blog descomplicando a teologia

EBD – O Reino de Deus e as Sementes – Lição 5 Adolescentes – 2° Trimestre 2024

EBD – O Reino de Deus e as Sementes – Lição 5 Adolescentes – 2° Trimestre 2024

EBD – O Reino de Deus e as Sementes – Lição 5 Adolescentes – 2° Trimestre 2024

O que é um reino e qual é a significância do “Reino de Deus”? O que constitui o Reino de Deus e quem faz parte dele? Como uma pessoa pode se tornar parte do Reino de Deus?
O Reino de Deus é um conceito teológico que se refere à soberania, autoridade e presença de Deus sobre todas as coisas. A igreja, por sua vez, é vista como a comunidade dos crentes que reconhecem e seguem essa soberania e autoridade divina.
Ao dizer que estamos no Reino de Deus e que a igreja faz parte dele, você está destacando a ideia de que nossa participação na igreja não é separada do Reino de Deus, mas é uma expressão desse Reino aqui na terra. Isso implica que, como membros desse Reino, temos obrigações, direitos e deveres.
Os direitos que temos como membros do Reino de Deus podem incluir o acesso à graça, perdão, salvação e bênçãos espirituais. No entanto, também temos deveres, como seguir os ensinamentos de Cristo, amar e servir ao próximo, praticar a justiça e viver uma vida de integridade e santidade.
Portanto, estudar esses direitos e deveres nos ajuda a compreender melhor nossa identidade e responsabilidades como parte do Reino de Deus, capacitando-nos a viver uma vida que reflita os valores e princípios desse Reino.

MENSAGEM EM DESTAQUE: “Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra.” Marcos 4.26

LEITURA BÍBLICA: Marcos 4.26-34

INTRODUÇÃO

Hoje estudaremos duas histórias que fazem parte de um conjunto ainda maior de parábolas conhecidas como “parábolas do Reino”. Nesta lição, trataremos de apenas duas. Em ambas, Jesus compara o seu Reino à pequenas sementes.

Vejam só, Jesus era tão sagaz, tão cheio de sabedoria, que ele pegava as situações comuns do nosso dia a dia e as transformava em histórias, em parábolas, para que todos pudessem entender. Quando ele falava sobre sementes, todos sabiam do que se tratava. Era como se ele dissesse: “Ó, povo de Deus, prestem atenção! Vou lhes contar algo que vocês já conhecem, mas com um significado celestial!”
O Mistério do Crescimento
Queridos fiéis, quando Jesus falava sobre o crescimento dessas sementes, ele estava nos revelando os mistérios do Reino de Deus. Como o reino cresce? De quem depende o seu crescimento? Tudo isso ele explicou através dessas parábolas, chamadas as Parábolas do Reino de Deus.
A Autoridade no Reino
E agora, meus irmãos e irmãs, permitam-me questionar: Será que temos grande poder no Reino de Deus? Será que podemos levar as pessoas a aceitarem a Cristo apenas com nossa autoridade ou habilidade humana? Será que é o nosso conhecimento que convence alguém de seu pecado? Reflitamos sobre isso à luz das palavras de nosso Senhor.
Que possamos estudar essas parábolas com humildade e dedicação, buscando sempre entender os mistérios do Reino de Deus e aprimorar nossa caminhada espiritual.

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

1 – O REINO DE DEUS

Afinal de contas, o que é o Reino de Deus? Você já parou para pensar nisso? De forma simples e objetiva, o Reino de Deus é a intervenção divina na História para cumprir os seus propósitos redentores. Esse conceito nasceu na esperança judaica do Antigo Testamento, de uma ação divina que dava fim à presente era (marcada pelo pecado, dor, doença, atuação maligna) introduzindo um novo tempo (caracterizado pela presença do Espírito, da justiça, saúde e paz). Ou seja, os judeus aguardavam pelo fim, pois o fim também significava um novo começo – o início de uma nova história com Deus, o tempo do seu reinado. Assim, podemos ver que o Reino de Deus é tanto presente, quanto futuro. Ao analisarmos os ensinamentos de Jesus, fica evidente a existência de uma tensão entre o Reino que chegou e o Reino que está por vir. Ele descreveu o Reino como algo presente (Lc 17.21; Mc 1.14; Mt 12.28), mas também como uma expectativa futura (Mt 6.10,33; 8.11; Mc 9.47). Na tentativa de traduzir essa tensão é que os teólogos falaram do Reino como “já” em relação a sua instauração presente e “ainda não” em relação a sua consumação futura. Por enquanto, aguardamos paciente e esperançosamente a consumação desse Reino (Rm 8.18-25; Fp 3.20,21; 1 Ts 1.9,10), enchendo-nos da presença do Espírito Santo.

Muitos se perguntam: “Pastor, o que é o Reino de Deus?” Como foi explicado em nossa lição, o Reino de Deus é a intervenção dele neste mundo para formar, abençoar e proteger seu povo. Mesmo vivendo em um mundo dominado pelo maligno, Deus continua a agir, criando seu reino. Mesmo com Satanás tentando prevalecer, Deus intervém para estabelecer sua igreja, abençoar, proteger e promover seu crescimento.

A Missão da Igreja

A igreja tem a missão, o compromisso e a responsabilidade de trazer o Reino de Deus para esta vida. Quando testemunhamos com nossa vida e damos bons exemplos, estamos apresentando o Reino de Deus aos outros, convidando-os a participar. O Reino de Deus é a atuação dele neste mundo para formar, abençoar e proteger seu povo.

ASSISTA O VÍDEO DA DINÂMICA DA AULA. CLIQUE AQUI.

O Reino Presente e Futuro

O Reino de Deus é tanto presente quanto futuro. Jesus ensinou sobre a tensão entre o Reino que já chegou e o Reino que está por vir. Enquanto aguardamos pacientemente sua consumação, somos preenchidos com a presença do Espírito Santo. Já participamos do Reino de Deus em parte, mas aguardamos sua totalidade e glória.

Chamado à Santidade

Participar do Reino de Deus exige santidade agora e no futuro. Não podemos ser representantes de Deus apenas na igreja, mas devemos agir como mensageiros e embaixadores do Reino em todos os aspectos da vida. Santidade não é algo do passado; é essencial para quem quer fazer parte do Reino de Deus e desfrutar de suas bênçãos eternas.

Que possamos viver como verdadeiros cristãos, glorificando o nome do Senhor e desfrutando de todas as bênçãos celestiais, agora e para sempre.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA OS PROFESSORES DA EBD? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

2 – O REINO É COMO UMA SEMENTE

Jesus contou uma pequena parábola, que é narrada unicamente por Marcos (4.26-29). É a história do homem que lança a semente sobre a terra e, independentemente do seu esforço, acordado ou dormindo, ela brota e cresce, e, quando menos espera, seus frutos estão maduros e prontos para a colheita. Aqui temos algumas lições importantes sobre o Reino de Deus para aprender. Jesus diz que com o Reino de Deus também é assim; ao ser semeado nos corações, misteriosa e secretamente, ele vai crescendo e tomando forma, até que seus frutos sejam visíveis e abundantes. De maneira que, assim como o lavrador precisa reconhecer seus limites, precisamos também aprender e aceitar que somente Deus é quem tem o controle de tudo. Nós somos apenas aqueles que lançam a semente e não temos o poder de fazê-las crescer e frutificar no tempo que queremos. Às vezes, algumas dão resultados rápidos, e outras demoram. No entanto, é o Senhor Todo-Poderoso que tem o domínio sobre todo o processo. O próprio Jesus, ao falar sobre o papel do Espírito Santo, disse que é Ele que “[…] convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e do julgamento de Deus” (Jo 16.8). Como fica claro, nosso papel é semear, porém, o crescimento do Reino é responsabilidade exclusiva de Deus (1 Co 3.6,7). Em vez de ficarmos aflitos, devemos ter paciência, confiança e expectativa naquilo que vai acontecer sob a supervisão divina. Afinal de contas, o tempo de espera terminará e a colheita será efetuada (Mc 4.29). Assim também é com o Reino de Deus, chegará um tempo em que as inúmeras sementes espalhadas sobre a face da Terra crescerão e darão frutos em abundância e a colheita final, então, acontecerá; e o Reino que já teve início terá sua consumação final Essa é nossa esperança.

Jesus estava sempre atento à vida cotidiana do povo, utilizando situações comuns, como a vida agrícola, para transmitir ensinamentos espirituais profundos. Assim como o agricultor lança as sementes na terra, o Reino de Deus é implantado nos corações humanos.

O Mistério do Crescimento

Assim como as sementes misteriosamente crescem e amadurecem, o Reino de Deus é semeado nos corações humanos e, secretamente, cresce até que seus frutos sejam visíveis. Reconhecemos que somente Deus tem controle sobre esse processo de crescimento e frutificação.

A Responsabilidade Humana

Nossa responsabilidade é semear a Palavra de Deus, mas somente Ele tem o poder de fazer crescer e frutificar. Devemos confiar na supervisão divina e não nos afligirmos com os resultados. O Espírito Santo convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo, e é Ele quem realiza a obra de conversão nos corações.

A Missão de Todos

Todos nós, independentemente de títulos ou funções na igreja, temos a missão de semear a Palavra de Deus. Não importa a timidez ou as limitações pessoais, a semente é boa e pode ser semeada em qualquer lugar, por qualquer pessoa. A conversão das almas é obra de Deus, não nossa.

Humildade na Colheita

Não devemos nos orgulhar das conversões, pois é Cristo quem convence e transforma os corações. A colheita pertence a Ele, não a nós. Nossa alegria está em participar da obra de semeadura, confiando que Deus fará o crescimento.

Que possamos, com humildade e confiança, cumprir nossa missão de semear a Palavra de Deus, sabendo que Ele é quem realiza a obra de conversão nos corações.

QUER TER ACESSO A UM MATERIAL EXCLUSIVO E COMPLETO DA EBD? BAIXE O NOSSO APP, CLIQUE AQUI.

APLICATIVO - DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA

3 – O CRESCIMENTO DO REINO

Seguindo seus ensinamentos sobre o Reino de Deus, Jesus lhes propõe outra parábola (Mc 4.30-32). E essa é tão cativante como a anterior. Agora, Ele recorre à semente de mostarda, a menor das hortaliças da palestina naquela época. A mostarda, uma vez semeada, “cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas” (v.32). Como é possível notar, a história de Jesus dá um destaque tanto ao tamanho inexpressível da semente quanto ao resultado que ela produz, pois assim como o minúsculo grão de mostarda é capaz de produzir um enorme arbusto com até quatro metros de altura, assim também é o Reino de Deus, que no tempo oportuno revelará toda sua grandeza e efetividade. O Reino que teve um início pequeno (como uma semente de mostarda) na Palestina com Jesus e os doze discípulos, logo começou a dar seus primeiros frutos em Atos dos Apóstolos (4.4; 5.14; 6.7) e tem crescido consistentemente no coração de milhares e m ilhares de pessoas espalhadas por toda Terra. Com essa parábola, o Senhor estava encorajando seus discípulos a permanecerem firmes e constantes, apesar de toda perseguição, incompreensão e deboche que estivessem recebendo, pois, o Reino que era pequeno cresceria em tamanho e em influência.

Jesus destaca a pequenez inicial da semente de mostarda, que, apesar de sua dimensão insignificante, cresce até tornar-se a maior de todas as plantas na região. Os ramos dessa árvore se tornam tão amplos que os passarinhos encontram abrigo entre suas folhas. Essa transformação ilustra a grandiosidade oculta na aparente pequenez.

O Paralelo com o Reino de Deus

Assim como a semente de mostarda cresce para se tornar uma árvore majestosa, o Reino de Deus também começa de maneira discreta, mas cresce gradualmente em sua grandeza e efetividade. Jesus comparou o início pequeno do Reino, representado pelos doze discípulos e Ele mesmo, à semente de mostarda.

A Firmeza Diante da Perseguição

Essa parábola encorajou os discípulos a permanecerem firmes diante da adversidade e da incompreensão, pois o Reino que parecia pequeno cresceria em tamanho e influência. Apesar das dificuldades e perseguições, a obra de Deus continuaria a se desenvolver e a gerar frutos abundantes.

O Mistério da Semente

A história da semente de mostarda revela o mistério da obra de Deus. Assim como a semente precisa morrer para gerar vida, Jesus morreu para que pudéssemos ter vida eterna. Sua morte não foi o fim, mas o início de uma obra que continua a crescer e a dar frutos até os dias de hoje.

O Crescimento Vem de Deus

Nossa responsabilidade é semear a Palavra de Deus, assim como os discípulos pregaram o evangelho. Mas é Deus quem faz a semente crescer e frutificar. Assim como a semente de mostarda, nossa obra na vida de outros pode começar pequena, mas crescerá e se desenvolverá pela graça e poder de Deus.

Que possamos, como os discípulos de Jesus, confiar na obra de Deus e continuar a semear a Palavra, sabendo que o crescimento vem d’Ele. Que possamos testemunhar o poder transformador do Reino de Deus em nossas vidas e na vida daqueles ao nosso redor.

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

CURSO PARA PROFESSORES DA EBD.

CONCLUSÃO

O Reino já está presente entre nós. Como uma semente que cresce de forma misteriosa, esse Reino continua crescendo, dia após dia. Você faz parte desse Reino!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Redes Sócias

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados