EBD- Fé para Crer que Deus Existe

EBD- Fé para Crer que Deus Existe

Lição 3 Jovens dos Fé para Crer que Deus Existe- EBD 4 Trimestre 2023.

O que significa fé? Como podemos adquirir ou aumentar a nossa fé? Como comprovar a existência de Deus? Quem é Deus para você? Como comprovar a existência de Deus?

Em algum momento você já duvidou da existência de Deus? Você já teve alguma experiência com Deus?

Sem fé é impossível agradar a Deus. As pessoas precisam crer em Deus e ter fé para acreditar na sua existência, até porque Deus só se revela para aquelas pessoas que crer nele. É preciso crer e ter fé para ouvir a voz de um Deus tão poderoso como nosso. Você já ouviu a voz de Deus?

Texto principal. Salmos 100: 3

Deus nos amou primeiro, nos escolheu primeiro. Como Ele nos amou primeiro e nos escolheu primeiro, devemos ama-lo, retribuí-lo à graça Dele.

As pessoas querem um socorro de Deus a graça de Deus o amor de Deus no entanto não querem amá-lo e obedecer. Está certo?

Resumo da lição.

A existência de Deus é real e todas as pessoas que se aproximam de Deus e crer nele, Ele estará abençoando porque ele é galardoador.

Todos que querem conhecer a Deus ele vai estar se revelando.  Se no seu coração apresentar alguma dúvida na hora que você for orar, apresente as suas dúvidas a Deus, converse com Ele e Ele vai estar se revelando para você.

Cada cristão precisa ter suas experiências com Deus. Você tem experiência com Deus? Sabe como provar a existência Dele? Já ouviu a voz de Deus?

Salmos 139: 1-12

Introdução

Nós estamos estudando nesse trimestre acerca da Fé e a temática de hoje é fé para crer na existência de Deus. Será que para crermos na existência de Deus precisamos ter fé?

Tem alguém que duvida que Deus exista? Será que Deus é real? Será que Deus tem poder? Será que Jesus Cristo existiu? Será que existe salvação? Será que acontece o que depois da morte? Será que Deus está me ouvindo? Será que se morrer agora eu vou para o céu?

Precisamos ter fé para acreditar na existência de Deus. E aquele que tem fé para acreditar  em sua existência Deus se revela para ele cada vez mais. Podemos ver a grandeza Dele a existência dele, o poder Dele através de tudo aquilo que ele criou. Através da natureza dos animais do próprio ser humano nós conseguimos ver a existência de Deus.

EBD- Fé para crer que Deus existe (Lição 3 Jovens) EBD 4 Trimestre.

1- Doutrinas que creem na existência de Deus e as que a negam.

1.1 O que é teísmo?

Você é teísta? sim ou não? Teísta são as pessoas que creem na existência de Deus.

Tem gente que crê em Deus estudando a Bíblia Sagrada adquirindo conhecimento teológico, filosófico e   creem de forma sistemática e organizada, mas existe pessoas que crê de forma natural sem ter conhecimento teológico e filosófico percebe a existência de Deus nas pequenas coisas.

A maioria das pessoas crê em Deus porque da sua graça por ter ouvido falar de Deus por ter ouvido Deus falar com ele, sentiu a sua presença, a sua graça e misericórdia. Tem aqueles que temos o conhecimento teológico mas tem também a experiência com Deus.

Qual o grau de conhecimento que você tem com Deus? Você conhece Deus por causa da teologia da filosofia ou das suas próprias experiências?

Quer conhecer Deus leia a Bíblia Sagrada você vai descobrir o que ele gosta porque ele não gosta do que ele aprova o que ele não aprova. Todas as respostas você encontra na Bíblia Sagrada pois a Bíblia Sagrada é a palavra de Deus.

A Bíblia Sagrada, ela não contém a palavra de Deus, ela é a própria palavra de Deus.

A Bíblia revela a presença de Deus, ela revela Deus um Deus criador que fez todas as coisas e que enviou seu filho para morrer na cruz para nos dar a salvação. Tudo isso foi ele que fez por ter nos Amado primeiro.

1.2 O que é o Ateísmo?

Ateísmo é uma doutrina que nega a existência de Deus. Existem três formas de ateísmo uns mais radicais outros menos. O ateísmo especulativo ele não crê em Deus, não crer No poder de Deus na existência de Deus já que não consegue comprovar seu raciocínio lógico, não pode ver, não pode tocar nem ouvir a Deus então é porque ele não existe.

O ateísta prático é aquele que diz que crê mas no entanto as suas atitudes não estão de acordo com o que fala. Ele disse que acredita em Deus não é tanto suas ações comprovam que não crê em Deus na sua existência porque não tem temor não tem respeito a palavra de Deus.

Então aquela pessoa que diz que crê tá na igreja mas as ações não condiz com a palavra de Deus pode ser considerada um ateísta prático. O mundo tá cheio dessas pessoas. Diz que crê mas não obedece.

Ateísmo militantes é aquele que briga, luta, defende sua ideologia, organiza evento. Não acredita em Deus e ainda sai propaganda pregando anunciando espalhando seu pensamento sobre a não existência de Deus. Estes não creem e lutam para que outros também  não crerem na existência de Deus.

No poder de Deus

Então os militantes, eles não creem e ainda fazem campanha para que outras pessoas também não creiam em Deus. Os jovens na faculdade vão conhecer muitas pessoas assim vamos se deparar com pessoas assim e que eles não creem e ainda os argumentos para tentar desviar você.

1.3 Uma argumentação Clara.

O nosso Deus é imanente, ou seja, Ele se importa com a sua vida, com seu relacionamento, com seu ser. Ele quer está perto de nós, de relacionar com nós, de conversar com nós, de ouvir a tua voz, de estar direcionando a tua  vida. Ele nos ama e esse amor faz com que ele venha se relacionar conosco.

Mas Ele também é transcendente. Ele existe por causa própria, Ele sempre existiu e sempre existirá. Para ele existir, para viver Ele não precisa de ninguém porque ele é Deus.

Ele tem todo poder e toda glória não depende de ninguém. Deus para ser exaltado não precisa de tua glória, dos teus aplausos, do teu dinheiro, porque ele é transcendente.

Ele exige a nossa adoração, a nossa obediência porque nós queremos a sua benção, seu livramento, seu cuidado, ir morar no céu e não queremos obedecer e adorá-lo.

Quem precisa de Deus somos nós. Deus não precisa do ser humano, eu é que sou dependente Dele.

Tem gente que acha que é alguma coisa, se sentem cheio de si o que será da igreja da escola dominical do grupo sem mim? Deus vai levantar outro, porque o único transcendente aqui é Deus.

E você precisa de Deus? Reconhece isso? Tem gente que precisa de Deus mas não reconhece.

Você precisa de Deus para tudo, foi ele quem criou o ar que tu respira, que faz a terra produzir, quem fez as praias que você usufruir, de tudo isso ele criou. Você depende dele para sobreviver. Seja agradecido a Deus e reconheça o poder de Deus.

Dinâmica Fé para crer que Deus existe (Lição 3 Jovens) EBD 4 Trimestre 2023.

2- O que queremos a respeito de Deus.

2.1 Cremos que Deus é eterno.

Só pode ser eterno aquilo que não foi criado, não teve princípio e não terá fim.

Os anjos são eternos? O homem é eterno? A alma do homem acaba?

O ser humano não é eterno, ele foi criado por Deus, a sua alma que vai passar na eternidade sofrendo ou no céu com Deus.

A alma do homem não morrerá quer dizer que ele foi eternizado. Os anjos também foram criados e foram eternizados através da graça e misericórdia  e bondade de Deus.

Então só Deus pai, Deus filhos, Deus Espírito Santo, a Trindade é eterno, eles foram desde o princípio não existe uma data de nascimento de Deus, o ser humano e os anjos foram eternizados.

Isso é difícil de entender e é por isso que Deus é transcendente porque o ser humano não é capaz de compreender no seu todo, sua grandeza, sua magnitude, sua existência. Não somos capazes de compreender, precisamos ter fé para aceitar.

Da eternidade de Deus ele distribuiu também para o ser humano e nós poderemos passar a eternidade com ele pode ser através do arrebatamento vivo ou se morrermos em Cristo Jesus ressuscitar receber um corpo transformado e subir com ele para a Glória.

Você está preparado?

O ateísmo está em todos os lugares, Nas leis, nas discussões, no meio artístico, na filosofia, nas faculdades, nos cartazes.   Cada vez mais o ateísmo está militando contra a existência de Deus e as pessoas estão cada vez mais crendo no ateísmo e deixando de crer na existência de Deus. O ateísmo nos afasta de Deus.

Não crê em Deus nos afasta de Deus porque as pessoas pensam o seguinte: se não tem Deus não tem pecado eu não preciso orar eu não preciso viver em santidade posso fazer qualquer coisa que eu desejar, porque morreu acabou e vai se afastando cada vez mais de Deus. Esse é o ensinamento do ateísmo.

Acreditar em Deus exige de nós  vivermos em santidade, transformados para termos os nomes escritos no livro da vida e quando Cristo venha arrebatar a sua igreja subiremos com Ele.

2.2 Deus é Onipotente.

Nosso Deus é Onipotente e a Onipotência só pode existir em Deus. Conhecemos pessoas poderosas que podem mandar fazer ou desfazer muitas coisas, mas como seres humanos não pode fazer tudo o que quer porque são seres humanos limitados. Mas Deus , ele tem todo poder para fazer o que ele quer e o que lhe apraz.

Ele não tem poder, ele tem TODO PODER, não há limites para Ele. Se ele tem todo poder, por que ele não faz tudo, por que ele não mata todo mundo porque ele não faz aquilo?

Ele não faz tudo porque ele deu livre arbítrio ao homem que é o direito de escolher, ele respeita as suas escolhas, mas nossas escolhas têm consequências. O ser humano é castigado de acordo às suas escolhas. Tudo que acontece de ruim são consequências de nossas escolhas.

Então ele tem o poder de fazer tudo, mas ele deu o direito do ser humano fazer as suas escolhas. Meu juízo final Deus vai estar julgando todo ser humano seja ele bom ou ruim e cada um receberá segundo as suas escolhas, suas obras.

Se as coisas estão difíceis, coloque na mão do Senhor e ele vai resolver do jeito Dele, não de acordo a tua vontade.

Como seres humanos somos limitados e só conseguimos vê aquilo que está o nosso alcance, mas entrega na mão do Senhor e pede ajuda ele para que seja feita a vontade dele que ele conhece e sondas esquadrinha os corações os pensamentos vê o que você não consegue ver.

Ele consegue ver o passado presente e o futuro. Entregue o teu caminho ao Senhor confia nele ele tudo fará.

Davi enquanto jovem teve coragem de desafiar um grande gigante, enquanto homens poderosos que estavam acostumados a guerrear estava com medo. Davi foi corajoso porque ele sabia que ele era pequeno mas o Deus dele era grande, poderoso, majestoso.

2.3 Deus é onipresente.

Deus  é onipresente na nossa concepção é difícil Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus está presente vendo as tuas dificuldades, as tuas lutas, O que você está assistindo, O que você está vendo, onde você está indo, o que você está fazendo, Ele vê tudo.

Nada nem ninguém consegue esconder de Deus. Será que Deus pode sentar do seu lado para ver as suas redes sociais?

Deus ele tudo vê Deus mandou Jonas e pegar em Nínive lugar muito cruel Jonas tentou fugir da presença de Deus. A pessoa pode tentar, pode projetar, pode arquitetar e planejar fugir da presença de Deus mas da presença de Deus ninguém foge, ninguém consegue escapar dos seus olhos.

Jonas pegou a embarcação para ir para Tarso, para o lugar mais longe , principal que era fugir dos olhos de Deus ele não conseguiu. Você pode mudar de cidade, mudar de estado, mudar de país, do continente, Deus vai continuar te vendo. Deus está em todos os lugares, não há como fugir de Deus, do propósito Dele, da chamada Dele. Não faça como Jonas.

Você está preparado para fazer a vontade de Deus ou está pensando em fugir?

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

3- Deus é a razão de tudo.

3.1 Não há tempo a perder.

Nós estamos aqui nessa terra de passagem, mas aproveita na terra aquilo que você pode aproveitar. Aproveita aquilo que não é pecado, mas aquilo que é pecado se afaste, não se envolva.

Aqui estamos de passagem, pois vamos morar na Nova Jerusalém e para morar na Nova Jerusalém temos que rejeitar o pecado aqui, rejeitar o que não agrada a Deus,  para chegar lá eu preciso viver em santidade aqui.

O que é saber viver a vida?  Saber viver a vida é adorar a Deus e obedecer a sua vontade cultuar o seu nome. Nada é melhor do que sentir a presença de Deus em nossa vida.

Não troque a presença de Deus por nada. Algumas pessoas troca presença de Deus por desejos mundanos desejos da carne.

Hoje as pessoas não querem mais orar, não querem consagrar, não querem participar de EBD, não querem aprender as coisas de Deus. O inimigo tem lutado para tirar os jovens da presença de Deus.

O inimigo começa a botar várias bandejas de forma sutil para que os jovens comecem a perder interesse pelas coisas de Deus e que possam se interessar pelas coisas do mundo.

O que faz o povo perecer é a falta de conhecimento e o inimigo tem tirado muito jovens da EBD para não ter o conhecimento de Deus.

Hoje o povo quer movimento e não avivamento porque todo avivamento veio pelo conhecimento da palavra de Deus. Movimento é como se fosse um lanche você come e daqui a pouco está com fome de novo, não tem vitamina, não tem sustância. O avivamento gera mudança, transformação.

Você está vivendo avivamento ou movimento? Muitas pessoas estão vivendo de lanche de movimento, participam do movimento no domingo mas não querem ir para igreja nos outros dias, não querem ler a Bíblia, não querem meditar na palavra de Deus, não querem orar, não que consagrar, não querem jejuar para fortalecer a sua vida espiritual e ser avivados.

Que possamos ter jovens cheio da presença de Deus que rejeita o pecado como Daniel.

3.2 preparado para cumprir a vontade Dele.

Deus é ele que manda, Ele é Senhor, Ele é criador, nós somos criaturas e servos estamos aqui para obedecer a vontade de Deus. Não adianta ficar fugindo da direção de Deus, Ele vai mandar a tempestade e a baleia vai te engolir.

Estamos vivendo uma geração de jovens que não querem obedecer, jejuar, orar, buscar a presença de Deus, vai no culto apenas aos domingos.

Não adianta fugir da vontade de Deus pois ele é soberano. Se Jonas estivesse aqui, você poderia perguntar: valeu a pena fugir da presença de Deus?

Não adianta irmãos fugir da presença de Deus porque ele está em todos os lugares e quando ele te acha dói, A tempestade. É melhor obedecer do que sacrificar.

3.3 Deus age como quer.

Tem momentos na vida da gente que Deus permite a dor e o sofrimento, a doença, as tribulações, as aflições para que a gente possa orar ele. Tem gente que só consegue buscar Deus no momento da prova, da luta. Quando está na hora da benção esquece de Deus.

Não deixe as lutas e as provas chegarem para buscar a Deus busque agora.

Que Deus possa nos ouvir no dia mal, nos guardando nos livrando no dia mal.

Conclusão

Deus Ele pode tudo, Ele sabe tudo, Ele está em todos os lugares. Deus ele é transcendente mas quer se relacionar comigo ele quer conversar conosco, quer saber das nossas dores das nossas aflições para estar nos protegendo nos fortalecendo.

Como eu posso me relacionar com Deus? Através da oração, da leitura e meditação da palavra de Deus. Precisamos ser mais íntimos com Deus.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI!

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados