blog descomplicando a teologia

EBD – O Culto da Igreja Cristã – Lição 11 Adulto – 1° Trimestre 2024

EBD - O Culto da Igreja Cristã - Lição 11 Adulto - 1° Trimestre 2024_20240315_000539_0000

EBD – O Culto da Igreja Cristã – Lição 11 Adulto – 1° Trimestre 2024

Um culto precisa de fato seguir alguns princípios, mas que não são humanos, e sim divinos. Portanto, antes, durante e depois de tal momento solene perante o Senhor, cada um de nós avalie-se a si mesmo, a fim de que ofereçamos a Deus um culto racional, como fruto de uma vida genuína de adoração, santidade e serviço a Ele.

 

TEXTO ÁUREO

“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (1 Co 14.26)

Aqueles que cooperam nos cultos (pregadores, cantores, leitores) devem ter o amor como sua principal motivação, dizendo palavras úteis ou participando de um modo que fortaleça a fé dos demais crentes.

 

VERDADE PRÁTICA

O culto é uma sublime forma de nos expressarmos em adoração, louvor, gratidão e total rendição a Deus.

No culto prestado a Deus deve haver adoração, oração, comunhão, manifestação dos dons espirituais com vista na edificação espiritual individual e coletiva, mas, acima de tudo, não pode faltar o ensino sistemático das Escrituras Sagradas.

 

LEITURA DIÁRIA

Segunda – 1 Co 11.27 – A solenidade do acontecimento do culto

Terça – Ez 44.9 – A sacralidade do acontecimento do culto

Quarta – Sl 48.1 – Celebrando a grandeza de Deus

Quinta – 1 Co 14.26 – O culto deve trazer edificação

Sexta – 1 Tm 4.13 – As Escrituras como base do verdadeiro culto cristão

Sábado – Ef 5.18-20 – Louvando a Deus de maneira sincera e de todo o coração

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Efésios 5.15-21

 

Hinos da Harpa Cristã: 124, 436, 533

 

PALAVRA-CHAVE: CULTO

 

INTRODUÇÃO

Nesta lição vamos estudar o culto cristão sob diferentes aspectos, pois precisamos conhecê-lo em sua natureza, qualidade, essência.

Aqui, veremos que o culto é santo e, por isso, deve ser solene, sagrado, reverente. Assim, também, mostraremos que a glorificação de Deus e a edificação da igreja são os propósitos sublimes do verdadeiro culto cristão.

Na glorificação a Deus revelamos a importância de colocar Deus no centro do culto, reconhecendo Sua soberania, amor e poder. Na edificação da igreja nós vemos que, o culto cristão não é apenas uma experiência individual, mas também um meio pelo qual os membros da igreja são encorajados, ensinados e equipados para viverem de acordo com os princípios cristãos.

E, por último, mostraremos que todo culto também tem um ritual. No contexto da igreja cristã, destacaremos o papel da Bíblia e da adoração entusiástica viva, ardente, na dinâmica pentecostal.

 

I – A NATUREZA DO CULTO

1. O culto como serviço a Deus.

O culto não é algo separado da vida cotidiana do cristão, mas sim uma extensão dela. É um estilo de vida que se caracteriza pela consagração total a Deus, onde dedicamos cada ação, pensamento e palavra ao serviço do Senhor.

Na Bíblia, o culto é mostrado como um serviço, isto é, uma vida entregue e consagrada a Deus (Dt 6.13).

O culto na Bíblia não é apenas uma prática cerimonial, mas é, essencialmente, um serviço dedicado a Deus. Isso implica em uma entrega total da vida ao Altíssimo, indicando uma atitude de devoção constante.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Em um primeiro plano tem a ver com a atitude com a qual se cultua o Altíssimo e, em um segundo plano, com a forma como se cultua.

A maneira como nos aproximamos de Deus é tão significativa quanto o próprio ato de cultuar. A adoração não é apenas um conjunto de rituais vazios, mas deve refletir uma atitude sincera e obediente.

O culto, portanto, expressa uma combinação de obediência à Palavra de Deus e a forma ritual como essa adoração acontece.

Isso destaca a importância tanto da submissão à vontade divina quanto do respeito aos princípios e cerimônias estabelecidos.

O livro de Atos dos Apóstolos, por exemplo, mostra a adoração no contexto do culto cristão (At 13.1-4). Enquanto os cristãos “serviam” Senhor, o Espírito Santo comissionou confiou, encarregou, incumbiu os primeiros missionários da igreja.

Em Atos 13.1-4, vemos a igreja de Antioquia adorando ao Senhor e, no decorrer desse culto, o Espírito Santo separa Barnabé e Saulo para a obra missionária, ilustrando como a adoração e o serviço estão interligados.

 

2.    O culto deve ser solene.

Por “solene” nos referimos ao que traz respeito e é majestoso. Isto é: não deve ser tratado de maneira casual ou irreverente, mas sim com seriedade e reverência.

Isso significa que tanto o conteúdo como a maneira de se cultuar são importantes (Ec 5.1; 1 Co 11.27). Por isso, o culto não pode ser destituído desprovido de significado nem realizado de qualquer jeito (Lv 10.1,2).

A história bíblica também nos fornece exemplos claros do cuidado que Deus espera que tenhamos ao nos aproximarmos dEle no culto. O incidente envolvendo os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, em Levítico 10.1-2, ilustra as consequências de se desrespeitar a santidade do culto, demonstrando que Deus não tolera uma abordagem irreverente ou descuidada.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Não por acaso, o apóstolo Paulo expõe princípios que regulamentaram o culto na igreja de Corinto (1 Co 12-14). Isso deixa claro que há uma ordem a ser observada na liturgia cristã. Para isso, temos na Bíblia o parâmetro para o bom ordenamento do culto. Por exemplo, aos coríntios, o apóstolo destacou o seguinte: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1 Co 14.40).

Paulo nos mostra a importância da ordem e do bom comportamento durante o culto, destacando que todos devem fazer as coisas decentemente e com ordem (1 Coríntios 14.40).

Nesse texto temos os termos gregos euschémonós, traduzido como “decentemente” e “decorosamente”; e taxis, traduzido como ordem. Isso nos leva a compreender, portanto, de acordo com a Bíblia, que o culto precisa ter decoro, decência e ordem.

Isso significa que devemos levar a sério a nossa abordagem e participação no culto, buscando honrar a Deus em tudo o que fazemos.

 

3. O culto é santo.

A santidade de Deus é afirmada por toda a Bíblia (Lv 11.44; Is 433; 1 Pe 1.15,16). É um tema apontado em toda a Bíblia, revelando Sua pureza, perfeição e separação do pecado. Visto que Deus é santo (Lv 20.26), o culto também deve ser santo. Dessa forma, nada que fosse profano deveria fazer parte do culto e da vida de quem o praticava no Antigo Testamento (Ez 44.9; Am 5.21-27; Is 1.13).

Essa santidade deve estar não apenas nos rituais e práticas do culto, mas também na vida daqueles que o praticam. Assim, o limite entre 0 santo e o profano deveria ser mantido (Ez 22.26; 44.23). Isto de forma rigorosa, demonstrando reverência e respeito pela santidade de Deus (Ezequiel 22.26; 44.23). 23 E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o impuro e o puro.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

 

Por outro lado, o Novo Testamento também põe em destaque o viver cristão na esfera do culto, isto é, de uma vida a serviço de Deus (Rm 15.5). A igreja é o espaço sacro onde o culto acontece (At 13.2). Assim como no Antigo Testamento, o culto cristão também não deve ser profanado tratar sem respeito nem reverência (1 Co 11.17,18). Nesse caso, tanto a conduta como o modo de viver são levados em conta na esfera do culto

nos mostrando que a santidade não se limita apenas às práticas rituais, mas se estende a toda a vida cristã. (1 Co 11.22). 22 Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não.

 

EBD – O Culto da Igreja Cristã – Lição 11 Adulto – 1° Trimestre 2024

 

AMPLIANDO O CONHECIMENTO EXPRESSÕES DA ADORAÇÃO NO CULTO CRISTÃO

“Dois princípios essenciais ajudam a dirigir e orientar a adoração cristã, a adoração genuína acontece em espírito e em verdade (veja Jo 4.23). Em outras palavras, a adoração não é apenas uma atividade física ou mental, mas também um exercício espiritual – uma resposta apropriada à maneira como Deus se revelou a nós, especificamente por meio do seu Filho, Jesus Cristo, (cf. Jo 14.6).” A adoração envolve a interação sincera entre o espírito humano e o Santo Espírito de Deus (1 Co 12.7-12).” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, p.818.

 

SINOPSE I

Sendo o culto uma forma de serviço a Deus, sua prática requer reverência, ordem e santidade.

 

AUXILIO TEOLÓGICO O CULTO DIRIGIDO PELO ESPÍRITO SANTO

Todos sabemos que o culto divino deve ser orientado pelo Espírito Santo, e consideraríamos uma temeridade se houvesse nestes escritos a pretensão de tomar para o homem prerrogativas que são exclusivas do Senhor. Cabe-nos, no entanto, dizer que o Espírito de Deus usa, para todos os atos que se praticam na igreja, o homem que se coloca à sua disposição. É maravilhoso notar que somos instrumentos do Espírito, e é do agrado do Senhor que seus servos estejam devidamente informados sobre qualquer procedimento nas atividades que a cada um têm sido conferidas.

A direção de um culto, cabe prioritariamente ao Espírito Santo, mas a participação humana é indispensável. O elemento humano na direção de um culto a Deus precisa estar primeiramente em sintonia com o Espírito Santo.

Dirigir um culto requer muita responsabilidade, porque, neste ato, se está trabalhando com matéria prima do Céu, alimento do Céu, que se distribui com os famintos espirituais. A meta de quem dirige um culto nunca pode ser a de cumprir um anseio humano nem de encontrar uma oportunidade para expor os frutos do eu e da vaidade, mas, sim, fazer tudo para glorificar o nome do Senhor” (OLIVEIRA, Timóteo. Ramos. Manual de cerimônias. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.16).

 

II – O PROPÓSITO DO CULTO

1. Glorificar a Deus.

O culto é uma celebração que se faz a Deus. Celebramos a grandeza de Deus e seus poderosos feitos (SI 48.1).

Quando nos reunimos para adorar, estamos celebrando a grandeza, a bondade e os poderosos feitos do Senhor Assim o culto é uma celebração pelo que Deus é e pelo que Ele faz (SI 103.1-5). O culto é uma expressão de gratidão e louvor pelo que Deus é e pelo que Ele tem feito em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.

Nesse aspecto, o culto é sempre cristocêntrico, nunca antropocêntrico. É importante compreender que o culto deve ser cristocêntrico, isto é, centrado em Cristo. Cristo é a esfera ou lugar onde deve acontecer o verdadeiro culto (Jo 2.18-22; Mc 14.58).

Ele é o lugar onde encontramos a plena manifestação da glória de Deus. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5) e o Eterno Sumo-Sacerdote (Hb 2.17; 5.5,10). o único caminho pelo qual podemos nos aproximar do Pai Se Deus não é celebrado, se Ele não é glorificado, então, o culto perdeu o seu real sentido. Se o culto não tem como foco glorificar a Deus, então ele perde seu verdadeiro significado e se torna vazio e sem propósito.

 

2. Quando não se cultua a Deus.

De fato, há cultos que não cultuam a Deus. A palavra nos alerta sobre a possibilidade de cultos que, apesar de serem realizados em nome da religião, não glorificam a Deus de maneira genuína.

Paulo censurou os coríntios afirmando que: “Quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor” (1 Co 11.20). Era como se dissesse: “o que vocês estão celebrando não é a Ceia”. Não era um culto o que eles estavam fazendo. Não daquela maneira. O culto estava sendo realizado de maneira inadequada e sem o devido respeito e reverência a Deus.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Infelizmente há muitas reuniões envernizadas Coberta de verniz para se parecerem com um culto, mas, de fato, não são. Parecem reuniões profanas tanto na sua forma quanto na sua essência. Não buscam glorificar a Deus.

Esses “cultos” podem se manifestar de várias maneiras. Podem ser reuniões que priorizam a aparência externa, mas carecem de um coração voltado para Deus. Podem ser ocasiões em que a adoração é substituída por entretenimento, e a busca pela glória de Deus é substituída pela satisfação dos desejos humanos.

 

3. Edificar a igreja.

Um dos propósitos principais do culto é trazer edificação à igreja. Assim, na esfera do culto, tudo deve buscar a edificação (1 Co 14.26).  26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

O verbo grego oikodoméo, traduzido como “edificar”, ocorre 40 vezes no Novo Testamento enquanto  substantivo oikodomé, traduzido como “edificação”, ocorre 18 vezes. O sentido é de algo que está sendo construído, como na parábola da casa edificada sobre a rocha (Mt 7.24,26; Lc 6.48).

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Ele é usado muitas vezes no contexto do culto. O fato mais claro de que um dos propósitos do culto é trazer edificação para a igreja está revelado no capítulo 14 de 1 Coríntios. Nesse capítulo, o apóstolo disciplina os usos dos dons na igreja pelo fato de seu uso não estar trazendo edificação à igreja. Assim, aquele que falava línguas na esfera do culto público deveria interpretar para que a igreja fosse edificada (1 Co 14.5).

As práticas, os dons espirituais e os ensinamentos ministrados durante o culto devem contribuir para o crescimento espiritual e a unidade do corpo de Cristo.

Todos os demais dons deveriam seguir esse critério (1 Co 14.12). Da mesma forma, os dons ministeriais (Ef 4.11) deveriam contribuir para “edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12).

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

É essencial que tanto os líderes quanto os participantes do culto compreendam que todas as atividades devem ser direcionadas para a edificação da igreja. Isso inclui a escolha de hinos, a pregação da Palavra, a administração das ordenanças e o exercício dos dons espirituais.

 

SINOPSE II

Embora o alvo do culto seja Deus e não o ser humano, um culto legitimamente cristocêntrico edifica toda a igreja.

 

III – A LITURGIA DO CULTO

1. A exposição da Bíblia.

O Movimento Pentecostal tem firmado seu compromisso com a autoridade da Bíblia para governar toda crença, experiência e prática.

Conhecer a prioridade das Escrituras na dinâmica do culto é essencial para manter a fidelidade à Palavra de Deus e para assegurar a edificação e o fortalecimento espiritual da igreja.

Dessa forma, os pentecostais viram a necessidade de julgar o mérito de todo ensino, manifestações espirituais e conduta à luz da Palavra objetiva e revelada de Deus, a Bíblia. 

Esse fato mostra que a leitura e a exposição da Bíblia devem ocupar o lugar de primazia na dinâmica da liturgia do culto. Nesse aspecto, o pastor que está à frente de uma igreja, e responsável pela liturgia do culto, deve ficar atento ao lugar que as Escrituras têm no culto.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

 

A exposição fiel e relevante da Palavra de Deus é essencial para alimentar a fé dos crentes, instruí-los na verdade bíblica e capacitá-los para viver uma vida cristã autêntica e transformadora.

O Senhor Jesus, nosso maior exemplo, fez da exposição das Escrituras a base de seu ministério (Lc 4.16-18).

Ao ler e interpretar as Escrituras na sinagoga, Jesus demonstrou a importância e a seriedade de conhecer e aplicar a Palavra de Deus em nossa vida espiritual e prática diária.

Escrevendo sobre a liturgia do culto na igreja de Corinto, o apóstolo Paulo pôs a “doutrina”, “instrução” (gr. didaché) como uma das necessidades da igreja (1 Co 14.26).

Isso indica que a exposição da Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e a edificação da igreja.   Encontramos esse mesmo apóstolo, juntamente com seu companheiro Barnabé, expondo e ensinando a Palavra de Deus (At 15.35). Mostrando que a pregação e o ensino da Palavra devem ocupar um lugar central na vida da igreja.  Da mesma forma, o apóstolo ficou em Corinto durante muito tempo expondo as Escrituras (At 18.11).

 

EBD – O Culto da Igreja Cristã – Lição 11 Adulto – 1° Trimestre 2024

]

 

2.A adoração entusiástica.

A adoração aparece em primeiro lugar na liturgia sugerida pelo apóstolo Paulo à igreja de Corinto (1 Co 14.26). A experiência do Espírito Santo na vida dos crentes impulsionava-os a adorar a Deus com alegria, gratidão e fervor.

A palavra “salmo” usada nesse texto traduz o grego psalmon e é uma referência ao hinário usado pelos primeiros cristãos. É possível que o apóstolo esteja se referindo aos Salmos de Davi. Não há dúvida de que a adoração na Igreja Primitiva era entusiástica.

Essa adoração entusiástica é uma expressão da fé viva e vibrante dos primeiros cristãos, que reconheciam o poder e a bondade de Deus em suas vidas. Isso porque Paulo se refere a cristãos cheios do Espírito que se reuniam para adorar (Ef 5.18-20). Que cada momento de adoração seja uma oportunidade para nos aproximarmos mais de Deus, experimentarmos Sua presença e sermos transformados à Sua semelhança.

 

3. O lugar da adoração no culto pentecostal.

Um grande teólogo pentecostal, William W. Menzies, destaca o lugar que a adoração tem entre os pentecostais. De acordo com ele, desde o começo, os pentecostais foram conhecidos no mundo todo pelas reuniões de cultos alegres e ruidosas. Isso era visto nas reuniões de oração nas quais todos os presentes, coletiva e eloquentemente, derramavam o coração perante Deus em oração e louvor. Isso também acontece no levantar das mãos como resposta a percepção de que Deus se faz presente.

Os crentes são encorajados a expressar sua adoração audivelmente e a se abrir para a manifestação dos dons do Espírito Santo, como profecia, línguas e interpretação de línguas, conforme o Espírito os guia. Faz parte também da liturgia pentecostal louvar a Deus em alta voz e exercitar os dons espirituais durante o culto. A adoração não é apenas um componente do culto, mas sim uma experiência de encontro com o Deus vivo e poderoso, que transforma vidas e traz renovação espiritual.

 

SINOPSE III

O culto Pentecostal segue o modelo de liturgia neotestamentária, com expressão fervorosa de adoração e primazia ao ensino da Palavra.

 

AUXÍLIO DOUTRINÁRIO OS ELEMENTOS DO CULTO

Havia diversos elementos na adoração nos tempos do Antigo Testamento, como oração, sacrifício, oferta, louvor e cântico. Fazia parte da liturgia judaica nas sinagogas do primeiro século d.C. a oração antífona do Shema, ‘ouve’, a confissão de fé dos judeus, a leitura bíblica e a exortação.

Nossa liturgia é simples e pentecostal, conforme o modelo do Novo Testamento: ‘Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação’ (1 Co 14.26). Ela consiste em oração, louvor, leitura bíblica, exposição das Escrituras Sagradas ou testemunho e contribuição financeira, ou sejam ofertas e dízimos. Entendemos que a adoração está incompleta na falta de pelo menos um desses elementos, exceto se as circunstâncias forem desfavoráveis ou contrárias” (SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 145).

 

CONCLUSÃO

Nesta lição, vimos os princípios que devem reger um culto cristão. O culto não pode ser de qualquer forma, pois ele tem princípios e normas para seguir. Como Deus é um Deus de ordem, então, o culto que se presta a Ele também tem de ser ordenado. Contudo, ordenado não significa frio e sem vida. O culto deve ser um momento de celebração, alegria e dinamizado pelo Espírito Santo.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

 

  1. Como a Bíblia mostra o culto a Deus?

Na Bíblia, o culto é mostrado como um serviço, isto é, uma vida entregue e consagrada a Deus (Dt 6.13).

 

  1. De acordo com a Bíblia, 0 que o culto precisa ter?

De acordo com a Bíblia, o culto precisa ter decoro, decência e ordem.

 

  1. Quando que o culto perde o sentido?

O culto perde o sentido quando Deus não é celebrado, se ele não é glorificado.

 

  1. Além de glorificar a Deus, qual é o outro propósito do culto de acordo com a lição?

Um dos propósitos principais do culto é trazer edificação à igreja. Assim, na esfera do culto, tudo deve buscar a edificação (1 Co 14.26).

 

  1. Qual compromisso o Movimento Pentecostal tem firmado?

O Movimento Pentecostal tem firmado seu compromisso com a autoridade da Bíblia para governar toda crença, experiência e prática.

 

VOCABULÁRIO (Envernizar: Aplicar verniz, lustrar, polir, dar brilho. )

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Redes Sócias

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados