EBD- Missões Transculturais no Novo Testamento- Lição 4 Adulto

EBD- Missões Transculturais no Novo Testamento- Lição 4 Adulto

Igreja do Senhor herdou a missão de Deus, mediante o seu Filho, para testemunhar, apresentar e proclamar a mensagem de Salvação para o mundo. Por isso, a missão da Igreja de Cristo deve ser executada com todo temor e reverência.

TEXTO ÁUREO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16).

O amor de Deus o levou a pagar o preço da redenção do homem: a vida de seu Filho; o mais alto preço que Ele poderia pagar. Jesus aceitou nossa punição. pagou o preço por nossos pecados, e nos ofereceu uma

nova vida, que comprou para nós. Que missão árdua e gloriosa.!!

VERDADE PRÁTICA

A natureza missionária de Deus pode ser vista ao fazer de seu único Filho um missionário, e da Igreja a sucessora dessa sublime tarefa.

Quando partilhamos as Boas Novas com os outros, nosso amor deve ser como o de Jesus;

devemos prontamente desistir de nosso conforto e segurança,

caso seja necessário, para que outros possam unir-se a nós e

receber o amor de Deus!

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Jo 20.21; 3.16 O Pai enviou o Filho para uma grande missão.

21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Terça – 1 Co 15.28 O plano de Deus tem dimensão universal e abarca todas as esferas da vida.

28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Quarta – Mt 28.19 A clareza da Grande Comissão no Novo Testamento.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Quinta – Is 61.1,2 A obra missionária do Senhor Jesus Cristo.

1 O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;

2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Sexta – Jo 8.32,36 A verdadeira liberdade está em conhecer o Senhor Jesus.

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.

Sábado – Ef 2.14 O “muro da separação” entre judeus e gentios foi derrubado por meio de Jesus Cristo.

14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio,

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Isaías 61.1-2; Lucas 4.17-20

Isaías 61

1 – O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;

2 – a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Lucas 4

17 – E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

18 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19 – a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

20 – E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

HINOS SUGERIDOS:  376, 378, 471 da Harpa Cristã.

INTRODUÇÃO

No Novo Testamento, o Senhor Jesus foi o primeiro missionário enviado pelo Pai (Jo 20.21).

Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Seja qual for a tarefa que Deus nos

deu, não podemos esquecer: a nossa autoridade vem de Deus e Assim como o Pai enviou Jesus, Ele agora envia os seus seguidores; nós fazemos parte deste grupo!

Pelo fato de ter sido o enviado de Deus, Ele trouxe consigo um plano de resgate da humanidade que envolve todos os seus seguidores.

Ao convocar seus seguidores para se tornarem “pescadores de homens” em Mateus 4:19, Jesus estabeleceu a responsabilidade de atrair outros para a fé e salvação.

Nosso Senhor disse aos seus primeiros discípulos: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19).

Essa missão não terminou com a ascensão de Jesus; em vez disso, os discípulos a receberam e, por extensão, todos os cristãos.

Por isso, podemos dizer que o Novo Testamento é uma obra de caráter missionário do início ao fim, onde os Evangelhos, o livro dos Atos, as Cartas e o Apocalipse são instrumentos de um verdadeiro trabalho missionário.

Os Evangelhos, o livro de Atos, as Cartas e o Apocalipse são instrumentos valiosos, guiando os crentes em seu dever de serem mensageiros de esperança, paz e redenção, continuando a obra iniciada por Jesus e compartilhando a luz do evangelho com todos os cantos da terra.

EBD- Missões Transculturais no Novo Testamento (Lição 4 Adulto) EBD 4 Trimestre 2023.

PALAVRA-CHAVE

Novo Testamento

I – O DEUS MISSIONÁRIO REVELADO NO NOVO TESTAMENTO

  1. A Bíblia mostra um Deus missionário.

A Bíblia Sagrada, de Gênesis ao Apocalipse, é um livro eminentemente acima de tudo missionário porque sua inspiração emana procede, provem de um Deus missionário, aquEle que envia: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21; Jo 3.16).

A Bíblia Sagrada é mais do que um livro; é a manifestação da missão divina ao longo da história da humanidade. A inspiração divina que permeia, que atravessa suas páginas reflete a natureza missionária de Deus, que envia e redime a humanidade por meio de Seu amor.

No Antigo Testamento, Israel foi o instrumento usado por Ele para alcançar o objetivo divino, mas Israel não o alcançou.

Apesar dos desvios e desobediência, de Israel, o Antigo Testamento revela a persistência de Deus em Sua missão de reconciliação com a humanidade.

Todavia, a partir do Novo Testamento, Deus passou a usar a Igreja para cumprir esse propósito, mostrando ao mundo o seu grande e sublime amor.

Deus escolheu a Igreja como o meio principal para cumprir Sua missão de revelar ao mundo Seu amor e salvação, a Igreja, como o Corpo de Cristo, tornou-se a portadora da mensagem redentora, seguindo o exemplo de Jesus e dos primeiros discípulos.

  1. Uma perspectiva visão missionária do Novo Testamento.

O ensino do Novo Testamento é totalmente missionário.

O ensino do Novo Testamento é uma chamada constante para que a Igreja e cada crente adotem uma abordagem missionária.

Pelo fato de o povo de Israel ter falhado no seu propósito missionário, Deus organizou um novo povo, a Igreja de Cristo, para que ela levasse à frente o propósito universal de Deus em redimir o ser humano.

A necessidade de uma atuação missionária clara e direta se tornou necessário devido à falha do povo de Israel em cumprir seu propósito missionário original.

Para isso que o Nosso Senhor, o Filho Unigênito de Deus, foi enviado ao mundo, fazendo-se assim o missionário por excelência (Jo 3.16).

O próprio Filho de Deus, Jesus, personifica representa o missionário por excelência. Sua vinda ao mundo, como registrado em João 3:16, é um testemunho do amor de Deus pela humanidade, sua vinda também nos mostra, sua missão de resgatar a humanidade do pecado.

Não por acaso, o missionário escocês, David Livingnstone, disse: “Deus tinha um único filho e fez dele um missionário”.

Isso nos mostra a importância da missão no coração de Deus. A missão cumpre o propósito divino de redimir a humanidade, iniciado por Jesus Cristo e continuado pela Igreja.

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3. A Igreja à luz dessa revelação.

A missão da igreja vai além das paredes do templo; ela se estende às ruas, aos lares, aos locais de trabalho e às nações distantes.

À luz dessa revelação bíblica, a de um Deus missionário nas páginas do Novo Testamento, a Igreja de Cristo tem uma tarefa ainda inacabada: anunciar o Evangelho a toda a criatura (Mt 28.19).

Esta tarefa sagrada não é uma invenção humana, mas uma continuação da missão divina que começou com Deus, que enviou Seu Filho ao mundo com o propósito de redimir a humanidade.

Essa tarefa começou em Deus, que enviou o seu Filho com a mesma missão, que passou à Igreja do Novo Testamento e, atualmente, perdura como missão primeira da igreja na atualidade.

Atualmente, essa missão continua a ser a tarefa primordial da igreja. A necessidade de compartilhar a mensagem redentora de Jesus Cristo permanece tão urgente quanto nos primeiros dias da igreja.

SINÓPSE I

A Bíblia toda, e mais especificamente o Novo Testamento, revela um Deus missionário.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO

“Teologia Missionária e o Novo Testamento.

A teologia missionária do Novo Testamento (separada dos Evangelhos) não é difícil de ser estabelecida. Precisamos apenas nos lembrar do fato de que o livro de Atos é o autêntico registro missionário dos apóstolos e da Igreja Primitiva e de que todas as epístolas foram escritas para igrejas estabelecidas através de esforços missionários. Se o cristianismo não fosse uma religião missionária e os apóstolos não tivessem sido missionários, não teríamos o livro de Atos e nenhuma epístola. Com a exceção de Mateus, até mesmo os Evangelhos foram escritos para igrejas missionárias.

O Novo Testamento é um livro missionário em discurso, conteúdo, espírito e desígnio. Esse é um fato simples, mas também é um fato de real e profunda importância. O Novo Testamento é mais a teologia em ação do que teologia em razão e conceito. Ele é ‘teologia missionária’” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.159-60).

II – MISSÕES NOS EVANGELHOS E EM ATOS DOS APÓSTOLOS

  1. Nos Evangelhos.

De acordo com os Evangelhos, Jesus é o Enviado de Deus para salvar e tornar o seu povo uma agência missionária. Isso mesmo, sua missão era salvar e redimir a humanidade, e assim ele fez, e tonou a sua igreja responsável por essa missão que ainda não terminou.

Seu ministério foi marcado inteiramente por ações missionárias, demonstrando muito amor e compaixão enquanto anunciava a mensagem de salvação para todas as pessoas (Is 61.1,2).

Essa missão de Jesus está profeticamente apresentada em Isaías 61:1-2, mostrando que Ele veio para libertar os cativos e proclamar a boa notícia aos oprimidos. 1 O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;  2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Essa natureza missionária pode ser vista também na formação dos Evangelhos à medida que eles foram produzidos sob a inspiração do Espírito Santo, para que as pessoas pudessem conhecer o Senhor Jesus (Jo 8.32,36).

Os evangelhos não são apenas registros históricos, mas instrumentos divinos que revelam a verdade sobre quem Jesus é e qual é o Seu propósito na vida de cada pessoa.

Não por acaso, cada um dos Evangelhos é concluído com o mandato incumbência da Grande Comissão (Mt 28,18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.44-48; Jo 20.21-23). Eis a natureza missionária deles.

Esse mandato essa incumbência não é apenas uma instrução, mas uma comissão, missão divina que continua a guiar a igreja até os dias de hoje.

  1. Nos Atos dos Apóstolos: os missionários Filipe e Pedro.

Na igreja cristã, os primeiros cristãos e líderes tinham a missão de propagarem a salvação a todos os povos em todos os tempos. Eles entenderam claramente a natureza missionária do evangelho e a necessidade de propagar a mensagem de salvação a todas as nações.

Nesse sentido, Filipe foi o primeiro missionário transcultural da Igreja Primitiva, enviado para a estrada de Gaza, antiga região dos filisteus, onde encontrou um eunuco, alto oficial da rainha dos etíopes. Depois de lhe ter anunciado o Evangelho, batizou-o nas águas (At 8.26-39).

Esse episódio é um exemplo de como a missão cristã transcende fronteiras geográficas e culturais, mostrando que a mensagem de Jesus é para todas as pessoas.

Outro episódio importante foi quando o apóstolo Pedro reconheceu que, para Deus, todos os seres humanos são alvos do amor divino, deixando claro que sua mensagem é dirigida a todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade (At 10.34,35; 11.17,18).

Pedro, teve uma visão na qual Deus lhe mostrou que não deveria chamar impuro o que Deus havia purificado. Isso o levou a entender que o evangelho de Cristo não era apenas para os judeus, mas para todas as pessoas.

  1. Nos Atos dos Apóstolos: os missionários Paulo e Barnabé.

O apóstolo Paulo, de perseguidor dos cristãos, tornou-se o apóstolo dos gentios (At 9.15,16; 3.8; 1 Tm 2,7; Tt 2.11). Em Atos, vemos que, através de seu ministério, a primeira igreja estendeu-se a todos os povos, culturas e nações conhecidos naquela época.

A jornada missionária, de Paulo registrada em Atos e em suas cartas, é uma narrativa inspiradora de zelo, dedicação e amor pela expansão do evangelho.

Nesse contexto, temos também Barnabé que, após ter sido enviado pelos apóstolos à Antioquia, para pastorear os que se converteram por meio da pregação dos dispersos de Jerusalém pela perseguição, foi enviado pela igreja em Antioquia, juntamente com Paulo, pelo poder do Espírito Santo, para o campo missionário.

Barnabé nos mostra o papel fundamental de mentores e líderes na preparação de novos missionários e na expansão do evangelho em contextos diversos.

Assim, podemos afirmar que em Antioquia estava a primeira igreja missionária de natureza gentílica (At 13.1-4).

SINÓPSE II

Nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos as Missões ocupam uma posição relevante.

III – A MISSÃO CUMPRIDA NAS CARTAS E NO APOCALIPSE.

  1. Nas Cartas Paulinas.

O apóstolo Paulo escreveu suas epístolas como um missionário. Seu objetivo missionário era instruir, nos assuntos doutrinários e práticos, as igrejas que ele plantava.

O que Paulo escreveu são verdadeiros tesouros de instrução e orientação, tanto para as igrejas que ele plantou quanto para todas as gerações de crentes que seguiram.

Por exemplo, a Carta aos Romanos é uma carta em que a universalidade do pecado e o processo de salvação são ensinados;

Paulo descreve de forma clara e eloquente a necessidade de todos, judeus e gentios, da graça redentora de Deus. Esta carta estabelece fundamentos teológicos sólidos e é uma fonte inesgotável de ensinamentos sobre a justificação pela fé.

A Carta aos Efésios traz a unidade da igreja a partir da queda “do muro da separação” entre judeus e gentios por meio de Jesus Cristo (Ef 2.14);

Ele usa a metáfora do “muro da separação” para ilustrar a barreira que a obra redentora de Cristo removeu, destacando a unidade e a paz que os crentes devem buscar.

As Cartas a Timóteo e a Tito lidam especificamente com qualificações para a vocação de novos líderes das igrejas plantadas, como dirigir os assuntos de uma igreja local.

Paulo fornece padrões critérios claros para a seleção de presbíteros e diáconos, e instruções detalhadas sobre como resolver, administrar os assuntos de uma igreja, garantindo que os líderes sejam exemplos de fé, integridade e dedicação.

2. Nas Cartas Gerais.

As Epístolas Gerais do Novo Testamento oferecem uma riqueza de ensinamentos e orientações com importância na visão missionária do cristianismo.

As epístolas gerais dão um forte testemunho sobre Missões, como por exemplo: a Carta aos Hebreus demonstra a descontinuidade ou interrupção entre a Antiga e a Nova aliança, enfatizando destacando a nova como “melhor” (Hb 7.19,22), a qual, uma vez aceita, a missão de Deus nos levará para o centro da vontade de Deus, para realizar a sua vontade como lhe agrada (Hb 13.20);

A Nova Aliança estabelecida por meio de Jesus Cristo, é superior e proporciona uma relação mais profunda e pessoal com Deus.

A Carta de Tiago contém a sabedoria prática para viver o Evangelho de Cristo.

A Carta de Tiago, por sua vez, é uma fonte valiosa de sabedoria prática para viver o Evangelho de Cristo. Tiago destaca a importância de uma fé genuína que se manifesta em obras.

E, finalmente, as Cartas de Pedro asseguram a nossa posição de povo de Deus e a esperança da vinda do Senhor Jesus. Essas cartas encorajam os cristãos a permanecerem fiéis, mesmo diante de perseguições e adversidades.

3. No Apocalipse.

A mensagem central de Apocalipse é o anúncio de um Cordeiro que é Leão e que venceu não para o seu benefício próprio, mas para conceder vitória aos que nunca venceriam sozinhos. Isso sim e missão!

Nesse livro o Senhor Jesus revela ao apóstolo João a conclusão da longa jornada e o destino de toda a raça humana.

A missão da Igreja será cumprida, pois João contemplou uma multidão que vinha de todas as nações, tribos, povos e línguas (Ap 7.9-10), ou seja, as nações alcançadas, sem acepção de pessoas.

As sete igrejas localizadas na província da Ásia Menor, nos capítulos 2 e 3, devem ser vistas como “igrejas missionárias”. Nesse sentido, o apóstolo João relata que Deus se interessa pela salvação de todos os homens (Ap 5.9,10; 7.9; 11.15).

SINÓPSE III

Nas Cartas paulinas e gerais, bem como no livro de Apocalipse, está presente o propósito missionário de instrução e consumação de tudo.

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO.

“Os Apóstolos viviam e ministravam com a consciência de estarem tomados pelo Espírito Santo

As experiências do Senhor vivo e glorioso eram mediadas pelo Espírito Santo. Dessa forma, há uma ênfase firme e consistente quanto ao Espírito Santo no ensinamento e nas experiências apostólicas. […]

O Espírito Santo é a dinâmica no ministério dos apóstolos, e estar repleto do Espírito é essencial para um serviço eficaz e aceitável (At 2.4; 4.8,31; 6.3,5,10; 7.55; 8.29,39; 10.19; 1 Pe 1.12; 2 Pe 1.21).

O Espírito Santo também é a fonte apropriada de força e conforto no sofrimento e martírio. Os apóstolos sabiam por experiência a importância do Espírito Santo. Sem Ele, suas vidas teriam permanecido menos que cristãs, menos que normais, pois Ele mediava vida, dinâmica, significado, orientação e glória.

Foi devido à sua presença em suas vidas que a glória do Senhor ressuscitado irradiou-se dos apóstolos e os impeliu em seu empenho missionário” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.175).

CONCLUSÃO

O Novo Testamento mostra claramente a forma pela qual Deus planejou a redenção da humanidade caída por meio da sublime tarefa missionária. Um planejamento sublime e vitorioso.

Para esse fim, Ele enviou seu único Filho que, com preço de sangue, pagou o pecado dos homens de todas as tribos, línguas, povos e nações, constituindo-os seus cooperadores na obra de redenção de toda a Criação, decaída e prisioneira de Satanás. Como os planos de Deus não podem ser frustrados, a vitória será certa.

Ora, se Missões nasce do coração de Deus, ela deve estar no coração de quem ama a obra missionária.

Dinâmica Missões Transculturais no Novo Testamento (Lição 4 Adulto) EBD 4 Trimestre 2023.

REVISANDO O CONTEÚDO

  1. Por que podemos dizer que a Bíblia é um livro eminentemente missionário?

A Bíblia Sagrada, de Gênesis ao Apocalipse, é um livro eminentemente missionário porque sua inspiração emana de um Deus missionário, aquele que envia: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21; Jo 3.16).

  1. Qual é a tarefa inacabada da Igreja de Cristo?

Anunciar o Evangelho a toda a criatura (Mt 28.19).

  1. Como a natureza missionária na formação dos Evangelhos pode ser vista?

Essa natureza missionária pode ser vista também na formação dos Evangelhos à medida que eles foram produzidos sob a inspiração do Espírito Santo para que as pessoas pudessem conhecer o Senhor Jesus (Jo 8.32,36).

  1. Segundo a lição, quem foi o primeiro missionário transcultural da Igreja?

Filipe foi o primeiro missionário transcultural da Igreja Primitiva.

  1. Qual era o objetivo missionário do apóstolo Paulo com a suas Cartas?

Seu objetivo missionário era instruir nos assuntos teológicos e práticos as igrejas que ele plantava.

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