EBD- Lição 12 dos Juvenis- Posso Viver para Sua Glória 

Lição de juvenis 12 segundo trimestre – quanto amo a tua palavra
  1. Lição 12 Juvenis- Posso Viver para Sua Glória do 2º Trimestre 2023

Versículo em destaque:

“Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Co 10.31)

Leitura semanal:

Segunda-feira Pv 9.10 – Sabedoria para viver para Deus

Terça-feira Pv 10.1 – Um filho sábio glorifica a Deus

Quarta-feira Sl 1.3 – 0 sábio é bem-sucedido

Quinta-feira Dt 5. 29 – Um coração obediente

Sexta-feira Jo 14.15 – Quem ama a Jesus obedece

Sábado Hb 5.8,9 – Jesus aprendeu o caminho da obediência e submissão

Leitura bíblica em classe: Lucas 2.39-52

  1. A OBEDIÊNCIA QUE GLORIFICA A DEUS

1.1. Um filho obediente

de acordo com o relato bíblico em Lucas 2:39-52, os pais de Jesus, Maria e José, eram obedientes às leis de Deus e costumavam ir a Jerusalém todos os anos para celebrar a festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, Ele acompanhou seus pais nessa viagem. Após a celebração, Maria e José começaram a jornada de volta, presumindo que Jesus estivesse entre os outros viajantes. No entanto, eles perceberam que Ele não estava lá e retornaram a Jerusalém para procurá-lo. Depois de três dias de busca, encontraram Jesus no Templo, onde Ele estava conversando com os doutores da lei, impressionando-os com sua sabedoria.

1.2. Como homem, Jesus viveu de forma sábia e inteligente

Com base nos relatos bíblicos, é verdade que Jesus voltou para Nazaré com seus pais, Maria e José, e foi obediente a eles durante sua infância e juventude. Ele viveu uma vida normal como ser humano, participando de festas e tendo amigos. No entanto, mesmo sendo homem, Jesus viveu de forma sábia e inteligente. Ele foi obediente aos seus pais e cumpriu em tudo a vontade de Deus.

A obediência de Jesus aos seus pais e à vontade de Deus reflete a importância da obediência na vida de um seguidor de Deus. A Bíblia nos ensina que obedecer a Deus e às autoridades estabelecidas é uma forma de glorificar o nome do Senhor. Viver com sabedoria inclui temer a Deus e seguir seus mandamentos. O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria e leva a uma vida feliz e abençoada.

Portanto, a vida de Jesus nos ensina a importância de viver em obediência a Deus, aos pais e às autoridades, pois essa obediência reflete nosso amor e reverência a Deus. Respeitar a Deus e viver de acordo com seus mandamentos em todas as fases da vida é uma maneira de agradá-lo e glorificar seu nome.

VÍDEO AULA DA LIÇÃO 12 DOS JUVENIS DO 2ºTRIMESTRE 2023

2- VIVENDO A LIBERDADE CRISTÃ COM SABEDORIA

O ensinamento do apóstolo Paulo aos coríntios é de extrema importância para os crentes. Ele destaca que em todas as áreas da vida, inclusive naquelas que parecem mais simples, como comer e beber, devemos ter como objetivo principal a glória de Deus. Como pessoas que foram libertas por Cristo, nosso propósito é agradar ao Pai Celestial e honrar seu nome.

Embora sejamos livres em Cristo, essa liberdade não deve ser usada como uma desculpa para fazer o que queremos ou para ofender os outros. Paulo ressalta que devemos ter cuidado para não causar tropeço aos judeus, aos gregos ou à igreja de Deus. Temos permissão para fazer muitas coisas, mas nem tudo é conveniente ou benéfico.

A Palavra de Deus nos orienta a pensar antes de agir e falar, a considerar o impacto de nossas ações sobre os outros. Não devemos entristecer nossos irmãos e irmãs na fé, mas, pelo contrário, devemos amá-los e demonstrar esse amor em nossas atitudes diárias. O amor verdadeiro exige que nossa maneira de falar e agir seja marcada por gentileza, respeito e consideração.

Portanto, como seguidores de Jesus, é importante lembrar que nosso amor por Ele precisa ser evidenciado em nossa maneira de viver. Devemos buscar a glória de Deus em todas as áreas de nossa vida, amar ao próximo e agir com sabedoria, pensando no impacto de nossas escolhas sobre os outros.

  1. PALAVRAS QUE GLORIFICAM A DEUS

3.1. Cuidado com a língua

De fato, a habilidade da fala é um dom divino que nos distingue dos demais seres criados. A capacidade de se expressar verbalmente é algo especial e poderoso, pois podemos usar nossas palavras tanto para o bem como para o mal. O apóstolo Tiago compara a língua a um fogo devastador, destacando como até mesmo uma pequena chama pode causar grandes estragos.

Ele também enfatiza que a língua é algo difícil de ser controlado, pois pode ser usada para abençoar a Deus e ao próximo, mas também para proferir palavras de maldição. No entanto, embora seja um desafio, os discípulos de Jesus têm a capacidade de controlar sua língua. Aqueles que conseguem dominar sua fala têm controle sobre todo o seu ser e são capazes de viver de forma que glorifique a Deus.

Portanto, é importante para os seguidores de Jesus buscar o controle da língua, para que suas palavras sejam edificantes, encorajadoras e cheias de amor. Ao usar nossa fala de maneira sábia e cuidadosa, podemos honrar a Deus e abençoar aqueles ao nosso redor, contribuindo para a construção de relacionamentos saudáveis e para a manifestação do Reino de Deus neste mundo.

3.2. Nossa maneira de falar

É verdade que a nossa maneira de falar revela quem realmente somos. Como disse Jesus, a boca fala do que o coração está cheio. Portanto, a forma como nos expressamos verbalmente reflete o que está em nosso íntimo. Assim como Pedro foi identificado como discípulo de Jesus pelo seu modo de falar, as nossas palavras podem revelar se somos genuínos seguidores de Cristo.

É importante que a nossa maneira de falar seja saudável e irrepreensível. Devemos escolher nossas palavras com sabedoria, usando-as para edificar, encorajar e abençoar os outros. Paulo exorta a usar palavras certas, de modo que ninguém possa nos criticar e para que os inimigos não tenham nada de mau a dizer a nosso respeito.

Através de um discurso saudável e edificante, podemos testemunhar do amor de Cristo e impactar positivamente aqueles ao nosso redor. Nossas palavras têm o poder de influenciar e transformar vidas, tanto para o bem quanto para o mal. Portanto, devemos ser diligentes em escolher cuidadosamente as palavras que saem de nossas bocas, para que sejamos representantes fiéis de Cristo e para que a graça de Deus seja evidente em nossas vidas.

3.3. Prudência no falar

Você traz pontos muito importantes sobre o poder e a responsabilidade das palavras que preferimos. É verdade que as nossas palavras têm o potencial de impactar o próximo de forma positiva ou negativa, e devemos ter consciência disso antes de falar.

Jesus nos alertou sobre a importância de nossas palavras e nos lembrou que no Dia do Juízo, todos teremos que prestar contas a Deus por aquilo que dissemos. Isso nos chama à responsabilidade e nos incentiva a refletir antes de falar, buscando palavras que sejam edificantes e que glorifiquem a Deus.

O livro de Provérbios oferece sábios ensinamentos sobre o uso adequado da língua. Ele nos aconselha a sermos moderados no falar, evitando o excesso de palavras que podem prejudicar tanto a nós mesmos quanto aos outros. Também nos alerta sobre a gravidade da língua mentirosa e da calúnia, ressaltando que essas práticas são abomináveis aos olhos de Deus.

A calúnia e a difamação podem causar grande destruição nos relacionamentos e na reputação das pessoas. Por isso, devemos ser cuidadosos para não ceder a essas práticas e buscar sempre a verdade e a justiça em nossas palavras.

É importante lembrar que Deus é o Deus da verdade, e como seus filhos devemos refletir esse caráter em tudo o que dizemos. Devemos buscar a sabedoria e a orientação do Espírito Santo para que nossas palavras sejam cheias de graça, amor e verdade, promovendo a paz e a edificação na vida daqueles que nos cercam.

Conclusão:

A vida é realmente curta e preciosa, e devemos aproveitá-la da melhor maneira possível. Viver de modo sábio implica em buscar a vontade de Deus em todas as áreas da nossa vida e em todas as fases que atravessamos.

Agradar a Deus deve ser o nosso maior objetivo, pois Ele é digno de toda a glória. Isso envolve obedecer aos seus mandamentos, falar palavras que edificam, amar o próximo e viver em santidade.

Cada um de nós tem a capacidade de fazer a diferença no mundo ao nosso redor. Podemos ser luz em meio à escuridão, demonstrando o amor de Deus e compartilhando o evangelho com aqueles que estão ao nosso alcance.

Que possamos viver em comunhão com Deus, buscando a sua sabedoria, seguindo os seus princípios e permitindo que Ele transforme as nossas vidas. Que a nossa maior motivação seja glorificar a Deus em tudo o que fazemos, para que Ele seja honrado e conhecido através de nós.

Que a sua vida seja um testemunho vivo da grandeza de Deus e que, através das suas atitudes e palavras, você possa inspirar outros a buscar um relacionamento íntimo com o Senhor. Que a sua jornada seja cheia de propósito, alegria e significado, caminhando sempre para a glória do Senhor.

VEJA TAMBÉM:

LIÇÃO 13 JUVENIS 

JOGRAL PRA ENCERRAMENTO DO TRIMESTRE 

DINÂMICAS DA LIÇÃO 12 JUVENIS.

ANEXO:

Link do canal

https://youtube.com/c/DescomplicandoaTeologia

Link do BLOG

https://descomplicandoateologiaebd.com/blog/

Cursos para professores da EBD.

https://descomplicandoateologiaebd.com/curso-para-professores-da-ebd/

Link do Instagram

https://www.instagram.com/prjeovanesantos

https://www.instagram.com/descomplicando.ateologia

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados