X
    Categorias: JUVENIS

EBD- O Espírito Santo no Antigo Testamento- Lição 4 Juvenis

Lição 4 Juvenis O Espírito Santo no Antigo Testamento – 4º Trimestre 2023

O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO.

Quem é o Espírito Santo? O que é que o Espírito santo faz em nossa vida? Quem consegue recitar uma passagem bíblica no Velho Testamento que fale sobre o Espírito Santo?

Como é que o Espírito Santo atuava no Velho Testamento? O que foi que o Espírito Santo fez, ele veio sobre as pessoas? As pessoas foram batizados no Espírito Santo no Antigo Testamento?

Nós sabemos que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, logo ele também é Deus, ele não foi criado por Deus, não foi criado por Jesus porque ele também é eterno e para ser eterno não tem   um princípio.

É por isso que lá na criação do mundo nós já vimos o Espírito Santo atuando porque ele é eterno ele também é Deus.

Versículo em Destaque. Gênesis 1:2

Já não percebeu de tudo nós vimos a atuação do Espírito Santo se movendo sobre as águas gerando vida criando o universo, ali teve a participação de Deus, de Jesus e do Espírito Santo.

Eles são eternos, sempre trabalharam juntos mas cada um tem a sua função e atuação.

Leitura bíblica em classe Gênesis 1:1,2; Números 27: 15-18; Juízes 6: 34,35 e 2 Pedro 1:19-21.

Introdução

Ao examinarmos as Escrituras Sagradas e a História da Igreja, somos capazes de perceber que em todas as gerações, desde o Éden até nós, existe um arranjo que nos leva diretamente para Jesus Cristo. A ação do Espirito Santo, nesse sentido é inquestionável e vamos perceber isso ao examinar as referências ao Espírito Santo no Antigo Testamento. 

Grande é a importância do Espírito Santo para a igreja. Nós percebemos isso desde o Antigo Testamento, porque foi o espírito santo de Deus que foi inspirando as mensagens e as profecias as revelações. Todo caminho foi preparado através do Espírito Santo para a vinda de Cristo.

Foi ele quem fez o arranjo certinho e botou cada coisa seu devido lugar preparando o caminho para que o filho de Deus, o Messias viesse.

O Espírito Santo, Ele trabalha na criação, na escolha do povo de Deus, usando o povo de Deus, tudo isso preparando o caminho para que o Messias viesse morresse na cruz por nós.

1- O Espírito Santo na obra da criação.

O Pentateuco é o nome dado para os 5 primeiros livros da Bíblia. Neste conjunto de Livros, o Espírito Santo é citado logo no início: “No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espirito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.1,2).

O espírito santo de Deus já atuava desde a criação dos céus e da terra a Bíblia diz que o espírito santo de Deus se movia sobre as águas e não era porque ele estava passeando não, é porque ele estava atuando, chocando.

Esta palavra movia no hebraico é a mesma usada para chocar, isso mesmo chocar é o mesmo que as galinhas fazem para gerar vida chocando, Aquecendo os ovos para que no tempo certo gere vida.

Assim também aconteceu na criação da terra Espírito Santo ele estava aquecendo moldando para que a terra tivesse as coisas maravilhosas que tem hoje. Então o espírito santo atuou diretamente sobre a criação dando vida a esta terra , por isso ele também merece toda honra toda glória e todo louvor. Você sabia disso?

Também podemos perceber a atuação do Espírito Santo quando Deus diz assim façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Façamos está no plural porque ali já estava agindo o pai, o filho e o Espírito Santo

O espírito santo ele tem os mesmos atributos merece ser adorado por que ele é Deus. O que diferencia um do outro é os seus a sua função o seu modo de agir.

O que projetou que arquitetou a salvação do homem Deus pai, quem veio executar o plano da salvação e morrer na cruz do calvário Jesus o filho de Deus, quem aplica em nosso coração nos convence do pecado da justiça e do juízo nos convence do pecado é o Espírito Santo. No entanto o poder e a autoridade é o mesmo Deus pai Deus filho Deus Espírito Santo.

2- O Espírito Santo na formação do povo de Israel.

A tarefa de conduzir uma grande nação em um tempo turbulento é um desafio grande demais para exercer sozinho. Essa era a tarefa de Josué, além de substituir um grande líder, Moisés, ele tinha que conquistar a terra ocupada pelos povos cananeus.

Moisés libertou o povo da escravidão do Egito. Do Egito saíram mais de 600 mil homens de 20 anos para cima.

Não foi contabilizado aqui os que tinha menos de 20 mulheres e crianças, no entanto, por que do pecado, da idolatria, da desobediência, destes 600 mil homens apenas dois entraram na terra prometida. Você sabe quem foram esses dois homens que entraram na terra prometida? Josué e Calebe.

O pecado tem suas consequências para você ver a própria Moisés morreu e não entrou na terra prometida. Deus mostrou a terra prometida a ele mas ele não entrou na terra prometida, provavelmente por ter ferido A Rocha quando era para falar.

Por ter desobedecido a voz do Senhor. Então no período dos 40 anos Moisés também morreu e agora precisava ser substituir.

Moisés ouvia a voz de Deus o povo sabia que Deus falava diretamente com Moisés, Deus deu as tábuas dos mandamentos a Moisés, agora imagina agora que ele morreu quem vai substituir um líder desse porte.

Quando disse que Deus recolheu, significa dizer que Moisés morreu, e Deus escondeu o corpo dele em algum lugar aqui na terra. Por que isso? para que as pessoas não viessem a adorar Moisés.

Além de substituir Moisés que já eram algo difícil Josué e o juízes ainda teria aqui conquistar a terra prometida. Eles teriam que lutar e expulsar o povo que estava lá na terra prometida.

Terra prometida tem gigantes, tem inimigo, tem grandes desafios mas se o espírito santo de Deus estiver sobre a sua vida você vai conseguir vencer todos os gigantes.

O Espírito Santo que atuou no velho testamento também está sobre a sua vida.

3- O Espírito Santo capacitando para o serviço.

A atuação do Espírito Santo, no Antigo Testamento, era esporádica na vida das pessoas. Ele repousava e atuava exclusivamente em algumas delas e, às vezes, também em ocasiões específicas, porque ainda não era chegado o tempo da sua plena atuação no mundo à qual o profeta Joel menciona em 2.28-32.

Nós podemos ver por diversas vezes a tua saúde do Espírito Santo no Antigo Testamento mas no entanto o espírito santo vinha sobre a pessoa O profeta O sacerdote o rei executava a missão e ia embora, Ele não ficava na vida daquela pessoa.

Porque não era chegada a hora ainda do Espírito Santo de Deus  está na vida dos homens. O espírito santo vinha sobre a pessoa capacitava, falava, orientava, executava a missão e ia embora.

3.1 Instruindo para o serviço.

O espírito santo vinha sobre eles o capacitava dava direcionamento usava em alguma obra como no caso de José o Espírito Santo veio sobre ele para dar a interpretação do sonho de Faraó.

Moisés ele precisava de ousadia de coragem para falar com farol para tirar o povo do Egito, por que Moisés teve essa coragem? Porque o Espírito Santo estava sobre a vida dele. O Espírito Santo lhe dava poder, coragem para enfrentar e desafiar o Faraó.

O espírito santo ele nos capacita nos da autoridade nos direciona mas precisamos ficar atento e ouvir a voz do Espírito Santo e fazer o que ele pede. Tem pessoas que quer o Espírito Santo em sua vida mas não quer obedecer a voz do Espírito Santo.

3.2 Inspirando os profetas.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Profeta é aquele que fala em nome do outro não é aquele que fala em nome de si, nem que emite a sua opinião. O profeta de Deus ele fala em nome de Deus, ele fala de Deus e autorizado por Deus.

Os profetas recebiam a revelação de Deus para trazer para o povo seja de correção, de ânimo. Deus usava os lábios dos profetas para trazer a palavra ao povo trazer a revelação ao povo e o profeta falava aquilo que Ele queria.

A pessoa que era usada como profeta era a pessoa séria honesta que tinha um bom exemplo para os outros. Aí eu te pergunto hoje é diferente será que Deus usa todo mundo realmente? Tem gente que tem revelação para de manhã, para a tarde, para a noite, para a madrugada.

Deixa teu nome aqui que eu vou fazer uma profecia para tu. Vigia crente, não é assim que funciona não.

Os profetas, Deus usava para falar o que Ele queria para transmitir a mensagem que Ele queria, por isso que as profecias se cumpriam.

Se o profeta fala em nome de Deus e fala o que Deus manda, a profecia se cumpre.

Que deus falou vai acontecer em sua vida agora foi o profeta que ficou animado demais e falou por si, ou profeta que pensa que pode usar Deus, não vai acontecer não.

Tem muito crente decepcionado por aí com profecias que não foi Deus que usou nem mandou.

Quando Deus começar a usar o profeta  não chora não, não fala em línguas não, fica calmo, ouça , se não você não sabe nem o que o profeta tá falando,  Mantenha o seu racional. Não perca o seu equilíbrio emocional.

3.3 Separado para o sacerdócio.

O sacerdócio era um cargo muito especial, Deus determinou a Moisés que ungisse Arão e seus filhos para este ofício. A unção, como já vimos, representava o Espírito Santo separando uma pessoa para um determinado serviço.

O profeta Deus falava com o profeta e o profeta falava com o povo. O sacerdote era o contrário. Ele ouvia as queixas do povo e levava até Deus.

O sacerdote representava o povo chegava diante de Deus com as queixas com sacrifícios. Todo sacerdote precisava ser ungido isso representava o Espírito Santo de Deus. A unção é o símbolo do Espírito Santo de Deus que estava capacitando ele para o sacerdócio.

Se o sacerdote não fosse Santo na hora do sacrifício ele poderia morrer fulminado. Por isso que todos sacerdote tinha que ser ungido sem pecado, consagrado. Quem é ungido de Deus não faz tudo o que quer porque tenho espírito santo de Deus e precisa vigiar no seu comportamento.

O sacerdote aquele que vai diante de Deus levando os pecados e o sacrifício do povo as queixas do povo. E ele precisava estar com a vida no altar.

Deus preparou Samuel para ungir o primeiro (Saul) e o segundo (Davi) reis de Israel. Depois da unção simbólica do óleo, eles foram cheios do Espírito Santo (1 Sm 10.6; 10.10; 16.13).

Deus ungiu também os reis capacitava com autoridade dava unção. No entanto quando esses Reis pecava contra o senhor desobedecia a Deus o espírito santo saia da vida desses homens e eles ficavam sozinhos e não conseguiu vitórias não conseguiam vencer as batalhas porque Deus se afastou da vida deles.

Todas as pessoas que têm o Espírito Santo precisa se afastar do pecado pois se não o espírito santo se afasta dele. Se por acaso a pessoa pecar e da mesma hora se arrepender dos pecados tem o perdão do Senhor.

Os reis que pecaram e não se arrependeram levar também a nação a pecar Deus se afastou da vida deles. Um líder ele pode ajudar uma pessoa se aproximar de Deus ou afastasse de Deus.

Quantos crentes saíram da igreja porque de palavras mal colocadas de atitudes de lideranças? O líder ele pode ajudar você a crescer um abraço no conhecimento ou se afastar da presença do Senhor.

Se afastar da igreja porque de um líder não está certo, mas estamos afirmando que já aconteceu.

Disse Paulo posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Conclusão

Desde o antigo testamento nós já vimos a atuação do Espírito Santo. Desde o primeiro versículo da Bíblia o espírito santo já estava lá. E por que que ele já estava lá? Que Ele é eterno, Ele é Deus.

No Antigo Testamento o Espírito Santo vinha fazia a obra e voltava, Ele não habitava no povo de Israel. Hoje é diferente o espírito santo habita em nós.

Ele se entristece quando você ouve o que não deve, fala o que não deve, ou faz alguma coisa que não deve.

O espírito santo habita em mim e em você.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI!

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais