EBD – APRENDENDO EM FAMÍLIA | LIÇÃO 5 PRE-ADOLESCENTES (EBD 4 TRIMESTRE 2024)
Canal Descomplicando a Teologia- Pr Jeovane Santos
INTRODUÇÃO DA AULA
Mas, sem demora, vamos para a nossa aula! Lição de número cinco dos pré-adolescentes do quarto trimestre de 2024, que traz por título “Aprendendo em Família”. Se você for professor, sempre recomendo: inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos.
Então, para iniciar, faça a dinâmica, mas se quiser, também pode iniciar fazendo algumas perguntas com relação ao título. Assim, você vai verificar o grau de conhecimento dos seus alunos. Aqui, você pode perguntar: o que é família?
Como se constitui uma família? Quem faz parte da família?
LEITURA BÍBLICA
Dando seguimento, vamos para a nossa leitura bíblica, que é a nossa leitura oficial, que está em Provérbios, capítulo 4, do versículo 1 ao versículo 5, e Provérbios, capítulo 22, versículo 6. Recomendo que você faça uma leitura compartilhada.
MENSAGEM
Dando seguimento, vamos para a nossa mensagem, que é onde a Bíblia Sagrada diz: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre a seu pai e a sua mãe, porque Deus gosta disso.
” (Colossenses, capítulo 3, versículo de número 20).
EXPLICAÇÃO
Irmãos, aprendam o seguinte: Deus ama, Deus gosta quando seus filhos estão sendo obedientes. Isso mesmo!
Deus gosta da obediência e quer dos seus filhos, principalmente, aqui destacado pelo Apóstolo Paulo, a questão do respeito, de honrar os nossos pais. Este é o princípio divino que não podemos abrir mão. Você, pré-adolescente, precisa amar, valorizar, honrar os seus pais.
Já estudamos até uma lição falando dessa temática. O que você acha disso?
INTRODUÇÃO
Dando seguimento, vamos para a nossa introdução: “Conhecendo mais de Deus”.
Caro pré-adolescente, você já parou para pensar que a família é responsável pela maior parte do nosso aprendizado? Apesar de certas dificuldades que enfrentamos, a convivência com os pais e irmãos é fundamental para adquirirmos valores que levaremos para toda a vida. A família é preciosa para Deus e constitui a base da sociedade.
ENTRE NO NOSSO GRUPO SOBRE OS MATERIAS DA EBD, É SÓ CLICAR AQUI!
EXPLICAÇÃO
Já vai aprendendo e dizendo: ” a família foi constituída por Deus. ” A família foi e é a primeira instituição constituída por Deus. A família é um projeto de Deus.
E quando nós falamos “família”, falamos de uma forma geral: compõe-se esta família o pai, a mãe, os irmãos e assim por diante. Todos estes que fazem parte da família têm seus direitos e têm seus deveres, mas principalmente o respeito, o cuidado, a união tem que fazer parte de uma família. E nós, principalmente, como cristãos, devemos ter a mente de Cristo.
Então, eu, como pai, preciso respeitar a minha filha. Da mesma forma, ela, enquanto filha, precisa haver amor, compromisso, responsabilidade e zelo; porque a família foi constituída por Deus, e Deus colocou a união e o amor em nossos corações. Mas eu sei que, às vezes, vem aquela peleja, aquela dificuldade de convivência, mas até esse processo, muitas vezes de crises e dificuldades, vai nos fortificar, porque relacionamento você vai ter a vida toda.
A vida toda você vai precisar se relacionar com pessoas que gostam de você. Eita, glória! Com pessoas que não gostam de você, eita glória!
Da mesma forma, então, na família já aprendemos a lidar com essa situação: divergência, troca de experiência, convivência. . .
Tudo isso passamos pela família, porque, quando chegar na rua, quando chegar na escola, quando chegar na igreja, quando chegar no trabalho, já vamos saber como lidar com determinadas situações de adversidade, de dificuldade. Então, a família é fundamental! A família não é somente importante; ela é fundamental.
Você que está me ouvindo só existe por causa da família. Como assim, pastor? A relação do seu pai com a sua mãe trouxe você.
1 TÓPICO “FAMÍLIA: LUGAR DE APRENDIZADO”.
Deixa aqui nos comentários o que você acha e deixe também novas contribuições, é importante! Mas, dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, que traz por título “Família: Lugar de Aprendizado”.
Nos tempos bíblicos, não havia escola dominical, conforme o modelo que observamos nos dias atuais. Naquela época, eram os pais que ensinavam os filhos sobre Deus e as escrituras em casa. As crianças e adolescentes aprendiam valores morais e sociais, conheciam a Deus e aprendiam a amá-Lo e a temê-Lo.
Muitos filhos foram abençoados porque aprenderam a partir do ensinamento que receberam em casa por meio dos seus pais. Vejamos alguns exemplos:
EXPLICAÇÃO
A primeira igreja inicia na sua casa, na sua família. Isso mesmo! O primeiro sacerdote é o seu pai.
A família é a sua primeira igreja! E muitas coisas relacionadas a Deus, à nossa comunhão, à nossa maturidade, ao nosso crescimento espiritual podem e devem iniciar dentro de casa.
Dentro de casa, todas as pessoas envolvidas devem ter o conhecimento da palavra, o estudo da palavra. E nós podemos ver isso muito bem na Bíblia Sagrada, onde jovens, senhores e senhoras tiveram compromisso porque aprenderam em casa a constituir família, a aprender em casa, a servir a Deus, a não negar a fé, a aprender em casa. Sabemos que hoje muitos pais têm deixado essa responsabilidade somente com professores da EBD, com os tios, com as tias, com a liderança.
Isso é um grande erro! A primeira igreja começa na sua casa. E, por coincidência, aqui em casa, nós começamos de uma forma mais efetiva.
Nesta semana mesmo, chamei minha filha, Kayalla, para que nós possamos estudar a palavra de Deus. Vamos ler a Bíblia Sagrada toda, eu e ela juntos, já que a minha esposa, nossa irmã Neia, está em viagem. Mas, quando ela retornar, ela vai entrar nesse propósito também.
Estamos lendo a Bíblia Sagrada toda. Cada um vai estar lendo em voz alta um capítulo e depois vai trazer um pequeno resumo, uma explicação do que entendeu. Por exemplo, minha filha leu Gênesis 1 em voz alta para que todos pudessem ouvir e depois trouxe uma explicação.
Depois, foi minha vez. Eu li Gênesis capítulo 2 e também trouxe uma pequena explicação. E, depois disso, fazemos oração e terminamos.
Se você é pai, se você é mãe, precisamos tomar atitudes e ensinar os nossos filhos a temer a Deus e servir ao Senhor.
Se, quando eles crescerem, se desviarem, por conta própria, por opção, mas não porque nós abrimos mão de ensinar a palavra de Deus. Porque eu sei que vai chegar determinados momentos em que seu filho, meu filho, vai ter que decidir: servir a Deus ou não. Aí, é um critério dela, mas a minha parte estou fazendo.
E faça a sua também! Ah, pastor, mas eu vou ensinar a pré-adolescentes. Não são os pais!
Incentive os seus pré-adolescentes ao chegar em casa a fazer uma proposta dessa. Ah, pastor, ninguém vai querer! Você já tentou?
Faça a sua parte! Deixa Deus trabalhar, crente!
ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA DA LIÇÃO 5 DOS PRE-ADOLESCENTES, É SÓ CLICAR AQUI
“OS FILHOS DE NOÉ”.
Mas, dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, a letra A, que traz por título “Os Filhos de Noé”.
O patriarca Noé construiu a arca com ajuda dos seus três filhos. Eles aprenderam com os conselhos e exemplos de seus pais a amar e honrar ao Senhor. Por isso, foram abençoados, e toda a família foi salva das águas do dilúvio.
EXPLICAÇÃO
Veja só, na Bíblia Sagrada tem muitos exemplos de filhos que obedeceram aos pais, honraram a Deus e os pais também fizeram a sua parte de ensinar. Aqui foi destacado a pessoa de Noé, aquele que construiu a arca. Ele conseguiu, através da sua vida, do seu exemplo, ensinar seus filhos a temer e servir ao Senhor, tanto que os seus filhos ajudaram Noé a cumprir a missão do mesmo, que era construir a arca, e depois eles entraram na arca.
Isso mostra, irmãos, responsabilidade, compromisso, honrar pai, honrar mãe. E, por causa dessa obediência, eles foram salvos. Presta atenção: se os filhos de Noé não tivessem entrado na arca, teriam perdido a sua própria vida.
Mas, por causa da obediência ao seu pai, entraram na arca e foram abençoados. Já vai anotando aí, viu? Quando você obedece seu pai, sua mãe, você é honrado, você é abençoado, você é salvo!
Ah, pastor, e quando eu não faço? Não sei. Deixa aqui nos comentários a sua opinião: o que é que acontece quando um filho é desobediente ao pai?
Deixa aqui nos comentários e faça também esse mesmo questionamento com seus alunos.
“ISAQUE”
Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, a letra B, que traz por título “Isaque Aprendeu com Seu Pai Abraão”. Sobre a fé e obediência, ele era um homem de oração e confiou que Deus era poderoso para operar o milagre e curar a esterilidade de Rebeca.
Deus ouviu sua oração e Rebeca concebeu Esaú e Jacó.
EXPLICAÇÃO
Só vamos falar agora um pouquinho acerca de Isaque, o filho da promessa à qual Deus fez a Abraão e cumpriu com a promessa.
Logo, Isaque sobre toda a história, todos os fatos, toda a promessa. Então, Abraão se preocupou em contar a sua história, contar suas experiências com Deus para Isaque. Isaque aprendeu, e aprendeu muito bem, porque quando ele percebeu que a sua esposa Rebeca não podia ter filhos, ele foi orar, interceder a Deus pela vida dela.
Assim, aconteceu o milagre. Mas Isaque aprendeu com o pai e seguiu esse excelente exemplo de vida, de oração e comunhão com Deus, e por causa disso, Deus atendeu a oração de Isaque e concebeu que Rebeca tivesse dois filhos: são eles Esaú e Jacó. Você está conseguindo compreender a importância que tem ao ensinar?
É muito importante o pai ensinar, mas de nada adianta se o filho não praticar, não executar, não colocar em prática aquilo que está sendo ensinado.
“SALOMÃO”.
Mas vamos dar seguimento ainda ao nosso primeiro tópico, a letra C, que traz por título “Salomão”. Ao pedir sabedoria a Deus, provavelmente Salomão fez esta escolha por ter aprendido com seu pai, o Rei Davi, o valor e os benefícios da sabedoria.
Salomão foi o homem mais sábio e próspero de todos os tempos, porque ouviu os conselhos de seu pai e com ele aprendeu o temor ao Senhor.
EXPLICAÇÃO
Salomão é filho de Davi, um grande guerreiro, o homem bastante temente a Deus, servo do Senhor, que por certo, como foi aqui destacado, não quero nem entrar na questão da família de Davi. Não acha interessante?
Mas Salomão, quando teve a oportunidade de pedir algo a Deus, ele não pediu riqueza, não pediu poder, não pediu a morte dos seus inimigos. Ele pediu a Deus sabedoria!
Talvez por ter visto, presenciado, o governo do seu pai, onde Davi foi um homem muito sábio, estrategista, que conseguiu conquistar muitas vitórias. Davi ganhou, e você sabe muito bem que para conquistar vitórias, não adianta somente ter força. A luta tem que ser inteligente.
Então, quando Salomão percebe a inteligência do seu pai, ele entende que se ele tivesse inteligência, conseguiria poder, conseguiria riqueza e também a destruição dos seus inimigos. Então ele vai pedir a Deus sabedoria, e Deus lhe concede aquilo que desejava o seu coração. Salomão foi o homem mais sábio da terra e próspero também.
“RUTE”
A bênção foi grande. Dando ainda seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, a letra D, que traz por título “Rute”, bisavó do Rei Davi. Ela aprendeu com a sua nora Noemi, que era para ela como uma mãe, a amar e crer no Senhor.
EXPLICAÇÃO
Veja só, Rute, meus irmãos, tinha todo momento, toda oportunidade para sair, para se sentir liberta, para pecar. Mas, no entanto, ela resolveu atender aos conselhos de Noemi, a sua sogra, que estava na posição da sua mãe. Isso mesmo, Rute tinha vários motivos para desobedecer, para deixar Noemi sozinha, para retornar para sua terra, retornar para sua família.
Mas, no entanto, ela resolveu obedecer aos ensinamentos de Noemi, que estava na posição da sua mãe. E por causa disso, ela foi abençoada. Veja só: Noemi não era a mãe de Rute; Noemi era sua sogra, mas Rute a tinha como a sua própria mãe.
Por causa disso, foi abençoada. Irmãos, o segredo do sucesso está na obediência! O segredo do sucesso está na obediência.
E veja aqui: Noemi não era mãe, mas era considerada, ficou na posição de mãe. Talvez você, que é pré-adolescente, esteja nessa situação. Talvez você não tenha pai, talvez você não tenha mãe.
Você pode ser criado pelos seus avós; você pode ter sido criado por pessoas diferentes. Eu digo sempre: eu, por exemplo, fui filho adotivo. Ou, na verdade, sou filho adotivo; meus pais me abandonaram cedo, foram morar na cidade grande e eu fui criado por uma outra mulher chamada Edileusa, que eu considero como minha mãe.
Até agora não aceitou, mas estou em oração. Então, fui criado por uma outra pessoa, mas, no entanto, eu tenho que honrar essa pessoa, valorizar esta pessoa. Entendeu o mistério aqui?
“ESTER”
Então, honre essa pessoa que está cuidando de você. Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, a letra E, que traz por título “Ester”. Esta rainha aprendeu com seu primo Mardoqueu, que a criou como pai, a ser fiel ao Senhor e a estar disponível para a realização de seus planos.
EXPLICAÇÃO
Ester e Mardoqueu. Veja que Mardoqueu não era seu pai, não era seu irmão, não era seu tio, era o seu primo. Mas, no entanto, nós não sabemos o motivo, mas quem terminou de criar, de cuidar, de zelar pela vida de Ester foi Mardoqueu.
Então, Mardoqueu ficou na posição do pai de Ester e ensinou a palavra, passou experiências e ela aprendeu. E ela aprendeu! Ela não ficou frustrada, decepcionada: “Eu não tenho pai, não tenho mãe, não tenho ninguém.
” Tem, sim! Você tem Mardoqueu que está perto de você. Você tem Mardoqueu que está cuidando de você.
Eu não sei se é seu pai, se é sua mãe, seu irmão, seu tio, seu primo, seu avô; não sei, mas você tem algum Mardoqueu cuidando da sua vida. Já vai aprendendo: zele, cuide porque faz falta.
“JESUS”
Agora, vamos para o nosso primeiro tópico, a letra F, que traz por título “Jesus”.
Nosso Senhor, enquanto homem, aprendeu com seu pai José o ofício da carpintaria para se cumprir a palavra de Deus.
EXPLICAÇÃO
O exemplo de Jesus, sabemos muito bem que Ele nasceu de Maria, mas sem a necessidade ou ajuda diretamente de José. No entanto, podemos assim falar: José é o pai adotivo de Jesus.
José recebeu Jesus como seu próprio filho e, por causa disso, ensinou Jesus a sua profissão de ser carpinteiro, e Jesus aprendeu. Agora, vou te perguntar aqui: quantos pais estão ensinando a profissão que têm aos seus filhos? Vou perguntar também: quantos filhos querem aprender a profissão do pai?
Deixa aqui nos comentários e faça essa discussão com seus alunos.
Jesus aprendeu a profissão com seu pai José, de ser carpinteiro, e você, o que está aprendendo?
Qual o maior ensinamento que você tem deixado ou que tem aprendido? Deixa nos comentários e faça também essa discussão com seus alunos.
2 TÓPICO “APRENDENDO DIREITOS E DEVERES”.
Dando ainda segmento, vamos para o nosso segundo tópico, que traz por título “Aprendendo direitos e deveres”. Toda a família é formada por integrantes que desempenham funções específicas. Como filho, você tem o direito de falar, ser ouvido, respeitado, amado e desfrutar de todas as bênçãos de um lar.
Mas também tem alguns deveres que precisam ser cumpridos para que você possa ser feliz e herdar as promessas de Deus.
EXPLICAÇÃO
Aqui agora é um tema difícil, porque ultimamente, toda a sociedade. .
. Não estamos falando tão somente para pré-adolescentes, mas para toda a sociedade. Querem exigir briga para que seus direitos sejam preservados.
Para que você possa desfrutar dos seus direitos, na verdade, todo mundo hoje conhece os seus direitos, aquilo que você merece, aquilo que deve ser destinado a você. Todo mundo conhece e quer exigir briga. Agora, as pessoas querem cumprir os seus deveres.
E aí existe toda uma questão que precisa ser trabalhada dentro de uma casa, dentro de uma família. Existem responsabilidades do pai, mas também dos filhos, dos membros da casa. Cada um precisa cumprir com seu dever para que as promessas de Deus, para que os direitos possam chegar a todos.
Então, você que gosta de exigir: “Ah, meu direito, eu mereço”, vai cumprir também o seu papel! Vai ajudar seus pais, vai fazer alguma coisa. Nada de cruzar os braços, viu?
É Deus falando contigo!
“RESPEITAR, OBEDECER E HONRAR SEUS PAIS”.
Dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, o item A, que traz por título “Respeitar, obedecer e honrar seus pais”. Os pais são responsáveis pela criação dos filhos.
Os filhos, por sua vez, têm o dever de obedecer e honrar seus pais. Os filhos obedientes serão chamados de justos, terão vida longa, viverão bem e serão prósperos. Respeite e honre seus pais, não zombe deles, pois as consequências não serão agradáveis.
EXPLICAÇÃO
Ah, aí o filho fala: “Eu mereço, é meu direito, é meu, eu tenho que ter, todo mundo tem, é meu”. Aí eu pergunto: e como é que está a sua obediência? Porque até na hora de conversar com seu pai, tem que ter prudência, tem que ter respeito.
E tem muitos filhos, isso mesmo, que falam de uma forma arrogante com seu pai. Deus não gosta disso! Não tem muitos filhos que falam de uma forma ignorante com seus pais.
Deus não se agrada com isso, não! E Deus está vendo. Já pensou na situação?
O filho é todo ignorante, o filho é todo arrogante com seu pai. Aí, de repente, chega na igreja, quer sentir a presença de Deus, o poder de Deus.
. Não vai sentir! Como assim, pastor?
Isso interfere? Claro que sim! A Bíblia manda você amar, honrar e obedecer aos seus pais.
Se durante o dia você desobedece, desvaloriza ou não honra os seus pais, vai chegar na igreja e não vai sentir a presença de Deus. E outra coisa, viu? E se sentir, vigia, que deve ser um fogo estranho!
Isso mesmo, Deus não aceita, não! Não passa a mão na cabeça de ninguém. Fale com seus pré-adolescentes que, para estarem recebendo as bênçãos de Deus, precisamos respeitar, obedecer e honrar os nossos pais, porque isso é princípio bíblico e deve ser obedecido por todos, até mesmo você.
É professor, já é adulto. Se você tem seu pai e sua mãe, vai obedecer.
“ACATAR A CORREÇÃO DE SEUS PAIS”.
Dando ainda seguimento, vamos para o nosso segundo tópico: a letra B, que traz por título “Acatar a correção de seus pais”.
É necessário obedecer e aceitar a disciplina aplicada pelos pais, mesmo quando não gostamos. O filho que ouve a correção dos seus pais é prudente e sábio, mas o tolo despreza. Você deseja ser sábio ou tolo?
EXPLICAÇÃO
Aceitar e acatar a correção, a disciplina. Agora uma observação: toda a disciplina, toda a correção tem que ser feita pelo pai ou pela mãe, com muito amor. Isso mesmo, com muita prudência.
Mas você precisa disciplinar seus filhos. Esse ato de disciplinar, de corrigir, de punir, tem que ser feito com amor. Sabe, com muita sinceridade, com muita honestidade, com muito amor, para que seu filho possa perceber que essa correção não é para matar, mas sim para ensinar, para fazer dele, o pré-adolescente, uma pessoa melhor.
Agora, você que está sendo corrigido precisa entender isso: a correção é para sua evolução; a correção é para que você possa melhorar enquanto pessoa, melhorar enquanto filho, melhorar enquanto ser humano. E isso é uma evolução. Mas já vai aprendendo.
Vai ter correção, sim. Vai ter aquele puxão de orelha, aquele tirar o celular. Meu Deus!
Aqueles atos de disciplina são necessários para que você possa crescer enquanto pessoa. Todos nós, eu, por exemplo, pastor Geovani, já passei por diversos momentos de disciplina. E você já passou também.
Conte aqui a sua experiência. Quais as disciplinas que você já passou enquanto criança? Deixe aqui nos comentários, por gentileza.
ASSISTA O NOSSO VÍDEO COM DINÂMICA DA LIÇÃO 5, É SÓ CLICAR AQUI!
“ALEGRAR E ORGULHAR SEUS PAIS”
Agora, o nosso segundo tópico: o item C, que traz por título “Alegrar e orgulhar seus pais”. Trazer alegria ao coração dos pais é dever dos filhos e também um sinal de sabedoria. Você pode cumprir esses deveres respeitando-os, sendo honesto, ajudando nas tarefas de casa, ajudando com empenho e servindo a Jesus com amor, escolhendo amizades saudáveis e cristãs, reconhecendo e agradecendo seus pais por seus esforços, dentre outras maneiras.
Se por alguma razão você não convive com seus pais, procure ser assim com aqueles que acolheram você com amor e carinho.
EXPLICAÇÃO
Irmãos, preste atenção: não pense que as coisas são fáceis.
Hoje nós sabemos que nossos filhos estão tendo aquilo que nós nunca tivemos. Têm viajado, meu Deus do céu! Minha filha já viajou muito mais do que eu, enquanto jovem, enquanto até adulto.
Então, nossos filhos estão tendo coisas que nós nunca tivemos. Mas, no entanto, é uma geração que só o sangue de Jesus. Precisamos orar para que nossos filhos possam ter temor e respeito.
Então, se o filho quer receber amor, tem que dar amor. Se o pai quer receber amor, tem que dar amor também. Como foi colocado: alegrar e orgulhar seus pais.
Pastor, como é que eu, enquanto pré-adolescente, posso valorizar meu pai? Reconhecendo os seus feitos, os seus esforços, a sua dedicação, o seu trabalho, com aquele jeito carinhoso, obedecendo à sua palavra, respeitando aquilo que está sendo dito. Mas hoje parece que estamos em uma época em que as pessoas gostam de desafiar.
Quantos filhos estão desafiando o seu pai? Vai ter consequência! Deus não se agrada, Deus não aceita.
Se você é pré-adolescente que fica desobedecendo, que fica desafiando o seu pai, Deus não gosta, Deus não aprova e vai ter consequência. Já vai anotando aí: pastor tá colocando medo? Não!
É a Bíblia! A obediência traz bênção; a obediência traz sucesso. Mas a desobediência traz castigo.
É você que escolhe aquilo que você quer ?
3 TÓPICO “ENSINAMENTOS QUE LEVAMOS POR TODA A VIDA”.
Dando seguimento, vamos para o nosso terceiro tópico e o item A, que traz por título “Ensinamentos que levamos por toda a vida”. Os ensinamentos dos pais ou responsáveis servirão por toda a vida. Guardá-los e praticá-los faz com que os filhos se tornem boas referências na sociedade, tal como observamos em algumas histórias bíblicas.
EXPLICAÇÃO
Veja só: aquilo que é ensinado para uma criança, existe uma grande possibilidade, probabilidade, de que ela venha a guardar e executar na vida toda. Aquilo que a criança aprende, vê, ouve, sente, existe uma grande tendência de que ela leve para a vida toda. Por isso precisamos ensinar, principalmente com exemplo, com atitudes.
Não adianta você falar uma coisa e fazer outra. Mas quando os nossos filhos aprendem, e você, que é pré-adolescente, aproveita a oportunidade para aprender as coisas boas, a Palavra do Senhor, a ler a Bíblia, a participar da EBD, porque esses ensinamentos vão fazer diferença na sua vida. Quanto mais você aprender agora, mais forte e mais solidificado você vai estar na Palavra de Deus.
E se prepare, porque vai ter dificuldades. Mas, como você está aprendendo certo, você vai passar pela dificuldade, dando glória a Deus.
“JOSÉ”
Agora vamos para o nosso terceiro tópico, o item A, que traz por título “José, o filho mais novo de Jacó”.
Naquele tempo, foi levado a um lugar distante e idólatra, o Egito, após ser vendido por seus irmãos. Mesmo longe de sua família. .
. Ele não se esqueceu dos ensinamentos dos seus pais e se manteve fiel a Deus, que o abençoou e o tornou governador do Egito.
EXPLICAÇÃO
José, todos nós conhecemos a história de José, mas, resumindo, Isaque teve dois filhos em destaque aqui: Jacó.
Jacó vai ter 12 filhos e, dentre esses, tem José. Esse José foi vendido; no entanto, quando chegou no Egito, passou por muitas dificuldades. Mas, como a sua raiz estava em Jacó, seu pai; estava em Isaque, seu avô; e estava em Abraão, seu bisavô, com certeza ele conhecia as histórias dos seus antepassados e isso fortificou a sua vida.
Tanto que ele chegou no Egito e não abriu mão das coisas de Deus, não se esqueceu de Deus, não teve uma vida idólatra, por causa dos ensinamentos, por causa da palavra ensinada dentro de casa, com seu pai e seus avós, da importância de aprendermos bem e corretamente aquilo que Deus nos ensina. Para que, qualquer dia, vá que você vai parar no Egito, no mundo! Estamos aqui no mundo agora.
Entenda que você está no mundo, mas você não é do mundo, porque Deus te chamou. Deus transformou a sua vida. Por isso, seja diferente!
Seja um José no Egito, dando seguimento.
“DANIEL E SEUS AMIGOS. “
Vamos para o nosso terceiro tópico, o item B, que traz por título “Daniel e seus amigos. ” Eles aprenderam a amar e a temer ao Senhor ainda crianças e, mesmo quando foram levados à Babilônia, uma nação idólatra, não se esqueceram de tudo que aprenderam e escolheram manter-se fiéis ao Senhor.
A Bíblia não fala claramente sobre quem os ensinou sobre Deus, mas provavelmente foram seus pais.
EXPLICAÇÃO
Daniel e seus amigos praticamente têm quase a mesma temática da história de José, pois foram levados cativos para viver na Babilônia, lugar do pecado, lugar do mal, como escravos. No entanto, quando chegaram na Babilônia, eles não abriram mão do princípio e continuaram servindo e adorando a Deus.
Por que isso, pastor? Por causa das suas raízes, por causa do conhecimento, por causa da sua intimidade com Deus. Eles conheciam a Deus, tinham ouvido falar sobre Deus, por certo com seus pais, na lei do Senhor, no tempo, e isso tudo fortaleceu a vida deles.
Porque eles chegaram lá na Babilônia e não negaram a Deus; continuaram servindo e adorando ao Senhor. Daí a importância de você ouvir a palavra de Deus, você participar da EBD! Está vendo, professor?
Já faça aqui essa relação que é importante seus alunos estarem na EBD, para que possam aprender e crescer na graça e no conhecimento do Senhor! Porque a Babilônia está aí, a Babilônia está no mundo, cada vez mais se distanciando do Senhor. Mas eu, você, nós precisamos ser fiéis, assim como Daniel e seus três amigos.
Concorda ou discorda? Comenta aqui, por gentileza.
“ESTER. “
Vamos para o nosso terceiro tópico, a letra C, que traz por título “Ester. ” Mesmo após ter se tornado rainha da Pérsia, uma nação que não temia ao Senhor, Ester manteve guardados os ensinamentos que recebera do seu primo Mardoqueu e foi usada como instrumento nas mãos do Senhor para impedir a matança de milhares de hebreus que viviam naquele lugar.
EXPLICAÇÃO
Irmãos, entenda o seguinte: é necessário ensinar, mas é necessário aprender tudo aquilo que está sendo ensinado a você.
Mais cedo ou mais tarde, você vai precisar colocar em prática. Aqui destaco: Ester aprendeu com Mardoqueu como servir e adorar a Deus. E, quando ela precisou tomar atitude, ela tomou a atitude correta, segundo a vontade de Deus, porque aprendeu certo, foi orientada!
Faça a mesma coisa. Se dedique mais à palavra do Senhor, tenha compromisso, tenha responsabilidade de ler, de estudar, de meditar na palavra de Deus, porque isso vai te fortalecer. O que nós vemos hoje são muitos adolescentes e pré-adolescentes sem compromisso com o Senhor.
Vão para a igreja arrastando a sandália, olhando para o relógio, e se levam o celular, então não prestam atenção no culto, não sentem a presença de Deus, não sentem a graça de Deus. Quando você for à igreja, se envolva com a igreja. Pense na igreja, sirva ao Senhor, adore a Cristo!
Lugar de culto é lugar de adoração; lugar de culto é lugar de servir a Deus e não ficar mexendo no celular! Viu, já faça essa argumentação com seus pré-adolescentes, viu, professor? É necessário ensinar corretamente!
E muitos dos nossos pré-adolescentes, os seus pais não são cristãos. Então, você terá a oportunidade de ensinar corretamente! Qual, bebê, seu comportamento dos pré-adolescentes que Deus te graça, varão, varoa.
ENTRE NO NOSSO GRUPO SOBRE OS MATERIAS DA EBD, É SÓ CLICAR AQUI!
CONCLUSÃO
Damos seguimento. Vamos para a nossa conclusão, onde está escrito: valorize a família que Deus lhe concedeu. Guarde o seu coração os ensinamentos que você aprendeu com ela e os pratique.
Esses valores serão importantes por toda a sua vida, e Deus certamente abençoará você.
EXPLICAÇÃO
Você que a bênção do Senhor! Obedeça, siga, aprenda, estude a palavra de Deus.
Quanto mais você estudar, mais conhecimento você vai ter sobre as verdades bíblicas e isso vai te fortalecer na presença dEle. Em nome de Jesus, que Deus continue te abençoando. Te pergunto: gostou dessa aula?
Você entendeu?