EBD – O TERCEIRO DIÁRIO DE VIAGEM – LIÇÃO 10 ADOLESCENTES

DINÂMICA EBD - O   TERCEIRO   DIÁRIO   DE   VIAGEM - Lição 10 Adolescentes

EBD – O TERCEIRO DIÁRIO DE VIAGEM – LIÇÃO 10 ADOLESCENTES

Vamos descobrir

Nesta terceira viagem, o Apóstolo Paulo permaneceu três anos em Éfeso. Durante esse tempo, foi possível preparar obreiros e discipular os novos convertidos. Foram diversos os desafios que o Apóstolo enfrentou nessa cidade, por conta da pregação do Evangelho. Desafios estes de natureza teológica e social dentro e fora da igreja. Após a estadia, Paulo dedicou-se a chegar em Jerusalém, e, nesta jornada, outros contratempos ganharam força.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

I – A PARADA DE 3 ANOS EM ÉFESO

Através do livro de Atos percebemos que o tempo de Paulo em Éfeso foi trabalhoso.

1.1. O derramamento de Poder em Éfeso.

Um judeu chamado Apolo, que cria em Jesus, chegou em Éfeso e anunciava com entusiasmo “o Caminho do Senhor” (At 18.24,25). Ele tornou-se um líder e pregava para judeus e gentios. Apolo, porém, não tinha vivido a experiência do Batismo no Espírito Santo, como a do dia de Pentecostes. Por isso, ele ensinava sobre o batismo de João e o arrependimento para receber a salvação em Jesus Cristo, mas não falava sobre o batismo no Espírito Santo (At 18.25). Algum tempo depois, ele partiu para Acaia (At 18.27).

Quando Paulo chegou a Éfeso, a igreja não entendia sobre o Batismo no Espírito Santo; eles apenas conheciam o batismo em águas feito por João Batista (At 19.1-3). Então, Paulo explicou que era necessário serem batizados em nome de Jesus. E também ressaltou que o Batismo no Espírito Santo é diferente do batismo em águas (At 19.4).

Após essa instrução, Paulo os batizou em nome de Jesus — conforme o mandamento (Mt 28.19). Depois disso, fez uma oração com imposição de mãos e eles receberam o Batismo no Espírito Santo. E, assim, falaram em línguas e profetizaram (At 19.6,7).

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

CURSOS PARA PROFESSORES EBD

Apolo era um Judeu, natural de Alexandria, descrito no livro de Atos como “varão eloquente e poderoso nas Escrituras” (At 18:24). Não sabemos como foi a sua conversão para o evangelho do Senhor Jesus, mas a Bíblia descreve que ele era instruído no Caminho do Senhor, porque diligentemente falava e ensinava as coisas do Senhor (At 18:25). No entanto, Apolo – apesar de muito bem ensinar os fundamentos do evangelho – não conhecia a promessa do batismo com o Espírito Santo.

No contexto da segunda viagem, consegue se lembrar de quando Paulo saiu da Acaia em direção a Jerusalém, e que antes passou em Éfeso juntamente com Priscila e Áquila? Pois bem; Priscila e Áquila estavam em Éfeso desde aquele dia (estavam morando lá), e ao ouvirem Apolo anunciar o evangelho (agora já no contexto da lição) o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus (At 18:25). Como em momento anterior eles conviveram com Paulo (inclusive tinham a mesma profissão), então eles tiveram muito tempo para amadurecer no conhecimento.

Iniciada a terceira viagem missionária de Paulo, partindo de Antioquia e percorrida toda a Galácia, Paulo chegou em Éfeso, na Ásia. Chegando lá, já não estava mais Apolo, que havia partido para Acaia (especificamente Corinto). Paulo então encontra alguns discípulos locais e pergunta para eles se haviam recebido o Espírito Santo quando creram. Eles não só não tinham sido batizados como desconheciam acerca do Espírito Santo (At 19:2). Ocorre que aqueles irmãos conheciam apenas o batismo de João (de imersão), mas ainda não haviam provado do sobrenatural. Paulo então explica a importância do batismo de João, mas ainda mais acerca da importância de ser batizado em nome do Senhor Jesus. Assim sucedendo, e impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam (At 19:6).

1.2. O Enfrentamento de Espíritos Malignos

O tempo passou e Paulo continuou ensinando sobre o Reino de Deus. A Bíblia nos mostra que Deus fazia grandes milagres através de Paulo, promovendo cura dos enfermos e libertação dos oprimidos (At 19.11,12).

Estas maravilhas despertaram a curiosidade de alguns judeus e eles tentaram imitar o Apóstolo, invocando o nome de Jesus (At 19.13). Como resultado, um espírito maligno lhes disse: “— Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são?” (At 19.15). Esse evento teve um grande impacto na cidade, a ponto de os praticantes de magia queimarem em público seus livros de encantos (At 19.18-20).

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI.

Como era de costume, aonde Paulo chegava, ele procurava a sinagoga para ali pregar. A Bíblia relata que por três meses Paulo falou ousadamente, e disputava com eles e os persuadia acerca do Reino de Deus. Mas alguns deles se endurecessem e não obedeceram, e ainda falavam mal do evangelho perante a multidão. Por isso, Paulo retirou-se deles e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano (At 19:9). Paulo então ficou ali por mais 2 anos, de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, tanto judeus como gregos. A palavra de Deus diz que, pelas mãos de Paulo, Deus fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam (At 19:11,12).

Maravilhados com o agir de Deus através da vida de Paulo, alguns judeus tentavam o imitar, como no caso dos sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Aqueles jovens tentavam invocar o nome do Senhor Jesus a fim de repreender espíritos malignos, dizendo: “Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega” (At 19:13). Como resultado, eles foram confrontados por um espírito maligno que disse: “Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?” (At 19:15). Aquele evento foi notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos! E caiu sobre eles muito temor, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. Como resultado, o arrependimento veio sobre grande parte daquela cidade, e muitos dos que tinham crido confessavam os seus pecados; e os que eram envolvidos com mágicas e encantamentos queimavam os seus livros na presença de todos (At19:16-19).

II – O CONFLITO RELIGIOSO E ECONÔMICO

O número de cristãos aumentou na cidade, ou seja, muitos abandonaram os rituais idólatras. E isso provocou controvérsia em meio aos produtores de objetos do templo da “deusa” Diana. Na cidade de Éfeso havia um grande templo dedicado à “deusa” Diana (ou Artemis). A movimentação religiosa neste templo atraia milhares de pessoas todos anos para a cidade e garantia uma grande arrecadação financeira.

A conversão de muitas pessoas à fé em Cristo trouxe um penoso prejuízo para o mercado dos ídolos. E, assim, instalou-se uma revolta contra Paulo e seus companheiros, liderada por Demétrio e os outros artesãos (At 19.24-28). A multidão ficou revoltada e descontrolada. Eles arrastaram Gaio e Aristarco para o teatro (At 19.29-31).

O nível do conflito aumentou e os cidadãos e os cristãos poderiam ser acusados de cometer crime contra a ordem no Império (At 19.32,40). Assim, o secretário da prefeitura instruiu o povo e os acusadores a se acalmarem e tratarem do assunto no tribunal ou nas reuniões formais da cidade (At 19.35-39). E, assim, a multidão foi dispersada (At 19.41).

Observe! Parte da economia da cidade de Éfeso estava relacionada ao turismo e comércio voltado para o templo de Diana. Muitos moradores da cidade tiveram encontro com Jesus, por isso, não mais praticavam os rituais pecaminosos e não mais compravam os objetos idólatras. Alguns cristãos até foram desprezados por seus amigos por abandonarem a tradição da cidade. O compromisso de servir a Deus traz mudanças de hábitos e impacta a família e o ciclo social.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

A pregação de Paulo – principalmente pelo tempo que ele passou ali em Éfeso – trouxe temor sobre os cidadãos de Éfeso, e muitos se converteram. Como resultado da conversão, eles abandonaram as suas práticas antigas. Aquela região era extremamente idólatra, e muitos eram os rituais no templo da deusa Artemis (para os gregos) e Diana (para os romanos). Ora, naquela cidade tinha um grande teatro (as ruinas ainda são existentes) e muitos eram os espetáculos; o que movimentava a economia. Porém, o enfraquecimento da religião local (pela conversão ao evangelho) fez com que os artífices se revoltassem, visto que já não estavam vendendo as suas imagens de escultura.

Demétrio tomou a palavra e fermentou os demais artífices dizendo que Paulo convencia e afastava uma grande multidão; e que pregava dizendo que não eram deuses os que se faziam com as mãos. Ele argumentou que a profissão deles caia em descrédito, e que o próprio templo da “grande deusa Diana” corria perigo de ser estimado em nada. Então, todos se encheram de ira e um grande alvoroço se levantou na cidade. Precisou o escrivão da cidade intervir para apaziguar a multidão e despedir o ajuntamento.

Esse é um grande retrato sobre a inimizade que há entre Deus e o mundo! São esferas de interesse totalmente opostos. Nesse sentido, o apóstolo João nos deu o seguinte conselho: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. […] Porque tudo o que há no mundo […] não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa […], mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2:15-17).

III – A PARADA FINAL EM JERUSALÉM

Após tudo ser resolvido, Paulo seguiu viagem para seu destino final.

A chegada de Paulo e seus companheiros foi festejada pela igreja em Jerusalém (At 21.17). O Apóstolo entregou a oferta das igrejas da Macedônia e Acaia (Rm 15.22-28) e compartilhou com eles como as Boas-Novas de Jesus estavam sendo pregadas entre os não judeus (At 21.19). Os irmãos explicaram que alguns judeus estavam falando mal de Paulo pela cidade, espalhando que ele ensinava o abandono da Lei de Moisés (At 21.20,21). O Apóstolo, então, aceitou participar de um ritual de purificação para demonstrar que essa ideia era um boato (At 21.22-24).

Passados os dias da purificação, Paulo estava no templo e foi visto por alguns daqueles judeus que o perseguiam por onde ele passava na Ásia Menor. Eles o acusaram falsamente de ensinar contra o povo de Israel, a Lei de Moisés e o templo e de profanar o lugar sagrado por ter levado gentios ali (At 21.27, 28). Foi um alvoroço! O povo arrastou Paulo para fora do templo para matá-lo. Foi quando chegou o comandante romano com suas tropas. Somente neste momento os agitadores pararam de bater em Paulo. A confusão cessou e o apóstolo foi levado preso (At 21.30-33).

Antes de chegar em Jerusalém, Paulo saiu de Éfeso (Ásia) e foi para a Macedônia. Depois passou três meses na Grécia e retornou para Ásia, seguindo para Trôade. Foi em Trôade que Paulo pregou até à meia-noite, e o jovem Êutico caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo. Após ser levantado como um morto, desceu Paulo até lá e o abraçou. Depois disso, levaram vivo o jovem e ficaram não pouco consolados.

Depois disso navegou Paulo a Mitilene, Quios, Samos, Trogílio e Mileto. De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja e os anunciou que iria para Jerusalém (finalmente), mas que não sabia o que lá haveria de acontecer com ele. Naquele momento ele deu instruções preciosas àqueles servos de Deus, acerca do cuidado com a sã doutrina e da conduta dos irmãos. E acompanharam-no até ao navio que partiria para Jerusalém.

Chegando Paulo em Jerusalém, os irmãos o receberam de boa vontade, e todos glorificaram a Deus com as obras que Paulo lhes relatou acerca da viagem missionária; “e contou-lhes minuciosamente o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios” (At 21:19). Após esse momento de euforia, os irmãos de Jerusalém relataram a Paulo que a sua “fama” era grande também em Jerusalém, porém julgavam mal dele dizendo que por onde ia ensinava os judeus a se apartarem da lei de Moises, e que não deveriam circuncidar os filhos (fizeram uma generalização negativa acerca de Paulo).

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

APP DESCOMPLICANDO A TEOLOGIA EBD.

Passados os dias, quando os Judeus da Ásia (onde Paulo tinha ido fazer missão) avistaram a Paulo, se alvoroçaram e clamaram: “Varões israelitas, acudi! Este é o homem que por todas as partes ensina a todos, contra o povo, e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos e profanou este santo lugar” (At 21:28). Então, uma grande confusão se formou em Jerusalém, pois procuravam matá-lo! Para conter o alvoroço, chegou ali o tribuno, com os soldados, os centuriões. Então Paulo foi conduzido para a fortaleza; e diferente tratamento recebeu quando anunciou ao tribuno que era romano.

O restante da história veremos nas próximas lições; sobre o que aconteceu após a prisão de Paulo; as cartas que ele escreveu; e a forma como passou os seus últimos dias.

 

CONCLUSÃO

O ministério do Apóstolo Paulo foi conduzido por Deus. Mesmo quando a situação parecia complicada, havia um propósito maior: a pregação do Evangelho do Senhor Jesus e a salvação de almas.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados