X
    Categorias: JUVENIS

EBD – O Espírito atuante em Cristo- Lição 6 Juvenis – 4° Trimestre 2023

O que significa cristo para você? O que significa espírito santo? Qual a relação de cristo e do espírito santo? Você sabe alguma obra que jesus fez sobre influência do espírito santo?

A influência do Espírito Santo desempenhou um papel fundamental na vida e ministério de Jesus.

Desde o nascimento milagroso de Jesus, onde o Espírito Santo teve influência na concepção, até Seu ministério terreno, onde o Espírito capacitou Jesus a realizar milagres e ensinar com autoridade divina, essa presença divina é central na fé cristã.

O Espírito Santo transbordava em Jesus, tornando-O cheio de poder e autoridade para cumprir Sua missão. Isso enfatiza a divindade de Jesus e Sua importância na história do cristianismo.

Texto em destaque: “O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos”. (Is 61.1)

Leitura semanal:

  • Segunda-feira: Mt 3.18 ★ O Espírito revestiu a Cristo
  • Terça-feira: Lc 2.51 ★ O Espírito dava sabedoria a Cristo
  • Quarta-feira: Jo 3.34 ★ O Espírito transbordava em Cristo
  • Quinta-feira: Lc 4,1 ★ O Espírito conduzia Cristo
  • Sexta-feira: Mt 4.1 ★ O Espírito não poupou Cristo de ser tentado
  • Sábado: Lc 10,21 ★ O Espírito alegrou a Cristo

Leitura bíblica em classe: Mateus 1.18-21

Lição 6 Juvenis do 4° Trimestre 2023- O Espírito atuante em Cristo- EBD 4 Trimestre 2023.

INTRODUÇÃO
A doutrina da Trindade explica por que O Espírito Santo está diretamente relacionado a Jesus de Nazaré. Ocorre que apesar de distintos, O vínculo eterno entre os três forma uma unidade que constitui um único Deus.

Então a Obra da Salvação é uma obra operada por todas as três pessoas, cada um agindo dentro da sua especificidade.

Nesta lição, veremos como O Espírito Santo agiu em todo ministério de Jesus Cristo a fim de cumprir O plano eterno de salvar a mim a você. O Espírito Santo ama você e deseja passar a eternidade inteira ao seu lado. Para Ele você tem valor!

A doutrina da Trindade, que afirma que Deus é uma unidade composta por três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo), explica a relação entre o Espírito Santo e Jesus de Nazaré.

Apesar de serem distintos, os três formam uma unidade divina, constituindo um único Deus. Na obra da salvação, cada uma das três pessoas da Trindade desempenha um papel específico.

Nesta lição, é destacada a atuação do Espírito Santo ao longo do ministério de Jesus Cristo, desempenhando um papel essencial na realização do plano eterno de salvação para as pessoas.

O Espírito Santo age com amor e deseja estar ao lado de cada indivíduo, demonstrando o valor que cada pessoa tem para Ele.

A ideia central é que o Espírito Santo desempenha um papel ativo e amoroso na obra de salvação, agindo em conjunto com o Pai e o Filho para cumprir o plano divino de redenção.

Isso ressalta a importância da presença do Espírito Santo na vida dos crentes e Sua contribuição para a obra da salvação.

1 O ESPÍRITO SANTO E NASCIMENTO DE JESUS

O mesmo Espírito que atuou no princípio, na criação do mundo e no decorrer do Antigo Testamento, também revestiu o Senhor Jesus em sua vida terrena, para que Ele pudesse concretizar todo o plano divino em favor da humanidade.

No seu propósito divino, Deus não deixou acontecer nada por acaso, ou para suprir uma situação criada de última hora, Tudo ocorreu dentro de um tempo previamente determinado.

Por esta razão, o Espírito Santo é descrito como o agente da milagrosa concepção de Jesus (Mt 1.20; Lc 1.35). Desde o primeiro momento quando o anjo trouxe a mensagem àquela jovem, Maria, comunicando-lhe que seria a mãe do Salvador, o Espírito Santo desceu sobre ela, e sob o seu poder, Jesus foi concebido (Mt 1.18).

O Espírito Santo desempenha um papel fundamental ao longo da história da salvação, desde a criação do mundo e ao longo do Antigo Testamento, até Sua ação na vida terrena de Jesus.

Tudo isso faz parte do plano divino de Deus para a humanidade, e nada aconteceu por acaso. Cada evento ocorreu de acordo com o tempo previamente determinado por Deus.

O Espírito Santo é descrito como o agente da concepção miraculosa de Jesus, como mencionado em Mateus 1.20 e Lucas 1.35.

Desde o momento em que o anjo anunciou a Maria que ela seria a mãe do Salvador, o Espírito Santo desceu sobre ela, e por meio do Seu poder, Jesus foi concebido.

Isso destaca a intervenção divina e a obra milagrosa do Espírito Santo na realização do plano de Deus para a redenção da humanidade, desde o início até o nascimento de Jesus.

De acordo com a Bíblia, Jesus foi colocado no ventre de Maria de maneira milagrosa pelo Espírito Santo. Isso significa que Maria ficou grávida sem ter relações com um homem.

Foi um evento sobrenatural, pois Deus escolheu Maria para ser a mãe de Jesus, o Salvador, e o Espírito Santo agiu para que isso acontecesse. Maria concordou em ser a mãe de Jesus, e assim Ele foi concebido no ventre dela, cumprindo uma parte importante do plano divino. Isso é uma crença central na fé cristã.

2 ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS.

O Espírito Santo que, gerou Jesus, no ventre de Maria, também guiou os passos do menino e de sua família, e continuaria guiando durante todo o seu ministério.

Jesus chegou à idade de 30 anos e foi até o rio Jordão para se batizar, pelas mãos de seu primo, “João, o Batista”. Você já tomou a decisão de se “batizar nas águas”? Somos convidados a imitar Jesus em tudo e, ao nos batizarmos, também estamos cumprindo uma ordem dele (Mc 16.16}.

Passar pela experiência do batismo em águas é, entre outras coisas, um testemunho público de que estamos dispostos a obedecer e a imitar a Jesus Cristo. Logo após Jesus sair da água, ocorreu algo extraordinário: Cristo foi revestido de poder quando o Espírito Santo pousou sobre Ele em forma corpórea de pomba (Mt 3.16,17).

O Espírito Santo teve um papel fundamental na vida de Jesus. Ele o ajudou a nascer milagrosamente, guiou-o durante sua infância e juventude, e capacitou-o para iniciar seu ministério após seu batismo.

O Espírito Santo também esteve presente em momentos cruciais, como quando Jesus foi tentado por Satanás e ao realizar milagres.

Para nós, cristãos, esse relato enfatiza a importância do Espírito Santo em nossa própria jornada de fé, nos guiando, capacitando e fortalecendo à medida que buscamos obedecer a Deus e compartilhar Sua mensagem com outros.

A vida de Jesus é profundamente marcada pela influência constante do Espírito Santo. Desde o Seu nascimento, que foi concebido de maneira milagrosa pelo Espírito Santo no ventre de Maria, até o início de Seu ministério, quando o Espírito desceu sobre Ele durante o batismo.

Essa unção do Espírito capacitou Jesus a realizar milagres, ensinar com autoridade e resistir às tentações no deserto.

O Espírito Santo continuou a orientar Jesus durante todo o Seu ministério público, levando-O a cidades para compartilhar a mensagem do Reino de Deus e realizar obras poderosas.

A presença do Espírito Santo foi evidente também em momentos críticos, como a crucificação e, posteriormente, na ressurreição de Jesus.

Após a ascensão de Jesus, Ele enviou o Espírito Santo para guiar, fortalecer e capacitar Seus seguidores. Em todas as fases de Sua vida, Jesus esteve em comunhão com o Espírito Santo, o que destaca a importância do Espírito na vida do Salvador e na fé cristã como um todo.

Dinâmica O Espírito atuante em Cristo- Lição 6 Juvenis do 4 Trimestre 2023 CPAD.

 3 CAPACITANDO-O PARA O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO

Ao longo do ministério terreno de Jesus, ocorreram muitos sinais extraordinários (Mt 11.4,5; Jo 21.25). Jesus teve um ministério de grande sucesso e que arrastava multidões (Jo 6,2).

Em relação aos sinais que Jesus manifestava, Ele nos dá uma grande lição de humildade ao reconhecer que o Espírito Santo o havia ungido para isso (Lc 4.18,19).

O Espírito Santo foi extremamente relevante no ministério terreno de Jesus e também continua relevante no ministério da Igreja. A unção do Espírito Santo é que pode marcar a nossa vida nos tomando relevantes para a nossa geração.

Durante o ministério terreno de Jesus, Ele realizou muitos milagres e atraiu multidões. Ele reconheceu que o Espírito Santo O havia ungido para isso.

O Espírito Santo desempenhou um papel vital no ministério de Jesus e continua relevante na igreja. Sua unção pode tornar nossas vidas relevantes para nossa geração.

O Espírito Santo testemunhou que Jesus era o Messias, e os crentes também têm o testemunho do Espírito Santo. Jesus veio para trazer liberdade e conhecimento do caminho eterno, e o Espírito Santo continua a nos guiar em direção ao Céu.

A ideia de que o Espírito Santo nos capacita quando somos limpos de corpo e mente está enraizada na fé cristã. Para os cristãos, isso significa viver de acordo com princípios de amor, retidão e obediência a Deus, buscando uma relação próxima com Ele.

A pureza espiritual envolve refletir os valores de Jesus. A pureza mental inclui manter pensamentos alinhados com princípios cristãos.

Quando buscamos a pureza espiritual e mental, fortalecemos nossa comunhão com Deus. Essa comunhão nos torna mais receptivos à orientação e capacitação do Espírito Santo.

O Espírito Santo é visto como aquele que nos guia, fortalece e capacita a vivermos de acordo com nossa fé e cumprirmos nossa missão.

Em suma, a busca pela pureza espiritual e mental é vista como uma maneira de abrir espaço para a influência e capacitação do Espírito Santo em nossas vidas.

Isso nos ajuda a viver de acordo com nossa fé e a servir a Deus e ao próximo de maneira mais eficaz.

BAIXAR GRÁTIS O APLICATIVO DO CANAL.

É SÓ CLICAR AQUI!

4 CAPACITANDO-O PARA CONCLUIR O PLANO DIVINO

O mesmo Espírito que guiou Jesus ao deserto, esteve presente com Ele durante o seu momento de angústia no Getsêmani.

Foi com o revestimento do Espírito que o Senhor teve condições de sofrer injustiças, ironia, traição, chicotadas, palavras acusadoras e humilhações horríveis por amor aos pecadores.

Ele também esteve presente quando Jesus foi Levado à cruz para consumar a obra redentora (Hb 9.14), enchendo-o de amor e misericórdia pela humanidade (Hb 12.2).

O Espírito Santo desempenhou um papel fundamental na vida de Jesus e continua a agir na vida dos crentes. Ele deu força a Jesus em todos os momentos, capacitando-O a suportar dor e sofrimento.

O Espírito Santo é chamado de Consolador e também consolou Jesus em momentos de aflição.

Além disso, o Espírito Santo ressuscitou Jesus dentre os mortos, demonstrando Seu poder. Esse mesmo Espírito foi enviado à igreja em Atos 2, capacitando os crentes para realizar a obra de Deus.

Esse revestimento de poder não é apenas para experiências emocionais na igreja, mas para a realização da obra de Deus, incluindo evangelização, oração, contribuição e serviço.

Assim, o Espírito Santo continua ativo na vida dos crentes, fortalecendo, capacitando e guiando para a obra de Deus. Sua presença é fundamental para viver uma vida cristã autêntica e eficaz.

CONCLUSÃO

O projeto de Deus em resgatar o homem de seu pecado mortal foi desempenhado integralmente pela trindade. Pai, Filho e Espírito Santo colaboraram ativamente para que tudo ocorresse de acordo com a soberania de Deus.

Em relação ao nascimento, ministério, morte e ressureição de Jesus, o Espírito Santo foi extremamente relevante capacitando-o em todos esses momentos.

o Espírito Santo desempenha um papel crucial na vida de Jesus e na vida dos crentes. Sua capacitação e consolo são fundamentais para enfrentar desafios e dificuldades. Além disso, Sua ação na ressurreição de Jesus demonstra Seu poder divino.

O Espírito Santo também é vital na vida da igreja, capacitando os crentes para a obra de Deus. Seu poder não se limita a experiências emocionais, mas se estende a atividades práticas, como evangelização, oração, contribuição e serviço. Sua presença é essencial para uma vida cristã genuína e eficaz.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI!

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais