EBD – O Novo Nascimento e a Justificação – Lição 8 Adolescentes

EBD – O Novo Nascimento e a Justificação – Lição 8 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

 

O que significa “Novo Nascimento”? Quais são as características de uma pessoa que nasceu de novo? O que é justificação? Por que você foi justificado? O que fez com que Deus lhe justificasse? Por que somos justificados? Quem nos justificou? Quando fomos justificados?

É com grande alegria que venho falar-vos sobre o Novo Nascimento e a justificação em Cristo Jesus. Pois é por meio desses preciosos dons que podemos almejar a morada celestial.

Entendam, meus amados, que para habitarmos nos céus, é imprescindível nascer de novo. Somente através desse novo nascimento é que nos tornamos aptos a desfrutar das bênçãos celestiais. E quem nasce de novo, senão aquele que é justificado por meio do sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo?

É pela graça e misericórdia do Pai que somos justificados. Não é por nossos méritos ou obras, mas sim pela fé em Cristo. Ele nos liberta do pecado e nos capacita para a vida eterna. O Espírito Santo age em nossas vidas, transformando-nos, salvando-nos e conduzindo-nos ao novo nascimento.

Portanto, meus irmãos, deixemo-nos ser guiados pelo Espírito Santo, permitindo que Ele opere em nós, moldando-nos à imagem de Cristo. Assim, seremos verdadeiramente nascidos de novo, preparados para a morada celestial.

 

LEITURA BÍBLICA João 3.3-8; Romanos 5.9,10.

 

A MENSAGEM “Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.” Tito 3.5

Refletindo sobre a salvação que recebemos, é fundamental compreender que não foi por nossos méritos ou boas obras que fomos salvos. Foi puramente por meio da compaixão divina que fomos resgatados. O Espírito Santo, em sua infinita misericórdia, nos lavou, concedendo-nos um novo nascimento e uma nova vida, conforme está escrito em Tito 3:5. A salvação é um dom de Deus, manifestado em Cristo Jesus, que deu sua vida por todos nós.

Entretanto, é necessário aceitar essa salvação. Cristo morreu por toda a humanidade, mas alguns rejeitam esse presente precioso. Se alguém não deseja ser salvo, não será salvo. Mas se alguém anseia pela salvação, precisa arrepender-se de seus pecados, buscar a Cristo e passar pelo processo de regeneração, de nascer de novo.

É somente através desse processo que podemos ser justificados diante de Deus. Somos justificados unicamente por causa de Cristo, que nos redimiu com sua morte imaculada. Ele, o Cordeiro sem pecado, morreu em nosso lugar, assegurando nossa justificação diante do Pai.

Portanto, meus amados, aceitemos com humildade e gratidão o dom da salvação em Cristo Jesus. Que possamos nos arrepender sinceramente, buscar a Cristo e experimentar a maravilhosa transformação que vem do novo nascimento.

 

Devocional

  • Segunda » Jo 3.3
  • Terça » G16.15
  • Quarta » 2 Co 5.17
  • Quinta » Rm 3.28
  • Sexta » Rm 5.9
  • Sábado » GL2.17

 

1 – O QUE É NOVO NASCIMENTO?

No texto bíblico base da nossa lição, lemos um trecho da conversa entre Jesus e Nicodemos. Este era um importante mestre da Lei e marcou um encontro particular com Cristo. Nosso Senhor falou a respeito da necessidade de nascer novamente como uma exigência para poder entrar no Reino de Deus (Jo 3.1-8).

Hoje, ao refletirmos sobre a base de nossa lição bíblica, nos deparamos com o relato da conversa entre Jesus e Nicodemos, um mestre da Lei que buscou uma audiência particular com nosso Senhor. Durante esse encontro, Jesus discorreu sobre a necessidade imperativa de nascer novamente como um requisito para ingressar no Reino de Deus. Mesmo Nicodemos sendo um conhecedor profundo das Escrituras, ficou intrigado com esse ensinamento revolucionário e fez várias indagações a respeito.

Mas o que significa nascer de novo? Esse é um milagre instantâneo, também conhecido como regeneração, uma intervenção sobrenatural do Espírito Santo que transforma a vida daquele que aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador. É um renascimento espiritual que nos capacita a viver uma nova vida em Cristo.

É importante, neste momento, que possamos dialogar com nossos adolescentes sobre o significado desse novo nascimento. Muitas pessoas, mesmo sendo estudiosas e conhecedoras das Escrituras, ainda têm dúvidas a esse respeito, como podemos observar na história de Nicodemos. Ele era um erudito na Lei e nas Escrituras, mas, ao se deparar com a declaração de Jesus sobre a necessidade de nascer de novo, sua mente se confundiu. Ele questionou: “Como é possível nascer de novo sendo já adulto? Devo retornar ao ventre materno?” Isso porque todo seu conhecimento da Lei não era suficiente para aplicá-lo em sua própria vida. Ele possuía conhecimento, mas não vivência; conhecia a letra, mas não o espírito da Palavra.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Aceitar a Cristo como Salvador é o ponto de partida para nascer de novo. Isso envolve o reconhecimento sincero da própria condição de pecador e da dependência absoluta de Deus. Porém, não basta simplesmente um gesto externo, como levantar a mão em uma igreja. Tal ato pode representar apenas uma identificação com a comunidade, sem necessariamente indicar uma conversão genuína. A verdadeira aceitação de Cristo envolve um arrependimento sincero, um reconhecimento íntimo de nossa necessidade de salvação.

Ao aceitarmos verdadeiramente a Cristo, passamos a fazer parte da igreja invisível, daqueles que estão destinados a habitar no céu. Não basta pertencer à igreja local; é necessário nascer de novo para fazer parte da igreja celestial. Somente Cristo pode discernir quem verdadeiramente nasceu de novo e quem não. Ele conhece os corações e as intenções mais íntimas de cada um de nós.

Ao estudarmos a Bíblia, encontramos diversos exemplos de pessoas que foram regeneradas espiritualmente. Elas abandonaram suas vidas antigas e foram transformadas pelo poder de Deus. Maria Madalena, que antes era atormentada por sete demônios, tornou-se uma fiel seguidora do Senhor. Pedro, o pescador instável, foi transformado em um apóstolo firme e dedicado. E não podemos esquecer de Paulo, o fariseu perseguidor da igreja, que se tornou um dos maiores missionários da história.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Aceitar a Cristo não é apenas um ato simbólico, é uma mudança radical de vida, de comportamento e de atitude. Quando alguém verdadeiramente se converte a Cristo, passa por um processo de regeneração espiritual. O Espírito Santo passa a habitar em seu coração, e onde há a presença do Espírito Santo, não há espaço para o pecado e a maldade.

Por isso, aqueles que nasceram de novo serão diferentes. Suas ações serão diferentes, seus pensamentos serão diferentes, seu modo de viver será diferente. Eles estarão disponíveis para servir ao povo de Deus, pois experimentaram a libertação do pecado e a transformação de suas vidas.

O exemplo do apóstolo Paulo é marcante. Antes de sua conversão, ele perseguia e maltratava a igreja. Mas quando teve um encontro real com Cristo, sua vida foi transformada. Ele se tornou um novo homem, cheio do amor e da graça de Deus.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

É importante compreender que aceitar a Cristo significa uma mudança completa de vida. Não podemos continuar vivendo da mesma maneira após nos tornarmos cristãos. Devemos abandonar as velhas amizades, os velhos hábitos e os lugares que nos afastam de Deus. Ser cristão significa ser diferente, ser santificado pelo Espírito Santo.

 

EBD – O Novo Nascimento e a Justificação – Lição 8 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

 

2 – JUSTIFICADOS DIANTE DE DEUS

2.1. Entendendo a justificação

A justificação é um dos aspectos da salvação. Mas você sabe o que isso significa? A justificação é o “ato de declarar justo. [É como um] Processo judicial que se dá junto ao Tribunal de Deus, através do qual o pecador que aceita a Cristo é declarado justo” (Dicionário Teológico). 

um dos aspectos fundamentais da nossa salvação: a justificação. Mas vocês sabem o que isso significa? A justificação é o ato pelo qual Deus nos declara justos, é como um processo judicial que ocorre diante do tribunal divino. Através desse ato, o pecador que aceita a Cristo é considerado justo aos olhos de Deus.

A justificação, de fato, acontece por meio de uma sentença proferida pelo próprio Deus. Porém, é importante ressaltar que essa aceitação divina do pecador como justo não significa que o homem nunca tenha cometido erros, mas sim que a justiça de Deus é cumprida e, por isso, o pecador passa a ser considerado justo.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Podemos encontrar uma explicação clara sobre a justificação na carta aos Romanos, capítulo 3, versículos 24 a 26. Através da morte de Cristo na cruz, a dívida que a humanidade tinha diante de Deus, uma dívida contraída por Adão no Jardim do Éden, foi paga. Adão, como representante de toda a humanidade, pecou, gerando essa dívida para todos nós. No entanto, Jesus, sendo sem pecado, viveu, cresceu e morreu como homem, pagando essa dívida. E Deus aceitou esse pagamento.

Assim, quando uma pessoa aceita a Cristo, todos os seus pecados são perdoados, lançados no mar do esquecimento, e ela é declarada justa, sem pecado algum, diante de Deus. Essa justificação não se dá pela força, pelo conhecimento, pelo poder ou pela beleza do indivíduo, mas sim pela morte de Cristo. É Ele quem nos justifica diante de Deus, por meio do seu amor, da sua graça e da sua justiça.

Portanto, meus amados, podemos afirmar com gratidão que somos justificados diante de Deus não por mérito próprio, mas pelo amor infinito que Ele tem por toda a humanidade.

 

2.2. Para além do perdão

A justificação concretizou-se pelo derramamento do sangue de um inocente (Is 53.4-6; Rm 5.9). Ela só é obtida exclusivamente pela fé em Jesus Cristo (Rm 3.28). A justificação é mais que um mero perdão. O criminoso perdoado, ou anistiado, continuará criminoso. Mas se Deus o justificar, ele se tornará justo (Rm 8.1).

A preciosidade da justificação que se concretizou pelo derramamento do sangue de um inocente, Jesus Cristo. A justificação é obtida exclusivamente pela fé em Jesus, e vai além do simples perdão. Quando Deus nos justifica, não apenas nos perdoa, mas nos torna justos aos seus olhos.

Quando aceitamos a Cristo, recebemos nossa salvação por meio dele, somos declarados justos, sem pecado e sem condenação. Não há mais registro de nossos crimes, pois toda a nossa ficha criminal foi cravada na cruz do Calvário. Todos os nossos pecados, desobediências e transgressões foram pagos pelo sangue de Jesus. Aleluia! Toda a nossa dívida foi cancelada, não devemos mais nada, estamos justificados para a glória de Deus.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Por isso, vale a pena glorificar o nome do Senhor, vale a pena ser cristão, vale a pena estar na igreja, servindo a Deus. Ele nos tornou justos, mais do que nos perdoar, ele nos fez justos. É importante que compreendamos esse mistério, especialmente vocês, meus amados adolescentes. Por que precisamos ir à igreja, orar, participar da Escola Bíblica Dominical, do culto de doutrina?

Porque somos justos! Nossos pecados foram lançados no mar do esquecimento. Não devemos pescá-los de volta! Deus nos perdoa, nos justifica e nos ama. Não é por nosso mérito, mas por causa do amor dele. Ele nos aceitou primeiro, e nós aceitamos o seu amor. Portanto, declaremos juntos: “Eu aceitei o amor de Deus e por isso estou livre do pecado!”

 

3 – NOVO NASCIMENTO X JUSTIFICAÇÃO

Existem várias diferenças entre a novo nascimento e a justificação. Nesta lição, veremos apenas duas, para distinguir melhor esses aspectos da nossa salvação.

Primeiramente, é crucial compreender que nossa salvação é um processo. Quando alguém aceita verdadeiramente a Cristo, está salvo em Cristo Jesus. Se essa pessoa morrer naquele momento, estará salva para sempre. Isso significa que a salvação é instantânea. Não importa onde você esteja ou em que circunstâncias, se você se converte a Cristo, está salvo. Há pessoas que talvez nunca tenham frequentado uma igreja, mas se converteram em suas casas, nas ruas, e se morrerem naquele momento, serão salvas. Um exemplo claro disso é o ladrão que estava na cruz ao lado de Jesus. Quando ele aceitou a Cristo, Jesus lhe assegurou: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Essa é a beleza da salvação instantânea pela fé em Cristo.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

No entanto, se alguém permanecer vivo após se converter, precisará passar pelo processo contínuo de santificação, transformação e libertação. A vida cristã é um constante aprendizado e crescimento espiritual. Todos nós passamos por esse processo ao longo de toda a nossa jornada cristã.

Portanto, compreendamos a importância dessas distinções: a salvação é instantânea, ocorrendo quando aceitamos a Cristo, enquanto a santificação é um processo contínuo de transformação que ocorre ao longo de toda a nossa vida.

 

3.1. Transformação radical de status

Com o novo nascimento, Deus transforma a natureza moral do pecador. Por exemplo, a pessoa que tinha o hábito de mentir, não irá fazê-lo mais (Ef 4.25). Ou se alguém praticava furtos, não mais furtará (Ef 4.27-31).

o Novo Nascimento e a justificação. São conceitos distintos, mas complementares, que nos ajudam a entender a obra redentora de Cristo em nossas vidas.

Com o Novo Nascimento, Deus realiza uma transformação profunda na natureza moral do pecador. Por exemplo, alguém que tinha o hábito de mentir não o fará mais, ou aquele que praticava furtos não continuará nessa prática. É uma mudança espiritual radical, onde a pessoa é regenerada e torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus. É como se a velha natureza pecaminosa morresse, e uma nova vida nascesse.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Já a justificação é diferente. Nesse caso, o mentiroso, o ladrão, ou qualquer pecador é declarado justo diante de Deus, sendo libertado da condenação. A pessoa que foi salva em Jesus Cristo não é apenas perdoada, mas é transformada em uma nova criatura. Deus a considera justa, aceita-a por causa da graça de Jesus. Não significa que Deus ignore os erros do passado, mas aceita o pecador porque Jesus pagou o preço da redenção por ele.

Então, a diferença entre Novo Nascimento e justificação é clara: o Novo Nascimento é a transformação, a libertação, a regeneração do pecador, enquanto a justificação é a declaração de que o pecador não tem mais culpa, é liberado da condenação e habilitado para a vida eterna no céu. É como receber um diploma, uma certificação, dizendo que você é justo, purificado, limpo, e está apto a habitar no céu.

E lembrem-se, essa justificação não é por mérito próprio, não é porque somos bonitos, filhos de pastor, ou líderes na igreja. É tudo por causa de Cristo, que morreu em nosso lugar, levando sobre si nossos pecados. É uma verdade gloriosa que transforma nossas vidas e nos leva a viver em conformidade com a vontade de Deus.

 

3.2. O cancelamento da culpa

No novo nascimento, o Espírito Santo promove uma limpeza regeneradora e restauradora (Tt 3.5). Ou seja, o Senhor Deus tira toda a sujeira do pecado que estava sobre o homem, renovando-o por dentro.

No Novo Nascimento, o Espírito Santo realiza uma obra de limpeza, regeneração e restauração na vida do pecador. Deus remove toda a sujeira do pecado que estava sobre nós, renovando-nos por dentro. É como se Ele nos desse um novo coração, livre de todo peso e culpa do passado. Por outro lado, com a justificação, a culpa perante Deus que o pecador carregava deixa de existir, devido ao ato redentor de Jesus Cristo. Aqueles que são justificados pela fé têm paz com Deus, pois a inimizade é removida e surge a paz pela presença do Espírito Santo.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

Viver carregando uma culpa é algo terrível, pois gera remorso e tira as energias vitais. No entanto, ao sermos aceitos e justificados aos olhos do Senhor, Ele nos concede paz conosco mesmos e com o próximo. A justificação é como um certificado que diz: “Você não tem culpa, você não tem mais pecado. Sua dívida está paga e seu lugar é morar no céu”.

Nascer de novo é estar liberto do pecado, é deixar de praticar os atos pecaminosos. Já estar justificado é ter a certeza de que não há mais culpa, não há mais dívida. Cristo pagou por nossos pecados, e ao aceitá-Lo como nosso Salvador, recebemos esse certificado de justificação.

Portanto, se até hoje você não conseguiu se libertar de um pecado, saiba que Deus tem o poder para transformar sua vida. Confesse seus pecados, aceite a Cristo como seu Salvador, e verá como Ele pode purificar, lavar e libertar você para a glória de Deus.

EBD – O Novo Nascimento e a Justificação – Lição 8 Adolescentes – 1° Trimestre 2024

 

CONCLUSÃO

 Regeneração e justificação fazem parte do presente do Altíssimo para as pessoas que se arrependem de seus pecados e voltam-se para Jesus Cristo. A salvação é uma completa mudança de vida.

A regeneração e a justificação são presentes divinos para aqueles que se arrependem de seus pecados e voltam-se para Jesus Cristo. A salvação não é apenas um ato de perdão, mas uma completa mudança de vida. Todos aqueles que verdadeiramente aceitaram a Cristo experimentaram uma transformação em suas vidas, para a glória de Deus.

Quem aceita a Cristo não permanece o mesmo. Seu comportamento, suas atitudes, tudo se transforma. Você já percebeu essa mudança em sua própria vida? Essa libertação que ocorre quando aceitamos Jesus é o resultado do processo de regeneração, do novo nascimento.

Que possamos todos experimentar e testemunhar essa transformação em nossas vidas, refletindo cada vez mais a imagem e a vontade de nosso Senhor.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados