EBD – Desenvolvendo Uma Consciência de Santidade – Lição 10 Adultos

EBD - Desenvolvendo Uma Consciência de Santidade - Lição 10 Adultos

EBD – Desenvolvendo Uma Consciência de Santidade – Lição 10 Adultos

Lições Bíblicas Adultos 2° trimestre 2024 CPAD

REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA: O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu

Comentarista: Pr. Osiel Gomes |9 de Juno de 2024

O DIA DO PASTOR

TEXTO ÁUREO

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14) A santidade anda lado a lado com uma vida de paz. Um relacionamento correto com Deus nos leva a relacionamentos corretos com os nossos irmãos.

Embora nem sempre amemos os nossos irmãos da forma

apropriada, à medida que nos tomarmos mais parecidos com

Cristo deveremos procurar a paz com todos.

VERDADE PRÁTICA

Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor. A vida cristã está além do serviço, pois consiste em um estilo de vida santo e justo que agrade a Deus, seja por meio do testemunho cristão ou mesmo na particularidade, quando não somos vistos pelos homens.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Jo 17.17. A Palavra de Deus gera verdadeira santidade. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Terça – Rm 6.19-22. Um chamado para a santificação na jornada.

19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 22 Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

Quarta – Rm 8.29; 1 Jo 3.2. O propósito de ser como Jesus.

29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

Quinta – 1 Co 6.11. A santificação inicial na jornada.

11 E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.

Sexta – Ef 4.20-24,27-30. A santificação progressiva na jornada. 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

21 se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,

22 que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,

23 e vos renoveis no espírito do vosso sentido,

24 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.

27 Não deis lugar ao diabo. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

Sábado – 1 Ts 4.13-18. A glorificação final após a jornada da vida cristã.

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.

15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Pedro 1.13-21

13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,

14 – como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

15 – mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

16 – porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

17 – E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

18 – sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,

19 – mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

20 – o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;

21 – e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

Hinos Sugeridos: 39, 175, 339 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA

  1. INTRODUÇÃO

A santidade é um atributo pelo qual o Senhor se faz conhecido. Ter consciência de que Deus é santo implica ao crente tornar-se santo também para que possa manter-se em comunhão com o Criador durante a jornada para o Céu. Nesta lição, veremos a perspectiva bíblica de santificação, bem como os estágios da santificação. Veremos também que a santidade é acompanhada da justiça, atributos divinos que não se contradizem.

  1. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

  2. A) Objetivos da Lição:
  3. I) Apresentar a perspectiva bíblica da santificação;
  4. II) Descrever a abrangência dos estágios da santificação;
  5. III) Distinguir a santidade e a justiça de Deus como atributos inerentes à sua natureza.
  6. B) Motivação: A santificação é um processo contínuo na vida do crente. Ter uma vida santa é viver separado das práticas pecaminosas deste mundo. A mente do homem natural não entende as coisas do Espírito e acha estranho os crentes não seguirem o mesmo curso natural de pecados. Converse com a classe sobre a forma como o crente lida com as pessoas que não professam a fé em Jesus.
  7. C) Sugestão de Método: O segundo tópico da lição elenca os três estágios que a santificação abrange. Escreva na lousa os respectivos títulos em três colunas: estágio 1 – estágio 2 – estágio 3. Com a colaboração dos alunos, abaixo de cada coluna, escreva as características pertinentes a cada estágio da santificação. Ao final, reforce que a santificação tem como objetivo que o crente tenha o seu caráter transformado a fim de que se torne cada vez mais parecido com Jesus.
  8. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

  9. A) Aplicação: Durante a jornada rumo à eternidade o crente não pode perder a consciência da santidade divina. É a partir da percepção de que Deus é santo que o crente prossegue em santidade e nutre uma vida de rejeição ao pecado. O fato de desfrutarmos o amor de Deus não nos isenta da consciência de que o juízo virá sobre as obras infrutuosas das travas as quais não podemos compartilhar.
  10. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

  11. A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p. 41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
  12. B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “Santo”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão sobre a santidade como atributo divino; 2) O texto “A Adoção de Atitudes Cristãs”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão sobre a conduta cristã, inclusive, quanto ao exercício da santificação.

INTRODUÇÃO

A palavra “consciência” nos remete a ideia de percepção a respeito de algo que está em nossa volta, é o estado em que estamos despertos, acordados e lúcidos no tempo presente e, por isso, sabemos que existimos. Consciência é a faculdade interior que nos permite distinguir entre o certo e o errado, bem como refletir sobre nossos pensamentos e ações. Ela atua como um guia moral, alertando-nos sobre comportamentos que estão em desacordo com nossos valores e princípios. O cristão deve moldar e informar sua consciência pela Palavra de Deus, garantindo que seus julgamentos morais se alinhem com a vontade divina.  Desse jeito, o crente em Jesus, que iniciou a sua jornada de fé com Cristo, deve estar consciente a respeito de viver uma vida santa, sem a qual, a Bíblia afirma: “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).Viver em santidade nos permite agradar a Deus e estar em Sua presença, tanto agora quanto no futuro, pois como diz Hebreus 12.14, “sem a santificação ninguém verá o Senhor”.

Nesta lição, estudaremos a importância da santidade em nossa jornada para o Céu.

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PALAVRA-CHAVE: Santidade

I – A PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO.

A santidade é um pré-requisito para a comunhão com Deus. Davi pergunta no Salmo 24.3-4: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração.” A santificação é, portanto, essencial para estar na presença de Deus.

  1. Santificação no Antigo Testamento.

Do hebraico qôdesh, santidade é um substantivo masculino que significa “sacralidade”, “posto à parte”, que pode se referir a Deus, aos lugares, coisas, algo à parte, separado. Essa palavra deriva da raiz verbal hebraica qadash, que traz a ideia de “consagrar”, “santificar”, “preparar”, “dedicar”, “ser consagrado”, “ser santo”, “ser santificado”, “ser separado”. Através dessas palavras, podemos compreender as dimensões que a santidade exerce na Bíblia, dando em especial a ideia de viver separado do pecado e desenvolver uma vida totalmente consagrada ao Senhor.  Nesse sentido, a palavra qôdesh aparece cerca 469 vezes no Antigo Testamento como santidade (Êx 15.11), coisa santa (Nm 4.15), 15 Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário e todos os instrumentos do santuário, então, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação. santuário (Êx 36.4). A santificação envolve a separação de tudo que é impuro e a dedicação a Deus. Outros sim, o adjetivo qâdôsh, muito presente no Pentateuco, os primeiros livros da Bíblia, traz a ideia de um dia, uma pessoa ou uma nação inteiramente consagrada, separada, santificada a Deus (Gn 2.3 Êx 19.6). A santificação envolve a separação de tudo que é impuro e a dedicação a Deus.

  1. No Novo Testamento.

O verbo grego hagiadzô, quer dizer “santificar”, traz a ideia de “tornar santo”, “purificar ou consagrar”, “venerar”, “ser santo”. No Novo Testamento, observamos que a santidade resulta da graça divina através do sacrifício de Jesus na cruz e se inicia com o arrependimento e a confissão de pecado. A partir de então, inicia-se a real transformação espiritual, que começa pelo lado interior. Por meio dessa transformação, o cristão busca se separar de tudo aquilo que pode contaminar sua vida, pois seu propósito agora é caminhar para a santificação final, que objetiva ser como Cristo é. Esse termo abrange o sentido de o crente tornar-se puro, de modo a estar purificado e santificado por obra graciosa do Espírito Santo (1 Co 6.11). 11 E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus. Nesse sentido, no Novo Testamento, a santidade operada na vida do crente é uma obra autêntica do alto (Ef 5.26; 26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,1 Ts 5.23). A santificação no Novo Testamento é apresentada como uma obra completa que envolve a totalidade do ser do crente – espírito, alma e corpo – para ser conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.  23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

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  1. A santidade exigida pela Palavra.

Não podemos simplesmente pensar se desejamos ou não ser santos para o Senhor. Esta não é uma escolha que temos o luxo de fazer; pois é uma exigência inegociável. A santificação é uma resposta à salvação que recebemos de Deus e deve ser demostrada pelos frutos que produzimos (Mateus 3.8; Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento  Gálatas 5.22). Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Em nossa jornada cristã rumo ao Céu, a Palavra de Deus exige santidade em todas as áreas de nossa vida. A exigência a santidade não é uma invenção humana, nem uma ideia surgida de líderes religiosos, mas uma ordem divina expressa em toda a Escritura. Deus nos convoca a viver em santidade após nossa transformação em Cristo (2 Coríntios 5.17).  Isso porque a palavra da verdade nos santifica (Jo 17.17). Desse modo, o crente em Jesus não pode ter compromisso com o comportamento pecaminoso, visto que em sua lida diária, ele tem um compromisso de buscar um estilo de vida santo, pois sabe que sem ele não podemos ver o Senhor (Hb 12.14). Se não praticarmos a santidade não há possibilidade de vivermos segundo a vontade de Deus.

SINÓPSE I

A Palavra de Deus aponta o estilo de vida santo sem o qual não podemos agradar a Deus.

 AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

Santo

“Santidade é um atributo de Deus e de tudo o que é adequado para associação com Ele. Somente o Senhor é intrinsecamente santo (Ap 15.4). Deus Pai é santo (Jo 17.11), assim como o Filho (At 3.14), ao mesmo tempo que ‘Santo’ é a designação característica do Espírito de Deus (Sl 51.11; Mt 1.18). O nome de Deus é santo (Lc 1.49), assim como o seu braço (Sl 98.1), caminhos (Sl 77.13) e palavras (Sl 105.42).

Com referência ao próprio Deus, a santidade pode indicar algo como a sua singularidade e está associada a atributos como a glória (Is 6.3), justiça (Is 5.16) e zelo, ou seja, a preocupação com a sua reputação (Js 24.19).A morada de Deus é no Céu (Sl 20.6), e ‘santo’ funciona em alguns contextos como equivalente virtual de celestial (11.4). O trono de Deus é santo (47.8), e os anjos que o cercam são ‘santos’ (89.5; cf. Mc 8.38). Um corolário da santidade de Deus é que Ele deve ser tratado como santo (Lv 22.32), ou seja, honrado (Lv 10.3), adorado (Sl 96.9) e temido (Is 8.13)” (Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 452).

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II – A SANTIFICAÇÃO E SEUS ESTÁGIOS

  1. A realidade da santificação.

A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22;

19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.

20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. Jo 8:34; 21 E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. 22 Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

1 Ts 4.1-7). Em primeiro lugar, a santificação é um ato de separação do mundo. Em segundo, ela é um processo cujo propósito é levar o cristão a se tornar semelhante ao nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.29). 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Esse processo que se desenrola ao longo da vida do crente, começando com sua separação inicial para Deus, progredindo em sua conformidade com Cristo e culminando em sua glorificação na presença de Deus. Assim, a santificação busca aperfeiçoar o crente de modo que a imagem de Cristo se reflita plenamente em sua vida (2 Co 7.1; Ef 4.12,13; 12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 5.26). Nesse caso, a santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.

  1. Três estágios da santificação.

Em primeiro lugar, a santificação do crente inicia com o Novo Nascimento, pois por intermédio do Espírito Santo, o crente é declarado justo diante de Deus, completamente regenerado, declarado sem pecado; trata-se da santificação inicial ou posicional (1 Co 6.11). A santificação inicial, ou posicional, ocorre no momento da conversão. Quando uma pessoa aceita Jesus Cristo como seu Salvador, ela é instantaneamente santificada, ou seja, separada para Deus. Nesta fase, o novo crente é declarado santo por causa da obra redentora de Cristo e estabelece sua posição em Cristo. “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Coríntios 1.30). ). Em segundo lugar, há o estágio progressivo da santificação neste mundo, em que o crente se despoja do “velho homem” e vai se revestindo do “novo homem” até alcançar a perfeita imagem de Cristo (Gl 5.16-18; Ef 4.20-24,27-30).  A santificação progressiva é o processo contínuo pelo qual o crente cresce em santidade, tornando-se cada vez mais parecido com Cristo. Este estágio caracteriza-se por uma transformação gradual e contínua da vida do crente pelo poder do Espírito Santo. “Portanto, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”. (Filipenses 2.12). Durante esta fase, o cristão deve estar vigilante e diligente, buscando constantemente a pureza de coração e a conformidade com a vontade de Deus. “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15). A santificação progressiva envolve luta e esforço, mas a graça de Deus que opera em nós a sustenta.  Esse estágio leva ao último: o da glorificação. Esse é o momento em que o crente será como Jesus é (Rm 8.29; 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 1Jo 3.2) 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. e receberá um corpo ressurreto tal qual o do nosso Senhor, por ocasião da sua aparição após a ressureição (Jo 20.24-29; cf. 1 Ts 4.13-18). O estágio final da santificação é a glorificação, que ocorrerá na segunda vinda de Cristo. Neste momento, os crentes serão completamente libertos do pecado e suas consequências, recebendo corpos glorificados e perfeitos.

  1. O alvo da santificação.

O cristão conduz sua vida neste mundo com um objetivo claro, conforme Paulo declarou: “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.14). Quando falamos sobre o objetivo da santificação, estamos nos referindo ao processo pelo qual os servos de Cristo se esforçam para moldar seus comportamentos, ações e atitudes de acordo com o caráter de Cristo. Segundo o estudo dos três estágios da santificação, percebemos que o propósito da santificação é tornar o crente perfeitamente coerente ligado, unido, de acordo com a plenitude do caráter divino (Mt 5.8). 8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; O propósito da santificação é que nossa transformação nos eleve ao padrão de Jesus Cristo.  Nesse aspecto, todo crente regenerado é chamado por Deus para ouvir, guardar e praticar seus mandamentos, de modo que seja a sua santa habitação de Deus (Jo 14.23). 23 Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. A santificação é tanto um privilégio quanto uma responsabilidade. Deus nos chama a ser santos porque Ele é santo (1 Pedro 1.16), e essa santidade deve estar presente todas as áreas de nossa vida. “Considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6.11).

CURSOS DESCOMPLICANDO A EBD

SINÓPSE II

A santificação trata-se de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo.

AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

A Adoção de Atitudes Cristãs

“A obediência tem duas dimensões: a positiva e a negativa. Os filhos de Deus não devem se conformar com os desejos pecaminosos que tinham no passado; antes, devem ‘ser santos’ em tudo que fizerem (1 Pe 1.15). Isso porque aquele que os chamou é santo. Isto é, Deus é o modelo de conduta e comportamento para seus filhos. Obviamente, os filhos de Deus devem refletir a característica de santidade da família — uma característica nitidamente diferente daquela de seu antigo estilo de vida (1.14; 2.1; 4.3). Na terminologia contemporânea, esse relacionamento entre o Pai e a conduta dos filhos é chamado de ‘modelo de conduta’. Essa obrigação de santificação inclui obediência às Escrituras, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’ (1.16). […] Portanto, como salvação é uma questão de graça e aquele que convoca à salvação é santo, torna-se imperativo que os leitores de Pedro também sejam santos. Entretanto, a fim de que possam obedecer a essa ordem, devem adotar atitudes e condutas que estejam de acordo com seu santo modelo. Uma atitude negativa seria insistir em permanecer em sua antiga conduta de desejos pecaminosos (1.14); e a positiva seria ter uma atitude de autocontrole (1.13). Devem assumir a identidade de serem santos (1.15, 16). À medida que o povo de Deus atender a essa ordem de santificar sua vida, adotará novas atitudes em relação ao pecado (2.1-3), ao Estado (2.13-17), à escravidão (2.18-25) e ao casamento (3.1-7)” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. Romanos-Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 897-98).

 III – O JULGAMENTO DO DEUS SANTO

A Bíblia declara com intensidade que Deus é santo e justo, e por essa razão, Ele jamais deixará de punir os pecadores e abençoar aqueles que procuram viver de acordo com os caminhos da santidade. Há um dia reservado para que Ele julgue todos, como Paulo salienta: Ele “retribuirá a cada um segundo as suas obras” (Romanos 2.6).

  1. O Deus Santo

A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), Ai da nação pecadora, do povo carregado da iniqüidade da semente de malignos, dos filhos corruptores! Deixaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.  com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2). 2 Não há santo como é o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. Desse modo, a Bíblia afirma enfaticamente com destaque que Deus é Santo. Assim, Ele é o nosso parâmetro, modelo para uma vida de santidade, conforme registra o texto bíblico: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2; cf. 1 Pe 1.16). 16 porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Portanto, à luz da santidade de Deus, somos chamados a ser santos em nossa jornada. Deus, em Sua santidade, não pode tolerar o pecado. Sua justiça exige que o pecado seja punido. No entanto, Ele também oferece misericórdia e perdão aos que se arrependem. A santidade de Deus é um convite para que vivamos de maneira que reflete Seu caráter. Como seguidores de Cristo, devemos abandonar o pecado e nos aproximar de Deus, buscando a santidade em todas as áreas de nossas vidas.

  1. Santidade exigida a todos os crentes.

Todos os cristãos são chamados a seguir o modelo de Cristo Jesus, inclusive em sua santidade. A Igreja de Cristo neste mundo é o santuário dedicado ao Senhor (Ef 2.21). 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, Por meio do nosso amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo, a Igreja foi santificada para apresentar-se gloriosa, santa e sem defeito diante de Deus (Ef 5.26,27). 26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Tt 3:5; 1Pe 3:21;  27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.  Por isso, como membros do Corpo de Cristo neste mundo, comprados pelo seu precioso sangue, somos exortados e convocados a andar em santidade (Hb 12.14). Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Empenhemo-nos a nos consagrarmos a Deus em verdadeira santidade (Rm 12.1)!

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. A santificação é um processo contínuo de crescimento e transformação pelo qual o cristão se afasta do pecado e se consagra a Deus com todo o seu ser. Esse processo reflete o caráter de Cristo em um mundo pecaminoso, de modo que as boas obras dos crentes glorifiquem o nome do Senhor, conforme Mateus 5:16: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

  1. Santidade e justiça de Deus.

Compreender a santidade e a justiça de Deus é importante para reconhecer que Ele é santo, reto, justo e verdadeiro. Biblicamente, a santidade e a justiça são atributos divinos que se relacionam. Esses atributos estão ligados e não podem ser separados. Como vimos, essa virtude aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5). Sua pureza e perfeição não permitem que Ele ignore ou tolere o pecado. Tudo em Deus é santo, puro e verdadeiro. A justiça dEle aponta para a sua retidão, para a harmonia de sua justiça com a Lei. Desse modo, compreender a santidade e a justiça de Deus como atributos é importante para reconhecermos que Ele é santo, reto, justo e verdadeiro. E que, por isso, jamais deixará o ser humano impune diante de sua rebelião contra a sua santidade e justiça (Gn 6.12,13). Em Gênesis 6:12-13, vemos que Deus decidiu trazer o dilúvio sobre a terra por causa da corrupção humana. Vejam que a rebelião contra a santidade e a justiça de Deus leva ao julgamento. Deus não deixará o pecado impune porque isso contradiz Sua natureza santa e justa.

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SINÓPSE III

Nenhum ser humano ficará impune diante da santidade e justiça de Deus.

CONCLUSÃO

Na jornada para o Céu, o cristão precisa desenvolver produzir uma consciência da santidade de Deus para que possa tomá-la como o padrão modelo perfeito de vida. Paulo diz aos efésios 5.1. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; A santidade de Deus é o padrão pelo qual devemos medir nossas vidas. Somos chamados a ser santos como Ele é santo.

Devemos sempre progredir em santidade desde o momento em que iniciamos a vida com Cristo até o final de nossa jornada (1Jo 2.3). 3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

Estamos no tempo de ser conscientes de que Deus ama a todos e não deseja que ninguém se perca. Todavia, os que rejeitam uma vida santa e se entregam ao pecado sofrerão a condenação eterna, pois santidade e justiça são atributos de Deus que não se contradizem, não se contrariam.

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REVISANDO O CONTEÚDO

  1. O que a Palavra de Deus gera?

A Palavra de Deus santifica o crente.

  1. Segundo a lição, o que queremos dizer com santificação?

A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7).

  1. Mencione os três estágios da santificação.

A santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.

  1. Como a Bíblia revela Deus?

A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2).

  1. Para o que a Bíblia aponta a santidade de Deus?

Aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5).

  1. Qual foi a advertência de Paulo em relação à Ceia do Senhor?

Concernente à celebração da Ceia do Senhor, Paulo advertiu sobe o perigo de participar da Ceia indignamente (1 Co 11.27).

  1. O que a Ceia do Senhor celebra?

A Ceia do Senhor celebra a morte e ressurreição de Jesus e não o seu funeral. A Ceia celebra o Cristo que morreu, mas que ressuscitou (1 Co 15.1-4).

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Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

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