X
    Categorias: ADOLESCENTES

EBD – Errando o Alvo – Lição 2 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

tenhanEBD – Errando o Alvo – Lição 2 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

 

O que significar errar o alvo? Quando estamos errando o alvo? O que significa pecado? O que fazer quando erramos o alvo?

 

Errar o alvo é o significado da palavra ‘pecado’. No seu original, pecado indica desviar-se do projeto de Deus, deixando de agradá-Lo para satisfazer as próprias vontades ou as demandas do mundo. Portanto, pecado representa o ato de errar o alvo. Cada vez que uma pessoa peca contra Deus, está, na verdade, desviando-se do propósito original.

O ser humano foi criado com o propósito de adorar e servir a Deus. Quando escolhe desobedecer, está, na verdade, errando o alvo e contraindo para si mesmo o pecado. A Bíblia nos alerta que o salário do pecado é a morte, não necessariamente física, mas espiritual. Aqueles que vivem na prática do pecado estão espiritualmente mortos, afastados de Deus.

É importante compreender que existe a morte física, quando o espírito deixa o corpo e a matéria retorna ao pó da terra, e a morte espiritual. Esta última ocorre quando o homem está privado da presença e da glória de Deus devido ao pecado. O pecado é a barreira que separa Deus do homem.

Cada vez que alguém decide desobedecer, está desviando-se do alvo e acumulando uma dívida que não pode pagar. Daí a necessidade de aceitar a Cristo, converter-se e entregar a vida a Ele. Cristo Jesus sacrificou-se em nosso lugar, trazendo salvação e libertação, permitindo-nos superar a morte espiritual e ser reconciliados com Deus.

 

LEITURA BÍBLICA Gênesis 3.1-6,22-24; Romanos 6.23

 

MENSAGEM: “A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.” Gênesis 3.6

A mulher percebeu a beleza da árvore e a atratividade de suas frutas. Ao pensar que comer delas lhe proporcionaria entendimento, ela colheu uma fruta e a comeu. Em seguida, ofereceu ao seu marido, que também comeu. Este é o momento exato em que Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus, cometendo o pecado da desobediência. Como resultado, eles contraíram o pecado para si e para toda a humanidade, como um vírus que afeta a vida de muitas pessoas.

Contudo, assim como Adão e Eva transmitiram o pecado à raça humana, Cristo, por meio de Sua morte, nos concede graça, poder, autoridade e salvação. Tudo o que precisamos fazer é aceitar cada vez mais a Cristo como nosso Senhor e Salvador.

 

Devocional

  • Segunda » Mt 26.41
  • Terça » 1 Co 10.12
  • Quarta » Rm 3.23
  • Quinta » 1 Tm 3.6
  • Sexta » Ap 2.5
  • Sábado » 1 jo 2.1

 

1 – A VIDA NO JARDIM

No Éden. o plano de Deus era perfeito em todos os aspectos. Adão e Eva possuíam tudo para serem felizes e tinham um propósito de vida. Emocionalmente, eles eram completos e não tinham medo. egoísmo ou rancor. No aspecto social, nossos primeiros pais iam muito bem. O jardim possuía o necessário para satisfazer todas as suas necessidades.

A vida, prestem bem atenção, no início era perfeita no plano de Deus. Em todos os aspectos, Adão e Eva tinham tudo para serem felizes e um propósito de vida completo. Emocionalmente, eram completos, sem medo, egoísmo ou rancor. Socialmente, nossos primeiros pais foram bem-sucedidos, pois o Jardim tinha tudo para satisfazer suas necessidades. Tinham moradia, trabalho e um casamento feliz.

O Criador estabeleceu apenas uma advertência: não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois isso resultaria em morte. Deus tinha um padrão a ser seguido; eles não deveriam errar o alvo, o que parecia simples. Então, por que colocaram tudo a perder? Simplesmente precisavam obedecer e manter o padrão estabelecido pelo Senhor. Era fácil, mas escolheram ceder aos seus próprios desejos.

Vamos analisar o primeiro pecado de Adão e Eva. Importante ressaltar que eles foram criados por Deus, sem pecado algum. Deus os criou perfeitamente, sem falhas, maldade ou defeitos. O próprio Deus vinha ao Jardim do Éden para conversar com eles todas as tardes. No entanto, a tentação veio por meio da serpente, possuída pelo diabo, que tentou Eva a desobedecer a Deus.

 

EBD – Errando o Alvo – Lição 2 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

 

Adão e Eva, mesmo sendo criados perfeitos, cederam à tentação. Eva, ao ver a árvore, começou a desejar o fruto. A serpente ofereceu, ela comeu, e ofereceu a Adão, que também comeu. O pecado foi cometido por ambos, mas a responsabilidade maior recai sobre o líder, Adão. Onde estava Adão quando Eva conversava com a serpente? A consequência maior vem na responsabilidade do líder.

Adão e Eva estavam com vontade de experimentar o fruto, e o pecado, aparentemente, não mudou nada em suas vidas. No entanto, o pecado espiritualmente os matou, afastando-os da comunhão com Deus. Quando Deus os chamou, estavam escondidos, incapazes de encarar a santidade de Deus.

A morte física veio depois, mas a morte espiritual ocorreu instantaneamente. Mesmo escondidos, Deus vê e contempla tudo. Devemos ter cuidado com nossas ações, pois as consequências do pecado virão. Deus está sempre ao nosso lado, vendo e se importando. Como professores, devemos motivar nossos alunos a fugir do pecado, incentivando-os a pensar sobre suas ações e escolhas.

 

2 – A TENTAÇAO

2.1. CONTRARIANDO A PALAVRA DE DEUS

A mulher foi tentada a comer a fruta da árvore que daria o conhecimento do bem e do mal, o que Deus havia claramente proibido (Gn 2.17). Durante a conversa com a serpente, Eva acreditou que a palavra maligna era a v erdade, e que Deus, por consequência, estava mentindo quando disse que ela e seu esposo morreriam se comessem a fruta proibida. Então, escolheu prová-la. Logo após, Eva ofereceu também a Adão, que deliberadamente optou por desobedecer a Deus. Em seguida, eles perceberam o erro e a infelicidade da decisão (Gn 3.6,7). Deus queria protegê-los do m ale preservar-lhes de dores. Mas, o Maligno, sagaz, iludiu aos seres humanos com palavras agradáveis e depois deixou-os com sua vergonha e dor. Isso é o que acontece quando cedemos ao pecado.

Contrariando a palavra de Deus, observe que a mulher foi tentada a comer o fruto da árvore que concederia o conhecimento do bem e do mal, algo claramente proibido por Deus. Durante a conversa com a serpente, Eva acreditou nas palavras malignas, pensando que Deus estava mentindo ao dizer que ela e Adão morreriam se comessem o fruto proibido. Assim, ela escolheu prová-lo e, em seguida, ofereceu a Adão, que deliberadamente optou por desobedecer a Deus.

Posteriormente, eles perceberam o erro e a infelicidade da decisão. Deus queria protegê-los do mal e preservá-los de dores, mas o maligno, sagaz, iludiu os seres humanos com palavras agradáveis, deixando-os com vergonha e dor. Isso ocorre quando cedemos ao pecado. Prestem atenção: a tentação não é pecado. Ser tentado não significar que você está em pecado ou que já pecou. A tentação é a isca utilizada pelo inimigo para nos levar a pecar contra o Senhor.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

A serpente utilizou suas palavras, argumentações e teorias para seduzir Eva ao pecado, mesmo que ela já estivesse interessada em comer o fruto do bem e do mal. A serpente ofereceu a ideia de que Eva não morreria, desafiando a palavra de Deus. Muitas pessoas desejam ser como Deus, superiores a Ele, sendo seduzidas por palavras de poder e autoridade, algo que precisa ser repreendido.

Na conversa com a serpente, Eva foi seduzida e caiu na tentação. A serpente lançou a isca, e Eva não vigiou, cedendo à tentação e pecando ao escolher desobedecer a Deus. Toda vez que o ser humano opta por desobedecer a Deus, está errando o alvo, está pecando. Deus não nos projetou para sermos pecadores, e Ele não aceita o pecado de ninguém. Pode até nos perdoar em relação à salvação, mas haverá consequências para nossas escolhas.

Adão e Eva optaram por pecar e perderam a oportunidade, a inocência e o privilégio de morar no Jardim do Éden. Foram expulsos como consequência de seus próprios pecados. Entenda que suas escolhas na vida terão consequências. Se optar por obedecer a Deus, será abençoado; se optar por desobedecer, enfrentará as consequências. Vigie e oriente os adolescentes para que estejam atentos à tentação. O inimigo tentará, mas em nome de Jesus, toda tentação, laço e armadilha preparados contra nós não prosperarão. Em nome de Jesus, resistiremos e permaneceremos firmes.

 

2.2. OS SENTIMENTOS E O PECADO

Adão e Eva se deixaram levar pelo desejo de querer ser igual a Deus (Gn 3.5), o mesmo sentimento que fez o Diabo ser expulso do Céu. E, assim, cederam à tentação e caíram em pecado. Antes, eles eram puros. Porém, quando ambos desobedeceram, logo seus olhos foram abertos e tomaram consciência do pecado cometido (3.7)

Os sentimentos desempenharam um papel crucial no pecado de Adão e Eva. Eles sucumbiram ao desejo de serem iguais a Deus, um sentimento semelhante ao que levou o Diabo a ser expulso do céu. Cederam à tentação e caíram em pecado, perdendo a pureza que antes possuíam. Quando desobedeceram, seus olhos foram abertos, e eles tomaram consciência do pecado cometido.

A desobediência resultou na perda da comunhão com Deus, pois o pecado estabelece uma barreira que separa o homem de Deus. É crucial compreender que o pecado é pessoal, sendo de responsabilidade individual. Por isso, é necessário se afastar, fugir da aparência do mal e não brincar com o pecado.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Muitas pessoas pensam que pecado está limitado a ações evidentes, como prostituição, adultério ou roubo. No entanto, pecado também pode se manifestar em palavras, como mentira e fofoca, ou em sentimentos, como mágoa e falta de perdão. Vigiar contra esses aspectos menos óbvios do pecado é fundamental.

É importante reconhecer nossas fraquezas e limitações, orando e buscando a Deus constantemente para que Ele nos livre de tudo que não agrada a Ele. Fugir da aparência do mal pode ser desafiador, mas é necessário. Isso envolve evitar amizades, lugares e situações que nos levam ao pecado.

Fuja da aparência do mal. Se há amizades que te fazem pecar, afaste-se delas. caso  lugares onde você peca, evite-os. Se tem redes sociais que te conduzem ao pecado, afaste-se delas. Bloqueie contatos no WhatsApp que te levam ao pecado. Escolha Deus, escolha servir ao Senhor. Assim, você estará preparado para ouvir o toque da trombeta e participar do arrebatamento da igreja. Aqueles que continuam cedendo à tentação e dando ouvido à serpente podem não ouvir o toque da trombeta. Vigie e escolha viver em conformidade com a vontade de Deus.

 

EBD – Errando o Alvo – Lição 2 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

 

3- O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA

3.1. VERGONHA

Após o pecado, o primeiro casal, tom ado pelo medo, se escondeu da presença de Deus (Gn 3.9,10). Mas, o Senhor foi ao jardim, chamando Adão, que disse que estava se escondendo por causa da sua nudez. Então, Deus o questionou: “E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?” (Gn 3.11). Nesse relato, podem os ver que o homem tende a não assumir os seus pecados. Ao invés disso, tenta escondê-los. Porém, nada fica oculto a Deus! Ele é onisciente e justo.

Após o pecado, o primeiro casal, tomado pelo medo, se escondeu da presença de Deus. Deus foi ao Jardim chamando Adão, que admitiu estar se escondendo por causa de sua nudez. Deus questionou se ele havia comido do fruto proibido, indicando que o homem tende a não assumir seus pecados, em vez disso, tenta escondê-los. No entanto, nada fica oculto a Deus, que é onisciente e justo.

Deus havia deixado claro que não deveriam comer do fruto proibido, mas por causa de seus próprios desejos e vontade, cederam à tentação da serpente. Assim que comeram, perceberam seu estado de pecado, ficaram com vergonha e se esconderam da voz de Deus. O pecado tem a função de afastar a pessoa de Deus, fazendo-a se esconder, fugir e evitar a comunhão com Ele.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Deus chamou Adão, perguntando onde ele estava, e Adão, em vez de confessar seu pecado, colocou a culpa na mulher e até indiretamente em Deus, dizendo: “A mulher que tu me deste”. Em vez de assumir sua responsabilidade, ele tentou transferir a culpa. Essa tendência de culpar outros pelo pecado é uma característica que persiste até hoje.

Adão poderia ter confessado seu erro e pedido perdão a Deus, mas em vez disso, escolheu acusar a esposa e, indiretamente, Deus. Isso reflete uma tendência humana comum de evitar a responsabilidade pelos próprios erros, colocando a culpa em outros.

Quando cometemos erros, é crucial assumir a responsabilidade, confessar nossos pecados e buscar o perdão de Deus. Culpar outros é apenas uma maneira de evitar o confronto com nossas próprias ações. A lição é clara: ao invés de apontar o dedo para outros, devemos encarar nossos erros, pedir perdão e buscar a restauração da comunhão com Deus.

 

3.2. CULPA

Quando foi confrontado pelo Senhor. Adão estabeleceu uma linha de defesa muito falha para tentar justificar seu erro: “O homem disse: A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi” (Gn 3.12). Ele, com essa fala, conseguiu acusar Deus e, também, atribuiu a culpa à Eva. Os sentimentos de Adão que, até então, eram puros, transformaram-se em amargura, contra o Pai e contra sua esposa. Eva, por sua vez, quando questionada, tentou se explicar dizendo que foi iludida: “A cobra me enganou, e eu comi” (v.13). Esse comportamento deles não resolveu o problema. Quando cometermos alguns erros, não podemos ficar no ciclo da culpabilização. Antes, devemos assumir nossa responsabilidade e buscar o caminho do conserto. Somente através do arrependimento sincero e da confissão do erro é que podemos alcançar o perdão de Deus.

Quando confrontado pelo Senhor, Adão estabeleceu uma linha de defesa falha, tentando justificar seu erro. Ele culpou tanto Deus quanto Eva, dizendo que a mulher que Deus lhe deu ofereceu-lhe o fruto e ele comeu. Com essa fala, Adão acusou Deus e atribuiu a culpa a Eva. Os sentimentos de Adão, que eram puros, transformaram-se em amargura contra o Pai e sua esposa.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Eva, por sua vez, ao ser questionada, tentou se explicar dizendo que foi iludida pela cobra que a enganou, e ela comeu. Ambos, Adão e Eva, optaram por colocar a culpa no outro, Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente. Esse comportamento não resolveu o problema. Quando cometemos erros, não podemos ficar na justificação ou atribuição de culpa. Devemos assumir nossa responsabilidade e buscar o caminho do conserto através do arrependimento sincero e da confissão do erro, para alcançar o perdão de Deus.

Desde o início, Adão e Eva escolheram culpar o outro. Adão culpou Eva, e Eva culpou a serpente. Esse padrão de culpar os outros persiste até hoje. A mensagem é clara: pare de colocar desculpas e culpas nos outros. Assuma suas responsabilidades. Somente pelo sangue de Jesus podemos encontrar perdão.

Ao falar mal do outro, mentir, comprar sem pagar, é necessário avaliar de quem é a culpa. A culpa é sua, assuma as responsabilidades. Conversar com a turma sobre a importância de fugir do pecado, não brincar com ele, e se afastar de tudo que conduz ao pecado é fundamental. A Bíblia destaca que um abismo chama outro abismo, reforçando a necessidade de nos afastarmos de tudo que nos faz pecar.

 

3.3. CONSEQUÊNCIAS

Devido ao grave erro cometido por Adão e Eva, toda a criação foi contaminada pelo pecado. Vejamos algumas consequências: para sobreviver, o trabalho se tornou árduo: a terra foi amaldiçoada; as dores da mulher foram multiplicadas e a morte entrou no mundo (Gn 3.15-19). A relação que eles tinham com o Criador foi quebrada. Eles perderam as bênçãos maravilhosas que o Senhor lhes havia dado, sendo, finalmente, expulsos do Éden para nunca mais voltar (Gn 3.22-24). Todos os seus descendentes nasceram sob o domínio do pecado, o que gerou a separação de Deus. Como Ele mesmo havia dito, a recompensa pelo pecado é a morte (Gn 2.17; Rm 6.23).

O episódio do pecado de Adão e Eva, conforme descrito no livro de Gênesis na Bíblia, teve profundas e duradouras consequências que afetaram não apenas o casal original, mas toda a humanidade e a criação como um todo.

A transgressão de Adão e Eva resultou em uma série de maldições e transformações na ordem natural das coisas. O trabalho, que originalmente seria realizado de maneira harmoniosa e produtiva, tornou-se árduo devido à maldição lançada sobre a terra. A agricultura tornou-se uma tarefa difícil, com espinhos e cardos prejudicando o solo.

Além disso, as mulheres passaram a experimentar dores intensificadas durante o parto, uma consequência específica do pecado. Antes da queda, o parto não era acompanhado por dor, mas após o pecado, esse processo tornou-se doloroso e desafiador.

A entrada da morte no mundo foi outra consequência inevitável do pecado. Antes da transgressão, a mortalidade não era uma realidade para a humanidade, mas a queda trouxe consigo a inevitabilidade da morte física.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

O relacionamento íntimo que Adão e Eva desfrutavam com o Criador foi quebrado. Eles perderam as bênçãos especiais que Deus lhes havia concedido e foram expulsos do Jardim do Éden, simbolizando a separação da comunhão direta com Deus. Essa quebra na relação com o Criador afetou não apenas o casal original, mas toda a descendência humana.

Todos os descendentes de Adão e Eva nasceram com uma natureza pecaminosa, herdando a inclinação para o pecado. Essa condição pecaminosa gerou uma separação contínua de Deus, afetando a espiritualidade da humanidade.

Deus havia advertido que a recompensa pelo pecado seria a morte, conforme registrado em Gênesis 2.17. Essa morte não se limita apenas à morte física, mas também à separação espiritual de Deus. No entanto, a Escritura também destaca a oferta da graça divina, proporcionando a oportunidade de salvação através de Jesus Cristo, como expresso em Romanos 6.23.

Essas consequências representam uma visão teológica da narrativa bíblica, destacando o impacto do pecado na condição humana, na relação entre o homem e Deus, e na própria criação.

 

CONCLUSÃO

Com a queda do homem, Satanás saiu aparentem ente vitorioso e a humanidade envergonhada. Como as pessoas, que foram geradas à imagem de Deus, agora, manchadas pelo pecado, poderiam relacionar-se novamente com Ele?! Por esforço próprio, os seres humanos jamais iriam conseguir resolver isso. Mas, o que ninguém podia esperar é que Deus já tinha traçado um plano de resgate. E tudo isso era apenas o começo de uma longa história!

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais