X

EBD- LIÇÃO 7 PRE-ADOLESCENTES FUJA DAS TENTAÇÕES.

LIÇÃO 7 PRÉ-ADOLESCENTES FUJA DAS TENTAÇÕES.

CANAL DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA. PR JEOVANE SANTOS.

INTRODUÇÃO DA AULA

Se você é professor, sempre recomendo: inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos. Mas se você quiser, também pode iniciar fazendo algumas perguntas para os seus alunos.

Aqui você pode perguntar: “O que significa tentação? “, “O que é tentação? “, “O que é provação?

“Como fugir da tentação? “. Olha, quem é que é tentado?

Quem pode ser tentado?

Lição de hoje, que está em Provérbios, capítulo 2, versículo 11 ao 19, seguido do 14, versículo 16.

Agora vamos para o nosso versículo em destaque, onde a Bíblia Sagrada diz: “Fuja da imoralidade sexual; qualquer outro pecado que alguém cometer não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo.

” (1 Coríntios, capítulo 6, versículo tal).

EXPLICAÇÃO

Em outras palavras, devemos fugir, meu Deus, correr, abandonar, evitar qualquer tipo de pecado que está envolvido com a imoralidade, com a questão da prostituição, pornografia, todos esses pecados vão estar interferindo diretamente na nossa vida, e os adolescentes e os pré-adolescentes já precisam aprender a dizer não contra toda a imoralidade.

“CONHECENDO MAIS DE DEUS”.

Mas, dando seguimento, vamos para a nossa introdução: “Conhecendo mais de Deus”. A paz do Senhor, querido pré-adolescente! Você está entrando na fase da adolescência, uma fase muito importante, delicada e cheia de descobertas e desafios.

É um período em que a curiosidade e as mudanças no corpo, na mente e nas emoções estão presentes. Essa fase desperta a vontade de mudar e viver coisas novas; porém, é necessário muito cuidado com situações que podem ser perigosas. É sobre isso que vamos conversar na aula de hoje.

EXPLICAÇÃO

Os pré-adolescentes estão em mudanças constantes, estão deixando de ser crianças e partindo agora para a fase da adolescência. . .

muitas descobertas, muitas vontades, muitos desejos. Agora eles precisam entender que são cristãos, e o cristão não pode fazer tudo aquilo que o mundo faz. Isso mesmo!

Precisa evitar. E para que nós possamos estar firmes e fortes para dizer não a toda imoralidade e todo pecado, nós precisamos ter uma vida de oração e de consagração. Não tem como evitar o pecado se não for através da oração e consagração ao Senhor.

Por isso, você terá a oportunidade de ministrar esta aula, incentivando e motivando seus alunos a estarem fugindo, evitando e correndo de toda a tentação. Por mais cedo ou mais tarde, o pecado e a tentação vão bater à porta dos pré-adolescentes, e eles precisam estar prontos para dizer não ao pecado.

1 TÓPICO REJEITANDO OS CONVITES ERRADOS”.

Há pessoas que confundem a provação com a tentação. Deus pode nos provar com o fim de fortalecer a nossa fé, mas nunca nos tentará para nos fazer pecar. Deus não nos tenta (Tiago, capítulo 1, versículo 13).

EXPLICAÇÃO.

Muitas pessoas questionam: “Pastor, tentação e provação é a mesma coisa? ” Não! Até porque Deus não vai estar nos tentando para ver se nós vamos pecar ou não.

Deus não vai incentivar, motivar ou orientar ninguém a pecar. Logo, Deus não é o criador do projeto da tentação; não veio de Deus. Deus não tenta a ninguém e não faz ninguém pecar.

Agora, Deus pode provar a nossa fé, provar a nossa obediência. Que ponto você está disposto a observar? O Senhor e Deus não vão provar ninguém sem que ele não possa suportar, sem que ele não possa vencer a provação.

Então Deus não tenta, mas ele prova o cristão. Você, por exemplo, já foi provado alguma vez? E depois da provação, você foi aprovado ou reprovado?

ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA, É SÓ CLICAR AQUI!

1.A “A TENTAÇÃO NÃO VEM DE DEUS”.

Deixe aqui nos comentários. Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, o item A, que traz por título “A tentação não vem de Deus”. A tentação vem dos nossos desejos, inclinações do nosso próprio coração.

Por causa da nossa natureza pecaminosa, temos uma tendência ao pecado, mas só o fazemos quando cedemos aos nossos desejos.

EXPLICAÇÃO

Pastor, de onde surge a tentação? Dos nossos desejos, das nossas vontades, dos nossos pensamentos.

Isso mesmo, a tentação vem de acordo com aquilo que eu quero, que não provém do Senhor, vem dos meus desejos, das minhas próprias vontades de executar, de fazer algo que não agrada ao Senhor. Então a tentação nasce dos nossos desejos, daquilo que eu quero, daquilo que eu desejo.

Dai a necessidade de tomar bastante cuidado com as suas emoções para não ser levado por elas.

Precisamos ter um autocontrole, precisamos ter a moderação, a temperança, para que as nossas emoções não venham a direcionar a nossa vida. Você precisa aprender a dizer não para as suas emoções.

1.B.”FUGINDO DAS TENTAÇÕES”.

Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, o item B, que traz por título “Fugindo das tentações”.

Quanto às tentações, a Bíblia não nos orienta a resistir-lhes os convites errados. Dizemos não aos desejos que podem nos fazer pecar. Dizer não aos convites e propostas que podem fazer você pecar é dizer sim a Cristo.

EXPLICAÇÃO

Olha só que coisa interessante: devemos resistir ao diabo, que ele vai estar fugindo de nós. Agora, com relação às tentações, nós não devemos resistir; devemos é fugir. Isso mesmo, meu irmão!

Se você percebe que aquele lugar ou aquela pessoa te incentiva, te motiva a pecar, você não precisa resistir, não. Você tem que correr, sair, fugir, assim como fez José. José venceu a tentação da esposa de Potifar porque ele fugiu.

Então, o grande segredo de vencer o pecado é fugir das tentações, fugir dos lugares, das redes sociais, de pessoas que te fazem pecar. Então, aprenda a fugir de tudo aquilo que te faz pecar.

1.C “A CONSEQUÊNCIA DO PECADO É A MORTE ESPIRITUAL”.

A Bíblia alerta que a consequência do pecado é a morte espiritual. A única saída para essa situação é resistir ao que pode ser resistido e fugir daquilo que não se pode resistir. O crente só pode resistir ao mal se estiver fortalecido espiritualmente por meio da palavra e da oração.

O Senhor já prometeu o dom gratuito, isto é, a vida eterna a todo aquele que escolhe servir a Deus e não se submete ao pecado.

EXPLICAÇÃO

 A consequência do pecado é a morte espiritual. Eu tenho dito aqui constantemente que o pecado ou a tentação vai bater na porta de qualquer pessoa.

Se você estiver orando, a tentação vai vir; se não estiver orando, a tentação vai vir também. A tentação vai vir na vida de todo mundo. Agora, você consegue resistir?

Você consegue fugir se estiver cheio de Deus? Se tiver uma vida de oração, de consagração, de trabalho na obra do Senhor, o grande segredo para resistir, para vencer a tentação, é ter uma vida cheia de Deus. E como eu posso ter, como eu posso conseguir, pastor, uma vida cheia de Deus?

Orando, jejuando, aproveitando o seu tempo para investir na obra do Senhor. Isso mesmo, trabalhando na obra de Deus. Quanto mais você se envolve com as coisas de Deus, menos tempo você terá para as coisas do mundo.

Mas hoje muitos pré-adolescentes e adolescentes têm tempo para tudo, menos para buscar a Deus, menos para ler a Bíblia Sagrada, para vir para a EBD, para participar das coisas espirituais. E nós precisamos tomar cuidado. E você, que é professor, por exemplo, tem que chamar a atenção dos seus pré-adolescentes e adolescentes.

Eles precisam ter uma vida de consagração, de jejum, de meditação, para que quando a tentação bater na sua porta, ele possa dizer: “Não, tentação, não ao pecado, porque eu sou de Cristo! ” Será que eu, que você, que os nossos alunos estão resistindo, estão fugindo, estão vencendo, estão sendo vencidos? Faça a pergunta aos seus alunos e deixe a sua turma participar.

2 TÓPICO “COMBATENDO OS MAUS PENSAMENTOS”.

O tentador tem como objetivo fazer com que o ser humano peque e se desvie dos propósitos do Senhor. Porém, a tentação só tem efeito por causa dos desejos que há no coração do homem.

EXPLICAÇÃO

Para você entender, o inimigo da nossa alma vai, de uma certa forma, potencializar, criar meios e formas para que.

. . Você possa cumprir o desejo do seu coração.

O inimigo da nossa alma vai potencializar o pecado. Na verdade, ele está utilizando isca, isso mesmo, para que você possa ceder à tentação. O inimigo, sabendo qual é o nosso ponto fraco, a nossa fraqueza, os nossos desejos, as nossas vontades, vai potencializar, vai criar situações para que você possa ceder à tentação e, assim, se afastar do Senhor, porque o pecado afasta o pré-adolescente de Deus.

Todos precisam se aproximar do Senhor e deixar todo tipo de pecado.

2.A.  “A ESCOLHA PELO PECADO

Algumas pessoas, quando pecam, tendem a pôr a culpa no diabo, assim como Eva fez ao culpar a serpente por tê-la enganado.

De fato, a serpente a tentou e a enganou, mas Eva foi seduzida por causa do seu desejo por entendimento. Ainda que o tentador inicie sua proposta, a responsabilidade pela consumação do pecado é de cada pessoa.

EXPLICAÇÃO

Para você entender aqui esse tópico, o inimigo, a serpente, vai fazer propostas, isso mesmo, vai apresentar alianças, acordos, vai lhe parabenizar, “

“, vai lhe dar de presente. Vai ser fácil, ninguém vai ver, mas a decisão é sua. O tentador vai estar nos tentando, nos enganando, mas quem cede é o ser humano, assim como aconteceu com Eva.

Eva conversou; Eva não fugiu, ficou conversando, dando corda, e acabou pecando. O inimigo vai criar meios para que o desejo que está em nosso coração, que seja pecado, possa ser consumado. Isso mesmo, existe somente um desejo, uma vontade, mas o inimigo, percebendo e sabendo disso, acaba criando meios para que você possa ceder à tentação e cair em pecado.

Por isso, resista, fica crente!

2.B. “O CORAÇÃO DO HOMEM É A FONTE DAS ESCOLHAS”.

É necessário guardar o coração, pois nele está a fonte dos desejos e das decisões da vida.

É do coração que saem os maus pensamentos que levam às escolhas, dentre elas a de pecar. Antes de agir ou tomar alguma decisão, o ser humano pensa acerca do assunto em questão. Isso significa que os pensamentos nascem no coração, mas resultam em alguma escolha.

A decisão final é sempre do ser humano.

EXPLICAÇÃO

Eu digo sempre aqui neste canal que o inimigo não vai forçar ninguém, não vai obrigar ninguém, não vai puxar ninguém, não vai amarrar ninguém, não vai pegar ninguém e forçar você a fazer aquilo que você não quer. Ele vai colocar na bandeja aquilo que você quer.

Da mesma forma que Deus também não vai puxar o pé de ninguém, a mão de ninguém, obrigar ninguém a aceitá-lo como único e suficiente Salvador. Não vai! É feita a proposta: quem quiser, venha após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

E assim também o inimigo. Agora, o inimigo da nossa alma vai enganar, ele vai mentir, ele vai aumentar, vai diminuir, para tentar te seduzir a você pecar. Agora é você que deve ter conhecimento, é você que tem que aprender ao longo da vida o que pode e o que não pode.

E já vai aprendendo, viu? Não pode aceitar a proposta do inimigo, tem que aprender a dizer não. Que os nossos pré-adolescentes possam crescer, se desenvolver e ter essa maturidade de dizer não ao pecado e sim a Cristo.

Será que eles estão fazendo desta forma? O que você acha? Pergunte a eles!

2.C. “OCUPANDO A MENTE COM PENSAMENTOS DO ALTO”.

Dando ainda seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, letra C, que traz por título “Ocupando a mente com pensamentos do alto”. O apóstolo Paulo orienta os Filipenses a direcionar os seus pensamentos para as coisas certas. Isso significa que você pode vencer os maus pensamentos à medida que ocupa sua mente com as coisas do alto.

Alguns maus pensamentos podem te pegar de surpresa, mas alimentá-los em sua mente é correr o risco de se arruinar por eles. Você sabia que Deus pode ajudar você nesta tarefa de combater os maus pensamentos?

EXPLICAÇÃO

Veja só: todo pecado vai nascer no coração.

Uma semente, um desejo, uma vontade. Se você não repreender logo, não mandar embora, essa semente vai crescer, crescer, crescer, até quando brotar na sua vida. Aí sim, o pecado vai ser gerado.

E a Bíblia diz que o pecado, sendo gerado, consumado, vai gerar morte. Vai morrer espiritualmente! É por isso que tem muitas pessoas que estão vivendo no pecado e querem chegar à igreja sentir a presença de Deus, o poder de Deus.

Aí nessa igreja tá fria! Como é que a pessoa vai sentir a presença de Deus, vivendo e estando no pecado? Não tem como!

Por isso, tome cuidado com os pensamentos, com aquilo que você pensa, com o que você deseja, porque tudo isso é uma semente. E se essa semente desse desejo do pecado brotar, você vai se afastar de Deus, vai perder a salvação, vai perder o brilho do Espírito Santo, que é algo sensacional!

3 TOPICO “INVESTINDO TEMPO NA PRESENÇA DE DEUS”.

Você já percebeu que quanto mais tempo você investe em sua amizade, maior é o vínculo com ela? Caminhar juntos faz com que você conheça melhor a pessoa.

Igualmente, manter um relacionamento com o Senhor requer proximidade com Ele. Para isso, é necessário investir tempo em Sua presença.

EXPLICAÇÃO

É necessário investir tempo na amizade, na comunhão, no seu relacionamento com Cristo. Irmãos, entenda o seguinte: quanto mais próximo estivermos de Cristo, menos tempo você terá para pecar, ser enganado, ser seduzido pelo pecado; porque você está com Cristo, e quem está em Cristo é nova criatura. As coisas velhas se passaram!

Então, o segredo de uma vida abençoada, de uma vida cheia das bênçãos do Senhor, é estar próximo de Jesus. Quem está próximo de Jesus não vai mentir. Quem está próximo de Jesus não vai pecar.

Quem está próximo de Jesus não vai cair em pornografia, imoralidade, nas tentações, porque Cristo Jesus vai te dar graça, vai te proteger, vai te dar vitória em nome de Jesus.

3.A.  “MANTER O RELACIONAMENTO COM O SENHOR”.

No desenvolvimento da amizade, não é raro perceber o quão parecido os amigos se tornam. Assim como acontece no relacionamento com os amigos mais próximos, quanto mais tempo você passar com o Senhor, mais saberá sobre Ele e desejará agradá-lo. E com o tempo, se tornará cada vez mais parecido com Ele.

Esse relacionamento deve ser mantido com obediência e santidade. Isso é maravilhoso!

ASSISTA O VÍDEO DA NOSSA DINÂMICA, É SÓ CLICAR AQUI!

EXPLICAÇÃO

O comentarista vai abordar aqui o seguinte: você, por exemplo, tem alguma coisa que você faz, que você comenta, que você se veste, que parece com o amigo mais próximo que você tem?

As amizades acabam influenciando comportamentos, atitudes, palavras, frases, vestimentas; nosso jeito acaba sendo influenciado pelas pessoas que estão ao nosso redor. Então, para você entender aqui agora: se você se aproximar de Cristo cada vez mais, você vai estar se parecendo com Ele. Vai falar como Ele fala, vai se vestir como Ele se vestia, entendeu?

Ou seja, preocupado com a santificação, preocupado com a chamada de Deus na sua vida. Então, quanto mais tempo você passar com Cristo em oração, meditação da Palavra e consagração, mais próximo você estará d’Ele. Quanto mais você se aproxima, mais perto fica.

E quem está perto de Cristo vai ficar forte, vai resistir, vai vencer. Vai ter luta, mas vai conseguir vencer. Agora, o nosso terceiro tópico, o item B, que traz por título “Investir Tempo na Presença de Deus”.

Investir tempo na presença de Deus levará você a desenvolver um relacionamento mais próximo e íntimo com Ele e preencherá sua mente com pensamentos que agradam ao Senhor. Ajudará você a resistir ao diabo e a fugir das tentações. Investir tempo na presença de Deus: quanto tempo você tem de oração, de consagração?

Quanto tempo você passa buscando o Senhor? Quanto tempo você passa em consagração, meditando a Palavra, cultuando, servindo?

3.B. “INVESTIR TEMPO NA PRESENÇA DE DEUS”

O comentarista aqui colocou: “Investir tempo na presença de Deus” vai estar te ajudando a resistir ao diabo e a fugir das tentações.

EXPLICAÇÃO

Então, o segredo é investir tempo na presença de Deus: oração, jejum, busca, consagração, fazer a obra de Deus, ter funções na igreja. Você, por exemplo, tem alguma função na igreja?

Pergunte aos seus alunos, incentive-os a ter alguma função na igreja, e isso também ajuda a resistir às tentações desta vida.

3.C. “HÁBITOS FUNDAMENTAIS PARA A VIDA CRISTÔ.

Mas dando seguimento, vamos para o nosso terceiro tópico, a letra C, que traz por título “Hábitos Fundamentais para a Vida Cristã”. Você pode investir tempo com o Senhor criando alguns hábitos que são fundamentais para a vida cristã.

Por exemplo, devocional diário é um momento especial do dia, dedicado à oração e leitura; ou seja, um tempo precioso de comunhão com Deus. É importante haver, em seu devocional, um momento de oração em que você expresse para Deus suas angústias e necessidades, alegrias e agradecimentos (Filipenses, capítulo 4, versículo 6 e 7).

A leitura da Bíblia: Deus falará com você por meio da leitura bíblica.

O exercício da leitura bíblica deve ser feito de forma sistemática. Escolha um livro da Bíblia ou comece pelo Novo Testamento e defina uma meta para concluir a leitura. Esse hábito é fundamental para você conhecer as Escrituras Sagradas.

EXPLICAÇÃO

Veja só, nós estamos ensinando a pré-adolescentes, pré-adolescentes cristãos que têm o Senhor. Então, todo cristão, agora, independente da idade, tem que aprender isso aqui: devocional diário, o seu momento de leitura da Bíblia, de consagração, de meditação na Palavra, de oração, de buscar a Deus, de conversar com Ele. Como foi colocado, leitura da Bíblia.

Irmãos, toda adolescente hoje, toda pré-adolescente já sabe ler, sabe escrever. E você, por exemplo, que é professor, tem que incentivar seus alunos a estarem lendo a Palavra, meditando a Palavra. Seus alunos precisam amar a leitura da Bíblia.

Agora, será que estão amando? Ah, pastor, o povo não gosta? Então, e o que é que você faz?

Como você está apresentando a Bíblia para os seus pré-adolescentes para que eles possam ter desejo? Cabe a você, enquanto professor, incentivar, motivar, orientar. Meu Deus!

Fazer meios para que sua turma esteja ali na Palavra do Senhor. Eu sei que os pais também têm essa responsabilidade, mas nós estamos ensinando para professores, e cabe a você motivar e incentivar seus alunos a estarem lendo a Palavra do Senhor. Por isso, incentive, professor!

CONCLUSÃO

O crente vence as tentações à medida que desenvolve uma vida de comunhão com Deus. ” Ocupe sua mente com as coisas de Deus. Você pode iniciar o devocional com o tempo que for possível para você, mesmo que seja pouco.

À medida que for sendo incorporado à sua rotina diária, o tempo de devocional aumentará naturalmente. O importante é buscar o Senhor enquanto se pode encontrar.

EXPLICAÇÃO

Para você entender, quando você começa a buscar o Senhor, seja em oração ou meditação na Palavra, no início vai ser um pouco mais difícil, cansativo.

Mas, quanto mais você orar, mais vontade você vai ter de ter uma vida de oração e meditação na Palavra.

Da mesma forma, o grande segredo é começar. Quando você começar com o seu devocional, quando você iniciar sua leitura, quando você começar com o seu jejum, você vai começar a tomar gosto por isso, e cada vez mais vai ser menos dolorido e mais prazeroso estar na presença de Deus em oração, jejum e meditação.

Você sabe muito bem que, irmãos, tem pessoas que, para ler um versículo da Bíblia, têm dificuldade. Comece com a metade, com um capítulo, com dois, com três, com um livro. Quando você pensar que não, você estará amando a Palavra de Deus.

VENHA PRA NOSSO GRUPO DE INFORMAÇÃOES, É SÓ CLICAR AQUI!

✅ Venha ser Membro do Canal Descomplicando a Teologia 🩸

💝Benefícios❤‍🔥

Me chama no PV.

 

Toda semana os membros recebem no grupo VIP todos os Subsídios teológicos da semana referente a classe que ensina.

A cada Lição

  1. Slide.
  2. Vídeo aula.
  3. Vídeo com dinâmica.
  4. Dinâmica por escrito.
  5. Vídeo chamada.
  6. Card com a Leitura diária.
  7. Leitura diária em Vídeo.
  8. Vídeo com Despertador.
  9. Lição Comentada por Escrito.
  10. Atividade online e PDF.
  11. Cruzadinha online e PDF
  12. Caça Palavras PDF.
  13. Mapa Mental.
  14. Perguntas respondidas nós comentários.
  15. Participação no grupo VIP.

👉🏻 No Final do Trimestre

  1. Simulados.
  2. Certificados.
  3. Marcadores de Bíblia.
  4. Ideias para o Encerramento do Trimestre.
  5. Ideias pra apresentação.
  6. Ideias pra Lembranças.
  7. Cartazes.
  8. Escala pra professores.
  9. Ficha de Matrícula.
  10. Ficha de Relatorio Geral.
  11. Ficha de Frequência.
  12. Acesso ao Drave com vários livros em PDF.
  13. Projeto pra EBB.
  14. Pdfs
  15. Bônus extras
Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais