado na primeira viagem. No meio do caminho, veremos que foi preciso rever a programação e reajustar a rota. Seu plano era circular pelas igrejas da Ásia Menor, mas acabou indo para a Europa!

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

Hora de Aprender

Depois do Concilio de Jerusalém, Paulo e Barnabé continuaram mais algum tempo com os irmãos e as irmãs de Antioquia, ensinando sobre as Escrituras. Então, Paulo decidiu que era hora de fazer outra viagem missionária, a fim de visitar as igrejas por onde haviam passado na primeira viagem.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

I – A ROTA DA SEGUNDA VIAGEM

O plano inicial da segunda viagem era Paulo e Barnabé percorrerem as cidades por onde tinham pregado e plantado igrejas. Mas, houve um desentendimento entre eles. Você lembra que o jovem João Marcos os havia deixado durante a primeira viagem e voltado para Jerusalém (At 13.13)?

Barnabé queria dar uma nova oportunidade para ele e desejava levar João nesta nova viagem. Paulo discordou fortemente. Por isso, a dupla se separou. Então, Barnabé seguiu em viagem e navegou para Chipre com João. E Paulo seguiu seu plano na companhia de Silas (At 15.37-39).

Assim, Paulo e Silas saíram de Antioquia da Síria, cruzaram a Ásia Menor (At 15.40-16.8), passando pelas regiões da Cilícia, Galácia, Frigia e Mísia. Então, seguiram pela Europa (At 16.12), onde ocorreu a maior parte da viagem.

Primeiro na Macedônia, nas cidades de Filipos, Apolônia, Anfípolis, Tessalônica e Bereia. Depois na Acaia, nas cidades de Atenas, Corinto e Cencreia. O caminho da volta foi por Éfeso, onde ficaram algum tempo antes de seguirem para Jerusalém, tendo desembarcado na Cesareia.

No contexto dessa lição, o Império Romano organizava os seus territórios em províncias. Existiam aproximadamente 32 províncias, divididas entre senatoriais e imperiais. É importante saber disso porque algumas vezes Paulo cita o nome da província (da região), e não necessariamente confundiremos com uma cidade (veja que as cidades estão dentro das províncias, e não o inverso; por exemplo, corinto pertence à região da Acaia).

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI.

APP DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA EBD.

Logo abaixo segue o mapa da rota da segunda viagem missionária de Paulo para que o aluno se contextualize acerca da geografia da região.

EBD - MAPA - LIÇÃO 7 ADOLESCENTES

(BíbliaTV, 2012)

Observando a imagem acima, percebemos as grandes regiões da Síria, Capadócia, Galácia, Cilícia, Panfília, Ásia, Lícia, Macedônia e Acaia, além da Judeia (que era uma província imperial).

Feita a contextualização, entendamos também o contexto da segunda viagem missionária de Paulo; que diferentemente da primeira, nessa segunda não partiu com Barnabé! Isso porque, ambos divergiram acerca de João Marcos (se deveria partir com eles ou não), e nisso Barnabé partiu para o Chipre (novamente) com João Marcos (At 15:39). Paulo, por sua vez, escolheu a Silas e partiram juntos da Antioquia com sentido a Derbe e Listra (região da Galácia).

Listaremos abaixo os principais ocorridos na primeira parte da segunda viagem:

  • Paulo e Silas vão para Derbe e Listra;

  • Na região de Derbe e Lista Paulo se encontra com Timóteo, jovem de bom testemunho;

  • Paulo circuncidou Timóteo, que se juntou e seguiu viagem com eles (At 16:3);

  • Eles visitaram as igrejas da Galácia e confirmavam a fé dos irmãos (At 16:4,5)

  • O interesse era pregar na Ásia, mas o Espírito Santo os impediu (At 16:6)

  • Partiram da Galácia, contornaram a Ásia (“impedidos”) e chegaram em Trôade (At 16:8)

 

[Ver no mapa o “contorno” que eles realizaram quase que “por fora” da Ásia (no caminho de ida) até chegar em Trôade].

E a segunda etapa da viagem? O que aconteceu após Timóteo de Juntar a eles? Qual foi a estratégia que o Espírito Santo deu aos servos de Deus? (veremos abaixo)

II – MUDANÇA DE PLANOS

Paulo começou a viagem planejando visitar as igrejas na província da Ásia. Porém, o relato de Atos nos conta que o Espírito Santo estava impedindo o Apóstolo de seguir esse plano. Ele queria ir para Bitínia (At 16.6, 7). No entanto, depois de contornar a região da Mísia, Paulo foi para Trôade, que é na direção oposta, e ali teve uma visão. Ele viu um homem da Macedônia que lhe pedia que fosse à Macedônia para ajudá-los (At 16.9). Confiando na direção divina, o Apóstolo mudou sua programação e seguiu outro plano.

Ao invés de continuar na Ásia Menor, Paulo e seus companheiros se dirigiram à região da Macedônia. Pegaram um navio em Trôade e chegaram em Filipos. Era a primeira viagem registrada do Apóstolo à Europa!

Lucas conta que, no sábado, em Filipos, Paulo foi pregar na beira do rio, onde existia um lugar de oração. Não havia sinagoga lá. E agora?! — O Apóstolo mudou de estratégia e deu tudo certo. Ali, os missionários conheceram Lídia e outras mulheres (At 16.13-15). E assim nasceu uma igreja que amou e ajudou Paulo (Fp 4.14-19). O nome desse lugar é familiar? Sim. E onde moravam os irmãos que receberam a Carta aos Filipenses!

Depois, continuaram a rota por outras cidades da Macedônia. Silas e Timóteo permaneceram em Bereia e Paulo foi sozinho para a região da Acaia (At 17.14).

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA. CLIQUE AQUI

Quando chegou na cidade de Atenas, ele se deparou com o altar “ao Deus Desconhecido” (At 17.23). Lá havia muitos altares, para muitos “deuses”. Os atenienses não queriam esquecer de algum “deus”, então fizeram um altar com esse nome.

O Apóstolo foi até a Câmara Municipal de Atenas para pregar. Paulo, sábio e dirigido pelo Espírito Santo, adaptou a pregação do Evangelho a uma linguagem que seus ouvintes filósofos iriam entender. Paulo explicou que a mensagem do Evangelho é sobre o “Deus Desconhecido” que se torna conhecido por meio de Jesus Cristo. Alguns não judeus creram (At 17.32-34).

Partindo dali, Paulo foi para Corinto, a capital da região da Acaia. Ali, o Apóstolo exerceu sua profissão de fazedor de barracas, até que Silas e Timóteo chegaram para ajudá-lo (At 18.3-5). Eles trouxeram boas notícias da igreja em Tessalônica. Então, Paulo escreveu a primeira carta a essa igreja (1 Ts 1.1,3.6) e, mais tarde, fez uma segunda carta também.

Paulo ficou um ano e meio em Corinto para ensinar sobre as Escrituras (At 18.11). Como de costume, aos sábados, ele pregava nas sinagogas e sofreu oposição por isso. Desanimou? Não. O Senhor lhe apareceu numa visão para encorajá-lo (At 18.9,10). E ali surgiu mais uma igreja.

Depois desse período, Paulo foi para Éfeso com Priscila e Áquila, onde pregou nas sinagogas. O Apóstolo deixou o casal nesta cidade e seguiu a rota de volta para casa, prometendo que voltaria para visitá-los. Na sequência, deu uma paradinha em Jerusalém para ver os irmãos e as irmãs dali e, finalmente, retornou para a Antioquia da Síria (At 18.21, 22).

No tópico anterior, vimos o início da viagem de Paulo e Silas, partindo de Antioquia e seguindo para Derbe e Lista, onde se encontraram com Timóteo. Após isso os três seguiram viagem pela região da Galácia, mas a intenção era visitar as igrejas da Ásia e pregar o evangelho ali. Ocorre que na tentativa de seguirem para a Ásia, o Espírito Santo os impediu (At 16:6:7); por isso eles contornaram a Ásia e desceram até Trôade, para ver o que o Senhor havia de lhes ordenar.

Já em Trôade, durante a noite, Paulo teve uma visão de um varão que lhe rogava dizendo para passarem à Macedônia, para ajudá-los (At 16:9). Com isso, Paulo concluiu que o Senhor estava os orientando a pregar o evangelho na Macedônia, e para lá partiram. Partindo de Trôade em direção à Macedônia, passaram por Samotrácia,  Neápolis e Filipos (primeira cidade da Macedônia daquela banda). Na Macedônia, além de Filipos, Paulo esteve em Bereia e Tessalônica. Abaixo listaremos os principais acontecimentos da segunda parte da segunda viagem missionária.

  • Filipos: Deus salvou a Lídia e foi batizada com toda a sua casa (At 16:14,15)
  • Filipos: Expulsou o espírito de adivinhação de uma jovem (At 16:16-18)
  • Filipos: Paulo e Silas foram acusados de perturbar a cidade (At 16:20)
  • Filipos: Paulo e Silas foram açoitados e presos (At 16:23)
  • Filipos: Paulo e Silas louvam na prisão; e foram soltas as prisões de todos (At 16:26)
  • Filipos: Deus salvou o carcereiro e foi batizado com toda a sua casa (At 16:27-34)
  • Filipos: Paulo e Silas foram soltos da prisão (At 16:35)
  • Filipos: Visitaram Lídia, viram os irmãos, confortaram a todos e partiram (At 16:40)

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

  • Tessalônica: Paulo pregou na sinagoga e disputou com eles por três sábados (At 17:2)
  • Tessalônica: Muitos creram no Senhor Jesus, outros, porém, moviam-se de inveja (17:5)
  • Tessalônica: A cidade ficou alvoroçada entre os que creram e os que não creram (17:8)
  • Tessalônica: Os irmãos de Tessalônica enviaram Paulo e Silas para Bereia (At 17:10)

 

  • Bereia: Paulo e Silas foram à sinagoga dos Judeus em Bereia e pregaram a palavra
  • Bereia: Os irmãos de Bereia foram mais nobres e receberam bem a palavra (At 17:11)
  • Bereia: Os irmãos alvoroçados de Tessalônica foram até Bereia tumultuar (At 17:13)
  • Bereia: Paulo atravessa o mar às terras ocidentais; Timóteo e Silas ficam em Bereia.

Saindo da Bereia e seguindo para Atenas, Paulo aguardava ali por Timóteo e Silas que haviam ficado em Bereia. No entanto, Paulo não se conteve meramente em “esperar por eles”, pois quando viu a tamanha idolatria de Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo (At 17:16). Paulo pregou em Atenas e seguiu para a Corinto, na região da Acaia, onde se encontrou com Timóteo e Silas. Vejamos abaixo os principais acontecimentos da terceira parte da segunda viagem missionária de Paulo.

  • Atenas: Paulo disputava na sinagoga com os judeus e religiosos todos os dias (At 17:16)
  • Atenas: Paulo pregou para os filósofos epicureus e estoicos (At 17:18)
  • Atenas: Paulo pregou no Areópago sobre “o Deus desconhecido” (At 17:22-34)

 

  • Corinto: Silas e Timóteo descem da Macedônia e se encontram novamente com Paulo
  • Corinto: Paulo encontra Áquila e Priscila, fazedores de tenda (mesma profissão de Paulo)
  • Corinto: Paulo exerce sua profissão de fazedor de tenda, e mora ali por 1 ano e meio
  • Corinto: Paulo disputava todos os sábados na sinagoga e convencias judeus e gregos

 

  • Corinto: Muitos resistiam e blasfemavam (At 18:6)
  • Corinto: Crispo, o principal da sinagoga creu no Senhor com toda a sua casa (At 18:8)
  • Corinto: Alguns judeus incitaram a multidão e levaram Paulo a Gaio (procônsul)
  • Corinto: Gaio disse que não se envolveria em questões da lei judaica (At 18:14,16)

 

Após esses acontecimentos, Paulo despediu-se de Corinto e foi em direção a Síria. Antes disso passou em Éfeso (na Ásia) e deixou Priscila e Áquila que com ele tinham embarcado. Aproveitando a oportunidade, Paulo também pregou em Éfeso; mas essa primeira passagem por lá seria ainda rápida (na terceira viagem ele ficou mais tempo).

EBD - MAPA -LIÇÃO 7 ADOLESCENTES

(Paulo retorna para Síria; antes para em Éfeso)

Seguindo viagem, após sair de Éfeso, Paulo chega a Cesareia e Sobe até Jerusalém. Lá ele saúda a igreja (podemos imaginar que conversou um pouco com eles sobre a “jornada”) e depois segue para Antioquia, de onde tinha partido no início da segunda viagem; e dessa maneira se encerra a segunda viagem do Apóstolo Paulo.

III – A SENSIBILIDADE ESPIRITUAL

O plano inicial ter dado errado não foi um problema para Paulo, pois Deus estava no controle da viagem. Seguir outro plano garantiu que judeus e não judeus, homens e mulheres, senhores e servos, ouvissem que Jesus é o Salvador. Surgiram novas igrejas e novos líderes. Muitas vezes, as coisas não acontecem como planejado, porque assim Deus desejou. Como lidar com a situação? Ore. E importante ter intimidade com Deus e discernimento para ouvir seu direcionamento e conhecer a sua vontade.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI.

Curso para professores da EBD

Vimos que ao partir da Antioquia para a região da Galácia, o intuito de Paulo era pregar na Ásia; porém o Espírito Santo o impediu. Ele deveria estar atento e sensível para ouvir, e deveria ser prudente para obedecer. Paulo não sabia, mas Deus tinha um plano de tornar o evangelho conhecido na Macedônia e na Acaia (tanto que em Trôade Paulo teve aquela visão de um homem que lhe rogava dizendo para passarem à Macedônia para ajudá-los).

Por conta daquele “desvio de rota”, os irmão de Filipos (destinatários da carta aos Filipenses), de Tessalônica (destinatários da carta aos Tessalonicenses) e de Corinto (destinatários da carta aos Coríntios) ouviram a palavra de Deus e se converteram ao evangelho. Além disso, Paulo teve a oportunidade de pregar para os Gregos em Atenas, debatendo ideias com filósofos. Verdadeiramente o evangelho estava chegando aos “confins da terra”.

Muitas vezes o homem traça rotas e imagina um caminho a seguir, mas Deus (que do alto tudo vê) sabe exatamente o fim de cada um deles. Devemos estar prontos para ouvir a sua voz, pois Ele sabe exatamente o que faz.

CONCLUSÃO

A segunda viagem de Paulo foi longa, mas guiada por Deus. Durante esse período, pessoas aceitaram as Boas-Novas de Jesus, e novas igrejas surgiram.

Nos dias de hoje, somos convidados a entregar nossos planos ao Senhor e prestar atenção no seu direcionamento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados