X

EBD – CUIDANDO DOS NOVOS CONVERTIDOS – LIÇAO 11 PRÉ ADOLESCENTES

EBD – CUIDANDO DOS NOVOS CONVERTIDOS – LIÇAO 11 PRÉ ADOLESCENTES

CONHECENDO + DE DEUS

Olá, querido(a) aluno(a). Aceitar a Jesus Cristo como Salvador é a decisão mais importante da vida. E como é bom quando o novo convertido encontra uma igreja acolhedora e que se dedica a ensinar a Palavra de Deus aos recém-chegados. A lição de hoje vai destacar o compromisso que cada crente tem com o discipulado cristão.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. CUIDANDO DOS RECÉM-CHEGADOS

Sobre cuidar dos novos convertidos, Jesus deixou uma ordem clara a todos os seus seguidores. Ele disse: “ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês” (Mt 28.20). Após aceitar Jesus, o novo crente passa pelo processo de regeneração espiritual. Cabe à igreja apoiá-lo neste processo, haja vista que muitas dúvidas surgem no início da caminhada.

  1. a) A missão da igreja no Discipulado. A missão da Igreja é ensinar o Evangelho e fazer discípulos por toda parte do mundo (Mt 28.19, 20). E como o discipulado deve ser feito? O primeiro passo é compartilhar com o novo crente a Palavra de Deus como faziam os apóstolos na época da Igreja Primitiva (At 2.42; 4.1-2; 5.21-28). Além disso, é importante que a pessoa seja recebida e abraçada como um novo integrante da família espiritual. O acolhimento do novo convertido é fundamental.

Entregar a vida para o Senhor Jesus significa passar por um processo chamado de “novo nascimento”. O exercício de se permitir ser instruído e guiado pela vontade de Deus, representa bem a mudança que o novo nascimento é capaz de provocar na vida do novo decidido. Exatamente nesse contexto se encaixa a missão na igreja no acompanhamento dessa alma, pois esse novo decidido espiritualmente se equipara a um recém-nascido, que necessita de muitos cuidados.

  1. b) O Discipulado. Quando os apóstolos tiveram certeza de qual era a missão deles, deram continuidade ao programa iniciado pelo Senhor Jesus. O Livro de Atos relata que eles cuidavam dos novos crentes e ensinavam o Evangelho de casa em casa (cf. At 5.42). Agora que sabemos qual é a nossa missão devemos, durante o discipulado, explicar aos novos irmãos os princípios fundamentais da fé: o que é salvação; o que é pecado; o que é conversão; qual o significado e importância do batismo; etc.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

O discipulado é um trabalho de muito amor, pois exige cuidado, atenção e paciência. Sobretudo, grande é a responsabilidade do discipulador, pois ele deve refletir Jesus para o novo decidido. Nisso, temos como exemplo o apóstolo Paulo, que em certo momento disse: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (1 Co 11:1). Ou seja, tamanha era a convicção de Paulo de que ele era um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, que colocou a si mesmo como uma baliza para os novos irmãos.

Caro pré-adolescente; esse trabalho não precisa ser realizado apenas pelos nossos líderes, pois você mesmo pode ser um discipulador! Ninguém melhor do que você mesmo para acompanhar aquele colega seu que também decidiu seguir a Cristo! Não é difícil! Basta ensiná-lo o que é a salvação; qual a importância do Senhor Jesus para as nossas vidas; explicar a importância do batismo e do novo nascimento; e pouco a pouco aprofundar na palavra, a fim de que haja um crescimento progressivo na fé dos nossos amigos!

  1. FALANDO SOBRE BATISMO

O batismo é uma ordenança que o Senhor Jesus estabeleceu para os seus seguidores. Ele disse: “batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Apesar disso, a pessoa que se batiza deve fazer de forma espontânea porque entendeu o Evangelho e não por obrigação.

  1. a) Necessidade do batismo. É importante para você, pré-adolescente, que está começando a caminhada na fé, entender o sentido do batismo. Essa experiência é o seu testemunho público de que crê em Jesus Cristo, morreu para o mundo, alcançou o perdão dos pecados e agora faz parte do Corpo de Cristo, podendo, inclusive, participar da Ceia do Senhor. Essa é outra ordenança do Mestre: “Façam isto em memória de mim” (1 Co 11.24).

Talvez alguém pergunte: “mas eu já creio no Senhor Jesus; então por que devo me batizar? O batismo é pressuposto para salvação?”. Caro aluno(a), sabemos que a salvação é por meio da fé em Cristo Jesus, por sua graça e misericórdia, mediante a obra de salvação. O batismo, porém, exerce um papel de testemunho público! Acerca disso, o Senhor Jesus disse: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10:32). Além disso, existe uma questão cerimonial, onde o batismo simboliza o “sepultamento” da velha natureza e o novo nascimento para uma vida com Deus.

  1. b) Uma ordenança. O batismo ainda é um mandamento do Senhor. Por isso, toda pessoa que se converte e decide se comprometer com a Palavra Deus se sente honrada por ter o privilégio de se batizar. O batismo acontece a partir do momento em que o pecador é restaurado pelo Espírito Santo e começa a viver em comunhão com Deus (2 Co 5.17).

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

O Senhor Jesus, após a sua ressurreição (e antes de subir aos céus), instruiu os seus discípulos e deixou-lhes a missão de ir por todo o mundo pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16:15), e esse é o conhecido “Ide” do Senhor que tanto pregamos nos cultos de missões. Porém, além dessa missão, o Mestre acrescentou dizendo: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16:16). Perceba que o Senhor Jesus fez questão de mencionar o batismo no contexto da salvação, o que nos indica que é uma ordenança da parte Dele.

Não é precisamos nos aprofundar muito nesse assunto nesta aula, mas obviamente existem questões específicas para aqueles que se decidiram e não tiveram a oportunidade de descer às águas batismais (como o ladrão da cruz em Lc 23:39-43); e mesmo assim alcançariam a salvação (o próprio Jesus disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”). Veja que o que se julga é a oportunidade! Se o crente se converteu e nada o impede de tomar a decisão de se batizar, por que não o faria? Nesse contexto, guardamos o entendimento de que sim, o batismo se trata de uma ordenança.

  1. NOSSOS NOVOS AMIGOS E IRMÃOS!

Em sua primeira Carta, João afirma que o verdadeiro amor não pode ser conhecido apenas por palavras; é necessário praticarmos ações que expressem o amor de Deus pelas pessoas. O novo crente só permanecerá na igreja se for bem acolhido e amado, se sentindo como um membro da família espiritual.

  1. a) Os novos crentes. Devemos nos esforçar para ensinar nossos irmãos tudo que aprendemos, trabalhando para o seu crescimento na fé. E vale destacar que eles precisam do nosso cuidado espiritual e apoio. Não podemos abandonar nem tampouco esquecer os novos convertidos (Sl 133.1).

Os novos decididos são como um novo membro de uma família, e para que se sintam bem e acolhidos não basta apenas o discipulado (o que é importante), mas também a integração. A partir do momento em que um irmão é integrado, ele passa a ser envolvido em todas as atividades e programações da igreja, e de maneira natural será produzido o sentimento de pertencimento.

  1. b) Irmãos espirituais. Quando um novo discípulo chega à igreja, devemos acompanhá-lo, convidá-lo a participar dos cultos de orações, estudos bíblicos e o que mais for preciso para integrá-lo. Quanto mais apoio espiritual ele tiver, melhor será e Deus se agrada disso.

Uma vez integrado e envolvido – e consequentemente com o sentimento de pertencimento gerado – o novo decidido entenderá o significado prático do termo “irmão em Cristo”. No contexto dos pré-adolescentes, importa integrar o pequeno jovem nas atividades em grupo, nos estudos bíblicos, no círculo de oração e também nas atividades de lazer. Lembremo-nos de que somos todos herdeiros de um grande reino (o reino de Deus), e nas moradas celestiais há espaço para todos (Jo 14:1-3).

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

CONCLUSÃO

Toda pessoa que aceita Jesus como seu Salvador precisa de apoio espiritual para caminhar na fé e não desanimar. Veja se há alguém precisando de ajuda. Saiba que Deus se agrada quando ajudamos a integrar os novos convertidos.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais