EBD- Lição 11 adultos- Os Prejuízos da Mentira na Família

EBD- Lição 11 adultos- Os Prejuízos da Mentira na Família

EBD- LIÇÃO 11 ADULTOS- OS PREJUÍZOS DA MENTIRA NA FAMÍLIA- 2º TRIMESTRE 2023

TEXTO ÁUREO: COLOSSENSES 3.9. 

“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”.

Todo o cristão deve ter em mente que as mentiras não provem do Senhor, por isso, que em nenhuma hipótese devemos cometê-las.

Nem adianta colocar a desculpa que é por uma boa causa, pois toda a mentira tem como fundamento o inimigo das nossas almas, tanto que a bíblia o chama do pai da mentira, então quem mente é seu filho.

João 8.44. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.

Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Verdade Prática: A mentira pode até dar flores, mas não produz frutos para o bem.

Muitas pessoas pensam que estão tento grandes vantagens ou lucros com uma mentira, esquecendo que tudo que plantamos um dia vamos colher, é a famosa lei da semeadura.

Provérbios 11:18 b “…mas, para o que semeia justiça, haverá galardão certo”

Provérbios 22:8ª “O que semear a perversidade segará males;…”.

Salmos 126:6 – Colhemos o que plantamos, este é o significado da chamada.

Gálatas 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Quem foi Ananias e Safira?

Ananias (em hebraico: חנניה) e sua esposa Safira (em hebraico: שפירא).

O nome  Ananias pode significar “ Deus é Gracioso ou misericordioso” vem do hebraico Hananiah, Hanan-Yah, vem da união dos elementos hannah, que significa “graça” e Yah, que quer dizer “Javé, Jeová, Deus”.

Já o nome safira pode significar “Pedra preciosa de cor azul ou o preferido de saturno”. Safira tem origem a partir do grego sappheiros, palavra que denomina a pedra preciosa conhecida como safira.

VÍDEO AULA DA LIÇÃO 11 DOS ADULTOS DO 2º TRIMESTRE 2023

  1. Uma Conversão Duvidosa.

A igreja primitiva estava crescendo muito, no dia de pentecostes foram cerca de 3 mil almas, na cura do paralítico foram aproximadamente 5 mil pessoas, creio que o casal Ananias e Safira aceitaram nesse período.

Muitas pessoas tem ido pra igreja e levantada à mão dizendo que está aceitando a Jesus como o seu salvador, mas deixo claro que esse ato de levantar a mão é pra uma identificação local, ou seja, que aquela pessoa agora é cristã e vai precisar de um cuidado todo especial.

Se esse ato foi feito com sinceridade, no mesmo momento a pessoa recebe o perdão do seu pecado, passando assim pela santificação inicial, através da expiação feita por Cristo na cruz do calvário e recebem também o selo do Espírito Santo que lhe garante a salvação.

O selo do Espirito Santo é a confirmação da salvação na vida das pessoas que, já aceitaram a Jesus como seu Salvador. Efésios 1:13-14.

: “depois que ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”.

Já com relação ao casal Ananias e Safira, podemos notar que estes não tinham passado pelo processo de santificação, libertação e justificação, em outras palavras, não tinham nascido de novo, já eram cristãos e quem sabe até membros, mas, no entanto não conhecia o Jesus que libertou a Paulo.

Assim também, tem muitas pessoas nas igrejas, são membros, cantam, pregam, dão o dizimo, mas com segundas intenções assim como o casal.

O Problema da Mentira dentro da Família.

O casal começou a perceber que na igreja primitiva o povo era bem diferente, pois todos estavam focados em ajudar uns aos outros, era costume os cristãos venderem suas propriedades e entregarem todo o dinheiro nas mãos dos apóstolos, para que pudessem administrar, sempre pesando no crescimento da obra de Deus, em especial na ajuda dos irmãos que não tinham recursos.

Tudo leva a crer que era a maioria da igreja, pois a classe rica de Israel como saduceus foram os primeiros a rejeitar o cristianismo, sendo assim a igreja era formada por pessoas carentes, será que hoje a história mudou ?

O próprio Jesus disse: Mateus 19. 23-24

  1. Então Jesus disse aos discípulos: “Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
  2. E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

O casal vendo essa atitude e percebendo que essas pessoas que doavam eram bem vistos, tanto pela a liderança como pelos os irmãos, resolveu imita-los só que pela a metade.

O que o casal podia ganhar com essa mentira?

Prestígios?

Cargos?

Honras?

Fama?

Reconhecimento?

Devemos tomar muito cuidado com as nossas intenções na obra de Deus, nosso foco tem que ser no crescimento da igreja e o nome de Jesus seja glorificado, é necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30.

Ananias e Safira não eram obrigados a dar o dinheiro todo.

Muitas pessoas dizem que era uma exploração da fé que estava acontecendo nesta cena. Assim como hoje em dia infelizmente muitos mercenários estão devorando o dinheiro dos fiéis com falsas doutrinas. Acerca destes falsos mestres tanto o Senhor quanto os apóstolos já haviam nos alertado.

Já com relação à história do casal, o texto bíblico deixa claro mais uma vez que Ananias e Safira não eram obrigados a dar todo seu dinheiro para discípulos de Cristo. Na verdade eles até poderiam ficar com o dinheiro todo se quisessem. Veja, portanto, as palavras do apóstolo Simão Pedro explicando isso nos versículos 4 e 5 de Atos 5.

O casal resolveu vender a sua propriedade voluntariamente pra entregar aos pés dos Apóstolos. É necessário deixar claro que esse não era um mandamento dos apóstolos e sim ato voluntário, logo ninguém era obrigado a vender nada e muito menos entregar para os apóstolos.

Mais qual foi o pecado de Ananias e Safira?

Veja o que disse Pedro: “Vocês não mentiram aos homens, mas a Deus!” fica claro então que o pecado foi à mentira, percebemos ainda outros pecados cometidos pelo casal.

  1. Mentira,
  2. Ostentação para com a comunidade (imaginando que mesmo metade do valor da venda da propriedade fosse mais alto do que o valor das doações dos demais irmãos),
  3. Ganância (que se mostrou por trás da mentira desnecessária que articularam),
  4. Engano.
  5. 0 da mesquinhez, por guardarem parte do dinheiro
  6. Falta de temor a Deus.

É notório que o pecado foi punido com rapidez e severamente porque a desonestidade, a cobiça e a avareza são destrutivas para a Igreja, pois impede que o Espírito Santo trabalhe eficazmente.

Tudo que o homem planta ele vai colher.

Destaco ainda que Pedro da uma segunda chance a safira nos ver 5-9 de Atos 5 . No entanto, ela reproduz a mentira inventada com seu marido. Sem falar que ela teve três horas para pensar no ato e se arrepender mesmo assim não fez.

Deus sempre da oportunidade para que o homem posso se arrepender dos seus pecados, no entanto, muitos preferem viver na pratica do pecado pensando que ninguém vai ficar sabendo, esquecem que Deus é Onipresente, ou seja, ele estar em todos os lugares ao mesmo tempo, logo esta completando o que fazemos em público ou escondido.

Pequenos conselhos para a família cristã.

É necessário estabelecer uma forca tarefa de proteção na família cristã contra os instrumentos da mentira e da hipocrisia.

O uso da mentira revela a escravidão da carne.

A mentira unida a hipocrisia traz consequências sérias para toda a família.

A igreja do primeiro século conhecida como primitiva vivia uma verdadeira comunhão. Entretanto, o casal Ananias e Safira dissimulavam nessa comunhão com a mentira.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados