EBD – Missões e a Volta do Senhor Jesus – Lição 14 Adulto

EBD – Missões e a Volta do Senhor Jesus – Lição 14 Adulto – 4° Trimestre 2023.

 

VERDADE PRÁTICA

A Grande Comissão deve ser cumprida antes do Arrebatamento da Igreja.

Se buscarmos a ajuda e a força do Espirito Santo com certeza cumpriremos esta proeza.

 

LEITURA DIÁRIA.

Segunda – 1 Ts 4.13-17

A bendita esperança da Igreja de Cristo Jesus 13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

 

Terça – Mt 25.19-30

Desenvolvendo os talentos na evangelização até Jesus voltar 19 E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. 21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos.

 

Quarta – Mt 9.37

Os poucos ceifeiros chamados para a grande seara 37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Lc 10:2; Jo 4:35;

 

Quinta – Mt 24.14

A volta de Cristo está diretamente ligada à obra missionária 14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

 

Sexta – 2 Pe 3.9

A vontade de Deus é que ninguém se perca 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

 

Sábado – Mt 28.19-20

Atendendo ao chamado universal da evangelização 19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Mateus 24.3-14

3 – E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

4 – E Jesus, respondendo, disse-lhes:  Acautelai-vos, que ninguém vos engane,

5 – porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

6 – E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

7 – Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

8 – Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

9 – Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome.

10 – Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.

 

Hinos Sugeridos:  469, 552, 570 da Harpa Cristã

 

INTRODUÇÃO

Nesta oportunidade, encerraremos este trimestre relacionando o trabalho missionário com a bendita esperança da Igreja: a volta de Jesus.  Trabalhar com a esperança viva que Jesus estar as portas, nos dá mais alento e força.

Essa bendita esperança é o motor espiritual que motiva e anima toda a nossa prática missionária.  A proximidade da volta de Jesus não é apenas uma doutrina teórica, mas um fogo que inflama nossos corações e nos impulsiona a testemunhar com fervor. O poder do Espírito Santo, que animou a igreja desde o Pentecostes, é a força capacitadora por trás de nossa missão.

A compreensão a respeito da iminência da vinda de Jesus sempre trouxe um senso de urgência para a igreja do Novo Testamento e, consequentemente, para as igrejas de tradição pentecostal. O Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento, portanto, preguemos urgentemente o Evangelho!  Que sejamos embaixadores, representantes, fervorosos do Reino até o dia glorioso em que Ele voltará para nos levar para casa.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

 

PALAVRA-CHAVE: Retorno

 

I – ALCANÇANDO O MUNDO ATÉ QUE CRISTO VOLTE

  1. “E este evangelho do Reino será pregado”.

O texto de Mateus 24.14 afirma que o fim virá somente depois que o Evangelho do Reino tiver sido pregado em todo o mundo.

Somos os mensageiros da vinda do Salvador Não devemos permanecer de braços cruzados, pois compreendemos que a pregação do reino em todas as nações precede o grandioso evento, a volta de Cristo.

EBD – Missões e a Volta do Senhor Jesus – Lição 14 Adulto – 4° Trimestre 2023.

Basicamente, esse “Evangelho do Reino” é a mensagem do Novo Testamento a respeito do perdão e da nova vida em Jesus como realidades disponíveis na morte e ressurreição de nosso Senhor, como podemos ver no comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal. Aqui, somente Deus sabe o tempo em que a tarefa da evangelização será finalizada conforme os seus desígnios. Até isso ocorrer, a Igreja de Jesus deve transmitir o Evangelho de Cristo a todas as pessoas até que Ele volte para arrebatar a sua Igreja (1 Ts 4.13-17).

Não devemos nos perder em conjecturas sobre épocas e tempos; ao contrário, precisamos fixar nosso olhar em um sinal claro – a pregação do reino a todas as nações.

  1. A urgência da tarefa.

A urgência da pregação do Evangelho por causa da volta de Jesus é algo posto nas Escrituras. Por isso, os discípulos de Cristo são instados solicitados a desenvolver os talentos concedidos por Deus de modo a dar frutos antes da volta do Senhor Jesus (Mt 25.19-30).

Jesus, por meio de parábolas e ensinamentos, nos mostra a necessidade de utilizarmos produtivamente os talentos concedidos por Deus antes de Sua volta.  Nesse aspecto, há uma colheita que precisa ser realizada antes do tempo certo da ceifa (Jo 4.35), ou seja, da vinda de Cristo;

A hora de colhermos os frutos é essa, tem muitos lá fora que precisam estar aqui dentro, antes do arrebatamento, e essa responsabilidade é nossa,  dos obreiros que precisam concluir a obra, mesmo sendo poucos (Mt 9.37);

a seara é grande os obreiros são poucos, mais mesmo assim somos exortados a concluirmos a obra, e da noiva que tem de se ataviar e estar pronta para as bodas com o Noivo (Ap 19.6-9). Como noiva de Cristo que somos, há uma necessidade de prontidão e preparação espiritual.

 

SINÓPSE I: A pregação do Evangelho é uma tarefa urgente por causa da volta do Senhor Jesus.

 

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO: A Pregação do Evangelho: uma emergência

Deliberadamente, escolhi a palavra ‘emergência’ em relação à proclamação do Evangelho, em vez de a palavra ‘urgência’, por ser esta um termo relativo, enquanto que aquela implica problemas. Todos nós estamos familiarizados com as situações de emergência. Pousos de emergência de aviões são anúncios familiares. Uma emergência significa um pouso ou um choque com todo o seu horror e sua tragédia. As emergências apresentam-se diante de nós sem serem convidadas e desafiam nossa força e inteligência. Elas envolvem questões de vida ou morte.

[…] Nenhuma emergência, contudo, pode ser comparada à emergência da proclamação do Evangelho. Aqui, nós enfrentamos não apenas uma questão de vida ou morte, mas de bem-estar espiritual e eterno ou separação eterna, destituição e morte. Aqui, realmente, existe uma emergência.

Precisamos pensar sobriamente, para compreendermos, pelo menos em parte, o estado de emergência em que a presença e posse do Evangelho nos colocou. Essa é uma emergência de infinita importância que envolve a felicidade ou a miséria eterna de várias pessoas” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.398).

 

II – A VOLTA DE JESUS ATRELADA À OBRA MISSIONÁRIA.

  1. A relação da volta de Jesus e Missões.

A volta de Jesus Cristo, sem sombra de dúvida, está ligada à obra missionária, como afirmava o grande evangelista Billy Graham: “De acordo com Mateus 24.14, Deus ligou a segunda vinda de Cristo ao sucesso da evangelização mundial”.

A conexão entre a volta de Jesus Cristo e a obra missionária é inegável. O Fim dos tempos está ligado à propagação do evangelho por todas as nações, marcando a conclusão da missão evangelizadora global da Igreja.

Nesse sentido, os cristãos devem trabalhar pela salvação das almas dos homens com todas as suas forças.

A responsabilidade é nossa, e o desejo do nosso Deus é que ninguém se perca, todos os cristãos são solicitados a ansiosamente responder a esse chamado, tendo uma paixão por ganhar almas.

Para esse serviço, temos a cooperação do Espírito Santo e a vontade de Deus, que não deseja que alguém pereça (2 Pe 3.9)

Deus ainda não pôs fim ao presente período da história por não quer que ninguém pereça

Por isso, cada cristão deve estar à disposição para atender ao chamado da evangelização, pois “o fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é” (Pv 11.30).

Atenção! “O que ganha almas” significa literalmente “um que toma ou adquire almas”, capturando outros com ideias ou influências. Como uma árvore atrai as pessoas para sua sombra, a maneira de viver de uma pessoa temente a Deus, atrai outros que querem, como ela, saber como encontrar um significado para a vida.

 

2. O chamado para a Igreja.

As palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja atual: “o tempo está próximo” (Ap 1.3). Por isso, o Senhor Jesus Cristo continua a chamar sua Igreja. Trata-se de um alerta final que precisa ser proclamado até a volta do Senhor.

A Igreja atual deve ser sensível a esse alerta final, reconhecendo que estamos nos momentos decisivos antes da volta de Cristo. É uma responsabilidade compartilhada por todos os membros do corpo de Cristo, uma missão que requer não apenas os líderes, mas toda a comunidade de crentes. Este é um chamado para despertar, para ação imediata em resposta à convocação divina.

Nesta última hora da Igreja neste mundo, uma nova geração de voluntários precisa responder ao chamado universal para a evangelização (Mt 28.19,20)

EBD – Missões e a Volta do Senhor Jesus – Lição 14 Adulto – 4° Trimestre 2023.

em meio a um mundo em constante transformação, esses voluntários são chamados a se comprometer a levar o Evangelho a todos os cantos da terra,

a fim de que novos crentes se preparem para ouvir a voz de Cristo chamar por ocasião de sua volta (1 Ts 4.16,17).

Este é um chamado que ultrapassa gerações, uma missão que se desenrola ao longo da história da Igreja.

Aproveitemos, portanto, os meios hodiernos de grande avanço tecnológico que possibilita a Igreja de Cristo comunicar o Evangelho a toda a raça humana.

A tecnologia moderna oferece meios inovadores para cumprir essa missão. A Igreja de Cristo é incentivada a tirar proveito dos avanços tecnológicos contemporâneos, essas ferramentas não trazem vantagens só para nós, mas são oportunidades divinamente providenciadas para alcançar e impactar vidas em uma escala global.

 

SINÓPSE II O sucesso da evangelização mundial tem a ver com a promessa da volta de Jesus.

 

CONCLUSÃO

Preliminarmente, primeiramente devemos agradecer a Deus pelo despertamento missionário que temos visto no Brasil nestes últimos tempos quanto à prática missionária. E pode melhorar mais, pois nosso orientador é o Espirito Santo. E o nosso desejo é que mais igrejas locais invistam em oração, em recursos humanos e financeiros para alcançar os que ainda se encontram perdidos. Vivemos os últimos dias da Igreja no mundo e, por isso, essa obra é urgente. Que o Espírito Santo continue despertando a Igreja nestes últimos dias que antecedem a volta do Senhor Jesus Cristo para arrebatá-la!

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

  1. O que é o “Evangelho do Reino”?

Basicamente, esse “Evangelho do Reino” é a mensagem do Novo Testamento a respeito do perdão e da nova vida em Jesus como realidades disponíveis na morte e ressurreição de nosso Senhor, como podemos ver no comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal.

 

  1. O que os discípulos de Cristo são instados a desenvolver?

Os discípulos de Cristo são instados a desenvolver os talentos concedidos por Deus de modo a dar frutos antes da volta do Senhor Jesus (Mt 25.19-30).

 

  1. Com que está ligada a volta de Jesus?

A volta de Jesus Cristo, sem sombra de dúvida, está ligada à obra missionária, como afirmava o grande evangelista Billy Graham: “De acordo com Mateus 24.14, Deus ligou a segunda vinda de Cristo ao sucesso da evangelização mundial”.

 

  1. Quais palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja de hoje?

As palavras do apóstolo João podem ser aplicadas à igreja atual: “o tempo está próximo” (Ap 1.3).

 

  1. Você tem aproveitado os meios hodiernos de tecnologia para evangelizar?

Resposta pessoal.

 

 

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados