X
    Categorias: JOVENS

EBD- LIÇÃO 7 DOS JOVENS- “PROTEÇÃO CONTRA A INSENSATEZ”. 4 TRIMESTRE 2024.

EBD- LIÇÃO 7 DOS JOVENS- “PROTEÇÃO CONTRA A INSENSATEZ”. 4 TRIMESTRE 2024.

INTRODUÇÃO DA AULA.

A paz do Senhor, meus queridos amados irmãos! Sejam todos bem-vindos ao nosso canal “Descomplicando a Teologia”. E você já sabe: chegou o momento da nossa aula da lição de número sete dos jovens do quarto trimestre de 2024, que traz por título “Proteção Contra a Insensatez”.

Então, você pode iniciar realizando a dinâmica, mas se quiser, também pode começar fazendo algumas perguntas com relação ao título. Tudo isso para verificar o grau de entendimento e conhecimento dos seus alunos.

Aqui, você pode perguntar:

O que significa insensatez?

 Será que o cristão pode ser insensato?

Quais são as características de uma pessoa que tem insensatez?

Da mesma forma, como se proteger contra a insensatez?

São perguntas para iniciar sua aula e assim você verificar o grau de entendimento de conhecimento que têm seus alunos com relação à temática que será estudada.

“Ninguém respondeu nada, Pastor! O que é que eu faço?” Não responda! Deixe a sua turma na curiosidade, até porque, no decorrer da sua aula, essas perguntas serão respondidas.

TEXTO PRINCIPAL

Agora, vamos para o nosso texto principal, onde está escrito: “Mas a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura; depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago, capítulo 3, versículo 17).

EXPLICAÇÃO

A sabedoria que vem do alto é primeiramente pura; depois, pacífica. Em outras palavras, as pessoas que têm sabedoria, a sabedoria do alto, vão ser pessoas puras, pessoas pacíficas, moderadas, cheias de misericórdia, que vão ter bons frutos. São pessoas que não são hipócritas.

Mas estas pessoas que têm a sabedoria que vem do alto, para você entender, são você que é cristão. Essas características estão na minha vida e na sua vida. Nós, enquanto cristãos, precisamos ter a sabedoria que vem do alto, e quem tem a sabedoria do alto pode ser identificado não pelos seus talentos, pela forma que canta, que prega, nada a ver! São por causa dessas características, dessas atitudes.

Vou te perguntar, porque perguntar não ofende: será que você está tendo essas características? Será que a sua sabedoria é humana? Será que a sua sabedoria é divina? É fácil identificar: basta observar as características, as evidências.

RESUMO DA LIÇÃO

Agora, vamos para o nosso resumo da lição, onde está escrito: “Uma vida de sabedoria tem a moderação como antídoto contra a vida insensata”.

EXPLICAÇÃO

Meus irmãos, devemos entender que aqui nesta terra nós estamos sujeitos a tudo. Mas tudo é uma escolha. Você vai estar escolhendo como viver, aonde você vai, o que você pega, o que você escolhe, o que você vai ser direcionado. É você que vai estar escolhendo o seu caminho: caminho de paz, caminho de prosperidade, caminho de luta, de adversidade. É você que vai escolher o caminho da santidade, ou o caminho do pecado.

É você que escolhe! Agora, depois de fazer as nossas escolhas, virão também as consequências de acordo com aquilo que escolhi para minha vida. Tem pessoas que têm escolhido ter uma vida insensata: fazem o que querem, não pensam no futuro, não pensam na família, não pensam na sua vida espiritual, não pensam na sua vida eterna. Mas, mais cedo ou mais tarde, vão estar pagando o preço. Deu para você entender? Converse com seus alunos com relação a esta temática.

LEITURA SEMANAL

Agora, vamos para a nossa leitura semanal, que é o nosso devocional.

A leitura diária de segunda-feira: um convite para pensar. Na terça: um convite para fazer o bem. Na quarta: um convite para levar o pensamento cativo a Cristo. Na quinta: um convite para colocar sabedoria em prática. Na sexta: a forma insensata de viver. No sábado: uma mera ilusão. No domingo: “É o título da nossa lição: Proteção contra a Insensatez”.

TEXTO BÍBLICO

Agora, vamos para o nosso texto bíblico que é a nossa leitura oficial, que está em Provérbios, capítulo 9, versículo 1 até o 6, em seguida o versículo 13 ao versículo 18. Recomendo você fazer uma leitura compartilhada, isso mesmo! Vamos colocar os nossos jovens para estar lendo a palavra do Senhor.

INTRODUÇÃO

Mas, dando seguimento, vamos para a nossa introdução, onde está escrito: “Nesta lição, vamos estudar o capítulo 9, que apresenta duas senhoras: a primeira, a sabedoria; a segunda, a loucura. Qual delas daremos ouvidos?”

ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

Observe o seguinte: agora vamos estudar o capítulo 9 de Provérbios. O capítulo 9 vai estar descrevendo a sabedoria como uma senhora, da mesma forma que vai estar descrevendo a insensatez como a senhora louca, pervertida. Meu Deus! Então, observem: a sabedoria vai tomar uma forma humana, assim como a insensatez também vai tomar uma forma humana.

Nós possamos entender e compreender quais são as características e as atitudes de uma pessoa sábia e as características e as atitudes de uma pessoa insensata. Aqui, o comentarista deixou uma pergunta que eu acho interessante você fazer para os seus alunos: a qual delas daríamos ouvido?

Eu pergunto até mais: a qual delas estamos dando ouvido?? Já temos aqui alguns janeiros. A qual nós estamos dando ouvido: à insensatez ou à sabedoria?

TÓPICO 1. DUAS SENHORAS: DONA SABEDORIA E DONA LOUCURA”.

Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, que é o item um, intitulado “Duas senhoras: dona Sabedoria e Dona Loucura”. No item um, o capítulo 9, este capítulo de Provérbios é a conclusão da primeira sessão do livro. O capítulo 1 ao 9 se caracteriza pela apologia da sabedoria.

Nestes nove primeiros capítulos, o sábio deseja mostrar o quanto a sabedoria é boa, verdadeira e bela quando compreendida e aplicada à vida do jovem que dela se alimenta. Assim, o capítulo 9 está dividido em três seções: o convite da senhora Sabedoria, o interlúdio entre os dois convites e o convite da senhora Louca. Nesta lição, nós deteremos nas seguintes seções: versículo 1 ao 6 e os versículos 13 a 18.

EXPLICAÇÃO

Veja só, estamos estudando ou vamos estudar o capítulo 9 de Provérbios, onde vai estar encerrando assim a primeira divisão deste livro, onde a sabedoria é sempre revelada como algo bom, necessário, importante. Quem tem é abençoado. Assim, é ensinado aos jovens a buscar a sabedoria do alto, a sabedoria divina, para que possa crescer, se desenvolver e ser uma pessoa bem-sucedida.

Quantas pessoas, quantos jovens, querem ser bem-sucedidos, querem ter prosperidade, família, ser instrumento na mão do Senhor, mas para tudo isso é necessário ter sabedoria em tudo: nas suas escolhas, nas suas palavras, nas suas atitudes.

E aqui, neste capítulo 9, vai estar retratando a sabedoria e a insensatez, duas senhoras. Que falo, me comunico, me relaciono. Muitas pessoas estão dando ouvidos à senhora Sabedoria, mas também tem muitos jovens dando ouvido, recebendo os conselhos da senhora chamada aqui de insensatez. Será que é você? Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas!

1.2 “A SENHORA SABEDORIA”.

O capítulo 9 apresenta a sabedoria como a senhora que, em primeiro lugar, edificou a sua casa sobre sete colunas, ou seja, uma casa espaçosa, aplicada e confortável para receber os que desejam acolhimento em suas dependências. Além disso, ela preparou a mesa com comidas apetitosas e bebidas de aromas agradáveis.

Dessa forma, ela deu ordens às criadas para convidar todos que são simples e faltos de entendimento. É interessante destacar aqui que as criadas normalmente são apresentadas como os mestres, os líderes espirituais e os pais que constituem a relação do jovem.

Nesse contexto, a senhora Sabedoria conclama todos os jovens: “Vinde, comei, bebei da sabedoria.” Quem aceita esse convite abandona a sensatez e caminha pela trilha do reto entendimento.

EXPLICAÇÃO

Eu acho esse texto sensacional, a questão das sete colunas que foi erguida. Mas entenda que a sabedoria ergueu, construiu, estabeleceu suas sete colunas, deixando claro que ela quer receber pessoas. A casa da sabedoria está erguida, aplicada em sete colunas, para receber você que quer aprender.

Logo, a casa da sabedoria está edificada, é forte, é grande e cabe cada vez mais pessoas, jovens, para buscar o Senhor, adorar a Deus, ter conhecimento da sua palavra. Então, vai observando: a sabedoria edificou as suas sete colunas, e isso significa dizer que é uma casa grande, e cabe mais pessoas.

Ela pediu que suas criadas, seus criados, pudessem fazer convites. Estes criados aqui são os professores, são os pais, os líderes religiosos, são as lideranças. Ou seja, cabe a mim, enquanto professor, lançar um convite a você a participar da casa da sabedoria.

Então, nós somos responsáveis por transmitir esse convite da sabedoria para que os nossos alunos possam querer participar desta casa que vai transmitir conhecimento e sabedoria, principalmente da palavra do Senhor, porque nós estamos na nossa escola bíblica, onde ensinamos a palavra de Deus.

Te pergunto, você já está nessa casa? Te pergunto: você já aceitou este convite para fazer parte da casa da sabedoria? Já está edificada, já está pronta e o convite está feito. Venha você participar da casa da sabedoria e assim vai adquirir conhecimento e sabedoria para ter uma vida ética e moral, cheia da bênção do Senhor. Será que você está preparado para esse grande desafio? Deixe aqui nos comentários e faça também essa abordagem com seus alunos.

1.3 “A SENHORA LOUCURA”.

Diferentemente da senhora Sabedoria, a senhora Loucura é avara, assada, isto é, barulhenta e, ao mesmo tempo, sedutora em suas estratégias para enlaçar a sua vítima. Diferentemente da sabedoria, ela é falta de entendimento, não tem bom senso nem respeito pelas coisas de Deus.

A arma da sua sedução é apresentada de uma posição de esplendor, pois a senhora Loucura se assenta nas alturas da cidade, de lá, junto com a elite formadora de cultura. Ela chama os jovens simples, seduzindo da seguinte forma: “As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave.”

Esse convite não lembra as falas da serpente a Eva? O capítulo encerra de maneira dramática, dizendo que onde a senhora Loucura está, também se encontram os mortos, nas profundezas do inferno. Essa sessão, então, mostra que é melhor escolher o caminho da vida do que o caminho da morte.

EXPLICAÇÃO

Se a sabedoria já edificou as suas sete colunas, já preparou sua casa para receber vocês, e ela faz convite, quem é sábio ouve o convite e aceita o convite. Mas, no entanto, existe também uma outra senhora, chamada aqui a senhora Loucura. Esta tem uma casa; ela não convida, não.

Ela seduz, ela induz. Meu Deus! Ela cativa para que os jovens, através da sedução, com a ferramenta que ela usa, com a arma que ela usa: a mentira, a sedução, a prostituição, a fama. Meu Deus, muitas são as armas utilizadas, as ferramentas utilizadas por esta senhora para a loucura, para seduzir, para conquistar, para apaixonar os jovens pela sua vida, sua postura.

E vou dizer: muitos jovens estão deixando a casa da sabedoria para ir atrás dessa senhora chamada de Senhora Loucura, desprezando as coisas de Deus e querendo as coisas do mundo. Ou seja, a sedução está dando certo na vida de muitos jovens.

Quantos jovens da sua igreja, que talvez foram seus alunos, já não estão mais na sua casa, já não estão mais na casa do Senhor? A sedução, essa senhora chamada Loucura, conquistou e ganhou o coração. Daí a necessidade de você aprender a fugir das paixões da mocidade, tomar cuidado com as propostas, com as alianças, com os acordos.

A sedução vai, aparentemente, é doçura, aparentemente ninguém vai ver, ninguém vai saber, vai ficar escondido e vai ser momentos de muito prazer, não sabendo que este caminho de prazer e de pecado levará muitas pessoas não para o céu, mas sim para o inferno.

Tenho dito que Deus tenha misericórdia das nossas vidas e nos livre de todo mal. Que nós possamos ter entendimento, que possamos falar não à Senhora Loucura; que possamos dizer: eu não quero, eu não vou, eu não aceito a Senhora Loucura; eu quero a sabedoria divina na minha vida, em nome de Jesus. Você concorda comigo?

2.1 “A SABEDORIA COMO ANTÍDOTO CONTRA A INSENSATEZ.

 A SABEDORIA APELA PARA A MENTE.

O convite da sabedoria em Provérbios 9 pode ser correlacionado com o que o apóstolo Paulo escreveu em Filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há algum louvor nisso, pensai”.

Sim, atender de maneira prática aos apelos da sabedoria divina passa, como vimos em lições anteriores, pela faculdade do pensamento, dominada pela palavra de Deus e com as coisas do alto. Assim sendo, o convite da sabedoria é usar de maneira proposital a faculdade intelectual, de maneira que levemos cativo todo pensamento à obediência a Cristo.

ASSISTA O VÍDEO COM NOSSA DINÂMICA, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

Observe o seguinte: a questão da nossa mente, os nossos pensamentos. O cristão nasce de novo, é regenerado, recebe uma nova natureza, a natureza de Cristo, sujeito agora não ao pecado, mas sim à palavra, direcionado pelo Espírito Santo de Deus. Logo, eu não posso fazer aquilo que eu quero; eu tenho que fazer aquilo que agrada ao Senhor.

E o nosso pensamento não é diferente: nós devemos pensar, desejar, querer as coisas que são do alto. Para isso, eu preciso pensar em coisas santas, nas bênçãos do Senhor, na santificação, na renúncia ao pecado, na pureza, meu Deus, na obediência. Os meus pensamentos têm que estar de acordo com a palavra do Senhor; os meus valores, meu comportamento, as minhas atitudes têm que estar de acordo com a vontade de Deus.

E você sabe aquilo que você anda pensando pode tomar forma no seu comportamento, nas suas ações, nas suas atitudes. Preste atenção para você entender: aquilo que está no seu pensamento, mais cedo ou mais tarde, vai tomar alguma forma; vai sair da sua mente, vai para os seus lábios, vai para as suas mãos. Você acaba vendo, fazendo, realizando, porque se está em nossa mente, é um desejo.

E você sabe muito bem que tem desejos que têm que ser repreendidos em nome de Jesus. Você precisa ter o autocontrole; você não faz tudo que deseja porque você é crente e vai morar no céu. Precisamos ter prudência, moderação em tudo, até mesmo em nossos pensamentos.

2.2. “A SABEDORIA APELA PARA O FAZER O BEM”.

Pensando no que é eterno, santo e elevado, do ponto de vista espiritual, essa realidade celestial, por intermédio do Espírito Santo, afeta os nossos sentidos, desperta em nós o amor por Deus e, por isso, pelo próximo.

E podemos colocar em prática o pensamento. A sabedoria do alto é um chamado a fazer de maneira virtuosa o que pensamos em todo momento. O ensino do Novo Testamento é um chamado a colocar em prática os pensamentos de acordo com o que aprendemos com Jesus e a Sua palavra.

EXPLICAÇÃO

Ou seja, se eu aprendi com Cristo, se eu nasci de novo, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Logo, eu preciso colocar em prática, fazer, demonstrar no meu dia a dia com as… Atitudes, comportamento, ações. Que eu nasci de novo, logo os meus pensamentos de santidade têm que ser verificados no meu comportamento. Então eu preciso praticar tudo aquilo que está na minha mente, no meu pensamento, nos meus desejos.

Eu preciso praticar aquilo que está no meu pensamento, e no meu pensamento vão estar o quê? Coisas justas, puras, amáveis, de boa fama. Nisso pensai. Então, se eu penso nas coisas que são do alto, coisas puras, santidade, oração, consagração, então eu preciso praticar. Espero que você esteja entendendo.

Quem não nasceu de novo vai estar pensando no pecado, na maldade, na inveja, na prostituição, na pornografia, porque não nasceu de novo. Quem nasceu de novo vai estar pensando nas coisas do alto, por isso vai fazer as coisas que são do alto: oração, estudo da Bíblia, ciclo de oração dos jovens, evangelismo.

Porque eu penso nessas coisas e eu preciso executar aquilo que está escrito. Mas já vou lhe perguntar, até porque perguntar não ofende: Será que eu posso colocar em prática aquilo que eu penso, aquilo que eu estou pensando, aquilo que eu pensei? Será que verdadeiramente eu posso colocar?

Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas, porque tem pensamentos que, se você não vigiar, podem tomar forma na sua vida. Mas, em nome de Jesus, todo pensamento contrário, todo pensamento que não está de acordo com o crente cheio da presença de Deus, seja repreendido em nome de Jesus, e que possamos pensar nas coisas que são do alto.

2.3. “A VIDA CRISTÃ É O CAMINHO DE SABEDORIA.”

O Novo Testamento nos ensina que a vida cristã é o caminho de pensar e de fazer o bem, por isso é um caminho de sabedoria, mas uma sabedoria que vem do alto. Assim sendo, o jovem cristão não é chamado para viver meramente de acordo com seus sentidos ou instintos. Não!

O jovem cristão é convidado, por meio de uma vida sob a direção do Espírito Santo, a ponderar as suas ações à luz da Palavra de Deus, de modo que se encontre em fidelidade com Cristo e sua causa.

Por isso, diferentemente de um caminho de insensatez, a vida cristã é o caminho de sabedoria, moderação e temperança. Veja só: nós somos de Cristo, temos a mente de Cristo, nascemos de novo, logo precisamos andar em novidade de vida.

E aqui o comentarista destacou sabedoria, moderação e temperança. Veja só! Você é um jovem, verdade. Você é jovem, sua saúde, seus desejos, sua vontade, isso é verdade. Mas, no entanto, você é cristão, você é homem de Deus, mulher de Deus, e precisa andar em sabedoria.

Em tudo, o seu comportamento jamais deve ser semelhante ao comportamento dos jovens que não temem a Deus, que não andam na casa da sabedoria, que não buscam conhecimento do Senhor. Não pode! Tem que ser diferente, mesmo que às vezes isso vá causar o afastamento de muitos amigos, mas vai valer a pena, em nome de Jesus.

Da mesma forma, moderação e temperança. Veja só: muitas propostas vocês vão estar recebendo, vão chegar pessoas oferecendo tantas coisas, mas você precisa aprender a dizer não. Você precisa saber o que é bom, o que é ético, o que é possível, o que agrada a Deus, o que não agrada ao Senhor.

Você não pode aceitar tudo, você não pode ver tudo, você não pode ser influenciado pelas coisas deste mundo.

E para isso, vai precisar ter moderação e temperança. Você não precisa estar em tudo que é lugar. Não! Você não precisa estar em tudo que é grupo. Não! Porque tudo isso vai afetar diretamente a sua vida. É mais fácil você fugir das tentações da mocidade do que resistir.

Então, se afaste de alguns lugares, de algumas pessoas que te fazem pecar. Isso aqui é chamado de moderação e temperança. Não seja demais, não seja de menos, mas tenha prudência. Nem todos os lugares vão te caber, mesmo! Não sabe por quê? Você tem o tamanho de Cristo.

Você tem a presença de Jesus e seja diferente. Não queira jamais ter o mesmo comportamento, a mesma atitude dos jovens que não temem ao Senhor, porque você foi chamado para ser diferente aqui nesta terra, e está sendo, e vai continuar sendo, em nome de Jesus.

3.1 “A LOUCURA COMO COMPORTAMENTO DESVARIO NO ITEM UM: A SENHORA LOUCURA APELA AOS SENTIDOS.

Diferentemente da senhora sabedoria, a senhora loucura apela para uma vida baseada apenas nos sentidos, nos instintos mais baixos do ser humano. Podemos perceber isso nos escritos de Tiago, em que ele descreve a loucura, ou melhor, a insensatez, como sabedoria terrena, animal e diabólica.

Terrena e animal são expressões que revelam a agitação dos sentidos. Por isso, quem tem um estilo de vida baseado apenas no que sente, buscará a… Felicidade puramente por meio dos sentidos que expressam prazer. Viver a vida levando em conta apenas os sentidos, do ponto de vista bíblico, é viver de maneira louca, alvoroçada e insensata.

EXPLICAÇÃO

Provérbios, capítulo 9, versículo 13: veja só a questão dos instintos. Quantas das vezes você talvez falou ou já ouviu alguma pessoa falar da seguinte maneira: “Ah, mas eu sou jovem, eu tenho as minhas vontades, os meus instintos, os meus desejos.

Eu sou jovem, eu tô cheio de força, de energia, eu tenho que fazer isso.” Calma! Nós, que temos a sabedoria de Cristo, não podemos viver, direcionar ou caminhar segundo os nossos instintos.

Daí a necessidade da moderação, da temperança, de nascer de novo, de ser transformado pela palavra de Cristo, de ser liberto. As coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo.

Não estou dizendo com isso que você, que é um jovem cristão, não tem instintos ou não tem vontade, mas esses instintos, essas vontades, não podem e não devem dominar a sua mente, as suas ações, o seu coração, o seu homem interior. Nós, que tememos a Cristo, não podemos ser direcionados ou guiados pelos nossos desejos.

Aqueles que se deixam ser levados pelos seus desejos acabam pecando de manhã, à tarde e à noite; vivem na prática do pecado, porque o seu desejo é o prazer, é a satisfação, é fazer os seus desejos. Os seus instintos, eu te pergunto: por exemplo, será que você pode comer tudo aquilo que você quer? Será que você pode fazer tudo aquilo que você quer?

Por exemplo, você que trabalha: você pode acordar de manhã, olhar para o céu e dizer assim: “Eu não vou trabalhar hoje, não. Meu patrão que se vire”? Será que você pode falar isso? Não, porque no outro dia, quando você for escada a ser demitido, você não poderá fazer tudo aquilo que quer, porque existem alguns prejuízos, algumas consequências da sua atitude e do seu comportamento na vida espiritual.

Da mesma forma, você não pode pegar, desejar, executar ou praticar tudo aquilo que tem desejo, porque uma boa parte será pecado, e aquilo que é pecado afasta você de Deus.

 E nós não queremos nos separar de Deus. Então, aconselhe bem os seus jovens a não seguirem ou viverem segundo os seus instintos, os seus desejos. Precisam ser libertos em nome de Jesus.

Não é à toa que o ato de batizar é o velho homem, os velhos instintos desejando serem mortos e você nasce um novo homem, uma nova mulher. Agora você é crente, cheio da presença de Deus em nome de Jesus. Concorda comigo? Discorda? Deixe aqui nos comentários, por gentileza.

3.2. COMPORTAMENTO PECAMINOSO VERSUS MODERAÇÃO CRISTÃ.

Viver um estilo de vida baseado nos instintos, na maioria das vezes, pode ser hipnotizante. Na verdade, o comportamento pecaminoso parece mais convidativo e agradável do que o estilo de vida cristão.

O problema é que, enquanto se vive demasiadamente por meio dos sentidos e busca do prazer, a pessoa não desenvolve a consciência dos danos que vão se avolumando ao longo do tempo. A ilusão de que é mais fácil viver no pecado logo será desfeita quando descer a chuva, correr os rios, assoprar ventos e combater aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

EXPLICAÇÃO

Aqueles jovens que estão firmados no pecado, nos seus desejos, nos seus instintos, terão suas consequências. Muitas das vezes, ou na verdade, na maioria das vezes, os jovens não pensam nas suas atitudes, nas consequências: “Ah, eu sou jovem! Depois eu pago a conta.

Eu tô novo ainda. Para ser cristão, primeiro eu vou aproveitar o mundo, vou aproveitar os prazeres e depois, quando eu casar, depois, quando tiver velho, eu vou ser crente. ”

Será que é assim? Cuidado! Nós nunca sabemos o dia da nossa partida, seja a partida individual ou seja o momento do arrebatamento da igreja. Mas muitos jovens não pensam na balança, muitos jovens não têm preocupação com a sua vida espiritual.

O que vale agora é porque eu quero, eu quero, eu quero! Não sabendo eles que o prazer aqui nesta terra demora cerca de segundos. A êxtase de qualquer prazer aqui nesta terra demora cerca de segundos.

E quantos jovens estão perdendo, trocando a salvação, que é eterna, um gozo eterno, por momentos de prazer aqui nesta terra! Quantos jovens não estão tendo essa atitude, esse comportamento?

Mas, nesta lição, você que é professor estará tendo a oportunidade de ensinar que precisamos ter comportamento moderado, porque trará bênção sobre a nossa vida. Agora, se optarmos também por comportamento pecaminoso, teremos consequências, e a maior consequência do pecado é viver eternamente, eternamente em sofrimento, em castigo eterno.

Eu, por exemplo, prefiro viver aqui nesta terra sofrendo, padecendo, mas em Cristo Jesus, porque um dia eu vou ter uma casa no céu. Prefiro estar aqui nesta terra desfrutando, sabe de quê? Da oração, do jejum, da igreja, dos cultos, da adoração ao Senhor, das nossas reuniões, daquele lanche, daquela comida, daquele churrasco!

Nós podemos desfrutar muitas coisas aqui da terra, desde que não afastem a nossa comunhão com Deus. Você concorda comigo? Quem gosta daquele churrasco abençoado, daquela galinha de quintal? Eita glória! Aquele suco, aquele refrigerante.

Que Deus tem misericórdia! Ou seja, nós podemos desfrutar de muitas coisas aqui dessa terra: uma praia, um sítio, uma cachoeira, uma fazenda. Podemos desfrutar, sim, mas com cautela, com moderação.

Não pegue nenhum momento de diversão para você pecar. Cuidado com seus momentos de diversão, para que lá você não venha cometer pecado e assim perder a sua salvação em Cristo Jesus.

Mas fique tranquilo, podemos desfrutar, sim, porque foi Deus quem fez. Concorda?

3.3. A VIDA MODERADA É PROTEÇÃO PARA A ALMA.

O Livro de Provérbios faz um apelo tal qual mesmo que nosso Senhor fez no Sermão do Monte ao jovem cristão, para que construa a sua vida sobre uma premissa verdadeira, elevada e segura. Por isso, na fé cristã, a vida de moderação é uma das mais importantes virtudes que devemos desenvolver em nosso trajeto com Cristo.

Assim sendo, é sabedoria preferir, no lugar da sujeira, a pureza; no lugar da confusão, a paz; no lugar do vário, a moderação; no lugar da falta de trato com as pessoas, ser bem tratável; no lugar da cólera, a misericórdia; no lugar dos maus frutos, os bons frutos; no lugar da hipocrisia, a autenticidade cristã.

Uma das consequências de uma vida de moderação cristã é a verdadeira felicidade.

EXPLICAÇÃO

Nós precisamos ensinar os nossos jovens que, na vida deles, em todos os momentos, eles terão escolhas e tomadas de decisões, mas que devem sempre optar pela moderação, pela pureza, pelo cuidado, pela atenção, pela paz.

Quantas pessoas preferem brigar, falar o que não deve, do que buscar a paz, e depois lutam a vida toda para conseguir a paz, e já não conseguem mais. Daí, é melhor escolher a paz desde o início, porque, depois da confusão feita, depois da bagunça, é mais difícil arrumar.

Por isso, incentive os seus jovens a ter uma vida, um comportamento digno de cristão, segundo a vontade do Senhor. E, em qualquer dificuldade que eles venham a ter, que possam consultar a Palavra, meditar na Palavra, buscar a Cristo Jesus, porque Cristo tem a intenção de te ajudar.

E o próprio Jesus Cristo nos prometeu: “Estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Eu creio e aceito a promessa de Cristo em minha vida, e você?

CONCLUSÃO

Mas, dando seguimento, vamos para a nossa conclusão, onde está escrito nesta lição: Vimos que a Senhora Sabedoria simboliza a vida com Cristo, em que a moderação é uma virtude a ser buscada e vivida, e que a Senhora Loucura simboliza a vida insensata, baseada apenas nos apelos dos sentidos, para uma vida desgarrada e descompromissada com os valores do Reino de Deus.

Busquemos, portanto, a vida moderada, em que a sabedoria que vem do alto se manifeste a todos os que estão ao nosso redor.

EXPLICAÇÃO

Quando você convive com pessoas que temem a Deus, pessoas que andam na casa da sabedoria, você vai logo identificá-las, lhe chamando, lhe incentivando para oração, consagração, jejum, culto e evangelismo.

Vou te perguntar: quantas pessoas que você convive estão te convidando para oração, jejum, consagração, culto dos jovens, festividade? Quantos amigos seus têm convidado para participar de tais eventos? Estes amigos estão na casa da sabedoria.

Agora, também, quantos amigos você tem que estão te convidando para o pecado, para a festa, para as músicas, para as bebidas, e para a prostituição? Quantos amigos você tem dessa forma?

Estes estão morando na casa da loucura, na casa insensata, e nós precisamos nos afastar. Não deixar de ser amigo, mas não frequentar os mesmos lugares, não ter o mesmo comportamento. Cristo te chamou para ser diferente, e você vai conseguir, em nome de Jesus.

VENHA PRA NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÃOES, É SÓ CLICAR AQUI!

✅ Venha ser Membro do Canal Descomplicando a Teologia 🩸

💝Benefícios❤‍🔥

Me chama no PV.

 

Toda semana os membros recebem no grupo VIP todos os Subsídios teológicos da semana referente a classe que ensina.

A cada Lição

  1. Slide.
  2. Vídeo aula.
  3. Vídeo com dinâmica.
  4. Dinâmica por escrito.
  5. Vídeo chamada.
  6. Card com a Leitura diária.
  7. Leitura diária em Vídeo.
  8. Vídeo com Despertador.
  9. Lição Comentada por Escrito.
  10. Atividade online e PDF.
  11. Cruzadinha online e PDF
  12. Caça Palavras PDF.
  13. Mapa Mental.
  14. Perguntas respondidas nós comentários.
  15. Participação no grupo VIP.

👉🏻 No Final do Trimestre

  1. Simulados.
  2. Certificados.
  3. Marcadores de Bíblia.
  4. Ideias para o Encerramento do Trimestre.
  5. Ideias pra apresentação.
  6. Ideias pra Lembranças.
  7. Cartazes.
  8. Escala pra professores.
  9. Ficha de Matrícula.
  10. Ficha de Relatorio Geral.
  11. Ficha de Frequência.
  12. Acesso ao Drave com vários livros em PDF.
  13. Projeto pra EBB.
  14. Pdfs
  15. Bônus extras

 

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais