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EBD- Lição 1 Adultos O Início da Caminhada- 2 Trimestre 2024

O INICIO DA CAMINHADA

Lições Bíblicas Adultos 2° trimestre 2024 CPAD

REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA: O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu

Comentarista: Pr. Osiel Gomes

Aula: 07 de abril de 2024.

TEXTO ÁUREO

“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)

A vida biológica se recebe dos pais, mas a vida que vem de Deus somente Ele pode dar (1.13), e esta vem de cima.

VERDADE PRÁTICA

O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.

É com o novo nascimento que se inicia a Caminhada Cristã, obra realizada pelo Espírito Santo mediante ao sacrifício de Jesus Cristo no Calvário.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Rm 8.2; 12.2

A nova vida com Cristo por meio do Espírito.

2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. 2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Terça – Ef 1.3-6

Na nova vida com Cristo temos Deus como Pai

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, 2Co 1:3; 1Pe 1:3;

4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos s antos e irrepreensíveis diante dele em caridade, Lc 1:75; Jo 15:16; Ef 5:27; Cl 1:22; 1Tm 1:9; 2Tm 1:9; Tt 2:12;

5 e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

6 para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Mt 3:17;

Quarta – 1 Co 15.57

Na nova vida com Cristo temos o Filho conosco.

57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1Jo 5:5;

Na nova vida com Cristo temos o Espírito Santo, o Consolador 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Sexta – Jo 16.7-11; Rm 8.5-7

A nova vida com Cristo é uma ação poderosa do Espírito

7 Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

9 do pecado, porque não crêem em mim;

10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

11 e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Rm 8. 5 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. 1Co 2:14;

6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

Sábado – 1 Pe 1.23

A nova vida com Cristo é gerada por intermédio da Palavra 23 sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.

Hinos Sugeridos: 15, 19, 227 da Harpa Cristã

 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

João 3.1-8

1 – E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 – Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 – Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

4 – Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 – Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 – Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 – O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

VIDEO AULA DA LIÇÃO 1 DE ADULTO DO 2 TRIMESTRE 2024.

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO

A Caminhada Cristã inicia com o Novo Nascimento, obra efetuada pelo Espírito Santo mediante ao sacrifício de Jesus Cristo no Calvário. A conclusão dessa obra se dará por ocasião da glorificação final dos salvos, ou seja, a ocasião em que receberemos um corpo glorioso, semelhante ao do Senhor Jesus quando apareceu aos discípulos após ressurreto. Neste trimestre, estudaremos o início e o final dessa caminhada, mas também o meio dessa jornada com Cristo. Do início ao final da caminhada cristã, há um meio que se mostra um desafio. Para nos auxiliar neste estudo, contaremos com o pastor Osiel Gomes, líder da AD em Tirirical (MA), doutorando em teologia, conferencista e autor de várias obras publicadas pela CPAD. O pastor Osiel Gomes é o comentarista deste trimestre.

2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

    1. B) Motivação: Nesta vida, precisamos ter bem claro a ideia de início e fim para qualquer atividade que iniciamos. Na trajetória da caminhada com Cristo não é diferente. Há um início e, também, uma promessa de um desfecho glorioso. Esse desfecho é o alvo que deve estar sempre diante de nós quando nos encontrarmos diante dos obstáculos da nossa caminhada espiritual. Os desafios podem ser grandes, mas nada se compara com o desfecho reservado a cada peregrino que iniciou a sua jornada para Céu.A) Objetivos da Lição:
      1. I) Explicar o sentido da caminhada com Cristo;
      2. II) Ensinara respeito da doutrina do Novo Nascimento;

      III) Enfatizar a importância do Novo Testamento para a formação de quem inicia a caminhada cristã.

    1. C) Sugestão de Método: Vamos iniciar mais um trimestre. A primeira aula é uma introdução que situará o aluno a respeito do que ele estudará durante todo o trimestre. Por isso, planeje bem esta primeira aula, reservando tempo para expor e aplicar o conteúdo desta primeira lição, de modo que você consiga fazer uma boa introdução do trimestre. Nesta oportunidade, sugerimos que você inicie a aula trazendo uma reflexão a respeito do tema geral do trimestre: “A Carreira que Nos Está Proposta: O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para Chegar ao Céu”. Procure extrair dos alunos a percepção deles a respeito do tema, o que esperam dele e o que desejam aprender. À medida que você vai percebendo os anseios da classe, comente os principais assuntos que serão abordados na aula. Nessa introdução, apresente o comentarista deste trimestre, o pastor Osiel Gomes, conforme mencionado na introdução. Um excelente início de trimestre!

    3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO

    1. A) Aplicação: A lição de hoje é uma excelente oportunidade para os alunos refletirem a respeito de sua trajetória como cristãos, desde quando ela iniciou até o momento presente. Mostre que, à medida que temos a consciência do que nos espera no final da nossa jornada, teremos mais ou menos motivação espiritual para concluí-la. Encerre a aula citando as Escrituras: “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma” (Hb 10.39).

    4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR

    1. A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p.36, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
    2. B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:

    1) O texto “Regeneração: Nascimento e Renovação Espiritual”, localizado depois do segundo tópico, destaca a obra do Novo Nascimento, a Regeneração do pecador;

    2) O texto “As Fontes da História do Novo Testamento”, ao final do terceiro tópico, expande a reflexão a respeito da importância do Novo Testamento na vida do cristão.

    INTRODUÇÃO

    Neste trimestre, estudaremos a Jornada do Cristão. Uma jornada árdua, difícil, cheia de desafios, mais com um final glorioso. Para iniciarmos a os nossos estudos, temos o propósito de compreender o início de nossa caminhada com Cristo e o quanto somos agraciados com a presença da Santíssima Trindade nessa trajetória. Pai, Filho e o Espirito Santo, caminhando junto conosco. Conceituaremos também o Novo Nascimento e o estudaremos como uma experiência proveniente do Espírito Santo, conforme as Escrituras nos apresentam. Essa transformação radical que a palavra e o Espirito Santo faz em nossa vida, chama se Novo Nascimento. Finalmente, mostraremos a importância do Novo Testamento no início dessa jornada de fé.

    Palavra-Chave: Caminhada

    VIDEO AULA COM DINAMICA DA LIÇÃO 1 DE ADULTO

  1. A CAMINHADA COM CRISTO.
  2. https://youtu.be/kUv5Xq9-V5U?si=rWFXbUC5vARbtfu1
  3. Na história humana, temos dois caminhos: o da vida natural e o da vida com Cristo.

    a) Vida humana. A primeira se inicia no momento do nosso nascimento natural. Ela poderá ser longa ou curta, mas não eterna. Essa jornada pode se estender por décadas ou ser brevemente interrompida, mas é limitada no tempo. Essa trajetória humana é marcada pelas fases da infância, adolescência, juventude, vida adulta e velhice. Durante esse trajeto, atravessamos diversas fases, desde a infância até a velhice, cada uma com suas qualidades e desafios próprios. Experimentamos momentos de alegria e tristeza, sucesso e fracasso, crescimento e aprendizado. Também é caracterizada por dois momentos: o nascimento e a morte. É a esse tipo de jornada da vida que Jesus se refere quando diz: “O que é nascido da carne é carne” (Jo 3.6). Jesus, ao proferir a nobre frase “O que é nascido da carne é carne” (João 3.6), está se referindo precisamente a essa jornada terrena, à nossa existência física e finita neste mundo. A vida humana, por si só, é limitada e passageira, sujeita às mudanças e fragilidades do mundo físico.

     

     

  4. Compreendendo os dois caminhos.
  5. b) Vida com Cristo. É uma jornada de constante crescimento, aprendizado e comunhão com o Autor da vida, que nos conduzirá à verdadeira felicidade e à vida eterna junto a Ele. A vida humana pode se tornar uma jornada maravilhosa quando convidamos o Senhor Jesus para fazer parte dela. A nova vida com Cristo é o começo de uma nova história, de felicidade verdadeira e de plenitude no Espírito (Rm 8.2). Quando convidamos o Senhor Jesus para fazer parte de nossa vida, abrimos espaço para uma nova história se desenrolar, uma história marcada pela verdadeira felicidade e plenitude espiritual. Nessa vida há novos propósitos, novos pensamentos e novas esperanças (Rm 12.2). Propósitos, pensamentos e esperanças, moldados pela vontade de Deus revelada em Sua Palavra.  Afinal, nos tornamos um(a) filho(a) de Deus. Ao nos entregarmos a Cristo, nos tornamos filhos e filhas de Deus, herdeiros de Suas promessas e beneficiários de Seu amor incondicional. Esse tipo de jornada de vida que nosso Senhor se refere quando diz: “O que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6). Quando Jesus diz que “o que nasce do Espírito é espírito” (João 3.6), Ele nos convida a transcender, ir além da mera existência física e entrar em uma realidade espiritual, onde somos renovados e transformados pela graça divina.
    1. O NOVO NASCIMENTO
    2. Os três companheiros da nossa caminhada. Nossa jornada em direção ao Céu se liga intrinsecamente à obra conjunta das três Pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Quando recebemos Jesus como Salvador, Deus passa a ser o nosso Pai (Ef 1.3-6). Agora somos cuidados, instruídos e fortalecidos por Ele. Temos um relacionamento de pai e filho. O Pai Eterno, como o Grande Criador, demonstra Seu amor ao enviar Jesus para morrer por nós, revelando assim Sua graça e misericórdia (João 3.16). Além do Pai, temos também o seu Filho como aquEle que nos concede a vitória contra o pecado e toda a sorte de males (1 Co 15.57); e, por nos amar, nos concedeu a sua vida (Jo 3.16) e nos conduz em segurança para o seu reino celestial (Cl 2.6,7). Por meio de Jesus Cristo, Deus se aproxima de nós, encarnando-se para nos oferecer a vida eterna (João 1.14; Mateus 1.23). Jesus não apenas realiza a obra da nossa salvação, mas também nos reconcilia com o Pai, permitindo-nos desfrutar de uma comunhão íntima com Ele. Finalmente, temos agora o terceiro membro da trindade, o Espírito Santo como nosso auxiliador e consolador (Jo 14.26). Pelo intermédio dEle, Deus operou o milagre do Novo Nascimento, transformando a nossa natureza caída e nos tornando em seus legítimos filhos. O Espírito Santo trabalha em nossas vidas, capacitando-nos a experimentar e apropriar-nos da obra redentora de Cristo. Ele nos conduz à santidade e nos revela as verdades divinas, capacitando-nos a viver de acordo com a vontade de Deus (João 16.13).Tudo isso significa nascer do Espírito ou Novo Nascimento (Jo 3.6; Jo 1.13; 1 Co 15.50).SINOPSE I

A história humana compreende dois caminhos: o da vida natural e o da vida espiritual.\

VIDEO COM DINAMICA DA LIÇÃO 1 DE ADULTO DO 2 TRIMESTRE 2024.

  1. O NOVO NASCIMENTO

  2. Por que precisamos do Novo Nascimento? Precisamos do novo nascimento porque, como seres humanos, estamos todos sujeitos à condição caída resultante do pecado.

No início do diálogo entre Jesus e Nicodemos, o termo “homem” se destaca. Esse substantivo masculino do grego ἄnthrōpos, que significa “homem”, tem um uso genérico no texto e, por isso, seu sentido inclui todos os seres humanos (Jo 3.4). Assim, o Senhor Jesus afirmou que Nicodemos precisava nascer de novo, um novo nascimento vindo diretamente do céu. Como homem, ele estava na condição caída de todos os seres humanos “porque todos pecaram” (Rm 3.23). Nesse sentido, todo ser humano precisa passar pelo processo de regeneração, experimentar uma ação divina no interior, ou seja, nascer de novo (Jo 3.5; 20.22; 15.5; 2 Co 5.17). O novo nascimento, ou a regeneração espiritual, é uma obra divina que vem diretamente do céu e é essencial para restaurar nossa comunhão com Deus. É um processo pelo qual Cristo nos transforma interiormente, concedendo-nos uma nova vida (João 3:4-5; 20:22; 15:5; 2 Coríntios 5:17). Por meio do novo nascimento, capacitamo-nos a viver em conformidade com a vontade de Deus e a desfrutar da comunhão com Ele.

  1. A religião não faz nascer de novo.

Nicodemos era um príncipe dos judeus. A inclusão do termo “fariseu” no relato evidencia que era um homem bem enraizado na religião judaica. Sua posição e conhecimento dos ensinamentos da Lei e dos Profetas eram notáveis. Ele conhecia profundamente Deus, segundo a tradição monoteísta do judaísmo, os ensinos da Lei e dos Profetas e a história do seu povo. Mas ao que se nota, sua tradição não oferecia o que sua alma precisava. No entanto, apesar de sua devoção religiosa, Nicodemos reconheceu que algo essencial estava faltando em sua vida espiritual. Por isso Nicodemos foi ao encontro de Cristo, identificando nEle o real poder de Deus, conforme podemos comprovar nestas suas palavras: “ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes” (Jo 3.2). Ao buscar Jesus, ele expressou sua admiração pelos sinais e milagres realizados por Cristo, reconhecendo nEle a presença do poder divino. Conhecendo bem o coração desse príncipe dos judeus, Jesus foi direto ao ponto: “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” Jesus desafiou Nicodemos a ir além de sua compreensão religiosa e tradição. Jesus afirmou que, para ver o Reino de Deus, era necessário nascer de novo, não em um sentido físico, mas espiritual. (Jo 3.3). Portanto, a nova vida que Nicodemos precisava só seria encontrada diretamente na ação poderosa do Espírito Santo (Jo 16.7-11; Rm 8.5-7). Essa necessidade de um novo nascimento aponta para a inadequação da religião por si só para trazer uma verdadeira transformação espiritual. A tradição religiosa, por mais rica e profundamente enraizada que seja, não pode produzir a nova vida que vem do Espírito Santo.

  1. O Novo Nascimento e seu processo.

A expressão “de novo”, que significa “do céu” (Jo 3.31; Gl 6.15; 1 Jo 3.9), mostra que a nova vida com Cristo, isto é, a vida eterna, gerada por intermédio da Palavra (1 Pe 1.23), vem de cima, de Deus e de mais ninguém (Jo 1.13). 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

Para explicar esse processo de nascer de novo, nosso Senhor fez uso de dois termos: “água” e “Espírito”. Com a água, de acordo com o contexto do Evangelho de João, pode-se referir à Antiga Lei e, simbolicamente, ao seu sentido (Jo 1.33; 4.7-14; 7.38,39). A menção à água pode ser interpretada à luz da antiga Lei, simbolizando o batismo e a purificação, enquanto o Espírito Santo é quem opera a transformação interior, trazendo nova vida espiritual. 

Ora, nosso Senhor cumpriu a Lei (Mt 5.17), de modo que ao falar da velha ordem, a representação da água era assegurada; mas por intermédio da nova ordem, a Nova Aliança, por meio obra do Espírito Santo, a água iria jorrar para a vida eterna (Jo 4.14). Com o Espírito, nosso Senhor faz o uso analógico do vento, do grego pneuma (espírito, vento). Ninguém pode vê-lo nascer, nem para onde vai, mas pode senti-lo. Assim como sentimos o vento, mas não o vemos, percebemos o trabalho do Espírito Santo na vida do crente por meio das mudanças interiores, como a convicção de pecado, a fé em Cristo e o desejo de viver uma vida que O honre. Semelhantemente, a vida com Cristo se inicia pela regeneração (gennao – ser nascido) como obra do Espírito Santo que transforma pessoas pela fé em Cristo. Esse processo é um milagre do alto, um mistério da fé. O processo do novo nascimento não é meramente uma mudança externa de comportamento, mas uma renovação interior que afeta todo o ser do indivíduo. É um renascimento espiritual que resulta em uma nova identidade em Cristo, uma nova natureza e uma nova vida voltada para Deus e para os outros.

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Ora, nosso Senhor cumpriu a Lei (Mt 5.17), de modo que ao falar da velha ordem, a representação da água era assegurada; mas por intermédio da nova ordem, a Nova Aliança, por meio obra do Espírito Santo, a água iria jorrar para a vida eterna (Jo 4.14). Com o Espírito, nosso Senhor faz o uso analógico do vento, do grego pneuma (espírito, vento). Ninguém pode vê-lo nascer, nem para onde vai, mas pode senti-lo. Assim como sentimos o vento, mas não o vemos, percebemos o trabalho do Espírito Santo na vida do crente por meio das mudanças interiores, como a convicção de pecado, a fé em Cristo e o desejo de viver uma vida que O honre. Semelhantemente, a vida com Cristo se inicia pela regeneração (gennao – ser nascido) como obra do Espírito Santo que transforma pessoas pela fé em Cristo. Esse processo é um milagre do alto, um mistério da fé. O processo do novo nascimento não é meramente uma mudança externa de comportamento, mas uma renovação interior que afeta todo o ser do indivíduo. É um renascimento espiritual que resulta em uma nova identidade em Cristo, uma nova natureza e uma nova vida voltada para Deus e para os outros.

SINOPSE II

A caminhada com Cristo se inicia com o advento do Novo Nascimento, a obra divina de salvação.

AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

“Regeneração: Nascimento e Renovação Espiritual Em João 3.1-8, Jesus discute uma das doutrinas fundamentais (isto é, ensinamentos, princípios básicos, as bases da crença) da fé cristã: regeneração (Tt 3.5), ou nascimento espiritual. Sem ‘nascer de novo’ no contexto espiritual, uma pessoa não pode se tornar parte do reino de Deus. Isso significa que a vida de uma pessoa deve ser espiritualmente renovada para que ela possa ser salva e receber o dom divino que é a vida eterna através da fé em Jesus. […]

O nascimento espiritual ocorre na vida daqueles que se arrependem do pecado (isto é, admitem seu pecado e mudam seu próprio caminho), se convertem a Deus (Mt 3.2) e entregam suas vidas a Jesus Cristo, reconhecendo-o como seu Senhor e Salvador – aquele que perdoa seus pecados e se torna o Líder de suas vidas. Esta experiência inicial da salvação espiritual envolve a ‘lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo’ (Tt 3.5)” (Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p. 1847).

III. O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO

  1. O Novo Testamento.

O conceito de Novo Testamento como Escritura é um processo gradual na vida da Igreja. No início, ele não era visto pela Igreja como um livro, mas como uma unidade que fazia a diferença entre a Antiga Aliança (a Lei) e a Nova Aliança (o Evangelho) com o cumprimento pleno em Cristo (Gl 4.4). Esse entendimento deriva das raízes bíblicas (2 Co 3.6). Nesse contexto, a palavra “aliança” ganha relevância. O Novo Testamento não é simplesmente uma continuação do Antigo, mas sim a culminação o ponto mais alto da revelação divina em Jesus Cristo. Ele não substitui a Antiga Aliança, mas a completa e aperfeiçoa, trazendo plenitude ao que antes era sombra e prenúncio. Em Cristo, todas as promessas de Deus encontram seu cumprimento e todas as profecias apontam para Ele como o Messias esperado.

Traduzida pela Septuaginta, da palavra grega diathéke, de acordo com Jeremias 31.31, ela tem o sentido de ordenação, dispensação e economia da salvação. Do latim, o termo testamentum traz essa mesma força descritiva do termo diathéke. Assim, do ponto de vista canônico, o Antigo e o Novo Testamentos formam as Escrituras Sagradas do cristão.

  1. O tema principal do Novo Testamento.

O tema central do Novo Testamento é a pessoa de Jesus Cristo. Desde o início dos evangelhos até as epístolas e o livro do Apocalipse, Jesus Cristo é o foco principal. Ele não é apenas um personagem histórico ou um líder religioso importante, mas a encarnação do próprio Deus, o Messias prometido que veio cumprir as Escrituras e reconciliar a humanidade com Deus.  Há diversos personagens apresentados nesse documento sagrado, mas todos ganham relevância apenas quando estão relacionados à sombra de nosso Senhor. Os discípulos O seguem, os apóstolos O proclamam, as epístolas explicam Sua obra redentora e o Apocalipse revela Sua vitória final sobre o mal. Tudo se volta para a pessoa de Cristo, posto que seu ministério tem uma ênfase salvífica cujo interesse maior é o de reconciliar o mundo com Deus (Mt 1.21,23; Jo 1.14; 1Tm 2.5). Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, cuja vida e ensinamentos continuam a inspirar e transformar vidas até os dias de hoje

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A importância do Novo Testamento na caminhada do cristão.

O Antigo Testamento tem grande importância para o povo de Deus. O Senhor Jesus o dividiu, evidenciando três categorias que apontavam para sua pessoa: Lei, Profetas e Escritos (Lc 24.44). Vejam as três categorias que Jesus dividiu o Antigo Testamento: Lei, Profetas e Escritos, demonstrando como todos esses apontavam para Sua pessoa e Sua obra redentora (Lucas 24:44).  Contudo, o cristão deve começar sua jornada de fé pelo Novo Testamento. É no Novo Testamento que encontramos a plena revelação de Deus em Jesus Cristo. Este documento sagrado reflete o desenvolvimento da revelação divina, envolvendo a vida e o ministério de nosso Senhor Jesus Cristo, no qual se desdobra todo o plano arquitetado por Deus a respeito da nossa salvação. O Novo Testamento não apenas relata a vida e o ministério terreno de Jesus, mas também desdobra o plano arquitetado por Deus para a salvação da humanidade. Nele, testemunhamos o cumprimento das promessas divinas, desde a promessa do Messias até Sua vinda e obra redentora na cruz. No Antigo Testamento temos a promessa; no Novo, o seu cumprimento (Hb 1.1,2). Enquanto o Antigo Testamento nos oferece a promessa da salvação, o Novo Testamento nos apresenta seu cumprimento em Jesus Cristo. Como afirma Hebreus 1:1-2, Deus falou de várias maneiras aos antigos por meio dos profetas, mas nos últimos dias Ele nos falou por meio de Seu Filho, que é o herdeiro de todas as coisas e por quem também fez o universo. Nesse testamento, temos a consumação do plano do Pai em Jesus para que o ser humano fosse reconciliado com Ele e iniciasse uma nova jornada de fé (2 Co 5.19). Ao seguir a Cristo, é essencial que o cristão se aprofunde no estudo e na compreensão do Novo Testamento, que é a luz que ilumina o caminho da vida cristã.

SINOPSE III

O Novo Testamento é o documento cristão que deve fazer parte do início de nossa caminhada, pois ele revela todo o plano da salvação de Deus.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“As Fontes da História do Novo Testamento […] Todos os Evangelhos, incluindo os de Mateus e Marcos, que não formam parte de um complexo literário mais amplo, emanam do ministério evangelista e didático da Igreja. Eles foram escritos com o objetivo expresso de apresentar os fatos a respeito de Cristo de uma maneira que os homens possam crer nEle, e, tendo dado o passo inicial, possam continuar com uma fé inteligente. […] Os demais livros do NT representam diversos períodos e pontos de vista. A epístola de Tiago foi provavelmente originada da primeira metade do século, refletindo a reação judeu-cristã aos extremistas que faziam a salvação pela fé uma desculpa para a indiferença ética” (TENNEY, Merril C. Tempos do Novo Testamento: Entendendo o mundo do Primeiro Século. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.24,25).

CONCLUSÃO

A jornada com Cristo tem início com o Novo Nascimento. Ela se estende por meio de uma longa peregrinação espiritual até o relacionamento perfeito com Jesus (Mt 16.24). A jornada espiritual é caracterizada como uma jornada de crescimento e desenvolvimento espiritual, Nessa peregrinação, os que começaram a nova vida com Cristo podem contar com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A jornada é guiada e sustentada pela Trindade, que acompanha e fortalece os crentes ao longo do caminho. Assim, seremos guiados pelas palavras do Novo Testamento que tratam da vida, morte e ressureição do Senhor Jesus, em quem a nossa fé está fundamentada. Os crentes são chamados a basear sua jornada espiritual nas verdades e ensinamentos contidos nas Escrituras, particularmente no Novo Testamento, que revelam o propósito e o caminho para a vida em Cristo.

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REVISANDO O CONTEÚDO

  1. O que é a nova vida com Cristo?

A nova vida com Cristo é o começo de uma nova história, de felicidade verdadeira e de plenitude no Espírito (Rm 8.2).

  1. Quais os três companheiros da caminhada cristã?

A Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

  1. Explique o termo “homem”, de acordo com a lição.

É um termo de uso genérico no texto e, por isso, seu sentido inclui todos os seres humanos.

  1. O que a expressão “de novo” significa e, ao mesmo tempo, demonstra?

A expressão “de novo” significa “do céu” e demonstra que a nova vida com Cristo vem de cima, de Deus e de mais ninguém.

  1. Por que o cristão deve começar sua jornada de fé pelo Novo Testamento?

Porque nesse testamento, temos a consumação do plano do Pai em Jesus para que o ser humano fosse reconciliado com Ele e iniciasse uma nova jornada de fé.

VOCABULÁRIO

Monoteísta: adepto do monoteísmo; doutrina que ensina a existência de uma única divindade

Analógico: relativo à analogia; relação de semelhança entre coisas ou fatos.

Septuaginta: Antiga tradução em grego do Antigo Testamento hebraico.

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