EBD- Cristo nos Ensinou a Compaixão

EBD- Cristo nos Ensinou a Compaixão

Lição 3 Adolescentes Cristo nos Ensinou a Compaixão – 4º Trimestre 2023.

CRISTO NOS ENSINOU A COMPAIXÃO

O que significa a palavra Cristo? O que foi que Jesus Cristo nos ensinou? Onde nós podemos aprender acerca de Cristo? Quais foram os ensinamentos que Jesus nos deu?

Cristo nos ensinou a compaixão, nosso maior modelo de tudo é Cristo, não é em vão que recebemos o nome de cristão. Recebemos o nome de cristão porque precisamos imitar Cristo em tudo nas atitudes, no comportamento, nossa missão é isso fazer aquilo que Cristo nos ensinou.

Jesus Cristo Ele nos ensinou falando mas principalmente fazendo, ele ensinava na prática como deveria ser o comportamento do cristão.

Tem muitas pessoas que canta bonito fala bonito mas sua prática não condiz como cristão. Ensina sobre o amor mas não ama ninguém, ensina que não devemos mentir mas anda mentindo por aí, ensina que deve orar mas não ora.

Mateus 8: 1-13

Versículo Destaque  Isaías 53: 5

Este versículo fala do servo sofredor que foi Cristo Jesus, tudo que ele padeceu, tudo que ele sofreu foi por minha e por sua causa, por isso que hoje estamos sarados, santificado, com o nome escrito no livro da vida, porque ele sofreu em nosso lugar no meu e no seu. Valorize isso dê Graças por tudo que ele tem feito na nossa vida.

EBD- Cristo nos Ensinou a Compaixão (Lição 3 Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

Introdução

Nós estamos falando de Jesus Cristo de Nazaré. E quem é Jesus? Jesus ele é o filho de Deus. Jesus Ele é Deus. Ele é desde a eternidade, Ele pode fazer o que quiser, Ele é onisciente, onipresente e onipotente.

No entanto,  Ele encarnou, deixou a sua glória e majestade para se tornar homem, viver como homem e morrer como homem. Mas tudo isso tinha um propósito.

O propósito era dele morrer na cruz e através da sua morte na cruz remi os nossos e nos dar a salvação. E assim como ele ressuscitou  Nós também temos a certeza de que quando morremos ressuscitaremos com ele em Glória.

Jesus Cristo fez tudo isso por compaixão por nos amar, entenda Jesus Cristo Ele te ama.

1- Jesus cura os doentes.

Após Jesus Cristo pregar, ensinar no sermão da montanha sobre  compaixão Ele não fica só nas palavras, ele vai exercer a compaixão, Ele vai mostrar na prática.

Ele  cura um leproso que é desprezado pela sociedade e pelo sacerdotes, que estava a margem  da sociedade. O leproso ele chega dizendo: Jesus eu sei que se tu quiseres tu pode me curar, tu tem poder. Jesus disse sim eu quero e cura aquele homem na mesma hora.

Jesus Cristo Ele tem compaixão das pessoas e se essas pessoas buscar a sua face reconhecer o seu nome recebe as bênçãos do Senhor segundo a vontade Dele.

Durante está lição nós vamos estar estudando sobre várias curas que Jesus realizou e muitas dessas pessoas que Jesus curou eram pessoas rejeitadas pela sociedade, que estava a margem da sociedade, que não era aceita na sociedade. Eram pessoas que os outros não gostava nem queriam estar perto delas.

1.1 A cura de um empregado do oficial romano.

Você entendeu o que aconteceu aqui? Um oficial romano é alguém que tem autoridade e fica sabendo que Jesus está na região e está operando milagres.

Este oficial vai até Jesus, não pedi por ele, não pedir riquezas, ele procura Jesus Cristo para que Jesus possa curar um empregado seu. Que compaixão tem esse homem.

Quando ele vê que o empregado ele está doente ele sai à procura de Jesus para que Jesus pudesse fazer alguma coisa por aquele homem que era empregado seu.

Como era esse funcionário para o patrão sair procurando Jesus e pedir a cura para ele? Para que esse homem saísse à procura de Jesus pedindo a cura desse funcionário deveria ser submisso, obediente, comprometido, esforçado e dedicado.

Quando esse homem chega até Jesus e  faz o pedido, Jesus se oferece para ir até a casa dele, mas ele disse: Jesus eu também tenho empregados e eu sei que basta uma palavra e eles  obedece.

Então se tu disser apenas uma palavra o meu servo vai ficar curado. Olha o tamanho da Fé desse homem! Até Jesus ficou admirado com o tamanho da Fé desse homem.

Jesus fala vá e será feito segundo a tua fé! A cura, o milagre aconteceu. Primeiro porque ele procurou Jesus, segundo porque ele tinha Fé.

Eu te pergunto aquilo que você está pedindo uma cura, uma libertação, um poder, um milagre… Aí Deus responde:  vai acontecer segundo a tua fé. Será que o milagre acontece??

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO. 

É SÓ CLICAR AQUI!

1.2 A cura do leproso.

Sem fé é impossível agradar a Deus. Qualquer coisa que você necessita, qualquer dúvida, qualquer certeza, doença, enfermidade, você precisa ter fé em Cristo Jesus.

O poder está em Deus, em Jesus o poder é Dele e está Nele, Ele faz aquilo que Ele quer, porque Ele é Senhor e nós somos servos, nós obedecemos.

Agora pela sua bondade e misericórdia Ele nos abençoa, nos guarda, nos protege, nos cobre com sua potente mão e por isso recebemos as bênçãos de Deus não porque merecemos, nem porque pagamos um preço é pela sua bondade, misericórdia e graça.

Agora cabe a mim e você buscar, suplicar, pedir e se humilhar pela bondade e grandeza Dele.

Nos quem precisamos de Deus. Ele pode realizar qualquer coisa, curar de qualquer coisa, mas tudo está dentro da vontade e projeto Dele.

Existe enfermidades que para a morte. Mas por que que isso acontece por causa do pecado, não significa dizer que é o pecado daquela pessoa. É o pecado como consequência das ações não significa dizer que a pessoa que está doente está em pecado. A Bíblia fala: de que se queixa o homem senão dos seus próprios pecados.

As doenças a morte entrou no mundo por causa do pecado. As nossas ações o nosso comportamento contribuem muito para o caso das doenças. Uma pessoa que não faz atividade física não se alimenta de forma adequada, gosta de uma gordurinha não gosta de frutas e verduras, vive de fast-food de refrigerante com certeza não terá uma boa saúde aí surge as doenças.

Existem pessoas que não pode comer certos tipos de alimento vai lá e come depois diz Jesus tu me cura. Vigia crente. Não tentarás o Senhor teu Deus.

2- Ajudando os enfermos.

Compaixão, sentimento de pesar, se colocar no lugar do outro e fazer de tudo para ajudar.

A pessoa que tiver com paixão pela outra vai estar ajudando, auxiliando, motivando naquilo que for necessário. Nós precisamos ter compaixão pelo outro. Essa compaixão nos faz orientar ajudar a pessoa se desenvolver, crescer.

Compaixão é um sentimento cristão, qualquer cristão tem que ter compaixão.

O cristão que quando vê uma pessoa necessitada se omite, se esconde e foge para não ajudar, esse não é um sentimento cristão.

Não podemos ser indiferentes a sentimentos de ninguém. Se você pode ajudar, ajude.

2.1 Jesus é o nosso modelo de como devemos viver.

Estamos aqui nessa terra para imitar a Cristo em tudo. Nós precisamos imitar a Cristo. Eu te pergunto Cristo teve compaixão das pessoas, quando teve aqui na terra? Jesus curou as pessoas,  ajudou as pessoas?

E você que diz que tem o Espírito Santo de Deus, que é seguidor de Jesus, que é servo de Jesus, que Jesus manda em sua vida, tem imitado Ele? Se o seu nome está escrito no livro da vida você precisa ter compaixão para com o outro. Se não existe esse sentimento no seu coração conversa com Espírito Santo isso não é normal.

Converse com o Espírito Santo e ele vai colocar esse sentimento dentro de você e você verá que ajudar o outro faz bem para a alma.

A missão da igreja aqui na terra não é cuidar de Deus e de Jesus, a nossa missão é cuidar do próximo e quando cuidamos do próximo próximo estamos fazendo por Jesus.

Quem faz a um dos meus pequeninos está fazendo a mim, lembra,?

2.2 O paralítico de Cafarnaum.

Quatro amigos resolve ajudar um paralítico, quando esses amigos chega até a casa onde Jesus estava percebe que a casa estava cheia e não conseguiram entrar.

Onde Jesus ia uma multidão o seguia mas não era porque queriam se converter, muito seguiam a Cristo por curiosidade porque queria ver os milagres que Jesus fazia. Outros seguiam a Cristo por alimento porque ouviu dizer que Jesus havia feito a multiplicação de pães.

Muitos seguiam porque estavam doentes e precisavam da cura e poucos iam a Cristo por reconhecer a sua grandeza.

Mas esses quatro homens percebendo a dificuldade em chegar até Jesus resolver abrir um buraco no telhado e desceu aquele inferno pelo buraco e Jesus realiza a cura daquele homem não pela fé do paralítico mas porque dá fé daqueles quatro amigos. É bom ter amigos que nos leva a Cristo.

Os teus amigos te leva a Cristo ou te afasta de Cristo? Ande com pessoas que tenha fé em Cristo.

Tenha amigos que te aproxima de Cristo e se afaste daqueles amigos que não gosta de orar, não gosta da EBD, não gosta de ir para igreja, que não gosta de fazer a vontade de Deus. Tenha amigos que te leve a Cristo.

Que gosta de orar, de ir para EBD, de ir para a igreja, de te elevar espiritualmente.

Aqueles quatro homens poderia ter ficado em casa cuidando cada um de suas vidas, mas se juntaram para ajudar um amigo.

Cristo tem te dado saúde, entendimento, sabedoria, inteligência e o que é que você tem feito para ajudar o teu próximo?

Tenha compaixão das pessoas que estão próximas a você.

Fazemos tudo por causa da compaixão e amor de Cristo, mas isso não quer dizer que o teu próximo vai reconhecer, te valorizar e ter gratidão a você. Por isso faça tudo por amor a Cristo. Não espere reconhecimento humano.

Você quer o reconhecimento de quem dos homens das autoridades terrenas dos pastores ou quer receber galardão no céu?

3- Orando pelos enfermos.

Deus Ele cura por causa da sua compaixão, porque do seu amor e da sua fidelidade para com a sua palavra.

Ninguém é merecedor de ser curado no entanto por causa de sua compaixão ele concede a cura por isso precisamos estar orando, buscando, consagrada a nossa vida.

Por isso quando tem alguém doente precisamos chamar o pastor, os presbíteros, os obreiros, as irmãs que tem comunhão com Deus, para que eles possam fazer a oração e a oração em Deus é que vai fazer com que as pessoas sejam curadas, mas tudo é segundo a vontade de Deus.

Você sabia que tem pessoas que Deus permite a doença para a pessoa se converter? Outros ele permite para que os familiares sejam libertos. Tem gente que só ora, só consagra, só o jejum na prova, só vai para o culto de doutrina na prova.

Nós temos que orar e pedir segunda à vontade Dele. Se for a vontade Dele, Ele vai fazer,  vai operar a cura.

Deus ele conhece o passado, o presente e o futuro ele sabe se você receber aquela cura, aquela benção, fizer aquela viagem se será benção para sua vida ou não. Deus que conhece o nosso futuro sabe se aquilo será benção ou não para nossa vida.

Então sempre que você fora pedindo a cura lembre de dizer que seja segunda a tua vontade porque às vezes a vontade de Deus é ensinar alguma coisa aquela pessoa, e a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável.

Dinâmica Cristo nos ensinou a compaixão (Lição 3 Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

3.1 Orando pelos enfermos.

Precisamos orar constantemente pedindo ao Senhor para repreender toda a enfermidade do meio do povo, do meio da igreja, porque tem enfermidades que é o inimigo que coloca tentando destruir a pessoa, acabar com a pessoa por isso precisamos estar vigilante orando, repreendendo, colocando a mão e chamando os pastores e presbíteros para ungir.

Deus ele opera milagres não fique descrente mas tudo dentro do seu querer. Nós oramos buscamos mas dizendo sempre se a vontade Dele. Deus sabe como trabalhar perfeitamente e ele trabalha 24 horas.

3.2 Fé ao orarmos.

Os médicos têm autoridade e conhecimento e pode ser usado para a cura, eles precisam ser respeitados e quando medicar as medicações precisam ser tomadas.

Deus também usa os médicos para diagnosticar e fazer o tratamento adequado. Tem crente que acha que Deus vai curar e não aceita tratamento médico. Esquece que Deus só faz aquilo que você não consegue fazer. Aquilo que é para você fazer Deus não faz.

Você precisa ir no médico sim tomar medicação sim mas nunca deixar a oração, deixar de acreditar em Deus.

É a oração que resolve a oração que nos dá graça e a oração que pode mudar a situação pode mudar o diagnósticos médicos, se Deus quiser que você vá para o hospital lá no hospital você seja canal de benção para curar outras pessoas, para que as pessoas tenham conhecimento da palavra do Senhor, para que o nome do Senhor seja glorificado através da sua vida, deixa Deus agir.

Precisamos ter paciência na hora de Deus agir porque na hora que ele agir nada pode impedir.

Conclusão

Crente que é crente tem que ter atitude e oração.

Tudo que vim a tuas mãos para fazer faça conforme as tuas forças.

Se você pode fazer o bem e não faz você está pecando. Por isso ore vá visitar o hospital vai fazer oração pelos enfermos, para visitar os idosos fazer um momento de adoração com eles.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI!

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados