EBD – O FUNCIONAMENTO DA IGREJA – LIÇÃO 10 PRÉ – ADOLESCENTES

EBD - O FUNCIONAMNETO DA IGREJA - LIÇÃO 10 PRÉ - ADOLESCENTES

EBD – O FUNCIONAMNETO DA IGREJA – LIÇÃO 10 PRÉ – ADOLESCENTES

CONHECENDO + DE DEUS

Olá, caro(a) aluno(a)! Você sabe explicar para que servem as leis? No Antigo Testamento, enquanto os israelitas peregrinavam no deserto rumo à Terra Prometida, houve a necessidade de criar regras que orientassem como eles deveriam se comportar, haja vista que os hebreus viviam de acordo como aprenderam no período em que estiveram no Egito (cf. Êx 32.1-8).

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. A IGREJA RESPEITA AS LEIS

Respeitar as leis faz parte da vida em sociedade. As leis existem para que as pessoas não façam tudo conforme o que pensam ou querem fazer. A Igreja está inserida na sociedade e, portanto, deve obedecer às leis do país, desde que estas não contrariem a Palavra de Deus

  1. a) Guiados pela lei. O Senhor chamou Moisés no Monte Sinai e entregou a Lei ao seu povo, também conhecida como Dez Mandamentos. A finalidade dos Mandamentos era conduzir o povo de modo santo e espiritual. Neles estão contidas as orientações a respeito de assuntos morais, civis e cerimoniais que faziam parte do dia a dia de Israel. No Novo Testamento, o Mestre disse que não veio para desfazer a lei ou as palavras dos profetas, antes, veio cumpri-las e confirmá-las. Assim o Mestre fez, deixando o exemplo para todos que viessem após Ele (cf. Mt 5.17).

A “lei espiritual” se relaciona com a conduta do servo de Deus diante dos parâmetros estabelecidos pelo Senhor; enquanto a lei humana trata sobre direitos, deveres, e valores em uma sociedade. Inicialmente a “lei espiritual” foi dada por Deus para que o seu povo tivesse uma referência comportamental durante a travessia do deserto, no êxodo do Egito. No entanto, essencialmente, a lei do Senhor também refletia não só um “conselho”, mas um padrão agradável ao Senhor. De maneira ainda mais profunda, a lei de Deus descrevia a estatura de um varão perfeito; ou seja, descrevia o caráter do Senhor Jesus (aquele que de fato conseguiu cumprir a lei em sua totalidade, pois Dele a lei falava).

Nesse sentido, o nosso parâmetro de conduta é e sempre será o Senhor Jesus, e por isso importa que sejamos seus imitadores! No entanto, enquanto estamos aqui na terra devemos respeitar as autoridades e as leis constituídas.

  1. b) Jesus e as leis. Quando veio a este mundo, Ele fez questão de andar conforme as leis de sua época e obedeceu rigorosamente ao Império Romano dando o tributo a César e aos reis na ocasião. O apóstolo Paulo confirmou os mesmos princípios e falou sobre a necessidade de obedecermos às leis e às autoridades (Rm 13.1-7).

Existe uma frase muito famosa que foi dita pelo Senhor Jesus: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt  22:21). O contexto dessa fala aponta para um momento em que o Senhor Jesus havia sido questionado publicamente sobre o dever do cumprimento às leis (no contexto, em relação a uma lei de tributos). Talvez aqueles questionadores desejassem apanhar o Senhor em uma contradição, mas se surpreenderam quando Ele fez distinção entre “César” (o imperador) e Deus, evidenciando que cada coisa deve ser tratada em sua esfera específica: as materiais nas coisas materiais, e as espirituais nas espirituais.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

Da  mesma forma o Apóstolo Paulo instruiu os irmãos da igreja primitiva acerca da obediência às autoridades constituídas; afinal, a baderna, a desordem, a rebelião e a insubordinação não deveriam ser características dos servos de Deus.

  1. A IGREJA PAGA CONTAS

Sabemos que a Lei de Deus é suprema e devemos obedecê-la. Entretanto, enquanto estivermos aqui nesta terra, as leis e autoridades terrenas devem ser obedecidas. Vale lembrar as palavras de Jesus: “Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus” (Mt 22.21).

  1. a) A Igreja é o exemplo. A Igreja é uma instituição que deve cumprir com alguns regulamentos previstos nas leis do Estado ou cidade na qual está construída (instalada). Da mesma forma que na casa onde moramos devemos pagar as despesas como energia elétrica, conta de água, etc. a igreja também precisa, enquanto prédio, saldar todos os seus compromissos. Por isso, Paulo confirmou os ensinos de Jesus: “Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades” (Rm 13.7).

A igreja cumpre, além do papel espiritual, um papel social; e por esse motivo está sujeita às leis que regem uma sociedade. Apesar de existirem atenuantes (como imunidade em relação a alguns tributos), a igreja possui muitas obrigações; como a manutenção da sua regularidade contábil-fiscal, prestação de contas; pagamento de despesas (energia, água, despesa com suprimentos diversos, despesa com assessorias, entre outros custos de manutenção)! Ou seja, a igreja enquanto instituição deve cumprir o seus deveres e obrigações, para dar um bom exemplo para os seus membros e para a sociedade.

  1. b) Igreja, lugar de ordem. A Casa de Deus é um lugar de ordem e decência como as Escrituras dizem (cf. Rm 13.6). “Portanto, façam tudo com decência e ordem” (1 Co 14.40).

Tudo quanto carrega o nome do Senhor deve ser feito com ordem, decência, excelência e diligência, para honra e para glória do nome Dele! A igreja é representante de Deus aqui na terra, e não condiz que ela pregue a honestidade e fidelidade e viva com dívidas e sem credibilidade. Devemos cada vez mais criar a consciência do quão importante é sermos contribuintes na casa de Deus, para somarmos forças não somente espiritualmente, mas também institucionalmente.

  1. A IGREJA É UMA ORGANIZAÇÃO

Você sabe o que é uma organização? Trata-se de um grupo de pessoas ou instituição que realiza ações com uma única finalidade. A Igreja, ao mesmo tempo em que é uma organização social, é também um organismo espiritual, isto é, o Corpo de Cristo reunido para adorar a Deus e anunciar a sua mensagem de salvação.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. a) Organização institucional. Já na Igreja Primitiva, os irmãos congregavam de casa em casa e oravam juntos no cenáculo do Templo em um mesmo propósito (At 14.23). Nos dias atuais, a Igreja é uma organização institucional, constituída de espaços próprios ou alugados para a realização dos cultos em adoração a Deus. As igrejas possuem patrimônios, membros, regras de regimento interno, estatuto próprio, etc. Tudo isso visando manter a boa ordem e funcionamento da instituição.

A igreja de Cristo é conhecida pelo relacionamento espiritual com o Senhor Jesus; porém precisamos entender que viver em sociedade exige algumas formalidades, como a de tornar-se “conhecida” não apenas para os seus membros, mas para o Estado; e é desse “exercício” de tornar-se “conhecido” (de manifestar “o que é” essa organização de pessoas) é que nasce a institucionalização da igreja.

  1. b) Aspectos da organização. A igreja precisa ter um endereço fixo e um nome bem visível para identificá-la. Essa organização é humana, precisa cumprir as suas obrigações legais, é imperfeita e temporal, ou seja, ela passará. Porém, a Igreja espiritual não está restrita a tempo ou espaço físico. É essa Igreja espiritual que o Senhor Jesus voltará para buscar.

O patrimônio, os bens e a renda de uma instituição religiosa possuem um tratamento “especial” por parte o Estado, e por esse motivo também é muito importante que a igreja cumpra o seu papel “formal”. Enquanto a igreja de Cristo estiver na terra, deve ser exemplo regularidade administrativa; mas o nosso desejo mesmo é a vinda do Senhor Jesus, pois  não estaremos mais vinculados a um endereço físico nem mesmo a um CNPJ, pois o nosso lar será o céu de glória.

CONCLUSÃO

Deus espera que a sua Igreja cumpra as leis neste mundo e seja o exemplo para a sociedade. Que possamos como um só Corpo obedecer à Palavra de Deus, nossa Lei maior.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

Curso para professores da EBD

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados