EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

Prefácio – Introdução

O que significa ter fé? Qual a importância da fé para a minha vida? Qual a relação da salvação com a fé? De que modo á relação das obras com a fé? Quem a Bíblia considera como “o pai da fé”, e por que essa pessoa levou esse nome? Quais devem ser os fundamentos da minha fé? As obras substituem a fé? Todos esses questionamentos são extremamente relevantes pois constituem o primeiro passo a ser dado na caminhada. Sim, poderíamos em simples palavras dizer que a fé é “o passo que nos coloca no lugar de esperança”.
O escritor aos Hebreus define fé como sendo “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hb 11:1). Conseguimos extrair dessa citação algumas palavras-chave como: firmeza, que se relaciona com convicção; esperança, que se relaciona com o fim último; além da expressão “não se veem”, que denota a capacidade e ver além do que se revela, ou ver através de outros olhos (os olhos espirituais). Em outras palavras, o autor quer nos dizer que a fé é a “condição de acreditar, de maneira convicta e sólida, naquilo que, apesar de estar além da minha visão, é capaz de me trazer esperança”.
A esperança, aliás, é um dos maiores ativos que o homem pode ter. Isso porque, quando o homem pecou no Edem, a sua esperança de um dia estar com Deus foi aniquilada, pois o pecado faz separação entre o homem e Deus. No entanto, pelo preço de puro sangue, o Senhor Jesus comprou o nosso resgate, e tem em suas mãos o poder de nos conceder nova vida e nova esperança; e por esse motivo a nossa esperança está em Cristo (somente Ele pode nos dar aquilo que somente Ele tem). No evangelho de João está escrito que a todos quanto o receberam (creram Nele), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Esse direito nos é concedido por meio da fé, e primariamente por meio da graça.
Dessa maneira, a fé se revela como uma ponte entre o mundo físico e o mundo espiritual, e é por meio dela que nos conectamos com o nosso Deus, pelo Senhor Jesus. Além disso, após dar esse primeiro passo, a fé haverá de provocar em nós uma mudança tal que todo o nosso modo de viver será transformado, através do novo nascimento. A partir de então, estaremos sensíveis a voz de Deus, às suas instruções e ordenanças. Por fim, a fé nos direcionará para as obras, uma vez que é característico dos filhos de Deus produzir bons frutos, chamados frutos de Justiça.
O objetivo dessa lição é que o aluno seja capaz de definir fé, dizer por que ela é importante, diferenciar a salvação pela fé e pelas obras (como algumas religiões pregam), e por fim dizer quais são as aplicações da fé na vida do Cristão, como por exemplo, a capacidade de agir conforme a essência de Cristo e viver em caridade, produzindo frutos que apontam para a eternidade.
Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

  1. A FÉ EM DEUS E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

Na carta aos Hebreus, mais especificamente no capítulo 11, encontramos vários servos de Deus que, ao longo da história, foram recompensados por conta de sua fé.

  1. Abel, um servo obediente a Deus.

As atitudes de Abel eram corretas diante de Deus (Hb 11.4). Num determinado dia, Abel e Caim resolveram adorar a Deus com suas ofertas. Porém, Deus somente aceitou a adoração de Abel e rejeitou a adoração de Caim (Gn 4.3-5). Isso aconteceu pelo fato de Abel ter fé e praticar boas obras em Deus. Caim não teve a mesma fé que seu irmão e apresentou apenas alguns frutos de sua colheita (cf. Gn 4.3). O exemplo de Abel e Caim mostra que Deus recebe a adoração de quem é fiel a Ele. Lembre-se: a fé sem obras é morta (Tg 2.20).

Deus ama a fidelidade e a sinceridade no íntimo (Sl 51:6), pois ele não olha a aparência e as externalidades. No caso de Abel, entendemos que, em se tratando de ofertas e sacrifícios, o Senhor atenta muito mais para a qualidade do ofertante, e sobre a sua situação em específico (o coração do ofertante). A qualidade da oferta de Abel foi mero reflexo da qualidade da adoração, temor, e fidelidade dele para com Deus.
Da mesma forma o Senhor Jesus fez quando julgou a oferta da viúva (Mc 12:41-44) como a maior dentre todas naquela sinagoga, pois graduou não a quantidade ofertada, mas a qualidade e a proporcionalidade. Ampliando o rol (não tratando apenas de ofertas mas de todo o nosso viver), temos que a boa conduta do Crente somente é possível se ele estiver fundamentado na palavra e na esperança em Jesus Cristo, de modo que viva para agradar ao mestre.
  1. Enoque, um justo servo de Deus.

Enoque era filho de Jarede. pai de Matusalém, o homem que más viveu na Terra e bisavô de Noé. Enoque era tão fiel a Deus que a Bíblia fala que ele andou com o Pai (Gn 5.22). A comunhão e a fé que esse homem tinha com Deus fez com que ele fosse arrebatado sem passar pela morte (Gn 5.24; Hb 11.5). O arrebatamento de Enoque reflete o que vai acontecer com a Igreja na volta de Jesus. O Senhor prometeu que iria voltar e nos levar para ficar com Ele para sempre (Jo 14.3).

O nosso Deus é fiel para com aquele que se mostra fiel. Enoque, filho de Jarede, é um exemplo de boa conduta. Ele nos ensina que o homem pode ter uma amizade com Deus. Já imaginou quão grande coisa é ter Deus como amigo? Tal coisa se torna possível quando entregamos todas as nossas vontades ao Senhor, para que a vontade Dele seja feita em nossas vidas. O bom disso tudo é que Deus sempre tem o melhor para nós, pois a sua vontade é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2).
O Senhor Deus deseja que todos se convertam e provem do novo nascimento, porquanto esse é o caminho para a eternidade com Deus. A esperança do Cristão é a vida eterna, onde o nosso Deus nos tomará para si. Enoque, portanto, mesmo no antigo testamento, representa um parâmetro de caráter para nós, pois era amigo de Deus e Deus.

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

CURSOS DESCOMPLICANDO A EBD

EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

  1. A PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEEM E A CONVICÇÃO DO QUE SE ESPERA

Para conhecer a Deus é necessário ter fé. A fé em Deus nos permite ter experiências maravilhosas com Ele. Por isso que Tiago fala que a fé não pode ser acompanhada de dúvidas (Tg 1.6), pois a dúvida é a ausência da certeza.

  1. A fé que crê no invisível.

O autor aos Hebreus nos diz que pela fé entendemos que o universo foi criado pela Palavra de Deus. Isso evidencia que a fé não é pelo que pode ser visto, mas pelo entendimento e pelo coração. Não foi isso que Jesus nos ensinou ao falar com Tomé? (Jo 20.29). Podemos ver na pessoa de Noé o que é crer no invisível (Hb 11.7). Deus falou com Noé e ele creu. Noé não viu Deus, apenas ouviu sua voz e obedeceu.

É importante o jovem entender a existência e a diferença dos mundos espiritual e material. Pela palavra de Deus, entendemos que o mundo espiritual é antes do mundo material. Até mesmo a criação do tempo, das dimensões e do espaço manifesta a força intencional do criador.
Nesse sentido, o evangelho de João, capítulo 1 e versículos de 1 a 3, descreve que o Verbo (Jesus, Deus) estava no princípio (já existia antes mesmo do princípio), e que por meio Dele todas as coisas foram criadas – as que conhecemos e as que não conhecemos. Dessa forma, ter fé é acreditar que o universo é fruto da vontade intencional do criador e não simplesmente fruto de uma vontade “inevitável”. Crer no invisível nos faz entender o mundo visível.
  1. O projeto de Deus para Noé.

Construir uma enorme embarcação sem a tecnologia de guindastes e somente com a ajuda de seus três filhos era algo muito difícil. Deus deu todas as medidas e orientações a Noé (Gn 6.15). Sem a tecnologia dos maquinários que existem atualmente, a construção da arca seria impossível. Mas para Deus tudo é possível (cf. Mt 19.26). Assim, Noé conseguiu ser salvo e salvar sua família e todas as espécies de animais do Dilúvio.

A fé nos guia pelo caminho da obediência, e o caminho da obediência tem frutos de vida. Ouvir a voz de Deus sempre será a melhor opção. Noé foi um exemplo de servo obediente, quando diligentemente ouviu os conselhos do Senhor e trabalhou conforme as instruções que recebido. Como resultado, toda a sua família foi salva do dilúvio.
 
De maneira contrária, todos aqueles que por 120 anos não ouviram a voz de Deus através da pregação de Noé (sim, Deus ainda enviou avisos por muito tempo), colheram os frutos da desobediência, e vieram a perecer no dilúvio.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA. CLIQUE AQUI

EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

  1. A FÉ QUE RESULTA EM OBRAS

Conhecer a Deus e relacionar-se com Ele exige da pessoa, não apenas dizer que tem fé, mas precisa também praticar boas obras. Há uma diferença entre a fé para salvação e a fé para as obras. A Bíblia explica que o verdadeiro cristão precisa ter esses dois tipos de fé.

  1. Fé para Salvação e a fé para as obras.

Tiago diz que a fé sem obras está morta (Tg 2.14-26). Ele não diz que a salvação é pelas obras, e sim que a fé verdadeira produz boas obras. Já o apóstolo Paulo fala sobre a fé que resulta em salvação. A partir da nossa união com Cristo, praticamos as obras que Deus determinou que as praticássemos (cf. Ef 2.10).

Algumas religiões acreditam, mas as obras (em si) não possuem poder para salvação. Não é pelo fato de ser “uma boa pessoa” que o indivíduo alcançará a vida eterna. Isso precisa ficar muito claro para os jovens, para que não se deixem persuadir. “O que faz, então, o homem ser salvo”? A palavra de Deus nos garante que a salvação se dá unicamente por meio do Senhor Jesus, por meio da Graça salvadora, que é favor imerecido, dada por Deus para os homens. Nesse momento nos perguntaríamos: “Onde ficam as obras então”? Precisamos entender que, apesar de as obras não terem por si só poder para salvar, elas são manifestas pelos salvos em Cristo Jesus. Ou seja, todo aquele que foi alcançado pela graça (porque primeiro teve fé e creu), também deve ter fé para produzir e frutificar no Reino! As obras dizem sobre a essência do amor, que é a caridade; e se temos o amor de Jesus dentro de nós, devemos ter também a sua essência.
  1. Jesus, nosso maior exemplo.

Nosso Senhor nos deu o exemplo: Jesus resistiu às tentações do Diabo (Mt 4.1-11); ensinou a Palavra de Deus (Mt 5-7); curou pessoas enfermas (Mt 8, 9); alimentou os famintos (Mt 14.1321; 15.29-39); ressuscitou mortos (Lc 7.14,15; Jo 11.43,44); perdoou os mais vis pecadores (Lc 19.8-10; 23.39-43); foi maltratado e humilhado sem revidar (Jo 19.1-3). Que nossa fé resulte em obras como foi a de Jesus Cristo.

Aquele que foi alcançado pelo amor de Deus e passou a servir ao Senhor Jesus, tem a sua vida e a sua visão transformada. A forma como o crente deve observar o mundo (e a sua dinâmica) deve ser através das “lentes do Espírito”. Dessa forma, é controverso amar o seu próximo e ser incapaz de estender a mão, ajudá-lo, apoiá-lo, perdoá-lo, e principalmente contribuir para a caminhada e para a salvação.
 
O Senhor Jesus disse “vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28). Percebemos o caráter prestativo e de serviço que o Senhor Jesus deixou para nós como exemplo. Aquele que ama ao Senhor e que se diz seu discípulo, deve seguir os seus passos e manifestar a luz que há dentro de si. Aliás, o Mestre nos disse que nós somos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5:13); desse modo, devemos cumprir a nossa missão e produzir frutos no reino de Deus, através de boas obras.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA OS PROFESSORES DA EBD? CLIQUE AQUI

EBD MATERIAL

EBD – Conhecendo Deus pela Fé – Lição 10 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

CONCLUSÃO

As Escrituras Sagradas revelam que é preciso crer que Deus existe e que é recompensador de todos que o buscam. Aproxime-se de Deus com fé e obedeça à sua Palavra. Então, você verá o Senhor se revelar como alguém que fala diretamente com o seu amigo.

A fé é o instituto mais importante na vida do Crente, pois ela representa uma verdadeira ponte entre o mundo material e o mundo espiritual. Através da fé podemos tocar a eternidade. Por meio da fé podemos nos conectar com o Criador. Por intermédio da fé podemos falar com Deus. Através da fé podemos ouvir a voz de Deus. Por meio da fé, obedecemos ao Senhor, e por boa consequência, alcançamos a sua graça e a salvação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados