EBD  – HEDONISMO: SER FELIZ A QUALQUER CUSTO – LIÇÃO 4 JUVENIS 

EBD  - HEDONISMO SER FELIZ A QUALQUER CUSTO - LIÇÃO 4 JUVENIS

EBD  – HEDONISMO: SER FELIZ A QUALQUER CUSTO – LIÇÃO 4 JUVENIS

CONECTADO COM DEUS

Nesta lição, vamos tratar a respeito do hedonismo. Talvez você não conheça o seu significado na teoria, mas certamente já deve tê-lo observado em seu dia a dia. Torna-se cada vez mais comum pessoas que buscam a “felicidade” a qualquer custo, mesmo que tenha que ferir e magoar o próximo. Dentro da ideia hedonista, a pessoa não precisa se importar com Deus, com a natureza ou com seus semelhantes. A satisfação pessoal está acima de tudo e de todos e deve vir sempre em primeiro lugar. O lema do hedonista é: “Terei prazer ou vou me dar bem?” E nunca: “Estou agindo corretamente?” Quais desses questionamentos você tem usado como lema para a sua vida?

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO.  CLIQUE AQUI.

1. O HEDONISMO

1.1. O que é

Segundo o Dicionário Teológico (CPAD), hedonismo é “uma doutrina filosófica, da época pós-socrática, segundo a qual o prazer individual e imediato é o supremo bem da vida humana”. Essa palavra tem origem no nome de uma deusa da mitologia grega que representava o prazer. A ideia dessa filosofia de vida parte do princípio de que os seres humanos devem realizar todos os seus desejos e buscar o que acredita ser a “felicidade”, mesmo que para isso tenha que prejudicar o próximo, agir sem ética, quebrando esses e demais princípios bíblicos. Segundo essa ideologia, os padrões bíblicos para as pessoas devem cair por terra, não havendo limites para a busca pelo prazer.

Muitas correntes filosóficas se desenvolveram na busca pela resposta sobre qual seria “o sentido da vida”. Algumas sãos mais radicais; outras menos radicais; mas muitas concordam que a dor e o sofrimento fazem parte da vida. E aqui, nesse primeiro momento, não se julga a “intensidade” da dor, mas apenas o fato de ela existir; nem que seja “a dor de levantar cedo”. Nesse sentido, algumas correntes defendem que o prazer é o mecanismo perfeito para “driblar” a dor (seja ela qual), e aqui podemos introduzir o conceito de hedonismo! Portanto, de maneira simples, o hedonismo defende que o prazer é o valor máximo norteador da vida; ou um caminho na busca da felicidade.

1.2. Como surgiu

Segundo os historiadores, o hedonismo surgiu na Grécia Antiga com o filósofo Aristipo de Cirene. Assim como Aristóteles, esse filósofo erroneamente acreditava que o ser humano deveria ter como o ideal de vida a busca pela satisfação, especialmente a física. Como podemos ver, tal ideologia não é nova ou exclusiva da nossa sociedade. Desde a Queda, o ser humano passou a buscar a realização de seus desejos, projetos e sonhos a todo o custo, inclusive sob a perda da comunhão com Deus. Infelizmente, muitos querem criar suas próprias normas e a viver guiados pela vaidade de seus desejos.

Os pensamentos filosóficos não necessariamente nascem sozinhos. “Como assim, professor”? Muitas vezes a sociedade filosófica como um todo está “pensando” sobre algo, e como fruto desses trabalhos, muitos outros pensamentos surgem (para complementar ou para contrapor o pensamento primário). Nesse sentido, o hedonismo surgiu em um contexto em que se discutia “a busca pela felicidade”; e também no contexto do pensamento “atomista” (filosofia de Demócrito que revela o universo como uma combinação de “vazios” e átomos). Aristipo, portanto, como primeiro idealizador do hedonismo, buscou trazer soluções para esses problemas que haviam sido levantados em outras correntes de pensamento.

Inicialmente a ideia do hedonismo era de certa forma reducionista, no sentido de que os nossos prazeres deveriam ser “educados” para “se contentar com o necessário e suficiente”. Em outras palavras, a busca pelo prazer deveria focar nos prazeres simples e de fácil acesso, pois se os nossos parâmetros de felicidade fossem estabelecidos em prazeres difíceis, mais complexa ainda se tornaria a vida. Esse pensamento foi defendido também por Epicuro (na verdade o hedonismo foi muito mais defendido por ele). Porém, apesar das origens “reducionistas”, veremos que essa filosofia é dotadas de sutilezas, e que na prática ela é muito enganosa!

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

CURSOS PARA PROFESSORES EBD

1.3. O engano

Muitos seguem o hedonismo como um estilo de vida, ainda que nem mesmo conheçam o termo. Apesar da pregação do Evangelho nas mídias sociais, nos canais de TV, e nos vários trabalhos evangelísticos, a iniquidade está crescendo de tal modo que pode contaminar até os crentes fiéis se não vigiarem (Mt 24.12).

Segundo o hedonismo, não tem problema algum comer em excesso (glutonaria), embriagar-se ou entregar-se à sensualidade, como se não houvesse amanhã e nem um Deus a quem prestar contas (1 Co 15.32). Se nós, como representantes de Cristo na Terra, nos conformarmos com esse mundo, que esperança haverá? Por isso, diga não às ideologias contrárias à Bíblia, Não tenha medo de pregar a Palavra de Deus, mesmo que para isso você tenha que sofrer zombarias. Saiba que a sua missão não ficará inacabada e Deus irá recompensá-lo.

O obscurecimento da filosofia se dá quando da ausência de avaliação ética, moral, psicológica e até mesmo (modernamente) neurológica na busca pelo prazer. Assim, um nível extremo do hedonismo se relacionaria com a busca pelo prazer a qualquer custo, principalmente como escape para a dor. Grande problema, não é? Porque sendo assim, quais seriam os limites para essa busca incessante? E se esses limites excederem os limites pessoais e começaram a afetar os limites externos (das outras pessoas)?

Nesse contexto, há uma passagem interessante na Bíblia que retrata o curso natural do mundo em oposição aos limites definidos pelo Senhor, que diz: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas” (Sl 2:2, 3). Esse trecho “rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas” podemos traduzir como “retiremos de nós os seus limites; não queremos seguir a ‘baliza Divina’”. E esse é exatamente o conceito moderno que se dá ao hedonismo: uma busca demasiada e ilimitada pelo prazer, como sendo este o sentido da vida.

2. AS CONSEQUÊNCIAS DO HEDONISMO

2.1. Sentimentos ruins

O hedonismo tem atraído muitas pessoas que, sendo enganadas, passam a ter a alma adoecida com sentimentos ruins, como: a ganância, a inveja, a culpa, o vazio existencial, a mágoa e a frieza espiritual. Essa ideia enganosa de viver sem limites traz insegurança emocional além de muitos males, não só para o presente, mas também para o futuro. De que adianta realizar todos os seus desejos, fazer o que bem entender e depois da morte sofrer eternamente? Quem não deseja receber a vida eterna no Céu, em paz e sem sofrimento? Tal desejo é válido, mas o Céu é um presente de Deus para os que creem no sacrifício de Cristo e não vivem segundo as suas vontades carnais.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

Como falamos, o hedonismo traz consigo consequências nas esferas ética, moral, psicológica, neurológica e principalmente espiritual. Não precisamos fazer muito esforço para explicar os danos que as drogas e o alcoolismo podem causar na vida de muitos jovens (especialmente); mas não precisamos ir muito “adiante” para tal! A simples renúncia das obrigações em detrimento de atividades prazerosas, passivas e superficiais, causam danos tão graves quanto.

Por exemplo, o jovem que não consegue ter a disciplina para estudar para as suas provas (porque isso causa uma dor) e que, ao invés disso, ele decide assistir uma série ou ficar nas redes sociais, ele está simplesmente utilizando uma “moeda de troca”; substituindo a dor de ficar concentrado por algumas horas pelo prazer e a recompensa imediata ofertada por esses refúgios. Perceba que mais do que nunca os conceitos de “dor”, “prazer” e “felicidade” estão presentes em nosso contexto.

O simples exemplo que trouxemos traria sérias consequência para a vida acadêmica ou profissional do jovem; mas muito pior ocorreria se a “fuga da realidade” fosse feita através de práticas pecaminosas, como alcoolismo, imoralidades sexuais, e prazeres carnais em geral; pois sendo todas essas práticas reprovadas pelo Senhor, a vida espiritual é que seria afetada.

Certamente o nosso olhar e admoestação tem por objetivo o cuidado e a recuperação do jovem que se encontra em uma situação semelhante à descrita. Sabemos que nem sempre é o desejo do jovem estar entregue aos prazeres, porque no fundo o que ele quer é apenas distração ou “desafogo mental”. Portanto, cabe a nós buscarmos de Deus os melhores conselhos e dicas para promover uma vida pura diante do Senhor, mas também disciplinada e compromissada. Tudo isso é possível, inclusive, com uma carga equilibrada de emoções, para que se não desenvolva ansiedade e outros problemas emocionais.

2.2. A morte eterna

Jesus falou que, um dia, todas as nações serão reunidas para serem julgadas diante dEle, que como um pastor apartará os bodes das ovelhas: “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna” (Mt 25.46). Aqueles que não se arrependeram de seus pecados e buscaram somente os prazeres desta vida, vão enfrentar o tormento eterno, o inferno. Não estamos querendo assustar você, mas este lugar de tormento e sofrimento é real e não foi preparado para o ser humano, mas sim para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Deus é bom, mas também é justo e as pessoas receberão o que elas escolheram. Você já foi alcançado pela graça divina e ela nos dá condições para nos arrependermos e andarmos retamente. Deus não nos criou para irmos para o inferno; entretanto, o caminho que escolhemos irá determinar o nosso destino.

O alerta que a lição traz vai muito no sentido de que devemos provar do novo nascimento em Cristo Jesus; porque o novo nascido é a cada dia aperfeiçoado para a vida eterna. Ao contrário disso, aquele que não se arrependeu de suas más obras e que continua na prática da iniquidade está cada vez mais distante de passar a eternidade ao lado do Senhor, pois a própria palavra de Deus reprova tais práticas!

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

A Bíblia diz: “Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21:27); e ainda acrescenta: “Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira” (Ap 22:15).

3. DIGA NÃO AO HEDONISMO

3.1. Vivendo de modo a agradar a Deus

Como manter-se puro vivendo num mundo marcado pelo hedonismo? Isso só é possível por meio do Espírito Santo, que habita no crente. O Consolador quer auxiliá-lo, continuamente, na renovação de sua mente, vontade e emoções para a glória de Deus. Ele mostrará o que você deve fazer e o que evitar. Se você seguir as bondosas e sábias instruções do Espírito Santo, encontrará proteção e segurança. Não obedecer ao seu comando é perigoso, pois o fim é o desastre aqui e na eternidade.

O Salmista indaga e responde no Salmo 119: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra” (v. 9). Portanto, lembre-se que a Palavra de Deus é fonte de Sabedoria e instrução da Prudência. Meditar na palavra de Deus fará do jovem uma pessoa honrada e sensata. Sobretudo, o Espírito Santo é o nosso auxiliador diante das adversidades e tentações. Não deixe para orar apenas quando estiver no estado de angústia e sofrimento, mas cultive uma vida de oração e devoção ao Senhor, pois o trabalho “preventivo” e de desenvolvimento autocontrole é muito melhor do que o trabalho “corretivo”.

3.2. Não seja guiador por sua carne

A sociedade hedonista em que estamos inseridos faz um forte apelo ao sexo. As pessoas são incentivadas a ter uma vida sexual ativa, antes mesmo de casar, fazendo o que bem desejam. Mas Deus estabeleceu o sexo para ser desfrutado dentro do casamento, entre marido e mulher, isso antes mesmo que o pecado entrasse no mundo (Gn 2.21-25).

Ao nascer, fomos dotados de instintos específicos, sem os quais nossa sobrevivência seria impossível. O impulso sexual foi dado por Deus, inclusive para a preservação da espécie. Depois da Queda, no jardim do Éden, o homem pecador passou a deturpar este impulso divino, gerando os muitos desvios que sabemos existir hoje. Contudo, isso não invalida a intenção de Deus de abençoar o ser humano e perpetuar a espécie, através de uma sexualidade sadia.

A vida sexual saudável, dentro do casamento, tem a bênção de Deus, além de dar alegria e prazer ao ser humano (Hb 13.4). Entretanto, o hedonismo tem trabalhado em favor da banalização do sexo. Você deve estar atento para não cair em suas ciladas. A Bíblia adverte: “Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz, com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2.22). A prática do sexo fora do matrimônio é chamada na Bíblia de fornicação e é pecado contra o Templo do Espírito Santo (Ap 21.8: Gl 519:1 Co 6.18).

Não é segredo que uma das maiores fontes de prazer é o sexo; e a melhor maneira de educar os nossos jovens sobre assuntos dessa categoria não é deixando de falar sobre, mas justamente tratando de maneira bíblica. Antes de tudo, devemos entender que tudo que Deus fez foi perfeito; e cada detalhe foi minimamente pensado.

A instituição do casamento e da relação matrimonial quando alicerçadas no Senhor trazem bênçãos sem medidas. O casamento nos santifica; nos aproxima do amor; nos aproxima de Deus. Nesse contexto, o sexo é um dos elementos presentes no casamento (não o único e talvez não o principal); que também foi criado e pensando por Deus! Aliás, o prazer também foi um instituto criado por Deus! Afinal, poderíamos ter um mecanismo de frutificação com prazer mitigado (por que não?); mas mesmo assim o Senhor trouxe elementos sensoriais para que a nossa experiência fosse singular.

O que ocorre, no entanto, é a perversão dos meios; ou a forma como os prazeres são buscados! O sexo fora do casamento (seja no contexto de fornicação, prostituição ou adultério) são abominados pelo Senhor! Esses atos são espécies de um gênero denominado “imoralidade sexual”. Acerca disso, o apóstolo Paulo ressalta que esses pecados são destrutivos pois afetam o próprio corpo (no sentido humano e espiritual); e ainda faz ressalvas dizendo “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Co 6:18,19).

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

APP DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA

Portanto, no contexto do hedonismo, a utilização do sexo como prática banal para busca do prazer representa uma perversão dos conceitos e propósitos de compromisso com Deus e com o nosso cônjuge. Guardar a pureza sexual, no contexto de jovem solteiro ou de casado, representa uma grande virtude; além de significar respeito para com o casamento e para com Deus.

3.3. Cristianismo é renúncia

Seguir a Jesus envolve renunciar a nossa própria vontade pecaminosa, isto é, aos desejos da nossa carne. Não existe Cristianismo sem cruz, sem renúncia. Sabemos que há uma guerra entre o nosso espírito, que deseja se aproximar de Deus, e a nossa carne que almeja vaidades que nos conduzem ao oposto. Paulo, ao escrever aos gálatas (Gl 5.17-25), fala a respeito desse assunto. Ele foi um servo do Senhor que soube o que era renúncia. Ele considerou até o que ele estimava como uma completa perda, se comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, Jesus Cristo. “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele” (Fp 3.8 – NTLH).

A juventude é uma fase única na vida de cada ser humano; com muitos ciclos, descobertas e transformações. Nem sempre o jovem consegue realizar a melhor gestão das suas emoções e sentimentos, e muitas vezes a busca pelo prazer se torna uma via de acesso para a fuga da dor. Como vimos, isso é o que prega o hedonismo; onde o homem não é “obrigado” a sofrer, já que tem a opção de saciar a sua carne. Porém, não é assim que aprendemos do Senhor Jesus! Ele disse para a mulher samaritana que a água material é imperfeita, pois bebendo o homem torna a ter sede. Por sua vez, a água que jorra do trono de Deus sacia a sede da alma! Com isso, entendemos que vale a pena renunciar os prazeres da carne, pois além de nos distanciarem de Deus, são materialmente imperfeitos, pois são incapazes de resolver os nossos problemas (apenas trazes uma sensação). Vale a pena permanecer nos caminhos do Senhor; pois aquele que aborrecer a sua vida aqui na terra (renunciar os prazeres da carne) herdará a vida eterna (Mt 16:25).

 

PARA CONCLUIR

Na lição deste domingo, aprendemos que o hedonismo erroneamente busca o prazer, a felicidade a todo o custo, mesmo que para isso tenha que passar por cima de alguém e dos princípios de Deus, Essa ideologia leva pessoas a realizarem seus desejos, mas depois, leva suas almas ao vazio e os seus espíritos ao Inferno. Apenas por meio das Escrituras, você terá poder do alto para resistir a todo tipo de tentação, sedução e engano.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados