EBD- O EVANGELHO EM ÉFESO E O REVESTIMENTO DE PODER

EBD- O Evangelho em Éfeso e o revestimento de Poder- Lição 6 Pré-Adolescentes

LIÇÃO 06 DE PRÉ-ADOLESCENTES TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023 EBD – O EVANGELHO EM ÉFESO E O REVESTIMENTO DE PODER
1. O batismo de João entre os efésios:

Quando o apóstolo Paulo chegou a Éfeso, encontrou alguns cristãos que conheciam apenas o batismo de João Batista, que era um batismo de arrependimento. No entanto, esses cristãos ainda não tinham experimentado o batismo no Espírito Santo.

Entre eles estava Apoio, um judeu instruído nas Escrituras Sagradas, mas que só conhecia o batismo de João. Priscila e Áquila, um casal cristão, explicaram melhor a ele sobre o Caminho de Deus, referindo-se ao Evangelho de Jesus Cristo.

Paulo também pregou sobre o batismo no Espírito Santo, ensinando que eles deviam crer em Jesus, que batiza no Espírito Santo e com fogo. Ao receberem essa mensagem, os cristãos de Éfeso foram batizados no Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e anunciar a mensagem de Deus.

  1. O batismo no Espírito pela imposição das mãos de Paulo:

Os cristãos de Éfeso já eram devotos a Deus, haviam se arrependido e sido batizados conforme a pregação de João Batista.

No entanto, eles ainda não haviam recebido o batismo no Espírito Santo. Paulo, como apóstolo e autoridade espiritual, impôs as mãos sobre eles, e o poder do Espírito Santo veio sobre eles, capacitando-os com dons espirituais e manifestações como falar em línguas.

Isso demonstra que a autoridade espiritual de Paulo permitiu que o poder do Espírito operasse na vida daqueles cristãos, capacitando-os para o serviço no Reino de Deus.

EBD- O Evangelho em Éfeso e o revestimento de Poder- Lição 6 Pré-Adolescentes

  1. Os sinais da ação do Espírito entre os efésios:

A cidade de Éfeso era conhecida por sua superstição e devoção à deusa Diana. Paulo, com seu poderoso ministério, operava sinais e maravilhas pelo poder do Espírito Santo.

Lenços e aventais que ele tocava eram usados para curar os enfermos e libertar pessoas de espíritos malignos. Isso causou espanto na cidade e incomodou os praticantes de magia, que viam seus negócios sendo prejudicados pelo Evangelho.

O poder demonstrado por Paulo deixava claro que sua autoridade vinha do Senhor, e não de si mesmo, e que somente o nome de Jesus tinha autoridade sobre os espíritos malignos.

Esses relatos ressaltam a importância do batismo no Espírito Santo para o fortalecimento e empoderamento dos cristãos na missão de pregar o Evangelho e operar sinais e maravilhas em nome de Jesus.

Eles também destacam a necessidade de crer e confiar na autoridade do Espírito Santo, que capacita os crentes para uma vida de serviço e testemunho efetivo.

Além disso, essas histórias enfatizam que o poder de Deus é supremo sobre qualquer prática de magia ou superstição, e que o nome de Jesus é a única autoridade capaz de lidar com as forças espirituais malignas.

CONCLUSÃO: REVESTIMENTO DE PODER

Assim como o apóstolo Paulo demonstrou o poder e a autoridade de Deus em seu ministério, também somos chamados como servos de Deus a pregar a mensagem do Evangelho com poder e autoridade.

Essa autoridade e poder vêm do Espírito Santo, que habita em todo aquele que crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Quando recebemos o Espírito Santo, somos capacitados para viver uma vida sobrenatural, demonstrando os frutos do Espírito (amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio) e também os dons espirituais (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, curas, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas – 1 Coríntios 12).

Ao pregar o Evangelho, temos a responsabilidade de compartilhar a Palavra de Deus com amor, compaixão e humildade, mas também com ousadia e confiança no poder de transformação que ela tem.

Podemos orar pelos enfermos, interceder pelas pessoas, proclamar a verdade das Escrituras e testemunhar com coragem e convicção, sabendo que o Espírito Santo está operando em nós e através de nós.

No entanto, é importante lembrar que a verdadeira autoridade vem de Deus, e não de nós mesmos. Devemos permanecer humildes e dependentes do Espírito Santo, buscando sempre a vontade de Deus em nossas vidas e ministérios.

A pregação com poder e autoridade é um chamado, mas também é um privilégio que vem com grande responsabilidade. Nossa missão é levar a mensagem da salvação a todos, testemunhando do amor e da graça de Deus em nossas palavras e ações.

Portanto, ao vivermos uma vida sob o controle do Espírito Santo, com fé, obediência e comunhão com Deus, estaremos habilitados a pregar o Evangelho com poder e autoridade, transformando vidas e impactando o mundo ao nosso redor.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados