X
    Categorias: ADULTOS

EBD – Imagens Bíblicas da Igreja – Lição 2 Adultos – 1° Trimestre 2024

EBD – Imagens Bíblicas da Igreja – Lição 2 Adultos – 1° Trimestre 2024

 

Uma das imagens bíblicas mais gloriosas da Igreja é a que a apresenta como a habitação de Deus.

 

TEXTO ÁUREO

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pe 2.9)

Nos tempos do AT. as pessoas não se aproximavam de Deus diretamente. Um sacerdote agia como intermediário entre Deus e os seres humanos pecadores. Com a vitória de Cristo na cruz, tal padrão foi mudado. Agora podemos estar diretamente na presença de Deus. sem medo (Hb 4.16), e recebemos a responsabilidade de aproximar outras pessoas a Ele (2 Co 5.18-21).

 

VERDADE PRÁTICA

Por meio de cada imagem que retrata a Igreja, o Espírito Santo revela-nos o quão gloriosa ela é.

A Igreja do Senhor é representada por vários símbolos que transmitem uma ideia do que é a Igreja em diferentes propósitos e ocasiões. A Igreja é chamada de “virgem pura”, “noiva”, “esposa”, “nação santa”, “geração eleita”, “Corpo de Cristo” e “Casa de Deus”.

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda – 2 Co 11.2

A Igreja retratada como virgem pura 2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

 

Terça – 1 Pe 5.2

A Igreja como o rebanho de Deus 2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; At 20:28;

 

Quarta – 1 Pe 2.9

A Igreja como o sacerdócio real 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

 

Quinta – 1 Co 3.16

A Igreja como o santuário de Deus 16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

 

Sexta – 1 Tm 3.15

A Igreja como a Casa de Deus 15 mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

 

Sábado – 1 Co 12.12

A Igreja constituída como o Corpo de Cristo 12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Efésios 5.25-32; 1 Pedro 2.9,10

Hinos Sugeridos: 75, 131, 400 da Harpa Cristã

Palavra Chave: Imagem

 

INTRODUÇÃO

A Igreja de Jesus Cristo é retratada representada por uma série de imagens por meio das páginas do Novo Testamento.

Nessas imagens bíblicas que nos mostram a Igreja de Cristo, veremos ricos significados que nos informam sobre sua essência e propósito.

Cada uma delas revela um determinado aspecto da Igreja de Jesus Cristo. Assim, podemos contemplar imagens ou figuras que retratam o relacionamento; que descrevem a função ou mostram de que forma a Igreja é a habitação de Deus.

Cada metáfora símbolo reflete a sabedoria divina que meticulosamente cuidadosamente a moldou e a guiou ao longo da história.

Por isso, nesta lição, estudaremos as principais imagens bíblicas a respeito da Igreja de Cristo que comunicam nos informam o relacionamento, a função e a habitação dessa instituição criada por Deus.

 

I – IMAGENS QUE DESCREVEM UM RELACIONAMENTO

1. A Noiva de Cristo.

Sem dúvida alguma, a imagem da Igreja como a Noiva de Cristo é uma das mais belas das Escrituras.

Essa figura de linguagem da Noiva de Cristo, presente nas Escrituras, revela a profunda relação entre a Igreja e o próprio Cristo. Essa imagem é encontrada em diversas passagens bíblicas, sendo uma das mais notáveis em 2 Coríntios 11.2, onde a Igreja é descrita como uma “virgem pura”.

”. Na verdade, a Bíblia usa tanto a figura da noiva como a da esposa para representar a Igreja. Primeiramente, a Igreja é descrita como uma “virgem pura” (2 Co 11.2).

 

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

Convém destacar que a palavra grega parthenos, traduzida em 2 Coríntios 11.2 como “virgem pura”, é usada em relação a uma donzela que ainda não contraiu núpcias.

Observem que essa virgindade não se limita à ausência de experiências matrimoniais, mas simboliza a pureza espiritual da Igreja, sua separação do mundo e dedicação exclusiva a Cristo. Assim como uma noiva se prepara com zelo para o seu noivo, a Igreja é chamada a se preparar espiritualmente para o encontro com seu Amado.

É uma figura da Igreja como noiva trazendo uma ideia de castidade, pureza e fidelidade.

 

2. A Esposa de Cristo.

Paulo retrata, também de forma vivida, a imagem da Igreja como esposa (Ef 5.25,26).

Essa imagem da Igreja como esposa, que Paulo nos mostra em Efésios, revela uma visão única sobre a relação entre Cristo e sua igreja. Ao contrário de um simples contrato ou dever, esse relacionamento é profundamente enraizado no amor sacrificial de Cristo pela Igreja.  Assim como é destacada a pureza da noiva, é também a da esposa.

Tanto na figura da noiva como na da esposa nós vemos a pureza e santidade.  Mas devemos ressaltar que esse relacionamento de Cristo com a Igreja é fundamentado no amor – “Cristo amou a igreja” (Ef 5.25).

25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Não é como em um relacionamento frio, fundamentado apenas no dever, mas retrata um relacionamento fundamentado, sobretudo, na realidade do amor que se entrega e se sacrifica.

Vejam que a base do relacionamento de Cristo com a esposa a igreja, é o amor, sem amor não há relacionamento saudável.

Cristo cuida da Igreja e zela por ela porque a ama. Essa imagem de relacionamento amoroso entre Cristo e a sua Igreja deve ser o parâmetro padrão, a regra, para o relacionamento de todos os casais cristãos.

 

3. Rebanho de Deus.

Quando reuniu os presbíteros na cidade de Éfeso, o apóstolo Paulo os exortou (At 20.28).

28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

Aqui, a Igreja é retratada como um rebanho de Deus. É uma metáfora figura de linguagem que ilustra a relação existente entre a ovelha e o pastor.

Observem a relação próxima e dependente entre as ovelhas e o pastor, vejam a atenção especial que os líderes cristãos devem ter com o povo confiado a eles, um cuidado que vai além do mero dever.

Paulo deixa claro que esse rebanho custou um alto preço – o sangue de Jesus Cristo.

Vejam aí o valor imenso que Deus atribui à Sua Igreja e a responsabilidade elevada que recai sobre aqueles que são chamados para pastoreá-la.

Tendo em mente essa imagem, o apóstolo Pedro também põe isso em evidência mostra claramente (1 Pe 5.2,3).

As palavras de Pedro devem servir de parâmetro para todo pastor que cuida do rebanho de Deus. Na verdade, ele mostra o que o pastor não pode fazer no seu trato com a igreja, pois ele deve ser um modelo para o Rebanho de Deus.

Pedro ensina contra a motivação egoísta ou gananciosa, destacando que a liderança deve ser um serviço voluntário, impulsionado pelo amor e pela devoção ao Senhor e às Suas ovelhas.

 

SINOPSE I

Imagens como a Noiva de Cristo, a Esposa de Cristo e o Rebanho de Deus descrevem o relacionamento da Igreja com Cristo.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO O RELACIONAMENTO SANTIFICADOR DA IGREJA

O povo de Deus é chamado ‘eleito’ no Novo Testamento porque Deus tem ‘escolhido’ a Igreja para fazer a sua obra nesta era, por meio do Espírito Santo, que está ativamente operante a santificar os crentes e conformá-los à imagem de Cristo (Rm 8.28,29).

Mais de cem vezes o povo de Deus é chamado os ‘santos’ (gr. hagioi) de Deus, no Novo Testamento. Não se entenda as pessoas assim designadas como de condição espiritual superior, nem seu comportamento perfeito ou ‘santo’. (As muitas referências à Igreja em Corinto como ‘santos de Deus’ devem servir de indício suficiente desse fato.) Pelo contrário, ressalta-se novamente que a Igreja é a criação de Deus e que, pela iniciativa divina, os crentes são ‘chamados para serem santos’ (1 Co 1.2)” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.543).

 

EBD – Imagens Bíblicas da Igreja – Lição 2 Adultos – 1° Trimestre 2024

 

II – IMAGENS QUE DESCREVEM FUNÇÃO

1. Geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido.

Assim como havia um povo de Deus debaixo do Antigo Pacto (Êx 19-5,6; Is 43.3), da mesma forma Deus possui um povo debaixo do Novo Pacto (1 Pe 2.9).

 

(a)   Geração eleita.

A palavra grega genos, traduzida aqui como “geração” também possui o sentido de “raça”. O Novo Testamento mostra que, em Cristo, tanto judeus quanto gentios fazem parte de uma só geração ou raça por causa do que eles têm em comum. Não há distinção de raça, cor, sexo ou status social. Em Cristo todos formam a geração eleita.

Vejam que a antiga divisão entre judeus e gentios foi anulada por meio da obra reconciliadora de Cristo na cruz. Portanto, a “geração eleita” abrange todos os crentes, independentemente de sua origem étnica ou social.

 

(b)   Sacerdócio real.

Em sua Primeira Carta, o apóstolo Pedro descreve os crentes que formam a Igreja de Cristo como os que exercem um sacerdócio real (1 Pe 2.9). Essa imagem vem do antigo sistema sacerdotal levítico. Na Antiga Aliança, Deus escolheu uma família, a de Arão, para oficiar como sacerdotes, da mesma forma Ele fez na Nova Aliança. Contudo, há uma diferença fundamental entre o sacerdócio exercido debaixo da Antiga Aliança e aquele exercido na Nova Aliança. Ali, essa função era reservada apenas para uma tribo, a de Levi. Dessa forma, a família escolhida para essa missão foi a de Arão. Por outro lado, debaixo da Nova Aliança todo cristão é um sacerdote. Agora todo cristão tem o privilégio de “queimar 0 incenso”, isto é, de exercer um ministério de oração e intercessão diante de Deus (SI 141.2).

Observem que agora cada crente pode se envolver em um ministério de oração e intercessão, tanto lideres como liderados tem a oportunidade e o livre acesso a presença de Deus.

 

c)   Nação santa e um povo adquirido (1 Pe 2.9).

Ambos os termos vêm adjetivados, mostrando o que essa nação e esse povo eram, representavam e deveriam ser. Não era uma nação ou um povo qualquer. Era uma nação santa e um povo adquirido para Deus. Essa é uma figura muito forte para retratar mostrar uma Igreja inteiramente consagrada a Cristo.

Ao chamar a Igreja de “nação santa”, Pedro mostra sua santidade pessoal, inconfundível. A santidade não se refere apenas a uma separação física, mas principalmente a uma consagração espiritual. A Igreja é chamada a ser santa como Deus é santo (1 Pedro 1.15-16), refletindo a pureza moral, a dedicação a Deus e a conformidade com a Sua vontade.

 

2. Corpo de Cristo.

Essa figura de linguagem da igreja como corpo de Cristo, nos mostra Cristo como o centro a Cabeça do corpo. Ele é a fonte de vida, a autoridade suprema e o guia para todos os membros.

Essa é uma das imagens mais fortes e frequentes no Novo Testamento para retratar representar a Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo! Mais do que uma organização, a Igreja é um organismo. Um organismo vivo! A analogia da Igreja como um corpo é muito significativa.

Essa semelhança nos mostra não apenas a organização, mas, mais profundamente, a dependência e a unidade que representa a Igreja.

Primeiramente, porque retrata a harmonia e unidade que há no corpo. No corpo humano tudo está em seu devido lugar (1 Co 12.12). Todos os membros cooperam para o bom funcionamento do corpo (1 Co 12.21,22,25).

 

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

 

A diversidade de dons, talentos e funções se assemelha à variedade de órgãos e membros no corpo humano. Logo, nenhum membro faz menos parte do corpo que os demais: todos são necessários. Nenhum membro pode ser dispensável, desnecessário, e todos são necessários para o bom funcionamento do corpo.

A variedade de órgãos, membros e funções constitui a essência da vida física. Nenhum órgão pode estabelecer um monopólio domínio exclusivo no corpo, assumindo as funções dos outros.

A harmonia e a cooperação entre os membros do corpo são fundamentais para o testemunho eficaz da Igreja. A variedade de dons e funções não deve levar à competição ou à busca de destaque. Pelo contrário, a diversidade enriquece a Igreja, permitindo que ela cumpra plenamente a sua missão. Um corpo constituído por um só órgão seria uma monstruosidade.

 

SINOPSE II

Imagens como geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido e Corpo de Cristo descrevem a função que a Igreja exerce diante de Deus e do mundo.

 

AUXÍLIO TEOLÓGICO O CARÁTER COOPERADOR DO CORPO DE CRISTO

Os escritos de Paulo enfatizam a verdadeira união, que é essencial na Igreja. Por exemplo: ‘O corpo é um e tem muitos membros… assim é Cristo também’ (1 Co 12.12). Da mesma forma que o corpo de Cristo tem o propósito de funcionar eficazmente como uma só unidade, também os dons do Espírito Santo são dados para equipar o corpo ‘pelo Espírito Santo… o mesmo Senhor… o mesmo Deus que opera tudo em todos… para o que for útil’ (1 Co 12.4-7).

Por esta razão, os membros do corpo de Cristo devem agir com grande cautela “para que não haja divisão [gr. schisma] no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros’ (1 Co 12.25; cf. Rm 12.5). Os cristãos podem ter essa união e mútua solicitude porque foram todos ‘batizados em um Espírito, formando um corpo’ (1 Co 12.13). A presença do Espírito Santo, habitando em cada membro do corpo de Cristo, permite a manifestação legítima dessa união” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.544-45).

 

III – IMAGENS QUE DESCREVEM HABITAÇÃO

1. Santuário de Deus.

Muito embora seja comum identificar a Igreja a partir de sua estrutura arquitetônica, não é isso que a Bíblia identifica como sendo uma Igreja. Ela é o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16). A Igreja é retratada como sendo um santuário, a habitação de Deus. Individualmente, cada crente é um templo do Espírito Santo (1 Co 6.19).

Cada pessoa que crê em Cristo se torna morada do Espírito de Deus. Essa compreensão nos mostra a intimidade da relação entre o crente e Deus, bem como a responsabilidade de cuidar desse templo individual.

Mas na sua forma corporativa, a Igreja é retratada como sendo o santuário de Deus (1 Co 3.16,17). “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”

Isso também significa que Deus habita a Igreja. Ela é seu templo. Nesse aspecto, o apóstolo Paulo alerta sobre o perigo que há em se profanar (Tratar sem respeito nem reverência) o santuário de Deus (1 Co 3.17).

 

2. Casa de Deus.

A Igreja é descrita como sendo a “Casa de Deus” (1 Tm 3.15). Esse conceito da Igreja, como sendo a Casa de Deus, é derivado do Antigo Testamento em que o povo de Deus é retratado como a casa ou família de Deus.

Casa nos fala de identidade, intimidade, de relacionamento, de comunhão, é o que Paulo disse: não vivo mas eu, mas Cristo vive em mim. Gl 2.20

A nação de Israel floresceu a partir da família de Jacó. Isso nos faz ver a importância da igreja como uma instituição social. Na base da sociedade está a família. Uma igreja forte é formada por famílias igualmente fortes.

A força da Igreja está intimamente ligada à força das famílias que a compõem, a igreja também tem a responsabilidade de promover valores e práticas que fortaleçam as famílias.

O inverso também é verdade – famílias fracas tornam-se igrejas fracas. Por trás de muitos problemas sociais está a desestruturação familiar. A recomendação de Paulo em 1 Timóteo revela que a Igreja se orienta por um padrão moral que deve nortear guiar orientar seu comportamento na sociedade.

Esses padrões, ensinos, não apenas moldam, dá estrutura forte a vida interna da igreja, mas também impactam, surpreende a sociedade, e nos responsabiliza a sermos luz e sal no mundo.

 

EBD – Imagens Bíblicas da Igreja – Lição 2 Adultos – 1° Trimestre 2024

 

3. O privilégio de ser Igreja.

À luz do que estudamos nesta lição, podemos fazer algumas considerações.

Primeira,

a Igreja de Cristo é uma instituição formada por salvos que se relacionam com Deus e, por isso, eles fazem parte de seu rebanho. Um rebanho desfruta de companhia e cuidado do pastor.

Segunda,

a Igreja de Cristo é uma instituição formada de salvos que exercem uma função sacerdotal diante de Deus perante o mundo. Recebemos de Deus a responsabilidade de levamos os homens a Deus e Deus aos homens. Somos sacerdotes e profetas de Deus, O profeta traz a Palavra de Deus ao homem, ou seja, ele apresenta Deus aos homens. Já, o sacerdote, ao contrário, apresenta o homem a Deus.

E, finalmente, a Igreja de Cristo é uma instituição em que Deus habita e vive. É um privilégio fazer parte da Igreja de Cristo!

 

SINOPSE III

Imagens como Santuário de Deus e Casa de Deus descrevem a Igreja como a habitação de Deus.

 

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos através de imagens bíblicas o que a Igreja é e que importância ela tem. Fazer parte da Igreja, o Corpo de Cristo, é um privilégio incomparável (Ef.1:5), uma vez que esta comunhão é estabelecida pela vontade e plano soberano de Deus, com Cristo como seu fundamento e cabeça. São figuras que nos ajudam a compreender a Igreja tanto em seu aspecto institucional como funcional. Assim, essas imagens ajudam o crente a descobrir qual o seu lugar na Igreja, o Corpo de Cristo. Dessa forma, ele pode melhor cooperar para o perfeito funcionamento da igreja local.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

  1. De acordo com a lição, como a Igreja é descrita primeiramente?

Primeiramente, a Igreja é descrita como uma “virgem pura” (2 Co 11.2).

  1. O que a metáfora do “Rebanho de Deus” ilustra?

É uma metáfora que ilustra a relação existente entre a ovelha e o pastor.

  1. O que o Novo Testamento mostra a respeito da “geração eleita”?

O Novo Testamento mostra que, em Cristo, tanto judeus como gentios fazem parte de uma só geração ou raça por causa do que eles têm em comum em Cristo.

  1. O que a expressão “Corpo de Cristo” retrata?

Retrata a Igreja.

  1. Como a Igreja é retratada em sua forma corporativa?

Na sua forma corporativa, a Igreja é retratada como sendo o santuário de Deus (1 Co 3.16,17).

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais