LIÇÃO 7 DOS ADULTOS- “A PROMESSA DE UM CORAÇÃO NOVO.
CANAL DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA. PR JEOVANE SANTOS
INTRODUÇÃO DA AULA.
A paz do Senhor! Meus queridos amados irmãos, sejam todos bem-vindos ao nosso canal Descomplicando a Teologia. E você já sabe, chegou o momento da nossa aula da revista dos adultos! Já estamos na lição de número sete do quarto trimestre de 2024, que traz por título “A Promessa de um Coração Novo
Se você é professor, sempre recomendo que inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos.
Então, para iniciar, você pode realizar a dinâmica; o vídeo da dinâmica está em nosso canal. Mas, se quiser, também pode iniciar fazendo algumas perguntas para verificar o grau de entendimento e conhecimento dos seus alunos. Aqui, você pode perguntar:
O que é um coração novo?
Quem não tem um coração novo tem um coração como?
E o coração novo surge quando na vida de uma pessoa?
O que eu devo fazer para ter um coração novo?
Pode questionar também: quais são as características de uma pessoa que tem o coração novo?
Se você for ver, essas perguntas vão trazer uma discussão para os seus alunos, tão somente para verificar o grau de entendimento e conhecimento. Mas é importante você perguntar e não ficar respondendo. As perguntas precisam ser respondidas pela sua turma e, se na sua turma ninguém responder, não responda também. Não deixe a turma na curiosidade, até porque no decorrer da sua aula essas perguntas serão respondidas.
TEXTO ÁUREO
Agora, vamos para o nosso texto áureo, onde está escrito: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e retirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.” (Ezequiel, capítulo 36, versículo 26).
EXPLICAÇÃO
Esta daqui é uma promessa sensacional, a qual o próprio Deus deixa claro que o coração do homem é mau, é perverso, é duro, é resistente. Mas existe a promessa de que o próprio Deus vai estar tirando, transformando, renovando. Restaurando o coração, quebrando o coração de pedra e colocando o coração de carne, sujeito à sua palavra. Essa promessa está para toda a humanidade!
VERDADE PRÁTICA,
Agora, vamos para a nossa verdade prática, onde está escrito: “O salvo em Cristo Jesus tem o coração novo, voltado para a palavra de Deus e disposto a fazer a sua vontade”.
EXPLICAÇÃO
Observe o seguinte: o salvo em Cristo é aquele que está salvo, aquele que aceitou a Cristo, nasceu de novo e passou ou está passando pelo processo de transformação, renovação, restauração, regeneração. A pessoa, quando aceita Cristo, ela nasce de novo e logo recebe um coração novo. E este coração novo não é mais um coração endurecido, não é mais um coração pecaminoso, é um coração reto diante de Deus. Mas primeiro precisa aceitar a Cristo Jesus como único e suficiente Salvador.
LEITURA DIÁRIA.
Agora, vamos para a nossa leitura diária. De segunda-feira, o coração deve ser regenerado pelo Espírito; na terça, do coração procedem as saídas da vida; na quarta, o que sai do coração contamina o ser humano; na quinta, guardando e conferindo tudo no coração; na sexta, Deus vê o coração do ser humano; no sábado, o coração alegre é remédio da alma; no domingo, o título da nossa lição: “A Promessa de um Coração Novo”.
LEITURA BÍBLICA,
Agora vamos para a nossa leitura bíblica, que está em Romanos, capítulo 2, versículos 25 ao 29; e Jeremias, capítulo 31, do versículo 31 ao versículo 24. Recomendo você fazer leitura compartilhada, mas observe o seguinte: se esta leitura já foi feita na nave da igreja e você ensina em uma sala específica, logo não precisa repetir a leitura.
Você já pode pular para a introdução. Por que eu falo isso? Tem muitas pessoas, meus irmãos, que o tempo é curto; tem professores aí ministrando a aula em 40 minutos, tem que correr, tem que ter agilidade. Tá bom? Ah, pastor, mas eu gosto! Estou dizendo que não é necessário, mas fica a critério de cada professor.
INTRODUÇÃO,
Mas, dando seguimento, vamos para a nossa introdução, onde está escrito: “O coração tem uma perspectiva bíblica muito singular. A palavra se refere à realidade da vida”. Interior de cada pessoa, por isso que ao longo da Bíblia nós deparamos com conselhos que nos incentivam a cuidar do coração, a guardá-lo de todas as influências maléficas. O coração, segundo a Bíblia, é o centro da vida. As promessas para o coração não são o tema desta lição.
EXPLICAÇÃO
O comentarista já está chamando a nossa atenção para o fato de que a promessa ou as promessas para o nosso coração não serão abordados nesta temática de hoje.
Mas entenda que quando a Bíblia Sagrada fala acerca do coração, não está falando do órgão do coração, mas sim do homem interior, que está relacionado diretamente ao seu comportamento, aos seus valores, ao seu caráter.
Então, quando a Bíblia fala acerca do coração, não é o órgão do coração, mas sim o homem interior. Aquilo que você pensa, que você deseja, em outras palavras, está muito ligado à alma do homem, ao comportamento do homem, aos valores do homem: é o homem interior.
**PRIMEIRO ITEM: O CORAÇÃO NA PERSPECTIVA BÍBLICA.**
No item um, o coração na Bíblia raramente é usado como referência ao órgão físico. De modo geral, essa palavra se refere ao homem interior a fim de revelar o centro da vida mental, emocional e espiritual do ser humano.
Desse modo, o apóstolo Paulo faz referência ao homem exterior, o corpo físico, e ao homem interior, alma e espírito. O ser humano, em sua integralidade – corpo, alma e espírito – é para a dimensão desse homem interior que a Bíblia aplica a palavra coração, no que faz parte da alma e espírito do homem.
ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA, É SÓ CLICAR AQUI!
EXPLICAÇÃO
Para você entender: quando a Bíblia fala acerca do coração, está se referindo à parte imaterial do homem, ou seja, à alma e ao espírito. É o homem interior. No homem interior, no coração do homem, ou homem interior, ou alma, nós podemos encontrar as emoções, a mente e os seus desejos, as suas vontades.
No H interior, você vai ter razão, emoções e vontade, ou sentimentos. E no homem interior também vai ter o espírito. No espírito, nós encontramos a faculdade chamada de fé, a dimensão da fé do homem.
Então, quando a Bíblia Sagrada fala acerca do coração do homem, está se referindo ao homem interior, especificamente à alma, onde você vai encontrar emoções, vontades e a mente do homem, e também no espírito, onde você vai encontrar a fé e a sua consciência.
**SEGUNDO ITEM: A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO.**
O texto da leitura bíblica em classe apresenta Romanos, capítulo 2, versículo 25 a 29, no contexto em que o apóstolo Paulo ensina o sentido da verdadeira circuncisão da Nova Aliança. De fato, a circuncisão foi um ato físico estabelecido por Deus para os descendentes de Abraão.
Contudo, no Novo Testamento, o que atesta a nova aliança não é mais uma marca física (Romanos, capítulo 2, versículo 28), mas a obra realizada pelo Espírito Santo no coração da pessoa. Essa é a verdadeira circuncisão. Essa é uma obra exclusiva do Espírito Santo, que nos capacita a ser seguidores do Senhor Jesus e a estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Sem essa circuncisão do coração, é impossível manter o relacionamento vivo com o Pai (João, capítulo 3, versículo 3 até o versículo 8).
EXPLICAÇÃO
Agora professores prestem bem atenção: a circuncisão do coração. Sabemos muito bem que a circuncisão foi um ato pedido por Deus a Abraão para que ele e todos os seus descendentes pudessem fazer a circuncisão como um sinal físico, de acordo com o pacto, o qual Deus estaria abençoando Abraão e seus descendentes. No entanto, estes também deveriam se comprometer a obedecer e servir à vontade de Deus. O ato físico que o próprio Deus pediu foi o ato da circuncisão.
Então, o que é circuncisão, pastor? É um ato físico pedido por Deus a Abraão e aos seus descendentes como um sinal físico de que eles estavam obedecendo a Deus e, por causa disso, seriam abençoados por Ele.
Agora, veja só: hoje também existe a circuncisão para a igreja. Calma, que eu vou explicar: não a circuncisão física, mas sim a espiritual, em nossa vida, no homem interior.
Esse sinal, essa demonstração de que nós aceitamos e estamos na Nova Aliança, no novo pacto, é a transformação, é a libertação, é a regeneração do nosso coração. Logo, a circuncisão é no meu coração, ou no meu homem interior, no meu comportamento, nas minhas atitudes.
Logo, o sinal, o pacto, a aliança que Deus fez com Abraão faz também com a igreja, mas no sentido agora espiritual de transformação. Mas todo cristão, assim como todo judeu, precisa se circuncidar.
Como ato físico, todo cristão também precisa ter uma vida liberta do pecado, transformada pelo poder de Deus, que vem a comprovar que ele verdadeiramente é cristão, é no comportamento e nas suas atitudes. Eita, glória! Ele disse aqui: o alimento é forte.
Mas é importante você fazer essa abordagem com seus alunos acerca da circuncisão pedida a Abraão e também a circuncisão espiritual. É somente para você entender: hoje, meu coração tem que ser regenerado, transformado pelo poder de Deus. Como foi colocado aqui, a circuncisão espiritual, essa regeneração que acontece na nossa vida, é feita pelo Espírito Santo de Deus. Você foi gerado, transformado, tem um coração novo. Por isso, as atitudes também têm que ser novas. Precisamos andar em novidade de vida.
**TERCEIRO ITEM: UM CORAÇÃO NOVO.**
Esse ensino do apóstolo Paulo remonta ao profeta Jeremias, capítulo 31, do versículo 31 ao 34, a respeito de uma nova aliança que… Rompe com a forma da antiga. Essa nova aliança não seria mais conhecida pelas marcas físicas, ritualísticas e externas, mas teria a ver com o interior da pessoa, pois Deus escreveria a Sua lei no coração; poria a Sua lei no interior da casa de Israel.
Assim, Deus daria um coração novo ao Seu povo. Por isso, o apóstolo Paulo faz referência a essa obra com a palavra “espírito” em vez da letra, pois a lei de Deus estaria dentro do ser humano que passasse pela obra da Regeneração promovida pelo Espírito Santo. Portanto, de maneira geral, a palavra “coração” se refere ao que está no interior do ser humano.
EXPLICAÇÃO
Veja só, um coração novo! Toda a humanidade precisa ganhar este coração novo, regenerado, transformado, limpo, purificado. Isso mesmo, todo ser humano precisa ter este coração, mas sabemos que, para ter ou receber este novo coração, é necessário aceitar a Cristo como único e suficiente Salvador, de uma maneira verdadeira, consciente, real.
Por que, pastor? Nem todo mundo que está na igreja aceitou a Cristo verdadeiramente. Tem muitas pessoas que estão na igreja, levantaram a mão na igreja, mas não se renderam a Cristo, não se converteram a Jesus. Logo, estes estão na igreja, mas não vão ter um coração regenerado, transformado, porque este ato de ganhar um coração novo vem, primeiramente, da aceitação a Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Se arrependeu dos seus pecados, confessou os pecados, deixou. Agora, sim, você vai estar nesse processo de receber; vai ser tirado da sua vida esse coração pecaminoso, cheio de vontade de pecar, e você vai ter, vai ganhar, vai ser gerado em você um novo coração, que a lei de Deus vai estar escrita nele. Eita glória! A lei de Deus não vai ser escrita mais nas pedras, assim como aconteceu com Moisés.
Não vai acontecer em nossa vida, em nosso coração. A lei de Deus é escrita agora no coração do homem novo, regenerado, transformado pelo poder de Deus. Você que aceitou a Jesus, a lei de Deus está no seu coração. É por isso que às vezes pode até nos dar vontade de pecar, de fazer algo que não agrada ao Senhor, mas na mesma hora você vai ouvir a voz de Deus dizendo: “Não faça, não vá, não pegue! Deus não gosta, Deus não aceita! Não faça isso!” É porque a lei de Deus está gravada em nosso coração. Já sabe, falo “coração” porque me refiro ao homem interior.
SEGUNDO TÓPICO “O CORAÇÃO DE QUEM ESTÁ EM DEUS”. UM CORAÇÃO INCLINADO A DEUS.
Dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico. Primeiro item que traz como título: “O coração de quem está em Deus”. Um coração inclinado a Deus. Quando a pessoa recebe a Cristo como seu Salvador, ela passa pelo processo de novo nascimento da Regeneração, por isso ela passa a enxergar o Reino de Deus e, ao mesmo tempo, a própria necessidade espiritual.
A respeito disso, nosso Senhor diz: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” Assim, quem tem o coração regenerado, transformado, participa do Reino de Deus e, consequentemente, se inclina para as coisas do Espírito, a fim de viver de acordo com os mandamentos de Deus (Romanos, capítulo 8, versículo 5 e 6).
EXPLICAÇÃO
Um coração inclinado a Deus. Preste atenção para você conversar com seus alunos. Veja só, estamos falando com pessoas que aceitaram a Cristo, que tiveram o seu coração transformado, regenerado. As pessoas, para ter esse encontro com Cristo, é necessário que alguém esteja pregando a Palavra. Muitas das vezes a pessoa vai rejeitar, não vai querer, vai até mesmo desprezar a pregação do evangelho. Por que isso acontece, pastor?
Porque o seu coração está inclinado ao mal, porque o deus deste século cegou o entendimento para que não possam compreender a verdade. Logo, essas pessoas estão com o coração endurecido e suas mentes cauterizadas; não conseguem perceber a sua necessidade espiritual.
Agora, quando esta pessoa aceita Cristo, abre o seu coração, permite a transformação e a libertação, o coração dele vai ser retirado e ele vai ganhar um coração novo, pois ele nasceu de novo. E agora não vai ser o nascimento segundo a carne, não vai ser o nascimento segundo o Espírito. Deus tira aquele… Coração de pedra duro! Eita, cheio de raiva, nervoso, com ódio! Cada sentimento que só o sangue de Jesus… Jesus, tira esse coração inclinado ao mal, cheio de inveja, de ciúme, de ira, de traumas!
Deus, pega e tira e coloca nele um coração novo, e este coração novo, segundo o Espírito Santo, inclinado para as coisas de Deus, vai desejar, vai querer estar, participar e ser do Reino de Deus. Aí começa a ter vontade pela leitura da Bíblia, meditação da palavra, consagração, jejum; começa a buscar as coisas de Deus porque o seu coração já foi regenerado, ele já está inclinado para as coisas espirituais.
Aí você convida: “Vamos à casa do Senhor?” Ele se alegra. Aí você convida: “Vamos ler a palavra do Senhor?” Ele fala: “Mistério!” Aí você convida: “Vamos para o círculo de oração?” Ele fica forte porque as coisas espirituais, as coisas do Reino de Deus, para ele agora são coisas belíssimas! São coisas maravilhosas, e ele tem vontade de participar das coisas espirituais porque o coração dele foi transformado, e agora ele pensa, ele deseja o Reino de Deus.
Vou te perguntar, porque perguntar não ofende: você já está tendo esse desejo espiritual? Qual a sua maior vontade? Qual o seu desejo aqui nesta terra? Deixa aqui nos comentários e pergunte também aos seus alunos.
“UM CORAÇÃO CONSCIENTE”.
Mas, dando segmento, vamos para o nosso segundo tópico, segundo item, que traz por título “Um Coração Consciente”. A vida interior do ser humano, no coração, meditamos e avaliamos como fez Maria, a mãe de Jesus, a ouvir o que os pastores diziam acerca do menino, e todos os que ouviram se maravilharam do que os pastores lhe diziam.
Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo em seu coração. Assim, quem recebe o coração novo transformado pela nova natureza, a partir da palavra de Deus, tem a capacidade de dar seu coração e o que se passa ao seu redor, de maneira que possa desejar fazer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
EXPLICAÇÃO
A pessoa que teve seu coração transformado, restaurado, vai pensar duas vezes antes de falar, antes de agir; ele vai ter que consultar primeiro a palavra de Deus para ver se os acontecimentos, se as propostas, se as alianças, se os pedidos estão segundo a vontade de Deus.
Cada ser humano pode falar o que quiser, pensar o que quiser, desejar o que quiser, pegar o que quiser; cada ser humano toma conta de si próprio. Agora, nós somos de Deus. Nós precisamos desejar as coisas espirituais para que não venhamos a cair em tentação. Logo, a nossa vida, ou a vida da pessoa quando aceita a Cristo, é direcionada pelo Espírito Santo de Deus, precisa ter prudência, assim como teve Maria.
As pessoas podem falar o que quiserem, mas agora você tem que ter prudência, meu Deus! Compromisso, responsabilidade, atitude! Não pode ser arrogante, prepotente, se achar melhor, se achar que você é o tal. Tudo isso são reflexos de um coração que ainda não nasceu de novo.
Você pode receber o elogio, o que for; as pessoas podem falar bem de você do jeito que for, mas toda honra, toda glória tem que ser dada a Deus. Se você está crescendo, é Deus na sua vida. Se você está pregando, cantando, ensinando e as pessoas estão gostando, é Deus na sua vida! É como o hino aí que diz: se Deus puxar a tomada, você não canta, você não prega, não faz mais nada.
“DEUS VÊ O CORAÇÃO”.
Dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, terceiro item, que traz por título “Deus Vê o Coração”. No livro do profeta Jeremias está escrito: “Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo e vê os pensamentos e o coração. Veja, eu a tua vingança sobre eles, pois te descubro a minha causa.” A partir desse texto, podemos depreender que o coração do ser humano é um lugar que poucos podem conhecer, adentrar e contemplar.
É o local mais escondido, a pessoa. Contudo, a Bíblia diz que Deus vê o coração; Ele contempla o ser humano por dentro e por fora. O Criador formou o homem em sua integralidade, tanto a vida exterior quanto interior, e por isso Ele contempla e conhece bem o coração de cada pessoa. Assim, quem foi regenerado e transformado é contemplado por Deus em toda a dimensão do coração.
EXPLICAÇÃO
Veja só: quem consegue saber o que você está pensando? Tem pessoas que podem até estar dando risada, contando piada, transmitindo alegria para as outras pessoas, mas o seu homem interior está triste, decepcionado. Quantos profissionais que trabalham com humor, por exemplo, palhaços!
Quantos palhaços faziam muitas pessoas darem risada enquanto o seu coração estava depressivo, enquanto estava doente no seu homem interior! Porque nós só conseguimos ver, visualizar, o homem exterior, aquilo que todo mundo consegue ver e enxergar, mas o nosso Deus não.
Nosso Deus consegue ver o homem exterior, o nosso físico, o nosso semblante quanto também o homem interior, os teus pensamentos, a tua vontade, o teu caráter, meu Deus, os teus desejos. Nosso Deus nos conhece por completo! Os nossos amigos, os nossos familiares não nos conhecem. Quantas das vezes, você, por exemplo, tomou alguma atitude que surpreendeu as pessoas que pensam que te conhecem? Várias vezes! Porque nós, seres humanos, só somos conhecidos pelo nosso Criador.
Deus te conhece! Deus te sonda! Não tem como esconder nada de Deus. Mas das outras pessoas, tanto físico, nós podemos esconder muitas coisas através da maquiagem, um defeitinho na pele aqui, uma mancha ali. Existe maquiagem que você consegue esconder muitos defeitos físicos para que o outro não possa enxergar.
Muitas pessoas também conseguem esconder, né, não falam aquilo que pensam, o seu desejo e a sua vontade. Mas o nosso Deus… Deus não! Quando Deus olha para você, quando Deus olha para mim, já sai o raio-X completo do físico e do nosso pensamento.
Por isso que eu peço sempre: que Deus tenha misericórdia das nossas vidas, que Ele possa nos ajudar cada vez mais a superarmos, orarmos mais, meditarmos mais, consagrarmos mais a nossa vida, porque o homem não Te conhece, muitas das vezes, nem o homem exterior, porque existem muitas maquiagens aí, Photoshop.
3 TÓPICO PROMESSAS PARA O CORAÇÃO.
UM, UM CORAÇÃO FELIZ
Quando o ser humano tem um novo coração como resultado da obra realizada por Deus por meio de seu Espírito, a felicidade é uma realidade. Em seu Sermão do Monte, o Senhor Jesus traz uma lista de bem-aventuranças. Isto é, estado de felicidade para que se manifestem as virtudes do Reino de Deus.
Isso significa que a felicidade, para o cristão, não se encontra em coisas materiais, mas em praticar aquilo que agrada a Deus.
Em Provérbios, lemos que “o coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos”. Como consequências dessa felicidade, a alegria se instala no coração.
Hoje sabemos, pela ciência, que a alegria no coração, isto é, no interior, produz reações químicas que contribuem para o equilíbrio e a manutenção da saúde humana. A pessoa que procura a presença de Deus no seu dia a dia tem a alegria do Senhor, que é a nossa força.
EXPLICAÇÃO
Veja só: a pessoa que aceita Cristo Jesus, o seu coração é mudado, restaurado e transformado. Agora ele tem um coração sujeito à palavra de Cristo. Logo, aceitou a Jesus Cristo, é transformado e é liberto. A partir daquele momento, ele vai estar alegre em estar participando das coisas espirituais.
Ele vai ficar feliz por estar na igreja, orando, meditando, aprendendo, dando aula na EBD, assistindo às aulas de EBD. Todas as pessoas que tiveram o seu coração transformado, restaurado, são pessoas alegres, são pessoas felizes.
A própria Bíblia diz que “coração alegre formoseia o rosto”. Se você tem Cristo no seu coração, você é uma pessoa alegre, você é uma pessoa feliz. Você pode até não ter uma casa, você pode viver de aluguel, viver até mesmo de favor, mas, no entanto, o amor de Cristo está na sua vida e, por causa disso, você canta, você prega, você se alegra com a conquista dos irmãos, porque você está em Cristo Jesus.
Já tem muitas pessoas que têm dinheiro, meu Deus, têm riqueza, têm fama, mas não são pessoas alegres. Porque a verdadeira felicidade, a verdadeira alegria, não está nas coisas, mas, sim, em ser cristão, está em Cristo, ter certeza da salvação, da sua libertação. E o próprio Cristo, através do Espírito Santo, nos traz alegria, gozo em nossa alma.
“UM CORAÇÃO CHEIO DE AMOR”.
Agora vamos para o nosso terceiro tópico, segundo item, que traz por título “um coração cheio de amor”. O amor é a essência do cristianismo. Sem ele, não existe a verdadeira expressão, a identidade do que significa ser cristão. O apóstolo Paulo escreve: “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Essa palavra mostra que o amor de Deus está derramado no coração daqueles que têm o Espírito Santo e, por isso, o coração transformado, o coração do salvo, está cheio de amor. Dessa forma, podemos viver o que o apóstolo Paulo escreveu: “E sobre tudo isso, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição; e a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos”.
EXPLICAÇÃO
Um coração cheio de amor: eu não sei se você está percebendo, mas a pessoa que aceita Cristo vai ser diferente em tudo. Observe, tem muitas pessoas que já levantaram a mão na igreja, estão na igreja, são membros da igreja, mas, no entanto, nós não conseguimos enxergar na vida dessas pessoas estas características de um coração alegre, de um coração cheio de amor. O que é um coração cheio de amor?
É um coração que consegue perdoar, é um coração que tem vontade, desejo de estar ajudando as outras pessoas, é um coração que está disposto a sempre fazer o que é necessário para criar, para desejar felicidade ao outro. Mas, no entanto, tem pessoas que estão nas igrejas, mas não apresentam ainda estas características.
Será que é porque não aceitaram a Cristo ou estão passando pelo processo de transformação, de libertação?
Porque se você está em Cristo, nova criatura é. Observe: nova criatura é, as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo. Quem aceita a Cristo pensa diferente, age diferente, se comporta diferente, porque Cristo Jesus passa a habitar em nós. Está escrito: eis… que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Aquele que verdadeiramente aceitou a Cristo tem Jesus Cristo morando dentro da sua vida, dentro do coração.
“O PENHOR DO ESPÍRITO NO CORAÇÃO
Em sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo escreve: “Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos celou e deu penhor do Espírito em nossos corações”.
Aqui, esse texto bíblico mostra que o penhor do Espírito Santo é a garantia de nossa salvação, dada por Deus e testificada em nosso coração. Além dessa garantia, o penhor do Espírito Santo, também chamado de penhor da nossa herança, é garantia da vitória para a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Portanto, o Espírito Santo é a maior garantia de que Deus cumprirá integralmente todas as promessas feitas à Igreja.
EXPLICAÇÃO
O penhor do Espírito Santo, para você entender: Professor, Cristo Jesus veio a esta terra, cresceu, se desenvolveu, pregou a palavra e morreu. Cristo Jesus morreu, ressuscitou ao terceiro dia, mas, no entanto, ele precisaria retornar para a casa do Pai. E agora, como ficaria a Igreja?
Como ficariam os apóstolos de Cristo sem a presença de Jesus? Teriam força, coragem e determinação para dar continuidade à obra do Senhor, obra esta que seria difícil? Então, Jesus Cristo deu o penhor do Espírito Santo.
O Espírito Santo veio a esta terra para confirmar, para assegurar, para garantir que todas as promessas de Cristo continuam de pé. Isso mesmo! Aquilo que Jesus Cristo prometeu enquanto vivo continua de pé. Aquilo que Jesus Cristo prometeu após sua morte e ressurreição, ele continua de pé, porque o Espírito Santo é o penhor, é a garantia.
Ele testifica, ele confirma. É verdade! Enquanto o Espírito Santo está conosco, nós temos aqui a certeza, a garantia de que todas as promessas de Cristo estão de pé e que vão se cumprir. Tanto que haverá o dia em que o Espírito Santo será tirado desta terra, mas eu creio que este dia será o momento do arrebatamento da Igreja.
ASSISTA O VÍDEO COM A NOSSA DINÂMICA, É SÓ CLICAR AQUI!
CONCLUSÃO
Agora, vamos para a nossa conclusão, onde está escrito: “Nesta lição, estudamos a promessa de um coração novo para a Igreja. Ninguém pode ver o coração, pois ele se refere ao interior de cada um. A pessoa pode falar uma coisa e pensar outra. Pode prometer uma coisa e proceder de forma diferente.
Tudo isso faz parte das fraquezas da condição humana. Contudo, mediante sua consciência, Deus sabe de tudo e de todas as coisas, tanto do universo quanto do coração do ser humano. Ele é o Senhor que esquadrinha o coração, prova os pensamentos e recompensa cada um conforme as suas obras, e recompensa a cada um segundo as tuas obras.
EXPLICAÇÃO
Se até hoje ninguém te valorizou, ninguém te recompensou, ninguém lhe valoriza, fica tranquilo, porque tem galardão no céu. Tenha certeza: tudo aquilo que você faz na obra do Senhor terá um pagamento. Quem vai pagar é o próprio Cristo Jesus, porque você está trabalhando na obra dele. E quem paga, quem abençoa aqueles que trabalham na obra do Senhor é o próprio Cristo Jesus.
Mas também já vai aprendendo: se você anda por aí falando, vendo, fazendo aquilo que não deve, Deus está vendo. Jesus está te filmando! E você também terá recompensa dos teus atos.
Presta atenção: aquilo que você plantar, você vai estar colhendo. Se você plantar santidade, você vai morar no céu. Se você plantar imundície e pecado, não vai morar no céu. Vigia, crente, em nome de Jesus! Mas que Deus possa ter misericórdia da minha vida e da sua vida. Pergunto o seguinte: você gostou dessa aula? Foi útil para você?
VENHA PRA NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÃOES, É SÓ CLICAR AQUI!
✅ Venha ser Membro do Canal Descomplicando a Teologia 🩸
💝Benefícios❤🔥
Me chama no PV.
Toda semana os membros recebem no grupo VIP todos os Subsídios teológicos da semana referente a classe que ensina.
A cada Lição
- Slide.
- Vídeo aula.
- Vídeo com dinâmica.
- Dinâmica por escrito.
- Vídeo chamada.
- Card com a Leitura diária.
- Leitura diária em Vídeo.
- Vídeo com Despertador.
- Lição Comentada por Escrito.
- Atividade online e PDF.
- Cruzadinha online e PDF
- Caça Palavras PDF.
- Mapa Mental.
- Perguntas respondidas nós comentários.
- Participação no grupo VIP.
👉🏻 No Final do Trimestre
- Simulados.
- Certificados.
- Marcadores de Bíblia.
- Ideias para o Encerramento do Trimestre.
- Ideias pra apresentação.
- Ideias pra Lembranças.
- Cartazes.
- Escala pra professores.
- Ficha de Matrícula.
- Ficha de Relatorio Geral.
- Ficha de Frequência.
- Acesso ao Drave com vários livros em PDF.
- Projeto pra EBB.
- Pdfs
- Bônus extras