EBD-Cristo Nos Ensinou a Misericórdia-Lição 04 dos adolescentes

EBD-Cristo Nos Ensinou a Misericórdia-Lição 04 dos adolescentes

Lição 04 Dos Adolescentes -Cristo Nos Ensinou a Misericórdia – 4º Trimestre

O que significa a palavra Cristo? O que significa misericórdia? Como identificar uma pessoa misericordiosa? Devemos ter misericórdia de todo mundo? Será que Deus tem ou terá misericórdia de todas as pessoas? Isso significa ser salvo? Como identificar uma pessoa que tem misericórdia? Tudo que estão para ser salvo tem que ser misericórdioso?

Cristo nos ensinou a misericórdia e não foi só com palavras não, tem pessoas que pode cantar sobre a misericórdia pregar sobre a misericórdia mas de nada adianta se na prática não exercer a misericórdia.

Jesus Ele foi misericordioso um determinado dia ele chorou porque de uma família sentiu a dor de uma família por ter perdido membro da família. Será que você tem misericórdia ou só gosta de receber a misericórdia do outro? É momento de prática Cristo nos ensinou na prática e nós enquanto cristão precisamos viver também na misericórdia.

Leitura Biblica 11:17-27

Versículo Destaque /A mensagem 11;35

Jesus chorou porque da misericórdia que teve por uma família ele chorou vendo o sofrimento de uma família e você o que é que faz qual é o seu comportamento diante  do sofrimento de alguém, seja por qualquer motivo, Como você fica, qual a sua atitude, qual o comportamento que você tem, qual sentimento você tem? Jesus Cristo ele chorou Será que você faria a mesma coisa ou ficaria indiferente?

Introdução /hora de aprender.

Na lição anterior estudamos sobre a compaixão que precisamos ter sobre as pessoas que estão enfermas de doentes que possamos ajudar multifar trazer alívio para para suas dores é nossa missão enquanto cristão. Na lição de hoje vamos falar sobre a misericórdia, misericórdia é a gente se colocar no lugar do outro, sentir a dor do outro.

Eu não posso ser alheio a dor do outro, eu preciso sentir a dor do outro, está do lado, dá uma palavra para o outro, sentir compaixão pelo outro, sofrer junto com outro e fazer de tudo para ajudar a pessoa sair desse sofrimento. Nessa lição vamos estar falando sobre a questão do luto.

Você já perdeu algum ente querido? Perdeu alguém algum parente seu muito próximo? Como foi essa dor esse sofrimento? Você já conseguiu se recuperar?

Tem pessoas que quando perde um ente querido não consegue se recuperar mais, não consegue dar continuidade a sua vida. E nós enquanto cristão devemos ter que misericórdia dessas pessoas e tentar ajudar a todas as pessoas.

EBD- Cristo nos ensinou a misericórdia (Lição 4 Adolescente) EBD 4 Trimestre 2023

1- Jesus e o seu amigo Lázaro.

Jesus fez amigos enquanto exerceu seu ministério terreno. Alguns deles foram os irmãos Lázaro, Marta e Maria. Eles moravam em Betânia, perto de Jerusalém, e Jesus os visitava com frequência. Certo dia, Lázaro ficou doente e suas irmãs pediram para avisarem a Jesus. No entanto, o Mestre estava a dois dias de viagem de distância e, certamente, demoraria a chegar (Jo 11.6,7).

Jesus tinha amigos. Lázaro, Marta e Maria era um amigos de Jesus. E você tem alguma amizade? Suas amizades são boas? Suas amizades são em Cristo Jesus? São pessoas que te fazem orar te fazem para a igreja, te faz ler a Bíblia Sagrada?

Temos que ter paz com todo mundo, mas as nossas amizades tem que ser pessoas que te faz ler a Bíblia, orar, ir para a igreja, que te aproxime de Deus. Infelizmente hoje muitos adolescentes querem ter amigos que não tem compromisso com Deus, não gosta de ir para igreja, não gosta de orar e acaba sendo influenciados a se afastar da casa de Deus. Cuidado com suas amizades!

Maria, Marta e Lázaro tinha um grande amigo chamado Jesus e na hora que eles mais precisava Jesus Cristo chegou. Jesus Cristo chegou dando a benção e a sua misericórdia. Cuidado quem é que você escolhe para ser seus amigos! Você pode confiar nessa pessoa? Pode contar seus segredos?

1.1 A notícia do seu amigo doente.

Lázaro era amigo de Jesus mas no entanto Lázaro morreu. Maria e Marta também era amiga de Jesus no entanto passaram por essa angústia por esse sofrimento de perder o seu irmão.

Mesmo sendo amigo de Jesus sendo servo dele estamos sujeita a passar também por essas lutas por essas perdas aqui na terra, não existe esse pensamento venha para a igreja e para de sofrer. Jesus disse que no mundo teríamos aflição, o que muda é que ele passa conosco enquanto as pessoas do mundo está sozinhos, Deus ele está conosco para nos confortar nos ajudar.

Lázaro mesmo sendo amigo de Jesus, ele morreu, por que amor é algo terreno. Depois do pecado de Adão e Eva, a consequência do pecado é a morte. Não tem para onde fugir, enquanto Jesus Cristo não vem buscar sua igreja, todo mundo que está vivo vai morrer.

E tá mesmo sendo amigo de Jesus você vai passar pela dor pelo sofrimento pelo amor de pelas perdas pelas doenças porque tudo isso são coisas terrenas e estão sujeitos, tudo isso é consequência do pecado que das nossas escolhas.

Todas essas aflições não pode abater o nosso interior, a nossa alma, o nosso espírito tem que estar confiante em Deus, porque se morremos com Cristo vamos esperar o momento da ressurreição dos mortos para estar com Cristo em Glória, no dia do arrebatamento.

1.2 Jesus se compadeceu.

Conhecemos a história de Marta de Maria. Tá bem sabemos que quando Jesus veio ao mundo ele veio 100% como Deus e 100% como  homem. Então quando a Bíblia diz que Jesus chorou é porque ele como um homem sentiu compaixão.

Então quando Jesus chega viu sofrimento da família ele também chora enquanto o homem. Quando Jesus chegou em Betânia já tinha 4 dias que Lázaro tinha sido enterrado, já estava cheirando mal e a sua irmã Marta Marta já foi logo dizendo: Jesus se tu estivesse aqui meu irmão não teria morrido. Será que Marta pois a culpa em Jesus?

Será que ela estava chateada com Jesus? Jesus não chegou na hora de Marta, não chegou na vontade dela e nem fez como ela queria. Deus faz tudo na hora Dele, no tempo Dele, como Ele quis.  E nós precisamos aceitar a sua vontade. Tem gente que acha que Jesus é um bonequinho de barro para fazer as minhas vontades.

Nós temos que ser maduros o suficiente para aceitar a vontade do Senhor, porque a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Espere o tempo de Deus em sua vida.

Jesus Ele ouve O lamento de Marta e respondeu. Talvez não como você responderia. Me respeita, você está falando com Jesus com Deus é assim que você fala comigo?

Ao invés dele reclamar dele chamar atenção Ele traz uma revelação. Ainda que morra viverá!

Mesmo que a gente venha a morrer vai ter um tempo a hora e que vamos ressuscitar e aquele Lázaro que estava morto ele tinha promessa de Deus o que ele ressuscitaria.

Mas, mais do que isso Jesus quis dar um presente aquela família, ele quis ressuscitar a Lázaro.

Aqui a gente vê o amor de Deus, a compaixão de Deus, a misericórdia Dele agindo em prol daquela família que era amigo de Jesus, que hospedava Jesus, que recebia Jesus e cuidava de Jesus.

E você cuida de Jesus, o que é que você faz para agradar Jesus?

Tua vida na escola, nas redes sociais, na rua está para glória de Deus?

2- Respeito pelo luto.

Além de aprendermos sobre o poder de Deus, o acolhimento de Jesus nos ensina o quanto é importante estar presente com as pessoas que perdem seus entes queridos.

Quando Marta vir Jesus já chega logo acusando, reclamando se ele estivesse ali o irmão dela não teria morrido. Jesus ao invés de reclamar de chamar atenção.

Ele lhe dá uma palavra de aconchego de conforto e resolve aquela situação que Marta nada poderia fazer. Tem pessoas que quando perde um ente querido perde a direção, perde o autocontrole e você que é cristão e tem maturidade, conhecimento precisa estar próximo a família para trazer a palavra certa, na hora certa .

Às vezes as palavras não resolvem o que pode resolver? Um abraço, um aperto de mão, a sua presença já pode transmitir paz e confiança.

Nós que estamos vivos aqui nessa terra temos que dar continuidade, não podemos entrar em desespero e muitas das vezes isso acontece porque falta ajuda, apoio de alguém que tem mais maturidade.

BAIXE O NOSSO APLICATIVO GRATIS

CLIQUE AQUI!!!!!

2.1 A importância de estar presente.

Quando Jesus chega em Betânia fica sabendo da morte de Lázaro,  ele poderia ir embora, já morreu mesmo, não tem mais nada a fazer. Como muitas pessoas fazem.

Quando você recebe a notícia de que alguém próximo a você morreu o que é que você faz qual é a sua reação? E se você chegar lá no funeral e ver o pai, a mulher, a filha, o filho, a mãe chorando o que é que você faz você?

Qual a sua reação? Vai com a palavra de apoio ou você fala igual muitos não chora, não precisa disso, acabou, descansou. E quando você ver aquelas pessoas que não manifesta as suas emoções. O que que você pensa você fica julgando que a pessoa não gostava do outro não sentiu nada?

Cada pessoa tem uma forma única de demonstrar os seus sentimentos alguns externa outros mantém de forma interna mas não quer dizer que não está sofrendo e que não precisa da do nosso, estas pessoas que não demonstra externando seus sentimentos precisa do nosso apoio de qual forma porque por dentro elas também estão sofrendo a perda.

E nós como cristão precisamos ter sabedoria para entender isso que cada pessoa reage de uma forma. Não cabe a nós julgar nossa obrigação é emprestar o ombro e ajudar.

Respeite o luto das pessoas.

2.2 Uma demonstração de misericórdia.

Na Bíblia Sagrada existe vários textos bíblicos que comprovam que se a possoa morrer com Cristo vai ressuscitar e vai morar no céu. Isso é conforto para a alma é trazer tranquilidade pois a morte não é o fim.

Depois da morte segue se o juízo. Quem fizer parte da primeira ressurreição vai ressuscitar e fazer parte do arrebatamento da igreja.

Quem vai participar da primeira ressurreição? Os que morreram em Cristo Jesus.

Na segunda ressurreição vão ressuscitar para receber a condenação eterna, pois seus nomes não estarão escrito no livro da vida.

Eu estou esperando Jesus vim arrebatar sua igreja agora mas no entanto se ele não viu agora e se eu morrer primeiro eu tenho um convite só da minha salvação. E você tem convicção da sua salvação?

O nosso papel a nossa função é pegar o evangelho para que outras pessoas possam estar aceitando a Cristo. Aquele que aceita Jesus terá certeza da vida eterna agora aqueles que não aceita terá condenação eterna.

Isso não impede de você dar carinho você dá um apoio ter compaixão daquelas pessoas que estão em luto. Você precisa ser assim porque tu é crente tem o espírito santo de Deus em tua vida.

Se você pode fazer o bem e não faz você está pecando.

3- Agindo com misericórdia no luto.

Ao recebermos a notícia da morte de alguém, é gentil de nossa parte entrar em contato com os familiares para manifestarmos nossos sentimentos ou, simplesmente, estar presentes. Embora seja um pequeno gesto trata-se de demostrar amor e misericórdia por aqueles que estão aflitos.

Esse momento da morte é muito difícil mas no entanto é o momento que mais precisamos estar perto dos familiares, por causa da dor, da perda, da necessidade.

Se você liga para alguém  que perdeu um ente querido não por curiosidade mas para dar apoio, uma palavra de ânimo e conforto espiritual, está presente na casa da pessoa, fortalecendo a fé dessas pessoas, dando palavra de ânimo, de alívio, ajudando isso é ter misericórdia.

Não é chegar lá por curiosidade, querendo saber se a pessoa era crente ou não, o que fazia.  Hoje muitas pessoas vão nesses lugares por curiosidade, isso não é legal não, é falta de respeito e sensibilidade com a dor do outro

Tem gente que chega em um ambiente desse começa a julgar se a pessoa foi para o céu ou para o inferno, essa não é a nossa função. Só quem sabe se foi ou não para o céu ou para o inferno é Deus.

Tem muita gente que vai para a igreja mas fora da igreja fica fazendo coisas erradas e aí, será que vai para o céu ou para o inferno? Só porque está na igreja porque canta porque pega vai ser salva? Não

Quem pode garantir a pessoa podia não ser cristão mas conheci a palavra e em tempo oportuno arrepender-se dos seus pecados e aceitou a ele como Salvador.

Até na hora da morte pode aceitar a Cristo.

Dinâmica Cristo nos ensinou a misericórdia (Lição 4 Adolescente) EBD 4 Trimestre 2023

3.1 Lidando com a tristeza.

Tem momento que palavras não resolvem não. Pastor eu passei para o culto agora tá doendo o que é que eu faço? Ore a Deus, converse com Ele, apresente a Ele. Não existe melhor amigo do que Ele. Ele sempre está disposto a nos ouvir, nos consolar, falar conosco, nos fortalecendo, nos colocando de pé.

Você que é cristão não abandone o amigo que você percebe que ele está triste que teve uma perda de um ente querido, visita mais, manda um WhatsApp, ajuda, pergunta se tem alguma coisa que você possa fazer para ajudá-lo, não deixa a pessoa sozinha pois a tendência é cair em depressão.

Quantas pessoas depois da morte de um ente querido caiu em depressão por falta de ajuda e de apoio? Mas Cristo…

3.2 Vivendo o luto.

Todas as pessoas que perde um ente querido precisa passar pela dor do luto, precisa passar pelas fases do luto precisar chorar, lamentar, sentir a dor da perda. Isso precisa acontecer para que você consiga passar pelas fases do luto e depois seguir em frente, cuidar das pessoas que ainda estão vivas, dá amor carinho atenção.

Não podemos fazer mais nada por aqueles que já morreram mas precisamos cuidar dos que ainda estão vivos, pois essas pessoas vão estar conosco que vai precisar da nossa ajuda.

Conclusão

Amar é colocar sentimento em ação. Ao vermos alguém sofrendo porque algum ente querido faleceu, devemos agir com misericórdia, porque Jesus agiu dessa forma e nos deixou o exemplo.

Jesus Cristo não só falou que deveria ser feito mas ele fez ele estava presente. Ele foi na funeral ele deu palavra de ânimo de conforto ajudou a família. Esse posicionamento de Cristo também deve ser o meu e o seu. Eu não posso ressuscitar mas eu posso estar presente dando apoio carinho atenção aquelas pessoas que estão vivas.

GRUPO DE INFORMAÇÕES

CLIQUE AQUI!!!!!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados