X
    Categorias: JUVENIS

EBD – O APOCALIPSE E O MILÊNIO – LIÇÃO 10 JUVENIS

EBD – O APOCALIPSE E O MILÊNIO – LIÇÃO 10 JUVENIS

CONECTADO COM DEUS

Há um futuro maravilhoso à nossa disposição, pois Jesus Cristo prometeu nos recompensar por nossa fidelidade e amor a Ele. Desfrutaremos da vida eterna e seremos participantes do seu reino de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Como reis e sacerdotes governaremos as nações em um mundo restaurado pelo Rei dos reis. Sirva a Deus hoje, mas com os olhos voltados para esta promessa tão especial.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI.

  1. O REINO MILENAR DE CRISTO

Breve está o cumprimento de mais uma profecia do Apocalipse, muito ansiada, por toda a criação, Quando o ecossistema da Terra será restaurado e a expectativa da natureza será suprida (Rm 8.18), voltando ao seu estado original, como no Éden. O Reino de Cristo será estabelecido entre nós. Aleluia!

1.1. O que é o Milênio?

O Milênio é um período de mil anos no qual Jesus governará a Terra. Cuidado com heresias! O Apocalipse é claro sobre tal período e a nossa fé deve permanecer firmada na Palavra (Sl 119.140).

Não encontramos na Bíblia a palavra “milênio”, porém expressões se referindo a ela: tempos de refrigérios (At 3.19): tempos de restauração (At 3.21): plenitude dos tempos (Ef 1,10): Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6); Reino de Deus (Mc 1.15) e mundo futuro (Hb 2.5).

O milênio aponta para o período em que o Reino de Deus haverá de se estabelecer literalmente sobre a terra, com o Senhor Jesus regendo as nações em um reino de paz e perfeição. Para tanto, o dragão, a antiga serpente (o Diabo) será aprisionado durante mil anos (Ap 20:1,2), e receberá um selo “para que mais não engane as nações, até que o mil anos se acabem” (Ap 20:3). Sobre isso, a palavra de Deus diz que bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição, pois sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos (Ap 20:6). Ou seja, pela fé cremos que nós seremos participantes deste Reino! Glória a Deus!

1.2. Um Reino glorioso

Por toda a Bíblia há a promessa do Reino de Deus entre nós. No Antigo Testamento há várias referências ao reino milenar. O profeta Isaías predisse a vinda do Rei e de seu reino justo (Is 9.6-7). O profeta Daniel viu, no futuro, o Filho de Deus instituindo o seu governo eterno (Dn 7.14) e que Deus estabelecerá um reino indestrutível (Dn 2.44)!

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

No livro do profeta Daniel temos o relato de um sonho (tido pelo então Rei Nabucodonosor) revelado e interpretado por Daniel; e esse sonho era acerca de uma estátua; e essa estátua composta de diferentes materiais representava os reinos da terra ao longo dos séculos (Império Babilônico, Império Medo-Persa, Império Grego, Império Romano). E sucedeu que encerrado o tempo daqueles reinos, sobreveio sobre aquela estátua uma grande pedra (que representa o Cristo) “a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou” (Dn 2.34), e juntamente foi esmiuçada aquela estátua (os reinos do mundo). Sobre esse momento citado, acredita-se que sucedeu quando da morte e ressurreição de Cristo, porque justamente no império de Roma o próprio Senhor disse que “era chegado o reino de Deus” (e assim também pregava João Batista, acerca do Messias).

Sobre o reino dessa pedra, a visão diz que a pedra se fez um grande monte e encheu toda a terra (Dn 2:35), e esse reino “não será jamais destruído; e não passará a outro povo” (Dn 2:44). O Salmista (Sl 22) acrescenta dizendo que nesse reino “os mansos comerão e se fartarão” (v 26), “Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações” (v 28).

O profeta Isaias diz ainda que “a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas” (Is 35:7), e que “ali, não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele” (Is 35:9) pois  “alegria eterna haverá sobre a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Is 35:10).

1.3. Características do Reino Milenar

No Milênio, a capital espiritual e política do mundo será Jerusalém (Zc 8.8). As nações virão a Cristo para adorá-lo e aprender a Lei do Senhor (Is 2.3)! De Jerusalém o Senhor dominará toda a Terra (Is 60.3; Jr 33.9; Zc 14.9,16).

O Milênio será estabelecido após Jesus Cristo voltar, em glória e poder, derrotando todos os seus inimigos. Ele acabará com o governo maligno do Anticristo (Ap 19.19,20) e aprisionará Satanás, que não será mais o príncipe deste mundo, pois estará aprisionado (Ap 20.2,3) e não terá mais poder sobre a terra. Assim, se iniciará o governo milenar de Cristo (v.4) e nós seremos os súditos deste Reino perfeito.

  • O Milênio será estabelecido após a vinda do Senhor Jesus e prisão de Satanás

  • O Messias governará desde Jerusalém (Zc 14:16)

  • As nações subirão à Jerusalém e aprenderão a lei do Senhor (Is 2:3)

  • Os reinos andarão por ele (não haverá oposição durante o milênio) [Is 35:9]

  • Não haverá espaço para tristeza ou lamento, pois o Senhor será a alegria das Nações

  • Haverá paz, harmonia e reconciliação de toda a natureza (e da natureza com o homem)

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI.

  1. QUEM ESTARÁ NA TERRA NO MILÊNIO?

2.1. Pessoas comuns

Não existe reino sem um povo. No Milênio não será diferente. Jesus Cristo reinará e seus súditos se prostrarão diante dEle (Ap 15.4). Uma parte destes súditos é formada por pessoas convertidas a Cristo que sobreviveram à Grande Tributação (Rm 9.27). Como hoje, elas comerão, dormirão, trabalharão, casarão e terão filhos (Zc 8.5).

Como aprendemos nas lições anteriores, a igreja de Cristo não provará do governo do Anticristo, pois será arrebatada antes da grande tribulação. No entanto, em relação aos que ficarem na terra (especialmente os 144 mil – objeto de estudo de aulas passadas), haverá quem resistirá e não se dobrará diante do Anticristo. Em um momento posterior, já no contexto do milênio, essas pessoas também serão participantes do grande Reino!

2.2. Os santos de todas as eras

A outra parte dos súditos serão os santos que virão com Cristo em glória: Os salvos do Antigo Testamento; os salvos que morreram em Cristo (Ap 19.8,14,19): os salvos que foram arrebatados com a Igreja (1 Ts 417) e os salvos que foram mortos na Grande Tributação (Ap 7.14). Todos participarão do reino de Cristo (Dn 7:18,27). Seremos nomeados reis e sacerdotes (Ap 1.6; 5.10; 20.6), também teremos a tarefa de julgar as nações (1 Co 6.2). Os 12 apóstolos farão parte deste reino e terão uma função muito especial, a de julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28)

Uma tão grande multidão que também participará do Reino de Cristo será a multidão dos Salvos (os salvos de todas as eras). Ou seja, podemos imaginar como participantes, desde Abel até os últimos santos que provaram da morte – e que ressuscitarão (1 Ts 4:16). Nos encontraremos com Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, rei Davi, os profetas, os apóstolos e todos os irmãos da igreja primitiva que padeceram para que o evangelho chegasse até a mim e a você! Tudo isso será possível graças ao nosso Senhor Jesus, o primeiro de todos na ressurreição (1 Co 15:20,21).

  1. OS OBJETIVOS DO MILÊNIO

3.1. Aprisionar Satanás

O Senhor irá aprisionar a Satanás no abismo, tirando a sua autoridade sobre a Terra (Ap 20.2-3).

No milênio, o Dragão, a antiga serpente (que é o Diabo e Satanás) será aprisionado no abismo; “para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Ap 20:2). Isso significa que durante o milênio, via de regra, a maldade, a mentira e o engano estarão ausentes, pois aquele que produz o mal estará ausente.

3.2. Restaurar a Terra e trazer paz

Jesus cumprirá as promessas de restauração da Terra, impedindo o colapso do planeta e a extinção da raça humana. A Terra geme e anseia por essa restauração (Rm 8.18).

O governo de Cristo e sua paz jamais terão fim (Is 9.7). Haverá mil anos de plena paz e o Principe da Paz dominará a terra.

Historicamente, grande parte dos entendimentos entre as nações refere-se à administração dos recursos naturais (e entenda “administração” tanto a utilização quanto a preservação; pois cada um tem o seu interesse). Nisso, muitos estudos e teorias foram elaborados e debatidos (o que dá origem às “escolas de pensamentos”), mas humanamente falíveis e ineficientes, pois a terra ruma ao colapso – se não fosse pela intervenção do Messias. Dessa maneira, a terra que hoje sofre com fortes “dores de parto” (Rm 8:22) terá o seu momento de “respiro” e restauração.

3.3. Estabelecer o Reino de Cristo

Desde o Antigo Testamento, o Reino de Cristo é profetizado e no Milênio ele será estabelecido (Dn 714; Ap 20,6).

Conforme já discutido em toda a lição, a relação do milênio é com o próprio estabelecimento do Reino de Cristo; então certamente esse é um dos objetivos (na verdade todos os objetivos são estabelecidos justamente por haver o Reino de Cristo).

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

3.4. Restaurar a nação de Israel

No Milênio, os inimigos de Israel estarão derrotados (Ap 19.19-20), e a restauração virá sobre o povo escolhido.

Deus fez uma aliança com Abraão, e a renovou com Isaque e com Jacó, a quem chamou de Israel. Ao longo da história, Israel foi o povo a quem Deus chamou de “Meu povo”, e o Senhor foi o Deus a quem Israel chamou de “Meu Deus”; e isso revela a aliança existente.

No entanto, como fruto da desobediência, Israel e Judá (já no contexto dos reinos divididos) foram invadidos e saqueados; e habitaram em terras distantes, no período que ficou conhecido como “período do cativeiro”. Esse período – conforme profetizado pelos homens de Deus – durou 70 anos. Ocorre que, mesmo após (desde) o fim do cativeiro, os Judeus andaram dispersos pelo mundo e provaram de muitas perseguições (a começar por aqueles que preferiram ficar na Babilônia a retornar para Jerusalém).

E assim sucedeu; e nos impérios seguintes (grego e romano) os Judeus não provaram de liberdade e restauração plena; e na idade média pior ainda aconteceu, quando espalhados pela Europa, passaram a ser odiados pelos “nativos”, porque julgavam os judeus como uma raça impura, e os acusavam de serem o motivo das suas crises econômicas. O antissemitismo (ódio, preconceito e hostilidade sistemática contra os Judeus) teve o seu ápice – na idade moderna – entre 1933 e 1945, durante as guerras mundiais; onde milhões de Judeus foram perseguidos, torturados, e mortos pelo regime nazista alemão.

Nos dias de hoje podemos, ainda, observar o contexto de guerra com o qual Israel convive (principalmente com a região da palestina; e todos os seus aliados internos e/ou externos); e a “tendência” (Bíblica) é que a pacificação (restauração) ocorra somente no reinado do Messias! Portanto, cabe a nós orar pelos nossos Irmãos Judeus, para que Deus tenha misericórdia deles e os sustente até o tempo determinado! O Salmo 126 diz: “Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam” (v. 6).

  1. COMO SERÁ O MILÊNIO?

É possível imaginá-lo? À luz das Escrituras, sim! Será um tempo como nunca houve na Terra (2 Pe 3.13).

4.1. Tempo de alegria e paz

O mundo experimentará a verdadeira paz entre as nações (Is 9,7). Não haverá fome na terra, pois a restauração ecológica impedirá a seca e catástrofes naturais (Is 35.1,10). As pessoas prosperarão grandemente (Jl 2.22-24,26).

O fato de o adversário estar aprisionado retirará da terra a mentira e o engano, consequentemente dissensões, contendas, descontentamentos e a maldade generalizada. Ao mesmo tempo, o fato de o Senhor Jesus reinar literalmente sobre tudo e todos, garantirá a plena justiça, pacificação e a harmonia. Será um tempo de alegria, paz e consolo.

4.2. Um reinado Santo

A santidade fará parte do cotidiano das nações. Os povos serão santos perante Deus (Is 4-3), pois todos viverão em comunhão com Ele!

A maior composição dessa tão grande multidão de súditos será dos santos de todas as era, cujos corpos já estarão transformados; então o reinado será santo (pela santidade de Deus e pelo corpo santificado dos santos salvos). Sobre os demais, por mais que ainda não tenham um corpo glorificado, estes receberão novas vestes, branqueadas no sangue do cordeiro (Ap 7:14 b).

4.3. A morte no Milênio

As doenças e a morte serão raras entre os salvos que sobreviveram à Grande Tribulação, pois há uma promessa divina de cura e vida prolongada (Jr 30.17). Os demais salvos terão o corpo glorificado e não se preocuparão com isso (1 Co 15.52).

Os salvos de todas as eras terão, na verdade, ressuscitado! Portanto, muito menos se preocupariam com a morte, que sobre eles já não terá mais poder. Quantos aos irmãos que venceram a grande tribulação e que também farão parte desse Reino, uma parte da doutra entende que provavelmente não sofrerão de morte derivada de enfermidades e/ou maldades, mas de uma “morte natural” tal qual acontecia no princípio, onde os dias dos homens eram muito maiores do que o que se observa hoje (veja que hoje a expectativa de vida média mundial está por volta dos 71,4 anos; baixíssima quando comparada com os irmãos do Gênesis). De qualquer sorte, no último dia, no juízo final (assunto de aula futura), todos (todos mesmo) serão julgados; e então, os salvos (agora salvos no geral) passarão para a vida eterna (eternidade plena e perfeita) enquanto outros sofrerão a segunda morte (Ap 20:12-15).

4.4. Tempo de adoração

Haverá o derramar do Espirito Santo como nunca antes (Is 32.15)! Será um avivamento mundial na busca do conhecimento de Deus: “porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor” (Is 2.3). Todos se prostrarão perante Ele e o adorarão (Is 66,23).

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

Tão grande multidão estará reunida na presença do Senhor; e na presença Dele nada há melhor para fazer do que derramar a nossa adoração! Será um tempo de plena alegria e de contentamento, e todos se prostarão e adorarão a majestade do Senhor Jesus!

PARA CONCLUIR

O Milênio será maravilhoso, pois um Reino perfeito será estabelecido. Será um tempo de restauração da Terra em todos os sentidos: espiritual, moral, social e até ecológico. O Reino Milenar de Cristo não é um governo humano e sim teocrático, vindo do céu para mostrar à humanidade a perfeição do criador e de seu domínio sobre todas as coisas.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais