X

EBD – CUIDANDO – SE POR INTEIRO – LIÇÃO 3 ADOLESCENTES

EBD – CUIDANDO – SE POR INTEIRO – LIÇÃO 3 ADOLESCENTES

Vamos descobrir

Estamos vivendo um tempo onde o adoecimento emocional tem se agravado na adolescência. Doenças como ansiedade e depressão, entre outros transtornos, têm provocado dor e muita angústia.

Por isso, precisamos conversar e refletir sobre o autocuidado. Hoje vamos aprender aspectos importantes sobre a preservação da saúde física e emocional. E veremos a relação com Deus como fator fundamental para lidar com qualquer tipo de tristeza, amargura ou adoecimento emocional.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

I – O AUTOCUIDADO

Deus fez o homem completo: corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23); por isso, precisamos aprender a nos cuidar por completo. Claro que sempre devemos cuidar da nossa saúde espiritual e do fortalecimento da fé em Cristo. Mas, nesta lição, vamos falar especialmente do cuidado com a saúde física e emocional.

As emoções humanas precisam de cuidado e a Bíblia fala sobre isso. Paulo, escrevendo para os irmãos que moravam em Tessalônica, diz que é Deus quem nos “dá toda a paz” (1 Ts 5.23). E ainda diz: “[…] E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23). A oração do apóstolo é que os irmãos sejam conservados por inteiro até o dia em que forem se encontrar com o Salvador.

Paulo também escreveu para Timóteo, seu discípulo, dizendo: “cuide de você mesmo […]” (1 Tm 4.16). Essa orientação do apóstolo demonstra que o autocuidado era responsabilidade pessoal de Timóteo. Este deveria cuidar de si mesmo, além de cuidar da doutrina, do ensino e da igreja que liderava.

O apóstolo João também escreve sobre o assunto na carta que direcionou a Gaio, a quem João chama de “amigo querido” (3 Jo 5). Ele diz que o seu desejo é que o presbítero “vá bem em tudo” e que estivesse “com boa saúde”, da mesma forma que estava bem espiritualmente (3 Jo 2). Gaio era um servo muito fiel a Deus (3 Jo 3-5). Para o apóstolo João, importava que ele estivesse bem em todas as áreas da vida.

De acordo com a doutrina majoritária, entende-se que o homem é um ser tricotômico, dotado de corpo, alma e espírito. O nosso corpo é o elemento material, resultado de uma bagagem genética-elementar. A nossa alma (onde muitas vezes chamamos de “coração”) representa a sede das nossas emoções. O espírito, por sua vez, é o responsável por nos ligar ao nosso Deus, o Criador. Sobre isso, o apóstolo Paulo diz que o espírito (no homem) é o elemento que penetra o mais profundo do homem e esquadrinha todos os seus segredos; e que o mesmo ocorre com Deus; onde o Espírito Santo é o “portador” dos mistérios espirituais (1 Co 1:11). Isso significa que estabelecer um relacionamento espiritual é permitir essa “troca de segredos”, conforme desenvolvemos intimidade com o Senhor. Nesse contexto, a lição tem por objetivo desenvolver o “apetite” pelo autocuidado.

Perceba que o mandamento “amar o próximo como a ti mesmo” traz o condicionante comparativo “como a ti mesmo”. Esse fragmento não apenas justifica como nos convida a uma cultura de autocuidado! E aqui o termo autocuidado é amplo! Abrange cuidar do corpo (se alimentar bem, praticar exercícios físicos, fazer alongamentos, cuidar da estética); cuidar da alma (cercar-se de amigos, praticar caminhada, manter uma rotina leve e alegre, exercer a gratidão, evitar gatinhos de ansiedade, desenvolver inteligência emocional); e cuidar do espírito (fazer o devocional diariamente, desenvolver um relacionamento com Deus, ter boa relação com os líderes, ser constante na obra do Senhor).

Desenvolver a prática do autocuidado possui um efeito imediato na nossa vida – espiritual e material – pois quanto mais nos cuidamos mais desejamos nos cuidar! É de interesse do Senhor que vivamos os dias em plenitude de alegria! Por sua vez, o adversário é quem deseja ver os jovens tristes, deprimidos e sem ânimo para uma vida zelosa! Não permita se abater! Lembre-se que o Senhor te deu a vida para ser vivida em abundância!

II – O CUIDADO COM A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

Estamos vivendo em um tempo difícil. Há muitas aflições. Conflitos familiares, violência urbana, dificuldades financeiras, frustrações e doenças são alguns exemplos (Jo 16.33; Ef 5.16). Diante disso, muitas pessoas têm adoecido, física e emocionalmente. E temos visto se tornarem cada vez mais comum, a incidência de casos de depressão, crise de ansiedade e bulimia, entre outras situações.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

O corpo manifesta alguns sinais quando há sobrecarga emocional (Já 30.16,17). Alguns exemplos são: sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náusea, calafrios, tremores, tensão muscular, dor no peito, taquicardia (coração acelerado), sensação de desmaio, tonturas e urgência para ir ao banheiro. Somado a isso, outros sinais, que podem indicar um problema de comportamento, é o uso exagerado dos aparelhos eletrônicos e o consumo em excesso dos alimentos (Já 16.6). Caso esses sinais aconteçam em você, avise imediatamente aos seus pais e/ ou responsáveis.

Infelizmente, os casos de enfermidade emocional têm se tornado cada vez mais comuns, inclusive em crianças e adolescentes. E, como se isso não fosse complicado o bastante, ainda existem pessoas que se referem a esses casos como uma artimanha para chamar atenção (Jó 16.20, 21.3).

Devemos enfrentar esses problemas com seriedade. Caso você passe por algo assim, procure ajuda imediatamente. Fale com sua família, com sua liderança na igreja local ou com um adulto de confiança (Rm 9.2). Não se isole. Peça ajuda (Tg 5.16). E clame ao Senhor, porque Ele pode curar todas as enfermidades (Sl 25.16-18, Jr 17.14), Cada pessoa que enfrenta dificuldades na saúde (física ou emocional) deve saber que não se pode negar a existência do problema. Antes, tudo precisa ser tratado. Há algumas atitudes que, somados a uma vida de oração diária, irão ajudar a lidar com as questões de saúde.

Se você está passando por algo desta natureza, compreenda que existem diversos profissionais capacitados que fazem atendimento médico e psicológico e podem auxiliar no diagnóstico e tratamento (Mt 9.12).

Além disso, a superação dessas questões também demanda uma mudança da rotina, que ajuste o tempo livre com atividades e horários, que englobam lazer, exercícios físicos, estudos, sono, descanso e uma boa alimentação. Uma rotina de vida saudável aliada a prática da leitura bíblica, oração e busca ao Senhor lhe darão o suporte necessário para vencer essa situação (Sl 121.2).

O cuidado da saúde também deve ser uma prioridade. Por isso, desenvolva hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos com regularidade. A má alimentação e o sedentarismo são causadores de várias doenças. Sempre que possível, vá às consultas médicas para acompanhamento.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Vimos no tópico anterior que devemos cuidar do nosso corpo, da nossa alma e do nosso espírito; e vimos também a importância e a “função” de cada um desses institutos. Agora, porém, voltamos os nossos olhos especificamente para os cuidados com a nossa alma; ou seja, cuidado com a nossa saúde emocional.

Esse assunto ganha força com o contexto atual de “mundo”, cada vez mais complexo e acelerado, onde as tecnologias que deveriam nos servir de ferramenta muitas vezes acabam por figurarem como “vilãs”. A quantidade de informações (dados) a que somos expostos diariamente estão além do nosso limite saudável de processamento emocional; e como resultado, ficamos com a nossa capacidade cognitiva “exausta”. Essa exaustão mental muitas vezes é confundida com a preguiça, pois os seus efeitos mais notáveis são a improdutividade e a procrastinação.

Em relação ao ciclo da procrastinação, é muito ruim saber o que deve ser feito e mesmo assim não fazer. Pelo fato de não conseguir realizar as atividades, o jovem acaba ficando triste; e por ficar triste, acaba perdendo forças para agir; e então, o ciclo se repete! Agora imagine o efeito em escala desse abatimento nas mais diversas áreas da vida! Chega um momento em que a alma fica abatida.

Nesse contexto, entendemos que a alma serve como um termômetro entre o nosso corpo e o espírito; de modo que quando estamos tristes geralmente perdemos o ânimo para “tudo”; seja para cuidar do corpo seja para cuidar da nossa vida espiritual; e por isso é tão relevante nos atentarmos para a nossa saúde emocional. Diga-nos agora se não é importante cuidarmos da nossa alma?

Entretanto, para fins práticos, cuidar da nossa saúde emocional pressupõe também cuidar do nosso corpo; e um dos maiores aliados da saúde mental é a prática de exercícios físicos! Seja caminhada, corrida, natação, futebol, tênis, musculação; as práticas esportivas em geral oxigenam o nosso cérebro e nos colocam em movimento. Além disso, os cuidados físicos também dever sem minuciosos, como atentar ao que ouvimos, assistimos, comemos etc., e há embasamento bíblico para isso! O evangelho de Mateus diz: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mt 6:22).

Como somos “três em um”, quando um dos nossos “institutos” (corpo ou alma ou espírito) está afetado, os demais também restam afetados. Por esse motivo, se você estiver passando por alguma dificuldade física, emocional ou espiritual, não deixe de procurar ajuda! Compartilhe com pessoas de confiança, como os seus líderes, o seu pastor, e principalmente com os seus familiares. Importa muito encontrar alguém que te dê o direcionamento adequado.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

III – O CUIDADO DO SENHOR É COMPLETO

A Bíblia mostra que Deus é zeloso e bondoso (Sl 73.1). São diversos os relatos que mostram que Deus cura os enfermos. Deus curou cegos, leprosos, paralíticos e até ressuscitou pessoas que já estavam mortas (Mt 8.2,3, 21.14; Jo 11.43,44). Jesus pode curar todas as doenças. Por isso, no momento da enfermidade você pode e deve clamar por Ele (Lc 18.38).

No momento da dor e da angústia clame ao Senhor e Ele sustentará você. A Palavra diz que todas as nossas ansiedades devem ser apresentadas ao Senhor, em oração, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).

 

No nosso tópico anterior explicamos a importância da saúde física-emocional, e aconselhamos acerca da importância de buscar ajuda. Ocorre que talvez esse seja exatamente o seu maior desafio; e foi exatamente pensando nisso que a lição trouxe esse tópico!

Primeiramente, queremos dizer que é importante confiar nos nossos familiares (os que têm interesse em nos ajudar), nos nossos líderes e nos nossos pastores; mas sabemos também que existem demandas que são muito particulares em que, mesmo com uma rede de apoio, muitas vezes fica difícil enfrentar essas dores. Para tanto, queremos dizer (como bem disse o tópico 3) que “O cuidado do Senhor é Completo”! O nosso Deus nos criou e nos formou, e conhece exatamente cada detalhe nosso. Busque, portanto, sobretudo, a ajuda da parte de Deus. Conte para o Pai, em secreto, e o Pai, em secreto, te ouvirá e te responderá.

O nosso Deus tem resposta para todas as perguntas (ainda que a sua resposta seja um silêncio). O Senhor é o nosso melhor amigo e é socorro presente no momento da angústia. Caso você enfrente uma crise de ansiedade, por exemplo, lembre-se de manter a sua mente conectada no Senhor. A todo instante fale com Ele e peça para ele controlar o seu ser. Como falamos anteriormente, é de interesse do nosso Deus que vivamos uma vida plena, com todas as bênçãos da parte Dele.

 

CONCLUSÃO

Devemos zelar pela nossa saúde em todas as áreas: espiritual, física e emocional. Para isso, devemos construir uma rotina saudável. Caso venhamos adoecer, podemos buscar o tratamento médico necessário. Sabendo que o nosso Deus é bondoso e tem o poder de curar todas as doenças, sejam físicas ou emocion

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais