X

EBD- O Valor da Honestidade – Lição 5 Pré-Adolescentes

EBD- O Valor da Honestidade – Lição 5 Pré-Adolescentes

O que significa honestidade? Será que dentro da igreja tem pessoas que não são honestas? pessoas não honestas vão ser salvas por jesus cristo? Todos dentro da igreja têm honestidade? O que é ser honesto?

Viver uma vida honesta e íntegra é um reflexo do caráter de Deus e é uma parte fundamental da busca por uma vida espiritual saudável.

A honestidade não se limita apenas a aspectos financeiros, mas também se estende a todas as áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, comunicação e comportamento. Os cristãos são chamados a serem honestos, justos e transparentes em tudo o que fazem.

A honestidade é uma expressão de obediência aos princípios de Deus e também é essencial para a construção de relacionamentos saudáveis e confiáveis com os outros.

Portanto, aqueles que buscam morar no céu espiritualmente e agradar a Deus devem priorizar a honestidade e a integridade em todas as áreas de suas vidas.

A lição se encontra em: Mateus 23.23 e 1 pedro 2.12

A Bíblia diz:  “Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.’’ (1joão 2.6)

Leitura semanal:

  • segunda-feira – salmos 15.1-4
  • terça-feira – provérbios 22.1
  • quarta-feira – Isaias 59.2
  • quinta-feira – Mateus 6.19-21
  • sexta-feira – Lucas 11.39
  • sábado – 1 coríntios 6.12

Introdução

A paz do Senhor, querido(a) aluno(a)! A honestidade é uma das marcas do caráter cristão. Jesus foi honesto do início ao fim e ensinou seus discípulos a seguir seus passos. Quem é honesto tem uma vida plena e gratificante. Nesta lição, estudaremos o valor da honestidade.

Como seguidores de Jesus, devemos fazer o que Ele fez. Ele nos ensinou a ser honestos e justos em todas as áreas da vida. Mesmo que a honestidade seja desvalorizada por algumas pessoas, nós devemos ser honestos, porque foi isso que Jesus nos ensinou.

Ser honesto significa sempre falar a verdade, ser justo e íntegro em tudo que fazemos. É uma maneira de refletir o caráter de Jesus e construir relacionamentos confiáveis com os outros. Portanto, como seguidores de Jesus, devemos viver com honestidade em todas as situações.

EBD- O Valor da Honestidade – Lição 5 Pré-Adolescentes

 

1 o que significa ser honesto?

Honestidade é a característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível. O verdadeiro cristão não encontra dificuldades para ser honesto.

Um verdadeiro cristão deve ser honesto, pois ele não encontra dificuldades nisso, uma vez que possui o Espírito Santo, submete-se à vontade de Deus e segue constantemente a Sua direção.

Por outro lado, aqueles que não seguem a vontade de Deus têm dificuldade em se manter firmes em um mundo que carece de honestidade.

1.a A influência da honestidade

A Bíblia conta a história de Jefté, filho primogênito de Gileade (Jz 11). Ele era honesto, mas foi rejeitado por seus irmãos. Após ser expulso, Jefté foi morar em Tobe e convivia com homens levianos.

Naquele lugar, Jefté influenciou os homens da cidade de modo que eles se tornaram pessoas de boa índole e respeitadas. A honestidade de Jefté fez aqueles homens acreditarem que valia a pena ser honesto.

Da mesma forma, o verdadeiro cristão que vive em honestidade influencia outros a também viver.

A história de Jefté, relatada na Bíblia, demonstra como a honestidade pode exercer uma influência positiva sobre as pessoas ao nosso redor.

Jefté, um filho honesto que foi inicialmente rejeitado por sua família, mudou-se para uma nova região e conviveu com homens de caráter duvidoso.

No entanto, sua conduta íntegra inspirou esses homens a mudar suas atitudes e se tornarem pessoas de boa índole e respeitadas. Essa história destaca como a honestidade de um verdadeiro cristão pode influenciar outros a viverem de maneira honesta.

1.b o desonesto colhe o fruto de sua desonestidade

A Bíblia destaca que há uma recompensa para aqueles que praticam a honestidade. Em contrapartida, os desonestos serão apanhados na armadilha de suas palavras.

O coração dos irmãos de Jefté, por exemplo, estava apegado às riquezas de tal forma que resolveram excluir o próprio irmão da herança.

Mas Deus honrou a honestidade de Jefté e ele foi escolhido para ser um guerreiro vitorioso em Israel (Jz 11). Seu nome ainda entrou para a galeria dos heróis da fé (Hb 11.32).

A Bíblia ensina que a honestidade é recompensada, enquanto os desonestos enfrentam as consequências de suas ações. A história de Jefté exemplifica isso, uma vez que seus próprios irmãos o excluíram da herança devido a questões materiais.

No entanto, Deus honrou a honestidade de Jefté e o escolheu para se tornar um guerreiro vitorioso em Israel, e ele foi reconhecido como um herói da fé na galeria de heróis da fé. Isso destaca como a honestidade é valorizada por Deus e frequentemente resulta em recompensas divinas.

1.c honestidade e fidelidade andam juntos

Jefté prometeu a Deus que aquilo que encontrasse saindo de sua casa, após ser vitorioso na batalha, seria sacrificado a Deus. Jefté venceu a batalha e, quando chegou em casa, encontrou sua filha.

A Bíblia não dá detalhes, mas afirma que Jefté cumpiu o que havia prometido a Deus. Como Deus não aceita sacrifício humano, daquele dia em diante, a filha de Jefté dedicou sua vida para o serviço da Obra de Deus.

Na história de Jefté, ele fez um voto a Deus prometendo sacrificar o primeiro ser vivo que saísse de sua casa após uma vitória na batalha.

Quando Jefté voltou para casa e encontrou sua filha saindo, ele cumpriu seu voto de uma maneira que não envolvia o sacrifício literal de sua filha, mas sim a dedicou ao serviço de Deus.

Isso ilustra como a honestidade e a fidelidade andam de mãos dadas, e como Jefté manteve seu compromisso com Deus de uma maneira que não envolveu a crueldade de um sacrifício humano, mas sim a consagração da vida de sua filha para servir a Deus.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI!

2 Jesus ensinou o valor da honestidade

O maior exemplo de honestidade na Bíblia é o do Senhor Jesus. Ninguém foi mais honesto do que o Mestre e, mesmo assim, Ele sofreu tamanha injustiça. Por isso, Ele é o nosso exemplo a ser seguido.

Quando confrontados com escolhas e ações na vida, é valioso consultar a Bíblia, pois ela retrata que Jesus Cristo, mesmo vivendo como humano, demonstrou retidão e correção em seu comportamento.

A ideia fundamental é que, ao buscar inspiração nas escrituras e no exemplo de Jesus, podemos nos esforçar para emular seu caráter e conduta, buscando refletir os princípios de integridade, justiça e bondade que ele personificou.

2.a jesus a maior referencia de honestidade

Durante o tempo em que esteve neste mundo, Jesus mostrou com o próprio exemplo de vida que ser honesto é confiar na bondade de Deus.

Quem segue a Jesus sente-se satisfeito e feliz, independentemente do que aconteça.

Os que confiam no Senhor não precisam viver trapaceando o seu próximo, pois sabem que a recompensa vem das mãos de Deus.

O crente que almeja ser honesto considera Jesus como modelo de honestidade.

Uma pessoa que vive em sintonia com os ensinamentos de Jesus e tem uma relação de dependência com Deus tende a ser honesta e a buscar apenas o que é legítimo e justo.

Isso ocorre porque ela confia em Deus para suprir suas necessidades e não se envolve em artimanhas ou desonestidade para obter o que não lhe pertence. Em vez disso, coloca sua fé e esperança em Deus, reconhecendo que Ele é a fonte de provisão e orientação em sua vida.

Portanto, a confiança em Deus é um fator importante que contribui para a honestidade e a integridade em suas ações e escolhas.

2.b uma nova natureza

Nicodemos foi um líder religioso que ficou intrigado com a sabedoria de Jesus. Ele convivia com fariseus e religiosos que preservavam a aparência de honestidade, mas as suas práticas mostravam o contrário.

Na noite em que encontrou-se com Jesus, Nicodemos aprendeu que é necessário nascer de novo (Jo 3.3). Não basta ter nome de quem conhece muito das Escrituras, porém, vive distante da prática de seus ensinamentos.

Seguir o exemplo de Cristo é mostrar às pessoas que existe sim a possibilidade de viver uma nova vida e ter um novo caráter.

A história de Nicodemos, um fariseu mencionado no Novo Testamento, destaca a importância da compreensão espiritual em relação a conceitos como o novo nascimento.

Nicodemos, embora fosse um homem culto e experiente em questões religiosas, não entendeu completamente o que Jesus quis dizer com “nascer de novo.”

Jesus explicou que isso envolvia uma transformação espiritual, o abandono da velha natureza e a adoção de uma nova maneira de viver em conformidade com a vontade de Deus.

Embora Nicodemos tivesse conhecimento teórico, ele ainda não tinha experimentado essa transformação pessoal.

Essa história nos ensina que o conhecimento intelectual da fé não é o mesmo que uma experiência espiritual genuína.

A fé envolve uma mudança de coração e uma entrega total a Deus, não apenas a acumulação de informações religiosas.

Mesmo as pessoas mais instruídas podem precisar de orientação espiritual e um relacionamento íntimo com Deus para entender e viver plenamente Sua vontade.

2.c uma nova vida seguindo o espírito

Aceitar os ensinos de Jesus é mostrar aos outros que é possível ser uma nova criatura. Ninguém fica do mesmo jeito quando nasce de novo: aquele que mentia não mente mais; que furtava, não furta mais; que desobedecia aos pais, não desobedece mais; que falava palavrões, não fala mais.

Quem conhece a Jesus, de fato, não vive segundo as obras da carne, mas deseja viver andando no Espírito, isto é, produz o Fruto do Espírito (Gl 5.16-22).

Nem todos os cristãos experimentam uma transformação genuína, pois o verdadeiro “novo nascimento” envolve uma mudança profunda na atitude.

É evidente que muitos cristãos não alteram realmente como se comportam, e isso pode afetar sua relação com Deus. É essencial entender que o “novo nascimento” não se trata de ocupar cargos na igreja ou de ser membro, mas sim de promover uma mudança de atitude.

Isso é importante, pois essa transformação é um requisito para participar do reino dos céus, de acordo com a crença cristã.

3 é nosso dever fazer o que é correto

A Palavra de Deus nos mostra que ser honesto não se trata apenas de uma marca de caráter. Como filho de Deus, nascido de novo, temos o dever de mostrar por meio do testemunho pessoal que praticar a honestidade é cumprir a Palavra de Deus.

A Bíblia nos ensina que a honestidade não é apenas uma característica pessoal, mas também uma responsabilidade para os filhos de Deus que passaram pelo novo nascimento. É nosso dever demonstrar, por meio de nosso testemunho, que praticar a honestidade é uma forma de obedecer à Palavra de Deus.

3.a o dever de praticar a honestidade

Há pessoas que encontram muita dificuldade em fazer o que é correto. Elas continuam achando que as suas atitudes são normais, mesmo quando estão prejudicando a própria vida.

Mas a Palavra de Deus nos ensina que “Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar” (Pv 14.16).

Agir sem pensar é um perigo para qualquer pessoa. Por esse motivo, Tiago exortou: “cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva” (Tg 1.19).

Um verdadeiro crente entende a importância de ouvir mais e falar menos. O segredo para adquirir sabedoria na vida está em aprender a ficar em silêncio e prestar atenção. Devemos praticar o que pregamos, pois nossas palavras podem ser usadas contra nós. É uma demonstração de sabedoria e maturidade espiritual.

3.b depender de Deus

Algumas pessoas preferem resolver seus problemas sem depender do próximo ou mesmo de Deus. Dessa forma, acabam fazendo escolhas erradas (SI 42.7).

Ser honesto é desistir de tentar resolver qualquer problema sem a ajuda de Deus. Quem confia em sua própria capacidade, geralmente, pega o atalho da desonestidade.

Entretanto, os que confiam no Senhor, humildemente, se colocam na dependência da sua provisão (Sm 118.8,9).

todo crente pode se beneficiar da ajuda e companheirismo de outros. Ninguém é totalmente independente, e encontrar pessoas honestas que compartilham um compromisso com Deus pode ajudar ambos a crescer na graça divina.

A presença de Deus está sempre conosco, mas também é importante orar, jejuar e ler a Bíblia para fortalecer nossa fé e relacionamento com Ele. Essas práticas espirituais são fundamentais para o crescimento espiritual de um crente.

3.c Praticar o que é justo

justo. O Senhor espera justiça e retidão da nossa parte, ou seja, para ser um cristão autêntico temos que manter o compromisso de fazer o que é certo.

A Palavra de Deus ensina que “O Senhor detesta os sacrifícios que os maus lhe oferecem, porém se alegra com a oração dos bons” (Pv 15.8).

Fazer o que é correto, além de ser gratificante, garante a benção de Deus sobre a nossa vida. Se você tem feito coisas erradas, abandone o erro e, como um bom cristão, comece a fazer o que é justo e agradável ao Senhor.

o Senhor espera que vivamos com justiça e retidão, fazendo o que é certo. A Bíblia destaca que Deus valoriza mais a oração e as ações justas dos bons do que os sacrifícios dos maus.

Fazer o que é correto não apenas nos traz satisfação pessoal, mas também atrai as bênçãos de Deus para nossas vidas.

Se alguém tem cometido erros, é encorajado a abandoná-los e começar a viver de acordo com os princípios da justiça e agradáveis ao Senhor, como um bom cristão. Isso reflete o compromisso com a fé e os ensinamentos de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

Todo aquele que deseja seguir ao Senhor Jesus deve andar como Ele andou praticando a honestidade. Esse é o dever de todo cristão que deseja desfrutar da eternidade ao lado do Senhor.

indo de encontro aos princípios do cristianismo e viver de maneira honesta, buscando sempre seguir o exemplo de Jesus, é fundamental para aqueles que desejam cumprir sua fé e alcançar a eternidade ao lado do Senhor.

A honestidade não é apenas uma característica de caráter, mas um compromisso com os princípios divinos. Portanto, os cristãos são chamados a refletir a honestidade em suas ações diárias como parte de sua jornada espiritual.

GRUPO DE INFORMAÇÕES. 

É SÓ CLICAR AQUI!

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais