EBD – AVISOS E PROFECIAS FINAIS – LIÇÃO 13 JUVENIS

EBD - AVISOS E PROFECIAS FINAIS - LIÇÃO 13 JUVENIS

EBD – AVISOS E PROFECIAS FINAIS – LIÇÃO 13 JUVENIS

CONECTADO COM DEUS

Ao longo do trimestre, fizemos um estudo panorâmico do livro de Apocalipse, compreendendo mais profundamente as visões, profecias, conselhos e promessas do Senhor, descritas pelo apóstolo João. Esperamos que essas ricas e poderosas palavras tenham avivado a sua fé e relacionamento com o Deus Altíssimo. Lembre-se sempre de que, em breve, não seremos apenas leitores ou estudantes do Apocalipse, mas também participantes do cumprimento de suas profecias. Esteja preparado(a) para o grande encontro com Cristo e com o Deus dos santos profeta, pois as suas palavras são fiéis e verdadeiras (Cf. Ap 22.6). Portanto, “quem tem ouvidos ouça o que 0 Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”(Ap 2.7).

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

  1. ADMOESTAÇÕES FINAIS

Chegamos ao estudo do último capítulo deste surpreendente livro, que é o Apocalipse. Veremos as admoestações e promessas finais do Senhor, enfatizando a autenticidade de cada profecia, a proximidade da sua volta e o convite para estarmos com Ele na Nova Jerusalém.

Admoestações são conselhos, advertências e correções do Senhor para que vivamos, aqui e na Eternidade, a sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm 12.2). Essas admoestações afirmam que as palavras do Livro são fiéis e verdadeiras. Tudo o que está escrito irá se cumprir (Ap 1.19; 22.6), pois é a revelação de Jesus Cristo, cuja verdade é a sua essência, Não podemos deixar de acreditar em cada palavra que foi dita ao apóstolo João, pois o nosso amado Salvador, tal como seu testemunho, é fiel e verdadeiro (Ap 1.5:314; 19.11).

1.1. O Senhor vem sem demora

O próprio Senhor Jesus diz: “Venho sem demora” (Ap 20.7). Saiba que já está tudo pronto para a sua vinda, que se cumprirá como Ele mesmo alertou: de forma repentina e surpreendente. Por isso, é nosso dever estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17) e para um dia, voltarmos com Jesus nas nuvens do céu, ao fim da Grande Tribulação (Jd 1.14). E, então, reinaremos com Ele durante o Milênio.

Talvez você se pergunte se o Dia do Senhor está próximo, afinal, alguém pode dizer “já se passaram mais de dois milênios e o Senhor ainda não veio”! Saiba que estamos vivendo os últimos instantes aqui na terra! Existe um assunto teológico chamado “as 70 semanadas de Daniel” ou “as 70 semanas para o dia do acerto de contas de Deus com Israel”; e estudar sobre isso nos mostra como os fatos ao longo da história nos aproxima do tempo do fim.

Essas 70 semanas representam marcos proféticos de eventos na história até que o Senhor Jesus venha, como por exemplo (alguns eventos que já aconteceram): I – a libertação do povo após 70 anos de cativeiro; II – a reconstrução do templo e dos muros (com Zorobabel e Neemias); III – a vinda do Messias; IV – a morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus; V – o tempo da graça e o nascimento da “Igreja de Cristo”; VI – a destruição do templo no ano 70 d.C. com o general Tito; VII – a perseguição e guerra contra os Judeus (antissemitismo). Todos esses eventos já aconteceram ao longo de 69 semanas proféticas, restando apenas “Uma semana” para o cumprimento total da profecia.

Esse seria assunto de outra aula, mas achamos interessante citar para ficar claro que o Senhor vem sem demora; e a nossa geração é a que mais está perto dentre todas desde que Ele foi para o céu. Quando a porta da graça de fechar (com o arrebatamento da igreja de Cristo), restará apenas UMA semana profética; e no fim dessa semana, o Senhor virá! Entende a “urgência”? Mais do que nunca precisamos estar em comunhão com Deus! Se a sua segunda vinda se aproxima (para tratar com Israel), quanto mais próximo ainda não está o arrebatamento da sua igreja! Ele está às portas!

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

Curso para professores da EBD

1.2. Guarde as palavras dessa profecia

O Apocalipse começa com a promessa de felicidade para quem lê e termina com a promessa de felicidade para quem guarda a profecia deste Livro. Ou seja, devemos ter o cuidado de não esquecer essas palavras, assim como o dever de viver de acordo com elas, passando-as adiante (Mt 28.19,20). Tudo que o Senhor disse se cumprirá! Lembre-se de que Deus não pode mentir! Por séculos, temos visto sua Palavra se cumprir. Podemos e devemos ter total confiança nas Escrituras Sagradas (1 Rs 8.56; Sl 119.160).

A ordem dada pelo anjo de Deus a João foi: “não seles as palavras da profecia deste livro” (Ap 22.10). Isso significa que as profecias do Apocalipse não podem ficar escondidas ou esquecidas. Elas devem ser anunciadas e com grande urgência, pois o seu cumprimento não tarda.

Algumas profecias se cumpriram já naquela época, em que foram escritas. Outras se cumprirão brevemente. A Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação (1 Ts 5.9). Os cristãos genuínos não passarão por ela. Logo, devemos dar a máxima atenção à Palavra de Deus.

A bem-aventurança para aquele que lê consiste no fato de estar tendo acesso às palavras da verdade. Por sua vez, a bem-aventurança em guardar as palavras desse livro consiste em viver as garantias da obediência. Veja que esse chamado à obediência não é meramente apoiado em punições (como quem tem medo das consequências), mas no fato de fazer o bem a si mesmo. Todas as visões que João teve não foram encobertas, pois importava que as palavras dessa profecia fosse conhecida pelos homens, por isso a admoestação do anjo “não seles as palavras da profecia deste livro”.

1.3. O alerta moral

“Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda […]” (Ap 22.11). Esta é uma das advertências mais sérias e duras na Palavra do Senhor. Aos cristãos é inadmissível um com portamento duplo, pois há diferença entre o destino dos ímpios e o dos servos de Deus (Ml 3.18). Como disse o apóstolo Tiago, os que têm “o ânimo dobre” (Tg 4.8), isto é, a alma dividida, entre “dois senhores”, necessitam, urgentemente, seguir a ordem de purificar o coração; se quebrantar; e se humilhar perante o Senhor, a fim de que, no tempo propício Ele os exalte (vv.8,9). O Senhor amplia a sua advertência, dizendo que os falsos cristãos, traidores, infiéis, imorais, assassinos, homicidas, idólatras e os mentirosos jamais entrarão na Nova Jerusalém. Isto é muito sério!

O “alerta moral” que se faz diz respeito ao padrão requerido pelo céus para os salvos. A salvação é para os novos nascidos em Cristo Jesus, e os novos nascidos não têm ânimo dobre! O objetivo do alerta é trazer a consciência de que “não há mais tempo a perder”. Quer para o crente quer para o ímpio, o tempo está se esgotando. Aquele que foi alcançado pela graça deve buscar cada vez mais a santificação; isto é, deve cada vez mais buscar a separação. Não significa que o crente deve se isolar do mundo; mas nada no mundo pode impedir a sua comunhão com Deus.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

1.4. Um incentivo à santidade

Diante de uma sociedade cada vez mais impiedosa e egoísta, invertida em seus valores, precisamos compreender que já se cumpre as palavras do Senhor: “Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda” (Ap 22.11).

Isto significa que não devemos nos escandalizar e muito menos nos perder por causa da injustiça, ainda que por vezes ela ocorra até mesmo dentro da Igreja. Há muito, Jesus nos alertou de que joio e trigo cresceriam juntos até a “colheita’’, quando serão avaliados e separados; o trigo para o proveito e o joio para o fogo eterno (Mt 13.30).

Portanto, este incentivo à santidade é uma grande bênção. Você tem hoje a oportunidade de fazer a diferença, que só é possível por meio da santificação, de uma vida cheia do Espírito Santo.

Apenas através do sangue de Jesus, somos purificados de todo o pecado (Hb 9.14; 1 Jo 1.7). A veste lavada, descrita em Apocalipse, é símbolo de pureza e santidade (Ap 19.9); com as vestes Lavadas, os santos terão como promessa, comer do fruto da árvore da vida. Devemos ser santos, porque Ele é santo! Por isso, priorize Jesus em cada escolha! Faça com que Ele seja o Senhor do seu coração e do seu corpo (1 Ts 5.23; 1 Pe 3.15), pois nisso haverá eterno gozo e galardão.

Conforme explanado no tópico anterior, o chamamento à santidade diz respeito ao sentimento de urgência pelo curto tempo que se tem. Imagine que você tem uma atividade para realizar, e que essa atividade demanda 1 hora para ser aprontada; e que também você tem exatamente 1 hora para poder realizá-la. Perceba que o tempo é escasso, concorda? Agora, como, pois, perderia tempo, se o tempo disponível é exatamente o tempo necessário? É esse sentimento que o alerta à santidade deseja provocar em nós. O sentimento de que devemos estar caminhando no caminho da santidade, sem perda de tempo, pois é nesse caminho que o Senhor procurará os seus filhos naquele grande dia.

  1. O ALFA E O ÔMEGA

No início do Apocalipse, Jesus se revela como a Alfa e Ômega (Ap 1.8), essa expressão vai aparecer mais duas vezes (21.6; 22.13). Isso quer dizer que Jesus é o Senhor do passado, do presente e do futuro. Todas as coisas começam e terminam nEle e por Ele (Rm 11.36). Ele tem o poder absoluto sobre todas as coisas!

2.1. Suas promessas

Esse Deus Todo-Poderoso prometeu que voltará e trará consigo uma recompensa, um presente para cada um de nós. Como cristãos salvos, entendemos que Jesus já pagou o preço pela nossa salvação na cruz (1 Pe 1.18; Hb 9.22). Contudo, o galardão é o reconhecimento do Senhor em relação as nossas obras, obediência e fidelidade à Ele (Rm 2.6). Como será este presente? Não sabemos, pois a Bíblia nos revela que o que Deus preparou para aqueles que o amam ninguém nunca viu, nem ouviu, nem jamais pensou que podia acontecer (1 Co 2.9).

Sabemos que a salvação é por meio da fé, através da graça salvadora em Cristo Jesus, e não pelas obras (o home não é salvo pelo que ele faz, mas pelo favor de Deus). Todavia, as obras devem acompanhar todos os salvos. Ou seja, não fazemos para sermos salvos, mas fazemos porque somos salvos.

E o que são essas obras? Nada mais é do que trabalhar para Deus, no reino de Deus: evangelismo, discipulado, integração, visitas, aconselhamentos, almas para o reino, o serviço a Deus com os nossos talentos, entre outros “serviços” existentes neste reino tão grande.

E qual a recompensa por esses serviços prestados? Este é o assunto abordado por esse tópico! Veja que a salvação é alcançada pela fé, mas os nossos “serviços prestados” também são recompensados por Deus. Não se esqueça que o nosso Deus é justo, e Ele é galardoador (premiador). Portanto, o galardão a ser distribuído também é um promessa para os salvos.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

2.2. A Estrela da Manhã

Jesus é a resplandecente Estrela da Manhã (Ap 22.16), esta maravilhosa revelação traz consigo uma preciosa promessa, Jesus disse: “[…] Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

Como sabemos, uma das funções do sol, a “estrela da manhã”, é anunciar o começo do dia e o fim da escuridão. Da mesma forma, como o nosso Salvador fez em nossas vidas e concluirá na plenitude dos tempos. “O povo, assentado em trevas, viu uma grande luz; e para os que estavam assentados na região e sombra da morte raiou a luz” (Mt 4.16).

Assim como o sol é desejado pelo trabalhador noturno (pois o nascer do sol representa o seu momento de descanso), assim também a estrela da manhã trouxe consigo a promessa de descanso para os que habitavam na escuridão. Os obreiros do pecado (escravos do pecado; escravos da escuridão) viram raiar o Sol da Justiça; o Sol da Esperança.

Imagine habitar em um lugar na certeza de que jamais veriam o sol? Essa era a “esperança” do homem sem o Senhor Jesus; “esperança” de morte. Todavia, pela infinita graça do nosso Deus, a Estrela da manhã brilhou desde o horizonte, e trouxe esperança de vida para os homens!

2.3. A Nova Jerusalém

Imagine quão glorioso será viver na Nova Jerusalém, onde o próprio Senhor será a nossa luz! A Bíblia garante que o desejo do Pai é que todos sejam salvos (Tg 2.3; 2 Pe 3.9). Porém, apenas os que aceitaram o convite da Estrela da Manhã e lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro poderão adentrar nessa Santa Cidade (Ap 22.14).

A Nova Jerusalém é a cidade preparada pelo próprio Deus para todos os salvos lavados e remidos no sangue do seu filho Jesus. Habitar nessa cidade é sinônimo de eterna presença de Deus; paz, alegria, segurança e glória. O mal será exterminado para todo o sempre, e ali nunca mais haverá maldição contra alguém (Ap 22:3). E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre (Ap 22:5).

  1. ENCERRAMENTO DO LIVRO

3.1. O clamor do Espírito Santo

O fim do Livro traz um clamor. “E o Espírito e a esposa dizem: Vem!” (v.17). O clamor é pelo Arrebatamento da Igreja; pela manifestação triunfal de Cristo, em glória; e para restaurar Israel. Por meio do Espírito Santo, a Igreja está se preparando para este grande dia (1 Ts 4.17).

Esse clamor traduz tanto a urgência (pelo tempo que se tem), quanto a misericórdia  de Deus (por sua bondade). Veja que o próprio Deus abriu as portas da salvação e fez o convite; proporcionando essa oportunidade a todos quantos têm sede, pois no próprio versículo 17 diz: “E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida” (Ap 22:17b).

3.2. O juízo sobre quem alterar a Profecia

As palavras do Apocalipse são absolutamente verdadeiras. Há um duríssimo juízo de Deus sobre quem acrescentar ou tirar quaisquer palavras do livro desta profecia (vv, 18,19). Todos que não levarem à sério as advertências do Apocalipse, sofrerão prejuízos eternos.

As visões registradas nesse livro apontavam para eventos futuros (e a nossa geração está mais próxima desse “futuro”). Nesse sentido, essa advertência tem por objetivo preservar a integridade e a originalidade da profecia, visto que servem como uma bússola para os crentes. A admoestação do Senhor traz vida para os seus filhos.

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

APP DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA

3.3. Encerramento

A conclusão dessa gloriosa profecia vem com a garantia do Senhor, testificando todas essas coisas, e frisando: “Certamente, cedo venho” (Ap 22.20). O Senhor quer que tenhamos a plena certeza de que Ele virá arrebatar a sua Igreja. No Novo Testamento há dezenas de referências que afirmam isso. Não podemos duvidar ou não reconhecer tais sinais. Por fim, o último versículo contém a ministração da poderosa graça do nosso Senhor sobre nós (v.21). O desejo do Senhor é que experimentemos, desde agora e para sempre, o seu favor imerecido e a plena comunhão com Ele.

Ao longo desse semestre pudemos estudar a profundidade do plano de Deus para com a humanidade, elaborado desde a eternidade. O livro do apocalipse revela o cuidado de Deus para com o seu povo, trazendo revelações acerca dos últimos dias, a fim de que não ficássemos “desinformados”.

Nesse sentido, esse livro representa um verdadeiro manual para a nossa geração. O encerramento da profecia vem com uma palavra de encorajamento por parte do Senhor Jesus, garantindo que Ele virá, e que não vai demorar. Ele reafirma e renova as suas promessas para conosco.

 

PARA CONCLUIR

Nesta lição estudamos sobre as admoestações e promessas finais contidas no livro de Apocalipse. Elas nos são alertas, esperança e encorajamento para permanecermos firmes e constantes na presença do Senhor. Portanto, sejamos não apenas ouvintes. mas também praticantes dessa santa Palavra. Como Jesus nos ensinou, sendo aquele que alicerçou sua vida sobre a Rocha eterna e mesmo diante de fortes tempestades, permaneceu firme e inabalável até o raiar do sol de um novo dia (Lc 6.46-47).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados