EBD- Lição 7 dos Juvenis “Evolucionismo e Criacionismo”

Capa lição Co (1)

EBD- Lição 7 dos Juvenis “Evolucionismo e Criacionismo”

CANAL DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA. PR JEOVANE SANTOS “.

INTRODUÇÃO DA AULA.

Se você é professor, sempre recomendo que inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos. Então, para iniciar, faça a dinâmica com seus alunos, mas, se quiser, também pode começar fazendo algumas perguntas para identificar o grau de conhecimento e entendimento dos seus alunos. E aqui você pode perguntar:

O que significa evolucionismo? E o que significa criacionismo?

E nós, enquanto cristãos, somos o quê? Evolucionistas ou criacionistas?

 E qual é o posicionamento da igreja? O posicionamento de Cristo e o nosso?

Faça essas perguntas para iniciar uma grande discussão na sua turma. Mas é importante você perguntar e não ficar respondendo. É momento de dar vez e voz aos seus alunos. Não responda nada. Se ninguém responder nada, pastor, o que é que eu faço? Não responda também, não, porque, no decorrer da sua aula, essas perguntas serão respondidas.

VERSÍCULO DE DESTAQUE

Agora vamos para o nosso versículo de destaque, onde está escrito: “Eu fiz a terra, criei nela o homem, e o fiz; as minhas mãos estenderam os céus e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens” (Isaías 45:12).

EXPLICAÇÃO

O próprio Deus fazendo uma grande revelação, dizendo que Ele próprio criou o homem e a terra com as Suas próprias mãos, Sua força, Seu poder, Sua soberania. E eu e você precisamos crer nisso. A Bíblia Sagrada conta como foram criados os céus e a terra.

A Bíblia Sagrada conta como foi criado o homem, e é esta palavra, este ensinamento, que devemos ensinar aos nossos familiares, amigos, vizinhos e colegas. Essa verdade precisa ser dita, mas só vai ser dita por você que conhece a Cristo, por você que participa da EBD. Lá na escola, a história vai ser outra; a história contada não será da Bíblia, mas sim da evolução

LEITURA DIÁRIA,

Leitura diária: Na segunda-feira, “O Senhor criou tudo a partir do nada”; na terça, “Deus criou e cuida dos animais”; na quarta, “O homem tem corpo, alma e espírito”; na quinta, “Feitos à imagem e semelhança de Deus”; na sexta, “A natureza manifesta a grandeza de Deus ao ser humano”; no sábado, “Deus deve ser adorado como criador”; e no domingo, “Evolucionismo e Criacionismo”, que é o título da nossa lição. Faça a leitura com os seus alunos.

LEITURA BÍBLICA OFICIAL

Agora vamos para a nossa leitura bíblica oficial, que está em Gênesis 1:1, depois de 24 a 27, em seguida Salmos 19:1-3 e, após, Romanos 1:18-20. Recomendo que você faça uma leitura compartilhada, isso mesmo, coloque os nossos juvenis para fazer menção da palavra de Deus.

1 TÓPICO “O QUE É A TEORIA DA EVOLUÇÃO”.

Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, que traz por título “O que é a Teoria da Evolução”. A Teoria da Evolução é chamada de evolucionismo ou darwinismo. Segundo ela, todas as coisas que conhecemos hoje derivam de matérias preexistentes que passaram a existir por acaso, se formando e se transformando pouco a pouco ao longo de milhões de anos.

Ainda de acordo com essa teoria, os seres vivos surgiram de um ser unicelular formado por meio de uma combinação aleatória de matéria sem vida.

EXPLICAÇÃO

Preste atenção aqui agora: você vai apresentar um pouco a questão da teoria chamada de evolucionismo, mas é interessante já destacar que é uma teoria, não é uma certeza, não é uma convicção. Ninguém pode confirmá-la como autêntica, tanto que até hoje continua sendo uma teoria, uma possibilidade, de acordo com a visão de alguns cientistas. Você entendeu a diferença?

É uma teoria, uma visão, uma possibilidade, segundo a qual tudo que existe foi criado através da união de células ou de transformações que, ao longo de anos, passaram por vários processos, várias uniões, e aí começaram a surgir a terra, o homem, a mulher, tudo isso através da evolução e não da criação.

Por isso, a teoria é chamada de “evolução”, ou seja, tudo que existe passou a existir devido a uma evolução ao longo de milhares de anos.

Ao longo de milhares e milhares de anos, como está em nossa revista. Ainda de acordo com essa teoria, os seres vivos surgiram de um ser unicelular formado por meio de uma combinação aleatória de matéria sem vida.

Agora, pense que situação: um ser unicelular sem vida é quem trouxe a vida ou quem formou a si mesmo? Pense nessa situação, e muitas pessoas acreditam nisso. E você, professor, vai estar ensinando hoje, revisando, que na Bíblia Sagrada não existe uma teoria, isso mesmo.

Na Bíblia Sagrada não existe uma teoria; existe uma certeza. A Bíblia Sagrada conta como foi criado o homem, como foram criados os céus, a terra e os animais. É uma certeza, e não uma possibilidade.

ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA É SÓ CLICAR AQUI!

1.1 “COMO SURGIU A TEORIA”.

Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico e primeiro item, que traz por título “Como surgiu a teoria”. A Teoria da Evolução teve início a partir das observações de um naturalista britânico chamado Charles Darwin. Seus conceitos foram apenas o ponto de partida para tal hipótese, após a publicação de seu livro intitulado “A Origem das Espécies”, onde propõe que todas as coisas vivas descendem de um ancestral comum. Outros cientistas tornaram sua tese oficial no meio acadêmico.

Na época, Darwin encontrou um ambiente social propício para difundir suas teorias, pois, em meados do século XIX, muitos ateus começaram a divulgar abertamente suas crenças. Até aquele momento histórico, a existência do mundo, da humanidade e de toda a natureza era atribuída a Deus como Criador.

EXPLICAÇÃO

Preste atenção: o idealizador dessa teoria leva até o seu nome, chamado Darwin, que fez a teoria da “Origem das Espécies” através da evolução das espécies. No entanto, muitos ateus que não acreditavam em Deus pegaram essa teoria, principalmente estudiosos e filósofos, e começaram a ensiná-la e divulgá-la porque era uma forma de combater o criacionismo, a visão de que tudo foi criado por Deus, que era a visão primária da criação dos céus e da terra.

 Mas, a partir dessa ideia, desse pensamento, dessa teoria de Darwin sobre a evolução, muitos ateus aproveitaram o momento e começaram a difundi-la como uma forma de combater o criacionismo.

Por isso, essa teoria ganhou fama e reconhecimento nas faculdades, pois quem pensava dessa forma eram os ateus, que eram muitos filósofos e professores que começaram a difundir essa teoria para combater o criacionismo.

Meus irmãos, a luta é grande. Se estamos de pé aqui, é por causa da misericórdia do Senhor. A luta é grande, mas vamos vencer em nome de Jesus. Eita, Ele disse que o alimento aqui é forte, viu?

Então, essa teoria de Darwin se tornou grande e foi difundida porque aproveitou a pregação e o ensino dos ateus, que não concordavam com a Bíblia Sagrada, e começaram a divulgar essa teoria. Até hoje, nas escolas e no meio acadêmico, é a teoria que você vai ouvir e que vai ser ensinada. Mas fique com o princípio bíblico: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. E ponto final.

2 TÓPICO “DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS”

Vamos para o nosso segundo tópico, que traz por título “Deus é o criador de todas as coisas”. Sobre a criação, a Bíblia nos ensina que Deus criou todas as coisas de forma muito especial, e a cada criatura Ele criou conforme a sua espécie (Gênesis 1:24).

EXPLICAÇÃO

Para você ver a diferença, existe a Teoria da Evolução, que é uma teoria, uma possibilidade, uma visão. Mas, com relação à Bíblia Sagrada, ela afirma e deixa claro que Deus é o criador. Logo, o criacionismo é o que está escrito na Bíblia Sagrada; não é uma teoria ou uma possibilidade, mas uma verdade.

Está escrito como foram criados os céus, a terra, o homem, a mulher, a natureza, e também os animais. A Bíblia deixa claro como tudo foi criado. Fale isso com seus alunos: evolucionismo é uma teoria; o criacionismo é uma verdade. Deixe isso bastante claro para os seus alunos.

2.1 “DEUS É O GRANDE CRIADOR”.

O Todo-Poderoso, de forma planejada e ordenada, criou os céus e a terra. Tudo foi realizado pelo poder de Sua palavra. Que fique claro que Deus criou todas as coisas a partir do nada, não como na maioria das criações humanas, que são feitas a partir de algo já existente.

Como está escrito: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3).

Ou seja, não havia nada e nem ninguém em quem Ele, Deus, pudesse se orientar, o que revela o esplendor de Sua glória, poder, soberania e majestade. Como é bom saber que o Deus que criou o universo e tudo o que nele há é poderoso para nos sustentar e guardar.

Ele nos ama e nos compreende como ninguém mais, de dentro para fora, pois conhece a nossa essência. O Criador conhece o nosso DNA, assim como o de cada um dos nossos ancestrais. Ele sabe o quanto somos frágeis e que a vida é complexa e que, sem a Sua ajuda, sucumbimos diante das dificuldades físicas, psíquicas ou espirituais. O Senhor nos guarda integralmente.

Sabemos que há vida, mesmo para aqueles que anelam por Deus. Nem sempre é fácil, contudo, aquele que tudo criou, que sustenta os animais e até a relva do campo, é quem nos protege, acolhe e nos envolve com Sua compaixão e amor de Pai.

ASSITA O VÍDEO COM A NOSSA DINÂMICA, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

Deus nos ama, e quanto mais você estuda a criação, a terra, a formação do homem e dos animais, você percebe a grandeza e o poder desse Deus que tudo criou. Deixe isso bastante claro para os seus alunos: Deus cria do nada. Não existia nada, e Deus criou. Como assim, pastor?

Não existia nada, mas Deus existia. Deus sempre existiu; por isso, Ele é eterno. Deus é eterno, Jesus é eterno, o Espírito Santo é eterno. Ou seja, eles não tiveram início e não foram criados. Mas a terra, o sistema solar, o homem, a mulher e os animais foram criados por Deus a partir do nada.

 Nada existia, mas Deus, com Seu poder e grandeza, trouxe a vida e a existência. Deus é o único que pode criar do nada o tudo. Deus é o único que pode abrir uma porta onde não há nem espaço, onde não há parede. O nosso Deus cria do nada; Ele cria o que Ele quer.

O homem pode criar muitas coisas, mas sempre precisa de algo já existente. O homem cria muitas coisas, mas só consegue criar quando pega algo para transformar. Em outras palavras, o homem não consegue criar do nada; ele transforma. Porque, para criar algo, ele precisa de alguma matéria existente para transformar.

Tudo aquilo que foi feito pelo homem, como o celular, a televisão, o microfone, essa camisa, tudo isso foi feito pelo homem, mas através de uma matéria já pré-existente. O nosso Deus, não. Nosso Deus criou tudo a partir do nada, porque Ele é poderoso. E esse amor, essa grandeza e esse poder são sensacionais. Mais do que isso, Ele te ama.

2.2 “UM ARTESÃO HABILIDOSO”.

O universo, assim como toda a criação, não é fruto do acaso ou de uma explosão cósmica, como afirma a teoria do Big Bang, elaborada no início do século XX. O universo não é uma obra impessoal. Segundo o salmista, Deus estabeleceu os céus como uma cortina e lançou os fundamentos da terra, como um artesão habilidoso que sabe trabalhar.

O profeta Isaías revela que Deus está sentado sobre o globo da terra. Deseja mais motivos para louvar a Deus como Criador absoluto e o centro de tudo?

EXPLICAÇÃO

Irmãos, entendam o seguinte: Deus pode fazer o que quiser. Nosso Deus é onisciente, sabe de tudo; nosso Deus é onipresente, está em todos os lugares; e nosso Deus é onipotente, Ele faz o que Lhe apraz. Então, tudo o que foi feito por Deus foi bem feito, tanto que você verá em Gênesis, após cada criação, Ele dizer: “E viu Deus que era bom”.

 É bom porque tudo o que Deus faz é bom para o homem. Agora, muitas vezes, aquilo que o homem faz acaba prejudicando a vida e a saúde do próprio ser humano. Mas Deus, não. Tudo que Deus criou é para o benefício do homem, para abençoar o homem, para guardar o homem, porque o nosso Deus nos ama. Então, quem criou os céus e a terra?

 Quem criou o ser humano? Quem criou os animais? É um ser superdotado, é um ser inteligente, transcendental, que vai além dos nossos pensamentos. Não tem como entendermos a Deus, não tem como compreendermos a Deus, tentar entender Deus com nossa visão e entendimento limitados.

Não vai conseguir. Por isso, a própria Bíblia não tem essa preocupação de ficar explicando a existência de Deus. Você precisa crer, você precisa confiar. Ah, pastor, mas eu não acredito.

Ele vai continuar sendo Deus, porque Deus não necessita do nosso reconhecimento para ser Deus. Ele é e ponto final. Agora, eu aqui preciso reconhecer Deus como Senhor e Salvador. Ele não precisa disso, mas Ele ama você e quer estar perto de você. Ele quer estar ativo na sua vida, mas você precisa dar lugar. Entendeu o mistério?

2.3 “DEUS TEM O CONTROLE”.

Vivemos em um tempo difícil, repleto de ideologias em que as circunstâncias nos levam a olhar somente o caos. Por vezes, podemos nos esquecer de que Deus é soberano e tem o controle de tudo.

Diante dos momentos difíceis, onde a mentira parece prevalecer, ficamos sem forças. Mas o que pode nos estabilizar e animar é contemplar o que Deus já fez, pois Ele é magnificentíssimo, está vestido de glória e majestade. O Senhor é perfeito e criou um mundo perfeito para abrigar a humanidade.

Por um período, o homem viveu em paz, sem enganos e mentiras, em perfeita harmonia com o Criador e com a criação. Entretanto, Adão e Eva desobedeceram ao Senhor, enganados pela ilusão de se tornarem semelhantes a Deus, assim como hoje o humanismo prega. Assim, entrou o pecado no mundo, até então criado perfeito por Deus. Juntamente com o pecado, veio o juízo divino sobre Adão, Eva e a serpente. Toda a criação sofreu as consequências do pecado, que distanciou o homem de Deus.

Por essa razão, muitos não conseguem ver as mãos habilidosas do Criador na luz, nos céus, no vento, nos relâmpagos, em tudo de glorioso que leva a Sua assinatura. A primeira parte do Salmo 104 nos dá um vislumbre do poder criativo de Deus, que fez tudo com perfeição. Entretanto, a vida após a queda nunca mais foi perfeita, sujeita a problemas decorrentes da maldade.

A perfeição só será vivida novamente no céu, em nosso encontro eterno com o Criador. Até que esse dia chegue, estamos sujeitos às dificuldades da vida. Contudo, nenhuma dificuldade deve nos impedir de bendizer o Pai e contemplar a Sua soberania.

VENHA PRA NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÃOES, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

Porque Deus continua sendo Senhor, continua sendo Criador, continua sendo poderoso em nossa vida. No entanto, o pecado – isso mesmo, o pecado cometido por Adão e Eva e os nossos pecados – afeta nossa comunhão com Deus, nosso entendimento e crescimento espiritual. Muitos não conseguem enxergar a grandeza de Deus, observando a natureza, o homem, a terra.

Veja só a perfeição de tudo isso, criado por Deus, mas as pessoas não reconhecem Sua assinatura. Foi Deus quem criou, quem formou, mas o pecado afetou o entendimento e o raciocínio dessas pessoas. Tanto que está escrito: “O deus deste século cegou o entendimento” (2 Coríntios 4:4), para que não compreendam ou reconheçam a grandeza de Deus e Sua soberania. Mas você reconhece, você nasceu de novo, você tem esse entendimento, porque isso já foi revelado a você. 

3 TÓPICO “CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO”.

Em contraposição ao evolucionismo, o cristianismo não é uma teoria, pois é legitimado pela Palavra de Deus, que confirma: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1). Portanto, para nós, prevalece o que está escrito em Hebreus 11:3: “Pela fé, entendemos que todo o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível”.

Cada vez mais refutado, o evolucionismo não pode ser considerado uma ciência, pois nunca houve comprovação. Permanece como uma teoria em crescente descrédito, tanto que alguns de seus adeptos mais influentes acabaram, posteriormente, afirmando que deve existir o que eles chamam de “ser superior”, um Maestro do universo, responsável por dar origem a todas as coisas. Nós sabemos que esse ser supremo é o nosso Deus.

EXPLICAÇÃO

Como eu disse anteriormente, a teoria do evolucionismo é apenas uma teoria, pois não foi comprovada e não tem como ser comprovada. Portanto, não é a verdade. Agora, o criacionismo – Deus criou tudo – é bíblico e é uma verdade absoluta. Nós não podemos negar, e é esse ensinamento que você, como professor, precisa falar alto, falar forte, com muita convicção.

Deus é o criador de tudo e de todos. Tudo que foi criado, foi feito por Ele e do nada. Isso mesmo! Deus criou do nada, porque o nosso Deus é onisciente, onipresente, onipotente. Ele sabe todas as coisas e está em todos os lugares.

3.1 “O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS”.

Agora, vamos para o nosso terceiro tópico, primeiro item, que traz por título “O Biblicamente falando, é inconcebível para o cristão acreditar que o homem de hoje seja diferente do homem existente no princípio. Esse argumento evolucionista alega que a humanidade e os animais, em geral, procedem de um mesmo microrganismo.

Em seu discurso aos gregos, o apóstolo Paulo defende de forma clara que Deus é Senhor do céu e da terra e que Ele fez o mundo e tudo o que nele há. A Palavra de Deus afirma que o homem foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança.

Portanto, não evoluiu de outras espécies, mas foi feito do pó da terra e recebeu do próprio Criador o fôlego de vida. Além disso, o Senhor nos fez com uma parte material – nosso corpo físico – e outra imaterial – nossa alma e espírito. Como os evolucionistas explicariam a presença da alma e do espírito, se não pela criação divina?

EXPLICAÇÃO

Veja só: é muito importante destacar para os seus alunos que o ser humano e os animais não têm a mesma origem, nem o mesmo organismo. Na teoria do evolucionismo, tanto os animais quanto os seres humanos teriam surgido de uma mesma célula, que foi evoluindo ao longo do tempo. Mas isso é uma inverdade. Deus criou os céus e a terra, e Deus criou os animais, cada um segundo a sua espécie.

Veja, cavalo é cavalo, égua é égua, porco é porco, e assim por diante. Por isso, a importância do texto bíblico que diz que Deus criou os animais “segundo a sua espécie”. Peixe é peixe, cavalo é cavalo, e assim por diante. Isso refuta o evolucionismo, que afirma que tudo teve a mesma origem.

Assim também foi com o homem. Primeiro, Deus criou os animais, através de Sua palavra: “Haja”, e assim as coisas foram criadas segundo a Sua palavra. Mas, com relação ao homem, foi diferente.

 Deus pegou o pó da terra, formou um boneco e soprou em suas narinas, tornando-o um ser vivente, uma alma vivente. Por isso, nós somos formados de uma matéria física – o nosso corpo – que foi feita do pó da terra. É por isso que muitos sais e elementos presentes na terra também estão no nosso corpo, como o ferro, por exemplo.

Há algum tempo, li um livro que dizia que, com a quantidade de ferro existente no corpo humano, seria possível produzir cerca de cinco pregos. Isso mesmo! Porque nós viemos do pó da terra. Essa é a comprovação de que o ser humano veio do pó da terra, criado por Deus.

Falamos da nossa matéria física, mas também existe a parte imaterial do homem – a alma e o espírito – que foi colocada em nós quando Deus soprou em Adão. A partir desse momento, ele se tornou um ser vivente. Portanto, o ser humano não foi criado da mesma forma que os animais, nem da mesma matéria ou espécie. Cada animal foi criado segundo a sua espécie, e o homem foi criado do pó da terra, pela soberania de Deus. Com isso, toda a honra e glória sejam dadas a Ele.

CONCLUSÃO

Conclusão: A Teoria da Evolução é uma mentira, apresenta muitas contradições e é totalmente antibíblica. Podemos ver que nem seus adeptos possuem certeza ou clareza sobre o que dizem, por isso sempre usam termos que indicam possibilidade, sem comprovação, como “crê-se”, “pressupõe-se”, “talvez”, e assim por diante.

É nosso dever, como cristãos, crer que Deus é o criador de todas as coisas e defender nossa fé com sabedoria, sem nos envolvermos em discussões desnecessárias. Como Paulo escreveu a Timóteo: “Fique longe das discussões tolas e sem valor, que sempre acabam em brigas” (2 Timóteo 2:23).

EXPLICAÇÃO

Professores, encerro dizendo que precisamos crer e acreditar para que possamos ensinar essa palavra. Você precisa crer no que está escrito: o ser humano foi criado do pó da terra por Deus. Ele não veio da mesma matéria dos animais. Cada animal foi criado segundo a sua espécie, por isso não se pode misturar animais, porque cada um foi criado de forma específica.

Agradeço a você que está conosco, inscrito no canal. Que o Espírito Santo de Deus possa explicar essa palavra em nosso coração.

VENHA PRA NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÃOES, É SÓ CLICAR AQUI!

✅ Venha ser Membro do Canal Descomplicando a Teologia 🩸

💝Benefícios❤‍🔥

Me chama no PV.

 

Toda semana os membros recebem no grupo VIP todos os Subsídios teológicos da semana referente a classe que ensina.

A cada Lição

  1. Slide.
  2. Vídeo aula.
  3. Vídeo com dinâmica.
  4. Dinâmica por escrito.
  5. Vídeo chamada.
  6. Card com a Leitura diária.
  7. Leitura diária em Vídeo.
  8. Vídeo com Despertador.
  9. Lição Comentada por Escrito.
  10. Atividade online e PDF.
  11. Cruzadinha online e PDF
  12. Caça Palavras PDF.
  13. Mapa Mental.
  14. Perguntas respondidas nós comentários.
  15. Participação no grupo VIP.

👉🏻 No Final do Trimestre

  1. Simulados.
  2. Certificados.
  3. Marcadores de Bíblia.
  4. Ideias para o Encerramento do Trimestre.
  5. Ideias pra apresentação.
  6. Ideias pra Lembranças.
  7. Cartazes.
  8. Escala pra professores.
  9. Ficha de Matrícula.
  10. Ficha de Relatorio Geral.
  11. Ficha de Frequência.
  12. Acesso ao Drave com vários livros em PDF.
  13. Projeto pra EBB.
  14. Pdfs
  15. Bônus extras

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados