EBD- Lição 5 dos Juvenis | Relativismo ético ( EBD 4 Trimestre 2024 )

EBD- Lição 5 dos Juvenis | Relativismo ético ( EBD 4 Trimestre 2024 )

INTRODUÇÃO DA AULA

Mas agora vamos para a nossa aula! Veja só: se você é professor, sempre recomendo que inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos.

Então, para iniciar, faça a dinâmica. Mas, se quiser, você pode iniciar fazendo algumas perguntas para assim verificar o grau de entendimento e conhecimento dos seus alunos. Aqui você pode perguntar: o que significa relativismo? Pergunte também: o que é ética? Será que existe algum cristão relativista? Por que nós não podemos aceitar o relativismo? Será que a Bíblia Sagrada aceita ou aprova o relativismo e a ética? Por que nós devemos ter ética? O que significa? Como identificar um cristão? Olha, como identificar um cristão que tem ou que não tem ética? Meu Deus, vai apertar o juízo dos seus juvenis!

Mas é interessante você iniciar fazendo essas perguntas, desde que você dê tempo à sua turma para responder. O que não pode é você perguntar e ficar respondendo; assim você está incentivando os seus alunos a não participarem das suas aulas.

VERSÍCULO EM DESTAQUE

Segue a nossa dica, professor! Agora vamos para o nosso versículo destaque, onde está escrito: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz escuridade; e fazem do amargo doce e do doce amargo” (Isaías 5:20).

EXPLICAÇÃO

Meus irmãos, vou lhe contar um segredo.  Essa questão do relativismo não é de agora; Sempre esteve no coração do homem, tentando modificar a palavra, tentando modificar a verdade. Só que a verdade é única e ela existe, queira ou não queira, aceite ou não aceite. Aqui o profeta Isaías já estava relatando, afirmando que existem pessoas que acabam chamando o bem de mal e o mal de bem, olha, luz chamando luz de trevas e as trevas de luz. O que é isso? Relativismo! Meu Deus, já na Bíblia! Pastor, isso mesmo! Por isso, fica conosco para você entender toda a lição e assim também explicar para a sua turma.

INTRODUÇÃO DO ASSUNTO

Dando seguimento, vamos para a nossa introdução, onde está escrito: “Provavelmente você ainda não possui carteira de habilitação, mas já deve ter observado algumas regras de trânsito. Uma delas, a principal, é a que determina em qual lado da via os carros devem andar. Essas e outras normas costumam variar de acordo com o país. Entretanto, quando falamos de ética, princípios e valores bíblicos, a palavra de Deus passa a ser a nossa regra absoluta da fé e prática em qualquer lugar ou circunstância”. Ou seja, a ética cristã dita a conduta que devemos ter diante de Deus e dos homens de maneira incontestável.

VENHA PARTICIPAR NO NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÕES PARA RECEBER OS SUBSÍDIOS DA EBD, É SÓ CLICAR AQUI

EXPLICAÇÃO

Uma observação para você entender, viu? Aqui nesta terra existem coisas que podem variar de uma cidade para outra, de um estado para outro, de um país para outro. Pode haver variação de acordo com o costume, a cultura e até mesmo a época! Isso existe. Mas, no entanto, a Bíblia deixa bastante… Claro que existem princípios, existem verdades que são absolutas. Por que absolutas, pastor? Porque serviu para Abraão, entendeu? Serviu para Moisés, serviu para Davi e vai servir para minha vida e a sua vida. São verdades absolutas, são verdades que não vão mudar de acordo com a época, de acordo com o tempo, de acordo com o poder aquisitivo, de acordo com a cidade, de acordo com o país. Por exemplo, pecado é pecado em qualquer lugar do mundo. Ah, pastor, mas a cultura permite! A cultura pode permitir, mas a Bíblia não permite. Ah, pastor, mas isso é natural, é o tempo! A Bíblia não permite, porque, de acordo com a Bíblia Sagrada, existem verdades absolutas que não vão ser modificadas por nenhuma lei humana, por nenhum decreto. Não tem para onde fugir, entendeu? Mistério! Existem verdades absolutas contidas na Bíblia Sagrada que nós, enquanto cristãos, não podemos abrir mão. A sociedade, a lei, os governantes podem até dizer: “É mentira! É falso! Não é bem assim!” Eles falam o que eles quiserem, mas nós que conhecemos a palavra devemos ficar na palavra, defender a palavra, pregar aquilo que está escrito, porque tudo aquilo que está escrito foi escrito para nossa edificação, para o nosso crescimento. Então já vai anotando aí: existem verdades absolutas que ninguém tem a autorização para mudar, para modificar, até mesmo se descer um anjo do céu dizendo para modificar ou com outro evangelho, seja anátema, seja amaldiçoado. Entendeu o mistério?

1 TOPICO “O QUE É ÉTICA”.

Professor, converse com seus juvenis. Agora vamos para o nosso primeiro tópico, que traz por título: “O que é ética”. A palavra ética vem do grego “éthos”, que significa costume, disposição, hábitos. De acordo com o dicionário, é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, grupo social ou sociedade. Segundo o Dicionário Teológico da CPAD, é o estudo sistemático dos deveres e obrigações do indivíduo, da sociedade e do governo, cujo objetivo é estabelecer o que é certo e o que é errado. A ética tem um caráter universal, pois seus princípios prezam a dignidade humana e o bem comum. Infelizmente, os padrões de ética humana sofrem mudanças de acordo com os valores morais da sociedade, e por isso estamos vivendo uma falta de ética generalizada: falta amor, respeito pela natureza e pelo ser humano, muitas vezes até por si próprio; falta, principalmente, conhecimento e prática dos princípios morais bíblicos. Mas você pode fazer a diferença sendo um referencial, um farol que ilumina as trevas, por meio do seu viver diário. Para isso, tenha o seu padrão de certo e errado pautado nas Escrituras Sagradas.

EXPLICAÇÃO

Veja só: a questão de ética, a ética veio ou existe para dar uma moralidade, para dar um padrão, para dar um seguimento, para mostrar o caminho que a sociedade deve seguir, para que possa ver paz, tranquilidade e prosperidade, para que o bem comum possa acontecer. Presta atenção: a ética normalmente vem para dar um padrão, um segmento, para que todos possam ter o mesmo direito, mas também cumprir com seus deveres. Entendeu? Agora, a grande questão é que a sociedade perdeu a sua ética. A sociedade já não segue mais a ética; cada um está seguindo, fazendo e falando segundo suas próprias vontades, seus próprios conceitos, de acordo com aquilo que é interessante para ele. Hoje, cada pessoa da sociedade, cada grupo da sociedade, está seguindo, ensinando aquilo que é conveniente para ele, aquilo que ele está ganhando, saindo ganhando, de acordo com seus interesses. Ele segue uma ética, ele segue um padrão. Aí, agora que vem o confronto com a palavra de Deus.

Eu disse aqui: a ética normalmente vem para dar um padrão, mas a sociedade perdeu esse padrão; a sociedade perdeu a ética. É por isso que está nessa confusão. Cada um faz o que quer e nada acontece. Não existe nenhum tipo de prejuízo maior, porque as pessoas estão cada vez mais seguindo as suas próprias vontades. Por isso, estamos perdendo a nossa identidade enquanto cidadãos, identidade enquanto brasileiros, identidade enquanto cristãos também. Porque, pastor, muitos cristãos estão deixando, perdendo a sua ética bíblica; estão perdendo ou deixando de seguir aquilo que está na Bíblia para seguir aquilo que está no seu grupo social, do seu trabalho, da sua faculdade, meu Deus, das suas redes sociais. E precisamos tomar bastante cuidado, porque nós somos luz do mundo, nós somos o sal da terra e precisamos exercer a nossa função. Será que os seus juvenis têm conseguido exercer suas funções em todos os seus lugares? Na escola, nas redes sociais? Será que estão seguindo, estão sendo a diferença, estão influenciando para que a sociedade ao seu redor, para que o seu próximo possa estar seguindo a palavra de Deus? O que você acha? Deixe aqui nos comentários.

ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA, É SÓ CLICAR AQUI!

“ÉTICA CRISTÔ.

Mas dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, primeiro item, que traz por título: “Ética Cristã”. Para nós, cristãos, a ética tem por fundamento a palavra de Deus. O certo e o errado devem ter como base a Bíblia Sagrada, que é infalível, imutável e inerrante. Por esse motivo, os modos de pensar e agir do cristão são diferentes dos princípios da sociedade sem Deus, os quais são inconsistentes, variáveis e, acima de tudo, relativos. A ética não cristã varia conforme o tempo, o lugar, os costumes e a cultura, e o que a maioria da sociedade entende como certo ou errado, como o coração do homem enganoso. Um dos critérios para orientar a ética cristã está baseado em 1 Coríntios, capítulo 6, versículo 12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” Dessa forma, o cristão é orientado a não fazer determinadas coisas que, embora ilícitas para o mundo, não convêm aos olhos de Deus e da sua palavra, que é o referencial ético do cristão.

EXPLICAÇÃO

Para você entender, professor, a nossa ética, o nosso costume… Nosso padrão está na Bíblia Sagrada. Aquilo que a Bíblia permite, faça! Eita glória! Desfrute de tudo aquilo que a Bíblia sagrada está permitindo você fazer. Ok, mas, no entanto, se a Bíblia diz “não”, meu Deus! Mas a lei diz “sim”. Se a Bíblia diz “não”, mas o pastor deixou. Se a Bíblia diz “não”, mas a lei permite. Se a Bíblia diz “não”, mas seu pai não briga. Respeite e siga aquilo que está na Bíblia Sagrada. Por que, pastor? Porque a nossa ética, a nossa postura, as nossas atitudes devem estar de acordo com a Palavra de Deus. É a Bíblia Sagrada que vai pautar, vai direcionar os nossos passos, os nossos caminhos, a nossa forma de falar, de se relacionar, meu Deus! De conversar, de tratar o nosso próximo. Tem que ser segundo a Bíblia Sagrada e não segundo o costume do mundo, e não segundo o costume das leis humanas. Nada a ver! Você é cristão, você vai morar no céu. Por isso, cuidado! Porque a sociedade está querendo, cada vez mais, modificar a Bíblia, alterar a Bíblia, destruir a Bíblia, para que você não possa seguir. E tem muitos crentes querendo aprovar isso, viu? E tem muitos cristãos aí, aprovando, batendo palmas, aceitando. É verdade mesmo, a Bíblia está antiga, não serve mais, tem que ser modificada, a sociedade é outra. Quem consegue seguir isso? Aquele que teme o Senhor! Eita glória! Aquele que é sábio no Senhor, aquele que busca a Deus de oração e consagração. Isso é uma verdade absoluta! Quer vitória? Vai orar. Quer vitória? Vai jejuar. Quer vitória? Medite na Palavra de Deus. Então, que a minha vida e que a sua vida possam estar pautadas na ética cristã, e a nossa ética cristã está de acordo com a Palavra de Deus. Por isso que eu preciso ler, estudar, participar da EBD, para que eu possa me fortalecer na presença do Senhor. Então, a minha vida é pautada na Bíblia. Eu tenho que falar, agir, conviver, me relacionar, não segundo o padrão do mundo, mas sim segundo o padrão da Bíblia. Por exemplo, a Bíblia diz que nós devemos orar, meu Deus, pelos nossos inimigos. A ética no mundo diz que a gente tem que passar por cima, eita, destruir, acabar com os nossos inimigos. Mas não é princípio bíblico, não! A nossa ética, a nossa postura, a Bíblia diz que eu, enquanto cristão, devo orar pelos meus inimigos, para que Deus possa abençoar, converter, salvar. Eu tenho dito: o princípio é forte! Eita glória!

“O QUE É RELATIVISMO”.

Dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, que traz por título “O que é relativismo”. Inicialmente, precisamos definir o termo relativismo. De acordo com o Dicionário Teológico da CPAD, é uma concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente certo nem absoluto. Partindo desse conceito, entendemos que, no relativismo, todo ponto de vista é válido e os princípios morais e éticos da Palavra de Deus perdem sua primazia. Nesse caso, o certo e o errado se confundem, abrindo caminho para o caos social e espiritual em que, infelizmente, o mundo se encontra, com pessoas que acreditam que podem fazer o que bem entendem. Como vimos na lição passada, o perigo maior ocorre quando esse relativismo encontra espaço entre o povo de Deus, quando muitos querem criar suas próprias regras, interpretar as doutrinas bíblicas conforme suas próprias vontades e justificam os seus erros, dizendo: “Não tem nada a ver, todo mundo faz.” Não se deixe enganar! As más conversações corrompem os bons costumes. É importante destacar que não existe pecado pequeno ou grande: pecado é pecado, e ponto!

EXPLICAÇÃO

Só a questão do relativismo está muito na moda, mas, aprendamos que não é de agora! O ser humano sempre tentou, sempre quis relativizar as coisas. O que é relativismo, pastor? É uma crença, é uma visão, é um pensamento, é uma ideologia, é um pensamento filosófico que diz que não existe uma verdade absoluta. Logo, a verdade é uma mentira. Em outras palavras, não existe verdade absoluta; verdades verdadeiras. Aquilo que bate martelo dizendo: “É assim mesmo”, porque toda verdade é relativa. Vai depender muito do seu conhecimento, da sua visão, do seu entendimento, da sua crença, da sua cultura, da sua ética. Então, estas pessoas que seguem o relativismo vão dizer o seguinte: “Você acredita em quê? Ah, então essa é a sua verdade.” Mas eu não acredito nisso. Então, para mim, é falso; para mim, não é verdadeiro. Então, o relativismo vai estar ensinando, pregando que não existem verdades absolutas. Logo, cada sociedade, cada povo, cada lugar pode ter as suas verdades, e isso não vai interferir na verdade do outro. Tudo isso, meus irmãos, é para negar a Bíblia Sagrada; tudo isso é para negar a existência de Deus. Por exemplo, você crê em Deus; eu creio em Deus. Pronto, então essa é a sua verdade. Mas eu não creio em Deus, então Deus não existe para mim, mas pode existir para você. Ou seja, nesse pensamento, Deus deixa de existir para muitas pessoas. O que é isso, pastor? Relativismo? Não existem verdades absolutas!

E assim pensa a sociedade. A grande questão é que se o cristão, meu Deus, pensar dessa forma, quantas vezes já ouvimos cristãos, pregadores, meu Deus, pastores, teólogos dizendo o seguinte: “A Bíblia Sagrada não é a palavra de Deus; a Bíblia Sagrada contém a palavra de Deus; a Bíblia Sagrada está ultrapassada; a Bíblia Sagrada precisa ser alterada, modificada.” Sabe o que é isso? Relativismo! Está dizendo que a Bíblia não é a verdade e, por causa disso, ela tem que ser modificada, alterada, adulterada, já que ela não é a verdade absoluta. Talvez, para o tempo em que foi escrita, era verdade para aquele povo, mas hoje, para o Brasil, que gosta de dar um jeitinho em tudo – e esse jeitinho brasileiro é pecado – isso é relativismo!

Isso é coisa da Bíblia que está ultrapassada. Professor, as pessoas querem desqualificar a pessoa de Deus, querem desqualificar a Bíblia Sagrada. Mas você conhece a Bíblia e sabe muito bem que existem verdades que não podem ser mudadas. E, quando as pessoas começam a viver e ensinar o relativismo, Deus acaba sendo deixado de lado; a Bíblia Sagrada é deixada de lado. Por exemplo, né? Matar uma pessoa, por que é errado? Por causa de Deus. Ter relações sexuais, meu Deus, com menores, pessoas da família, por que é pecado? Porque a Bíblia diz que é pecado; porque Deus diz que é pecado. Então, quando você tira Deus da história, quando você tira a Bíblia da história, vai sobrar o quê? O pecado! Pecado, pecado, pecado.

Entendeu que, por trás desse ensinamento, que muitos podem até achar bonito, interessante, existe um mal? Existe a intenção de destruir a Bíblia, destruir o cristianismo, destruir a nossa fé, destruir a nossa família. Que Deus tenha misericórdia da minha vida e da sua vida. Que possa nos dar graça, nos dar sabedoria, para que possamos vencer todos os nossos desafios. Concorda comigo ou não? Deixe aqui nos comentários.

“O QUE A BÍBLIA FALA A RESPEITO?”

Mas, dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, primeiro item, que traz por título: “O que a Bíblia fala a respeito?” Quando lemos a palavra de Deus, vemos que o relativismo não é algo novo, exclusivo da sociedade atual. A Bíblia condena tudo que é falso e adverte contra as doutrinas que são preceitos de homem, contra os ensinos de demônios, contra os que são levados por todo vento de doutrina, pelo engano de homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Portanto, vigie e jamais se deixe levar pela maneira mudana da sociedade em que você está inserido.

EXPLICAÇÃO

Aqui nós estamos neste mundo, nós estamos inseridos em uma sociedade que ama o relativismo. Sabe por quê? Não quer ter compromisso, não quer temor. Cada um quer fazer aquilo que quer; cada um quer obedecer aquilo que gosta; cada um quer ser o senhor da sua própria vida, senhor da sua própria história. E tudo isso, irmãos, vai de encontro com a palavra de Deus. Por isso que o relativismo está dizendo: “Olha, você quer ser crente? Seja crente no seu lugar, mas não vá pregar para mim, não, porque a sua verdade, o seu Deus, não é o meu Deus. Então, fique com você aí. Se você crê, fique com você em casa. Fechado lá! Adore a Deus fechado no seu quarto.” E onde vai pregar? Onde vai anunciar? E tem muitos cristãos caindo nisso: “Não quero nem saber do mundo, pregar para aqui.” As pessoas não querem ouvir, eu vou ficar em casa crendo! Cuidado! Que Deus te chamou, dizendo que ide por todo mundo, pregue o evangelho a toda criatura.

Nós não podemos viver, nem aceitar, nem concordar com o relativismo, e nós temos a missão de pregar o evangelho para essas pessoas que não creem em Deus, para essas pessoas que aceitam, divulgam, ensinam o relativismo, porque nós sabemos que é mentira. Nós sabemos que é mentira! Por que sabemos, pastor? Porque existem, sim, verdades absolutas. Por exemplo, quer ver uma verdade absoluta? Deus existe! Isso é uma verdade absoluta. A sociedade pode crer, pode não crer, mas Deus existe! Deus é concreto! Eita, glória! Ele existe! Ponto final! Mas muitas pessoas vão dizer: “Ele existe para você, então ele é verdadeiro para você, mas para mim, eu não creio; para mim, ele não existe, logo, ele não é real.” Entendeu? Da mesma forma, quer ver outra verdade absoluta? A Bíblia Sagrada! A Bíblia é uma verdade absoluta; ela é a palavra de Deus.

Observação: ela não contém a palavra de Deus. Tem muitas pessoas aí ensinando que a Bíblia Sagrada contém a palavra de Deus. É mentira! Ela é a palavra de Deus! Tudo aquilo que está escrito na Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, serve para a nossa edificação. Uma observação: Deus não inspirou as pessoas a falarem o que está escrito; Deus inspirou a escrita. Presta atenção! Cada personagem da Bíblia falou aquilo que quis, de acordo com a situação. Amém? A inspiração da Bíblia está na escrita. Tudo que foi escrito serve para a nossa edificação, serve para a glória de Deus, e nós precisamos seguir, porque a Bíblia Sagrada não contém; ela é a palavra de Deus. Você, nós precisamos estar seguindo e obedecendo, querendo ou não. Entendeu? Aqui está o mistério!

“OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS SÃO PARA TODOS EM TODOS OS TEMPOS”

Veja só, de acordo com a visão relativista, os padrões de certo e errado são derivados de normas e padrões sociais de cada sociedade e podem mudar com o passar dos anos. Já os padrões bíblicos são eternos e imutáveis. Os preceitos do Senhor são atemporais e devem ser conhecidos pelo Seu povo. Afinal, se não conhecemos com profundidade a Palavra de Deus, como vamos refutar as vãs filosofias e sutilezas do mal?

O povo de Deus, por diversas vezes, caiu na apostasia por não conhecer a Palavra e o Senhor. A consequência da falta de conhecimento foi a destruição. O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento!

EXPLICAÇÃO

Veja só, as verdades bíblicas, os princípios bíblicos são verdades absolutas, são imutáveis e atemporais. Não dependem de tempo, de estação, de lugar. Não! A Bíblia Sagrada é a verdade absoluta! A vontade do Senhor, Deus, Jesus e o Espírito Santo são verdades que não vão mudar. Por exemplo, Jesus Cristo é o Salvador. É uma verdade absoluta! É o Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. É uma verdade absoluta! E essas verdades absolutas contidas na Palavra de Deus não vão mudar, não vão ser alteradas. As pessoas podem até desacreditar, podem não valorizar, podem não seguir, mas isso é uma questão dela. Logo, crer ou não crer na Palavra, isso não vai alterar a autenticidade e a verdade da mesma.

Por isso, fique atenta à Palavra do Senhor! Procure estudar mais, meditar mais. Hoje, muitas pessoas perderam o hábito da leitura, já não estudam, já não têm uma vida de consagração, já não meditam. Falta conhecimento, e essa falta de conhecimento levou o povo de Israel, por diversas vezes, à destruição, ao cativeiro, à prisão, porque não seguiu o Senhor, não cumpriu com os mandamentos de Deus. E com isso, sofreram suas consequências. Porque uma verdade absoluta é: se você obedece a Deus, vai ser abençoado. Se você desobedece a Deus, vai sofrer as consequências da sua ação. Isso é uma verdade, é um princípio. Você vai colher aquilo que você plantar. E aquilo que você plantou, está preparado? “Meu Deus, vou apertar o juízo, viu?” Você está preparado para colher aquilo que você está plantando? Porque eu falo isso, tem muitos juvenis que querem colher aquilo que não plantaram; querem receber aquilo que não plantaram. Não tem como!

E outra coisa: não siga a vontade do mundo! Não faça aquilo que agrada ao mundo, porque aquilo que agrada ao mundo, aquilo que está de acordo com o mundo, com certeza vai desagradar ao Senhor. Está escrito que aquele que se faz, ou aquele que é amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Não tem para onde fugir. Não vai existir comunhão entre Deus e o mal, não vai existir comunhão entre a luz e as trevas. Mas também, aquele que ama a Deus, aquele que adora a Deus, aquele que segue a Deus, vai ser inimigo do mundo. Eu, por exemplo, prefiro ser amigo de Deus do que amigo do mundo! Mas quando eu sou amigo de Deus, automaticamente eu sou constituído como inimigo do mundo, porque não vou aceitar as coisas do mundo, não vou concordar com as coisas do mundo, não vou voltar, meu Deus amado, com as coisas do mundo. Não vou seguir, não vou propagar, não vou viver segundo a vontade do mundo, porque eu, Pastor Geovani, preferi seguir e adorar a Deus. E você, da mesma forma, deixa aqui nos comentários: eu preferi ser amigo de Deus! Eita glória! Vai ter luta, vai ter dificuldade, mas somos mais do que vitoriosos! Você crê nisso?

VENHA PARTICIPAR NO NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÕES PARA RECEBER OS SUBSÍDIOS DA EBD, É SÓ CLICAR AQUI

“CERTO OU ERRADO DEPENDE”.

Dando ainda seguimento, vamos para o nosso terceiro tópico, primeiro item, que traz por título: “Certo ou Errado Depende”. A sociedade sem Deus, materialista e hedonista, não tem referenciais seguros para se pautar. O profeta Isaías pontuou que já naquela época, “ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal, que fazem da escuridão luz e da luz escuridão, e fazem do amargo doce e do doce amargo”. Como jovem cristão, deve-se posicionar diante das questões éticas e suas abordagens mais comuns, questionando se tal atitude está de acordo com a Palavra de Deus, se honra o Evangelho, se glorifica a Deus, se respeita o próximo e se evita a aparência do mal. Se as respostas forem afirmativas, você não correrá o risco de desobedecer à Bíblia, não respeitando as normas e fazendo o que achar melhor de acordo com as suas próprias vontades e percepções, que podem ser enganosas.

EXPLICAÇÃO

Veja só! “Corrompido e enganoso é o coração do homem.” Mas nós devemos entender que esse desejo, esse pensamento, essa atitude de tentar chamar o bem de mal e o mal de bem, o certo de errado e o errado de certo, isso acontece muito em nossa sociedade. Mas não é de agora! Não! Mas eu tenho que entender que eu sou cristão. Eu tenho que entender que eu tenho a mente de Cristo. Eu tenho que compreender isso, porque eu medito na Palavra, eu estudo a Palavra, eu adoro a Deus, eu sirvo a Deus. E o próprio Deus nos dá entendimento da… Palavra: O próprio Deus fala conosco aquilo que está certo, aquilo que está errado, mas hoje cada pessoa quer ser o senhor da sua própria vida. O Senhor nas suas próprias escolhas quer decidir o que quiser: quer ir, quer fazer, quer comer, quer se alimentar, quer fazer qualquer coisa, mas depois não quer sofrer as consequências das suas escolhas. Aquilo que nós escolhemos hoje vai estar refletindo em nosso futuro; não tem para onde fugir. Agora, eu preciso entender qual é a vontade de Deus na minha vida. Eu preciso entender qual o projeto de Deus para a minha vida e, sabendo isso, eu vou evitar a prática do mal, a prática do pecado, das coisas que desagradam ao Senhor, porque há atitudes, há comportamentos que desagradam ao Senhor. Eita! Há comportamentos que são obras da carne, e nós, enquanto cristãos, precisamos fugir, meu Deus, correr, fugir da aparência do mal, fugir das obras da carne.

Agora, eu preciso do fruto do espírito, e esse fruto do espírito tem que estar em evidência na minha vida para que o meu comportamento, a minha atitude seja a pregação do Evangelho. Que muitas pessoas possam ver Cristo em você, possam ver Cristo na minha vida, no meu comportamento, nas minhas atitudes, porque vida cristã é prática! Eita! Não é somente teoria. Não! Você fala de santidade? Você tem que ser santo. Você fala em adoração? Você precisa ser um adorador. Você fala em consagração? Precisa consagrar em oração! Tem que orar! Vida cristã é feita de prática.

Mas, é claro, eu preciso conhecer primeiro, meditar primeiro, viver as minhas experiências com Deus. Eu vou dizer: esses juvenis de hoje, poucos têm experiências com Deus, e isso está fazendo a diferença. Existe hoje um evangelho artificial, meu Deus, cheio de máscaras, de imitações. Mas as pessoas não conhecem a Deus, não ouvem a voz de Deus, não sentem mais a presença dele, e isso está interferindo diretamente.

Mas, pastor, por que hoje muitos jovens, juvenis, não sentem mais a presença de Deus? Porque não buscam, não consagram. Quantos juvenis, quantos jovens, adolescentes, estão indo à igreja por causa do seu pai e da sua mãe? E como é que vão chegar na igreja e sentir alguma coisa se não vão com o Espírito de adorador? Não vão para adorar a Deus e sim para… com tabela. Eita, Jesus amado! Faça essa abordagem com seus juvenis e aperte o juízo desse povo, tá bom?

CONCLUSÃO

Agora vamos para a nossa conclusão. Onde está escrito nesta lição? Vimos que existem princípios que são para toda a humanidade; estes não são relativos, variando de acordo com o ponto de vista das pessoas. Biblicamente falando, o certo e o errado não dependem do que o homem pensa. Por isso, esteja atento e não se deixe levar pela conversa de alguns. Os padrões da ética humana podem mudar, mas a ética cristã não muda, já que ela é baseada na Bíblia, que é infalível, imutável, inerrante palavra de Deus.

ASSISTA O VÍDEO COM NOSSA DINÂMICA, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

Uma observação para você entender. O que vai mudar de uma igreja para outra, de uma denominação à outra, são seus costumes: a roupa, o brinco, o batom. Essas coisas são costumes! Vou dizer: são costumes dentro de um princípio bíblico, mas são costumes que vão variar de um lugar para outro.

Existe também a diferença de liturgia; cada igreja cultua de uma forma, o seu culto é diferente, e isso também é liturgia, e na liturgia os costumes da igreja vão mudar. O que não pode mudar são as doutrinas, os ensinamentos.

O que são doutrinas, pastor? São as ordens dadas por Jesus e dadas pelos apóstolos. Se é uma ordem, se é um mandamento, eu devo cumprir em nome de Jesus, tá bom? Pergunto a você o seguinte: gostou dessa aula?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados