EBD- LIÇÃO 5 DOS ADOLESCENTES- O CARÁTER CRISTÃO (4º TRIMESTRE 2024)

EBD- LIÇÃO 5 DOS ADOLESCENTES- O CARÁTER CRISTÃO (4º TRIMESTRE 2024)

INTRODUÇÃO DA AULA

Inicie sua aula realizando a dinâmica, mas se quiser, também pode iniciar fazendo algumas perguntas aos seus alunos com relação ao título. Assim você vai saber o grau de entendimento e conhecimento que têm seus alunos. Aqui você pode perguntar o seguinte: “O que é caráter?

Como deve ser o caráter do cristão? Será que existe cristão com mau caráter? ” Meu Deus!

Recomendo você colocar os adolescentes para fazer a leitura oficial, tá bom? E a leitura oficial está em 2 Pedro, capítulo 1, do versículo 1 ao versículo 8. Coloca sua turma para fazer a leitura.

VERSÍCULO EM DESTAQUE

Agora vamos para o nosso versículo em destaque, que é a nossa mensagem: “Faça o que é direito e justo, pois isso agrada mais a Deus do que lhe oferecer sacrifícios. ” Provérbios, capítulo 21, versículo 3.

EXPLICAÇÃO

“Faça que for direito, o que for justo, porque isso agrada mais a Deus do que sacrifício.

” Em outras palavras, Deus quer é a nossa obediência, o nosso serviço, a nossa adoração. Pastor, o que é que Deus mais gosta? Deus gosta da nossa obediência ou que nós venhamos fazer algum tipo de sacrifício?

Está escrito: Deus ama a obediência. Nós devemos obedecer à Sua palavra. De nada adianta você jejuar, de nada adianta você fazer alguma coisa se você não obedece à palavra de Deus.

Seremos, meus amigos, servos de Cristo se praticarmos a palavra de Deus. Você sabia disso? Já conversou com seus adolescentes?

Tem muitos adolescentes que são até filhos de crentes, filhos de pastores, filhos de dirigentes de círculo de oração, mas o comportamento não condiz. E nesta lição, você vai ter oportunidade, não de ameaçar ninguém, pelo amor de Deus, mas de levantar uma discussão para que os próprios possam perceber se estão obedecendo ou não a palavra de Deus. Tenha sabedoria, mas a verdade precisa ser dita, mas com sabedoria.

VENHA PARTICPAR DO NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS MATERIAS PRA EBD, É SÓ CLICAR AQUI!

HORA DE APRENDER- “O QUE É CARÁTER?

Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, que traz por título: “O que é caráter? ” É um conjunto de características que estão relacionadas com a índole e com a moral de um indivíduo.

O caráter da pessoa reflete em todas as suas decisões e pode ter traços positivos ou negativos. Ele distingue a identidade de uma pessoa.

A criança, ao nascer, não tem seu caráter formado, apesar do temperamento e de algumas características que são hereditárias. Cada pessoa vai ter seu caráter mudado ao longo da vida, por meio dos valores que irá aprender e das suas experiências pessoais e familiares.

EXPLICAÇÃO

Professores, vou dar uma pausa aqui para você entender de uma forma descomplicada: pastor, o que é caráter? Caráter é a sua pessoa, é você por completo.

Principalmente quando ninguém está vendo, principalmente quando está distante de papai, de mamãe, do pastor. Para você entender, caráter é verdadeiramente a quem você é. Os seus gostos, a sua postura, as suas atitudes.

. . Caráter fala mais do homem interior, do seu ser interior, da sua alma, do que do seu corpo físico.

Muitas das vezes, tem pessoas que conseguem esconder certos tipos de comportamento, mas quando vai se verificar, quando vai conhecendo a pessoa, percebe que tudo era máscara. Ou seja, o seu caráter é a máscara. Deu para você entender?

Caráter é você escondido, é a sua pessoa, é o seu homem interior. Muitas das.

. Às vezes, tem pessoas que, no exterior, conseguem usar algumas máscaras, algumas maquiagens, mas o homem interior, mais tarde, suas atitudes, seus gostos e seu comportamento vão ser evidenciados. Preste atenção à criança; como foi colocado aqui, ela já não nasce com caráter formado, assinado em toda a sua plenitude.

O caráter vai ser moldado, aperfeiçoado, direcionado de acordo com a convivência, de acordo com o ambiente, de acordo com o meio, e claro também que traz um pouco da genética. Mas o caráter vai ser mudado na medida em que vai crescer, desenvolvendo-se. Por isso, precisamos tomar cuidado com as coisas que nossos filhos estão vendo, que estão lendo, e com as pessoas que estão convivendo com nossos filhos, pois elas vão influenciar diretamente na formação do seu caráter.

DANDO SEGUIMENTO AO 1 TOPICO

Mas vamos dar seguimento ainda ao nosso primeiro tópico. Você já deve ter ouvido a expressão “tal pessoa é de mau caráter”.

Essa designação geralmente é atribuída à pessoa que apresenta comportamentos maldosos. Atualmente, por causa da influência das redes sociais, muitas pessoas se preocupam com sua aparência; fotos e vídeos são editados para alterar a realidade e transparecer uma imagem mais bela. Antigamente, o mesmo comportamento era reproduzido socialmente, quando as pessoas se preocupavam apenas com suas reputações.

Em primeiro aspecto, não há nada de errado em editar fotos ou se preocupar com a própria reputação; inclusive, uma boa reputação é construída a partir de uma postura ética e de bom testemunho. O problema ocorre quando a pessoa se preocupa apenas com a aparência. Deus não se impressiona com a aparência humana; Ele vê o coração de cada pessoa.

Deus exige de cada um dos seus seguidores um coração reto diante d’Ele. Os servos de Deus devem andar em integridade, vivendo em verdade. A honestidade não é opcional para os cristãos; ter um bom caráter é essencial.

EXPLICAÇÃO

Veja só, existem pessoas que são chamadas ou consideradas de mau caráter, mas nós, que somos cristãos, precisamos ter um bom caráter. Agora, isso, meus irmãos, não adianta cantar bonito, falar bonito; fala de atitude, de comportamento. O verdadeiro caráter da pessoa vai ser revelado nas suas atitudes, nos seus comportamentos.

E eu vou dizer, até mais, viu? Ao longo da vida, isso mesmo. Às vezes, tem pessoas que se apresentam a você como seu melhor amigo, querem seu bem, lhe tratam de uma forma educada, mas por trás, querem a sua destruição, que é a sua queda.

Ou seja, existem pessoas que colocam algumas maquiagens no seu caráter para tentar disfarçar, mas não têm para onde fugir; mais cedo ou mais tarde, o caráter ou o verdadeiro caráter da pessoa vai ser revelado nas suas atitudes e no seu comportamento. Caráter não é revelado pelas palavras; caráter não é revelado pelo seu conhecimento, mas pela sua postura e atitudes. E ao longo do tempo, por isso, nada de ter preconceito: “ah, fulano de tal é ruim”, “fulano de tal é bom”.

Calma, é o tempo que vai revelar o seu caráter. Mas nós estamos ensinando adolescentes que já aceitaram a Cristo Jesus e, por causa disso, a nossa vida é transformada pelo poder de Deus. Logo, precisamos tomar cuidado, porque a pessoa que tem o mau caráter é a pessoa pecaminosa, é a pessoa que não tem Cristo no coração, não aceitou a Jesus Cristo, não foi transformada pelo poder de Deus.

Por isso, as suas atitudes estão mais pautadas nas obras da carne: prostituição, meu Deus, inveja, ciúme, brigas, intrigas, invejas, porque as suas obras vão estar andando em seu caráter. E as pessoas que são de mau caráter, as suas obras estão sempre pautadas no pecado, no distanciamento de Cristo Jesus. Então, já vai aprendendo aí: se você é crente, se você aceitou a Jesus, o seu caráter tem que ser bom.

Mas não é apenas cantar bonito; caráter é você ser honesto, é você nas redes sociais, é você longe de pai, é você longe de mãe, é você longe da sua igreja, é você longe dos seus amigos. Quem é você quando ninguém está vendo? Isso fala de caráter.

Isso mesmo, tem pessoas, meu Deus, que andam todo santo dia, “Pai do Senhor”, usam roupa até aqui, “Pai do Senhor”, mas quando estão distantes, quando vão para a cidade grande, quando o pai não está vendo, a mãe não está vendo, quem é você? O caráter fala da pessoa por completo; na verdade, é a essência da pessoa, aquilo que verdadeiramente ela é. E, em alguns casos, o verdadeiro caráter da pessoa só é revelado quando ela está escondida, sozinha.

Mas fique tranquilo, você pode estar em um lugar que ninguém está te vendo; é que maravilha, né? Mas Deus está te vendo. Deus conhece, Deus sabe o teu caráter.

Deus conhece a minha vida e a sua vida. Por isso, eu peço aqui constantemente que Ele tenha misericórdia da minha vida e da sua também. Eita, glória!

ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA DA LIÇÃO 5 ADOLESCENTES, É SÓ CLICAR AQUI!

2 TOPICO AS CARACTERÍSTICAS DO CARÁTER CRISTÃO.

Vamos para o nosso segundo tópico, que traz por título as características do caráter cristão.

Uma pessoa de bom caráter é aquela que faz o bem, que cumpre suas obrigações, faz o que é direito e justo, ou seja, quem possui e segue valores éticos. Entretanto, mesmo essas pessoas virtuosas podem ter seu comportamento influenciado pela pecaminosidade.

A Bíblia diz que todas as pessoas pecaram; o pecado corrompeu o homem por completo. Por isso, para ser totalmente transformado em alguém aprovado diante de Deus, cada pessoa precisa entregar-se a Jesus Cristo. É mediante essa entrega que a pessoa é verdadeiramente transformada; ela nasce de novo.

EXPLICAÇÃO

Meus professores, prestem atenção: têm pessoas que têm um comportamento até legal, ético, em várias situações, em vários momentos.

Mas devemos entender e compreender que todo ser humano é pecador, e toda a raça humana sofre influências negativas do pecado e do mal, principalmente as pessoas que não aceitam a Cristo. Por isso, todos prestem atenção, todos estão sujeitos a atitudes e comportamentos desaprovados por Deus. Comportamentos esses que não agradam ao Senhor, que são pecados, como inveja, ciúmes, intrigas, prostituição.

Diversas áreas na vida da pessoa podem ser afetadas. Por quê, pastor? Por causa do pecado.

Por isso que Cristo Jesus veio a esta terra, para que o evangelho pudesse ser pregado, anunciado, para que pudesse nascer, crescer, morrer e assim garantir a nossa salvação. E quando eu falo “garantir a nossa salvação”, estou falando de libertação, de transformação, de regeneração. Cristo veio salvar.

O que é salvar, pastor? Livrar alguém do fogo eterno, trazer a salvação. Mas para que isso possa acontecer — a salvação, livramento, vida eterna — é necessário que a pessoa se libertar do pecado, se libertar das obras da carne.

E o ser humano, sozinho, não consegue. Pode ser a melhor pessoa do mundo, com comportamentos de pessoas honestas, pessoas que não gostam de mentiras, mas, no entanto, são pessoas pecadoras. Pode não pecar em uma área da vida, mas vai pecar na outra.

Por isso a salvação é necessária, porque a salvação traz, na vida da pessoa, libertação, transformação, regeneração. O que é regenerar, pastor? É nascer de novo, é um processo de nascer de novo.

Ora, estava morto no pecado, estava vivendo para o pecado. Mas, quando aceitamos a Jesus Cristo, a nossa vida é transformada, regenerada e agora nós nascemos de novo, não segundo a carne, mas sim segundo o espírito. Então, anote e converse com seus alunos: pode haver pessoas que, aparentemente, têm um bom comportamento, são pessoas honestas, são pessoas que não gostam de mentira, mas a vida não está restrita somente à honestidade e não à mentira.

É todo o envolto, é toda a comunicação, é toda a vivência que nós precisamos ter. Por isso, qualquer pessoa, para ser transformada e para nascer de novo, precisa aceitar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, porque só Ele tem o poder de nos libertar. Presta atenção: nos libertar de todo pecado.

DANDO SEGUIMENTO 2 TÓPICO

Cada cristão já foi transformado pelo Espírito Santo, por meio da fé, e por isso possui um caráter cristão que precisa ser desenvolvido e fortalecido. A Bíblia destaca alguns traços distintos do caráter: estão humildade, honestidade, pureza, mansidão e verdade. O apóstolo Pedro cita algumas características virtuosas que todos os cristãos devem desenvolver.

Por isso mesmo, façam todo o possível para juntar à bondade a fé que vocês têm; à bondade, juntem o conhecimento; e ao conhecimento, domínio próprio; ao domínio próprio, junte a perseverança; e à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã; e à amizade cristã, juntem o amor. Para fortalecer o caráter cristão, é preciso se consagrar ao Senhor e buscá-lo constantemente.

A leitura da Palavra, a prática da oração e do jejum, e a santificação devem ser hábitos constantes.

EXPLICAÇÃO

Veja só: o comentarista deixou bastante claro que o cristão que já aceitou a Jesus Cristo vai desenvolver uma vida em santidade, transformada pelo poder de Deus. Todo cristão que aceitou a Jesus Cristo precisa ter um bom caráter.

Mas vou te perguntar: será que todas as pessoas que você conhece têm um bom caráter? Será que existem pessoas na nossa igreja que mentem, que se prostituem? Meu Deus, que praticam fornicação?

Será que têm pessoas na nossa igreja que têm invejas, que têm ciúmes? Será que existem? Se existem, essas pessoas estão tendo o comportamento de uma pessoa de mau caráter.

Mas como assim, pastor? O comentarista diz que a pessoa que aceita Jesus Cristo, a sua vida é transformada; ela é liberta do pecado. E por que têm pessoas na nossa igreja que já aceitaram a Jesus Cristo e, mesmo assim, é possível verificar esse tipo de comportamento que não está de acordo com a vontade do Senhor?

Vou abrir um parêntese. Tá bom? Veja só, irmãos: nem todo mundo que levanta a mão na igreja, nem todo mundo que frequenta o culto na igreja, nem todo mundo que é membro da igreja, nem todo mundo que tem cargo na igreja aceitou a Jesus Cristo.

Você sabia disso? Aceitar a Jesus Cristo é reconhecer a sua soberania, reconhecer a sua morte e reconhecer que Ele é o nosso Salvador. Mas não adianta somente reconhecer.

A pessoa que reconhece a soberania de Cristo vai ficar sujeita à sua palavra, vai obedecer à sua palavra. Então, para você verificar se a pessoa verdadeiramente aceitou a Cristo ou não, é necessário você observar a vida dela. Ela está fazendo aquilo que está escrito?

Ela está cumprindo com a palavra? Preste atenção: para verificar se uma pessoa aceitou a Cristo ou não, é necessário observar comportamento, atitudes, ações, em outras palavras, o caráter da pessoa. Se a pessoa está na igreja, pode ter até mesmo cargos na igreja.

Atento a isso, mas essa pessoa não manifesta as obras do Espírito, mas sim as obras da carne. Tal pessoa não aceita a Jesus; talvez aceitou a igreja, aceitou a fé da igreja, aceitou o cristianismo, aceitou o nome da igreja, mas não aceitou o Deus da igreja. Quem aceita o Deus da igreja é transformado, é liberto do pecado.

Deu para você entender agora? Também anote aí: muitas das vezes nós aceitamos a Cristo Jesus, mas vamos entrar no processo de libertação e transformação. Nem todo mundo vai aceitar Jesus Cristo hoje e ser liberto dos vícios do pecado.

Não acontece dessa forma. Seria bom que acontecesse. Tem pessoas que, quando aceitaram a Jesus Cristo, a sua vida foi mudada na hora; ele se transformou em uma outra pessoa.

Eita, que maravilha, né? Os seus vícios deixaram na mesma hora, mas tem pessoas que não vão ser assim, será dentro de um processo. O comentarista até colocou que vai se desenvolvendo, vai se desenvolver, vai estar crescendo na graça e no conhecimento.

Então, fique atento a tais comportamentos, mas também perceba que tem pessoas que vão demorar mais tempo para ser libertas do pecado. Daí a necessidade da oração, do jejum, da meditação. A pessoa precisa se entregar a Cristo e viver segundo a vontade dele, meditando na Palavra, indo para EBD, indo para o culto de ensinamento, orando ao Senhor para que possa haver a libertação por completo, para que a pessoa possa ser liberta do pecado.

E agora, o pecado não vai dominar mais a sua vida, porque ele está liberto. E se acontecer algum pecado, é por falta de vigilância.

3 TOPICO “CUIDADO COM AS TENTAÇÕES”.

Agora vamos para o nosso terceiro tópico, que traz por título “Cuidado com as tentações”. Precisamos ficar alertas com as tentações.

O pecado se apresenta de forma atraente e inocente; entretanto, o resultado do pecado é mortífero, ele nos distancia de Deus. A tentação é como a pedra pequena que, quando não é vista, faz a pessoa tropeçar, cair e se ferir. Por isso, aprenda a vigiar e a fugir das tentações.

Afastar-se do mal não é sinal de fraqueza; ao contrário, é prudência. Quem vigia se afasta de situações que podem levar ao pecado, demonstra zelo e compromisso com o Senhor.

VENHA PARTICPAR DO NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS MATERIAS PRA EBD, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

Veja só, chegou o momento aqui agora de você, que é professor, conversar com seus adolescentes acerca da tentação.

Que propostas, situações, alianças, acordos existem? Vários tipos de tentações, mas toda a tentação vem sempre do inimigo. Toda a tentação vem para nos tirar do propósito de Deus, toda a tentação vem para nos tirar da presença de Deus.

E seus adolescentes precisam estar atentos, pois propostas vão vir, alianças vão ser feitas. Mas precisamos tomar cuidado, porque o inimigo se apresenta como algo agradável, eita, atual, moderno, bom, atraente. Para que você, que é adolescente e está na presença de Deus, possa sair da direção de Deus, saia da igreja, saia do seu padrão bíblico e acabar com isso, perdendo a sua salvação.

O que o inimigo da nossa alma quer é que você, que é adolescente, meu Deus, aperta o juízo dos seus adolescentes. É que você, que é adolescente, perca a sua salvação, que você troque a sua salvação por momentos de prazer com os amigos, na escola, nas redes sociais, o inimigo fará propostas para que você possa sair da direção de Deus.

A tentação é isso: é uma bandeja que ele coloca diante de você. Para que você possa pegar essa bandeja. Mas você sabe que toda a bandeja do inimigo é pecado, e o pecado afasta o homem de Deus.

O pecado impede que Deus esteja te abençoando, que Deus esteja te dando graça, saúde, prosperidade, crescimento. O pecado nos afasta de Deus, e todo pecado sempre vai começar com a tentação. Por isso, vigie!

Tome cuidado! Fique atento! Eu tenho dito aqui nesse canal que todo ser humano, todo ser humano, independentemente da idade ou não, precisa aprender a dizer não às coisas.

Precisa dizer não. Precisa aprender a dizer não ao pecado. O pecado vai bater na porta, seja você pastor, obreiro, congregado, adolescente, filho de crente, filho de pastor, filho dirigente, de coração, seja quem for você.

O pecado vai bater na sua porta, e você precisa aprender a dizer não, porque o seu caráter, preste atenção, seu caráter é cristão. A sua vida foi transformada pelo poder de Deus. Então, se eu sou cristão, se eu já nasci de novo, eu não preciso estar com meu pai para dizer não ao pecado.

Eu não preciso estar do lado da minha mãe para dizer não ao pecado. Como assim, pastor? Preste atenção: quando você tá perto do seu pai, você tem o mesmo comportamento que tem na escola.

Eita! Quando você tá na sua igreja, você tem o mesmo comportamento, a mesma atitude que quando você está com seus amigos.

Caráter fala de comportamento, de atitudes. Quando você está em lugares diferentes, o seu caráter, seu comportamento, a sua atitude, têm que ser a mesma. Quando você está.

. . Em casa, quando você está na rua, quando você está na igreja, quando você está com seus colegas, quando você está nas suas redes sociais, quem é você?

Caráter fala de comportamento. Meu Deus, quem é você? Por que eu falo isso?

Tenho muitos filhos, muitos adolescentes que em casa têm um comportamento que demonstra um caráter cristão, mas, quando saem de casa, qual é o seu caráter? Meu Deus, quem é você na sua escola? Quem é você no seu sexto ano?

Quem é você na sua escola militar? Meu Deus, quem é você? Eu falo isso porque eu, particularmente, sou professor e na vida secular já ensino há mais de 22 anos.

Já vi muitas adolescentes que vestiam a saia que saíam de casa com a saia, menino, arrastando no chão. Mas, quando chegavam na igreja, a saia começava a subir, subir, subir, ficando acima do joelho. Isso mesmo!

Eu, enquanto professor, já vi acontecer o seguinte: muitas adolescentes, filhos de crentes, saíram de suas casas com a saia arrastando no chão, mas, quando chegavam na escola, a saia ia para cima do joelho. Que caráter é esse? Eu tenho dito que Deus tenha misericórdia das nossas vidas.

Eu, particularmente, tenho uma filha hoje, adolescente. Eita! Que preocupação, viu?

Já rogo as suas orações pela minha filha, kayalla, que Deus possa dar sabedoria e que ela possa aprender a dizer não, porque o pecado vai bater à porta dela, os amigos vão bater à porta. Mas que ela possa aprender a dizer não naquilo que for errado, não naquilo que for pecado. Não estou falando de se divertir, brincar e ser feliz, mas tem coisas que crente não faz.

Tem coisas que crente não vê, tem coisas que crente não ouve. Mas que Deus possa nos dar graça e sabedoria cada vez mais, em nome de Jesus. Pergunto a você: você concorda ou discorda?

CONCLUSÃO

Agora, vamos para a nossa conclusão: onde está escrito que o caráter de uma pessoa é construído ao longo da vida por meio da sua educação e experiências. Entretanto, ao se entregar a Cristo, cada pessoa é transformada pelo Espírito Santo e passa a ter um caráter cristão que deve ser fortalecido dia a dia.

EXPLICAÇÃO

Já vai aprendendo aí, meu irmão, a luta é grande! Dia após dia a luta é grande. Ora, você vence hoje, amanhã você cai; você vence no outro dia.

É um processo gradual que vai acontecendo na sua vida. Daí a necessidade de orar mais, buscar mais, ler mais a palavra do Senhor. Mas hoje o que muitas pessoas não querem é ler mais, orar mais, jejuar mais.

Como é que a nossa vida vai estar fortalecida? Como é que a gente vai resistir ao pecado se a gente não ora mais? O tanto que devemos orar, se não buscamos o tanto que devemos?

Como é que a gente vai ter uma vida fortalecida, irmãos? Ah, é porque eu sou crente da Assembleia de Deus? Não!

É porque eu sou crente da Igreja Batista? Não! É porque eu sou crente da igreja do Pastor Raposo?

Não adianta, irmãos. Não adianta! A sua vida é o seu caráter, é a sua comunhão com Cristo.

Que Deus tenha misericórdia, mas nos ajude, Senhor! Nos dê graça! Fale com os seus adolescentes que a luta é grande, mas em Cristo somos mais do que vitoriosos.

Que Deus possa conceder graça e sabedoria, mas aperte o juízo dos seus adolescentes. Eles precisam aprender o certo para que possam reproduzir corretamente. Agora, se você não ensinar a verdade, quem é que vai ensinar a verdade?

Tenha coragem e fale aquilo que precisa ser dito, e Deus vai estar te usando nesta terra, em nome de Jesus. Quero saber o seguinte: você gostou dessa aula?

ASSISTA O NOSSO VÍDEO COM A DINÂMICA, É SÓ CLICAR AQUI!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados