X
    Categorias: ADULTOS

EBD – O Propósito de Missões – Lição 13 Adulto

EBD – O Propósito de Missões – Lição 13 Adulto – 4° Trimestre 2023

Proclamar a mensagem de salvação até que Jesus Cristo volte, é o nobre proposito da igreja de Cristo a desempenhar neste mundo, essa é a sublime missão da Igreja.

 

TEXTO ÁUREO

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9.16) Pregar as Boas Novas era o dom e a chamada de Paulo. E ele disse que não podia parar de pregar ainda que quisesse. Paulo era levado pelo desejo de fazer a vontade de Deus. usando seus dons a gloria do Senhor. Que dons especiais Deus nos deu? estamos motivados, como Paulo, a honrar a Deus com nossos dons?

 

VERDADE PRÁTICA

Pregar o Evangelho a toda a criatura não é uma opção, uma escolha, mas uma imposição divina. É uma ordem, uma determinação de Cristo a sua igreja.

 

LEITURA DIÁRIA

  • Segunda – Mt 28.18-20 Uma ordenança para pregar o Evangelho.

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

  • Terça – 1 Co 9.16 A pregação do Evangelho como o dever de cada crente

16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!

  • Quarta – Mt 24.14 A vinda do Senhor Jesus tem a ver com a obediência da evangelização.

14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.

  • Quinta – Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12 A obra da evangelização é uma urgência no Reino de Deus.

Ec 9.10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. 2 Co5.10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. Ap 22.12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.

  • Sexta – At 20.24 Prontos em cumprir com alegria a incumbência da evangelização

24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

  • Sábado – Mt 24.45-51; 25.14-30 Prestaremos contas do nosso trabalho de evangelização

45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 48 Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá, 49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados, 50 virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, 51 e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt 25.14-30 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Apocalipse 5.9-14

Hinos Sugeridos:  72, 173, 316 da Harpa Cristã

 

INTRODUÇÃO

O propósito da Igreja de Cristo neste mundo é o de proclamar a mensagem de salvação até Jesus voltar. Desde Do Pentecostes até hoje, a Igreja de Cristo tem se destacado como a agência evangelizadora e missionária por excelência.

Claramente, a Palavra de Deus nos mostra que a missão da Igreja envolve um propósito global, ou seja, a missão de pregar o Evangelho a cada criatura. E isso, sem exceção de lugar e sem acepção de pessoas.

Não importa a língua, a cultura ou o contexto econômico, cada pessoa deste mundo deve conhecer a respeito de Jesus e de sua mensagem de salvação. A igreja precisa continua sendo, a voz do Evangelho, a luz da esperança e o reflexo do amor redentor de Cristo em um mundo sedento de salvação. Esse é o assunto que estudaremos nesta semana.

PALAVRA-CHAVE: Propósito

 

I – O ALVO DA OBRA MISSIONÁRIA

A evangelização não envolve apenas em anunciar as boas-novas de salvação, mas, também, no convencimento do pecador, por parte do Espírito Santo, e na integração do novo crente, por parte da igreja local.

 

  1. O fundamento da realidade salvífica.

Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus de redimir a humanidade desde o livro de Gênesis. A morte redentora de Cristo, pela salvação da humanidade, foi determinada por Deus desde o início da criação do mundo Ap 13.8.

Por exemplo, em Apocalipse 5 há o relato de uma grande multidão de pessoas redimidas pelo sangue de Jesus: “Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação” (Ap 5.9). Este cântico celestial, entoado por aqueles que foram redimidos pelo sangue de Jesus, ecoa através dos tempos como um testemunho vivo do impacto redentor da obra realizada no Calvário.

Isso aqui é o resultado produzido pela obra de Cristo no Calvário. Nesse sentido, anunciar essa realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão. Somos chamados não apenas a crer, mas a compartilhar ativamente a boa notícia da salvação, tornando-nos participantes ativos na realização do propósito redentor de Deus para a humanidade.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

  1. Um propósito global.

Em Mateus 28.18-20, a palavra “toda” (ide, ensinai todas as nações), traz a mesma conotação(o mesmo sentido) de alcance em que encontramos em Apocalipse 5  (com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação.) Isso reitera (repete) o princípio universal de nossa missão.

Vejam que o chamado para pregar o Evangelho a todos os povos vai além das fronteiras geográficas ou barreiras culturais. A salvação é descrita como um ato que envolve toda a humanidade. Nesse caso, pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja.

Observem que este propósito global, não é apenas uma sugestão, mas uma ordenança divina. Deus confiou à Sua Igreja a missão de ser portadora da luz do Evangelho a todos os cantos da terra.  Essa noção de universalidade, ou totalidade, relacionada ao alcance do Evangelho, nos responsabiliza como parte integrante desse poderoso e grandioso projeto de Deus: a obra missionária (1 Co 9.16).

Nossa participação nesse projeto divino não é uma opção, mas uma necessidade indispensávelDiante dessa assertiva, afirmação, nosso dever básico é o de proclamar o Evangelho a todos os povos. É uma jornada coletiva, onde cada um desempenha um papel na realização desse propósito grandioso e global.

SINÓPSE I: O alvo da obra missionária é apresentar o plano de salvação a todo o pecador.

EBD – O Propósito de Missões – Lição 13 Adulto – 4° Trimestre 2023

II – PREGAR O EVANGELHO: A RESPONSABILIDADE DE TODO CRISTÃO.

  1. Qual é a nossa disposição?

Como está a nossa disposição em levar o Evangelho a todo o mundo? Temos sido dinâmicos ou negligentes? Você sabia que a vinda do Senhor Jesus tem a ver com a execução dessa ordenança (Mt 24.14)? “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”

À luz dessa grande urgência evangélica, o que temos feito em prol do Reino de Deus (Ec 9.10; 2 Co 5.10; Ap 22.12)? Temos formado obreiros suficientes para cumprir a Grande Comissão? E os jovens crentes? Eles enxergam a grande urgência deste trabalho (Jo 4.35)?

Estamos prontos a dar a vida por essa grande obra (At 20.24)? Essas perguntas contribuem para atestarmos uma grande realidade, ou seja, se a igreja não atender ao apelo divino da Grande Comissão, se houver omissão por parte de seus líderes, e se os crentes não se dispuserem a ir ao campo, e se o mundo não receber o Evangelho nesta dispensação da Graça, haverá um duro juízo contra os negligentes (Mt 24.45-51; 25.14-30).

  • 45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
  • 46 Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.
  • 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
  • 48 Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá,
  • 49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados,
  • 50 virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe,
  • 51 e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

  1. “Pois me é imposta essa obrigação”.

O apóstolo Paulo via a responsabilidade de pregar o Evangelho como uma obrigação imposta a ele (1 Co 9.16).

Paulo via essa tarefa não como uma escolha pessoal, mas como uma obrigação imposta a ele pelo chamado divino que recebeu em sua jornada a Damasco (Atos 9.6,15; 22.21). Pregar o evangelho, para Paulo, não era uma opção, mas um dever intransferível. Era algo que ele não podia deixar de fazer.

A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros:

1) a obrigação; E esta obrigação recaía não apenas sobre Paulo, mas sobre todos aqueles que experimentaram o poder do evangelho em suas vidas.

2) a punição. Será cobrado de quem for negligente. O apóstolo estava consciente de que pregar o Evangelho é uma obrigação que inside privilégio, pois é a partir do que Cristo fez por nós.

Na cruz Cristo, nos deu o privilegio de fazermos parte do maior projeto já executado na terra, projeto de salvação de vidas, projeto de Deus. Nesse sentido, é um ato de obediência a Deus. Contudo, essa obrigação também leva em conta a punição em relação à recusa sistemática dessa obrigação imposta ao apóstolo. Ora, pregar o Evangelho não é uma opção para o cristão, mas uma imposição divina.

SINÓPSE II: Pregar o Evangelho é a obrigação de cada crente.

EBD – O Propósito de Missões – Lição 13 Adulto – 4° Trimestre 2023

AUXÍLIO MISSIOLÓGICO: O MISSIONÁRIO É UM ENVIADO

“Há uma identificação de Cristo com seus enviados que dissipa toda a amargura e espanta as sombras através de seu sorriso abençoado. Sua presença e companhia são uma experiência constante e a herança permanente deles. A grande necessidade dos que são enviados é praticar constantemente a consciência de sua presença. […]

O missionário hoje é um ‘enviado’ se for um missionário no sentido bíblico da palavra. Um missionário não é aquele que partiu, mas aquele que foi enviado. É o modo como vai que faz toda a diferença. Se ele não caminhar com a segurança divina de que foi enviado, não será capaz de suportar a tensão, frustração, as pressões e os desapontamentos da vida missionária. A consciência, contudo, de ter sido enviado o sustentará em seus julgamentos e fracassos e certamente irá conduzi-lo ao triunfo e sucesso. […]” (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.306).

CONCLUSÃO

Há um propósito divino quanto a proclamar a mensagem de salvação ao pecador.  Livramento, salvação e vida eterna aos que aceitarem.  Não podemos, então, desviar um milímetro desse santo propósito. Pois além de ser uma ordem divina, vidas estão em jogo.

De fato, evangelizar não é uma opção. Pelo contrário, é uma imposição divina como resultado do que o Senhor Jesus fez em nossas vidas por intermédio do Espírito Santo. Portanto, preguemos a boa notícia para todo o pecador e em qualquer lugar em que ele se encontrar. Esse é o mais nobre e sublime propósito da Igreja de Cristo.

 

REVISANDO O CONTEÚDO

  1. O que é possível perceber numa leitura atenta no livro de Apocalipse?

Numa leitura atenta do livro do Apocalipse é possível perceber o propósito de Deus em redimir a humanidade desde o livro de Gênesis.

  1. Qual é o alvo sublime de nossa missão?

Anunciar a realidade salvífica para todo ser humano é o alvo sublime de nossa missão.

  1. Segundo a lição, qual é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja?

Pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias é o propósito glorioso de Deus para a sua Igreja.

  1. Qual é a sua disposição em levar o Evangelho ao pecador?

Resposta pessoal.

  1. Quais são os dois sentidos da expressão “ai de mim se não pregar o evangelho”?

A expressão “ai de mim se não pregar o evangelho” tem dois sentidos claros:

1) a obrigação; 2) a punição.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI

ANEXO:

Link do canal

Link do BLOG

Cursos para professores da EBD.

Link do Instagram do canal

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais