X

EBD – Os dons ministeriais para igreja – Lição 1 Pré – Adolescentes

EBD – Os dons ministeriais para igreja – Lição 1 Pré – Adolescentes

Conhecendo mais de Deus

Neste trimestre, a revista tem como título: “Servindo a Deus com Meus Talentos”. A partir de um estudo detalhado, vamos descobrir o que a Palavra de Deus afirma sobre como os dons se manifestam na Igreja.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

 

1. O QUE É DOM?

Você sabe o que é um dom?

Essa palavra significa dádiva ou presente que Deus concede à Igreja. Os dons têm como objetivo promover a união do Corpo de Cristo e ajudar os crentes a cumprirem a missão de anunciar a mensagem da salvação até o Dia em que Cristo voltará para buscar a sua Igreja e levá-la para o Céu.

a) A promessa do Dom do Espírito Santo.

Em Atos 1.8,9, um pouco antes de Jesus subir aos céus, Ele fez uma promessa e garantiu que derramaria sobre os seus discípulos o poder do Alto para que eles pudessem realizar a obra com ousadia. Essa promessa se cumpriu! No dia de Pentecostes, aqueles que estavam reunidos no Cenáculo do Templo, em Jerusalém, experimentaram do fogo do Espírito e falaram em outras línguas. Desde então, a Igreja do Senhor tem sido presenteada com muitos dons espirituais e ministeriais com o propósito de edificar e unificar a Igreja em um só Corpo espiritual (1 Co 12.27,28).

Os dons espirituais são assim denominados porque são concedidos pelo Espírito Santo. Isso significa que o “acesso” a esses dons se dá por meio do Espírito Santo. Assim, a promessa feita pelo Senhor Jesus em Atos 1.8,9 trazia consigo um conjunto de dons, que seriam “disponibilizados” aos seus servos para lhes servir de instrumento na obra e na caminhada da fé cristã.

b) Os dons são importantes.

Os dons espirituais são fundamentais tanto para realizar a obra do Senhor como também para gerar no cristão o crescimento da fé (Ef 4.12,13). Por isso é muito importante entender que a Igreja de Cristo deve estar em harmonia de pensamentos; praticar o bem; e entender que é a representante de Deus nesta terra. É assim que a Igreja cresce forte, unida, servindo e preservando o amor entre irmãos e para com as pessoas que ainda não aceitaram o Evangelho (Rm 12.5).

E aí? Você já se perguntou qual é o dom ou os dons que Deus lhe deu? Se você já sabe, será que você tem usado esse dom para servir a Deus na Igreja e entre os seus familiares ou na sua escola? Pense nisso! E use seus dons para engrandecer ao Senhor.

Para entendermos a importância dos dons espirituais para o cristão comparemos, pois, com a importância de algumas ferramentas para alguns profissionais. Imagine um médico sem um bisturi ou um fio de nylon para sutura; ou um eletricista sem alicates; ou ainda um mecânico sem chaves para os parafusos. Perceba que em cada uma dessas profissões citadas, os instrumentos são de extrema importância para a perfeita condução da mão de obra. Da maneira semelhante, os espirituais funcionam como verdadeiras ferramentas espirituais, que aperfeiçoam a nossa vida espiritual.

ASSISTA O VÍDEO DA DINÂMICA DA AULA. CLIQUE AQUI

 

2. O QUE É MINISTÉRIO?

O que as Escrituras Sagradas afirmam sobre o ministério? Qual o seu propósito e para que serve? A Bíblia diz que são cinco os dons ministeriais. São estes: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Temos os dons naturais e sobrenaturais, uns a pessoa possuí ou aprende, porém, outros são concedidos apenas pelo Espírito à Igreja.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

 

a. Deus nos escolhe.

A escolha para o ministério cristão é um ato espiritual, único e exclusivamente divino. O Senhor Jesus afirmou: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto…” (Jo 15.16). O Senhor Jesus deu à Igreja ministros com alguns objetivos. Podemos dizer que Deus sempre quis capacitar os seus filhos para fazer a sua obra com qualidade e compromisso. Assim, entendemos quando Paulo disse: “O que vocês fizerem façam de todo o coração…” (Cl 3.23). Há muitas áreas na igreja que precisam de pessoas dedicadas para auxiliar os irmãos.

Caro adolescente, desde já entenda que nós vivemos – espiritualmente – no reino de Deus, e que esse reino é dotado de um grande dinamismo, com vários obreiros e “setores” para trabalharmos. Os ministérios seriam as “funções” que exercemos nesse reino, e quem nos designa para essas funções é o próprio Senhor jesus, que reina desde os céus. Portanto, entendemos que nós somos escolhidos por Deus na medida em que Ele conhece a nossa estrutura e nos direciona para a realização dos propósitos por Ele estabelecidos.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

 

b. O propósito do ministério.

Jesus investiu no crescimento da Igreja quando separou esses ministros. Em razão disso, o apóstolo Paulo declarou que os dons espirituais são para a edificação dos crentes (1 Co 3.9; 14.12). Outro propósito do ministério é promover o crescimento espiritual dos crentes. Aos que são chamados e separados para o santo ministério, cabe a responsabilidade de servir à Igreja do Senhor de forma amorosa e cuidadosa. O apóstolo Pedro ressalta que os líderes devem cuidar bem do rebanho que Deus os entregou para apascentar, fazendo isso de boa vontade (cf. 1 Pe 5.2).

Deus é zeloso e, por isso, Ele exige o mesmo de nós. Precisamos descobrir qual é o nosso ministério e usá-lo a serviço do Reino de Deus.

Na história da igreja, muitos foram escolhidos para pregar o evangelho às nações, e também por esse motivo nós hoje fomos alcançados! Outros, também, foram escolhidos para ensinar e transmitir a sã doutrina. Outros ainda, receberam o grandioso ministério de cuidar das ovelhas do rebanho do Senhor, que são os nossos pastores. Independente do ministério, sabemos que quem capacita o homem é o Senhor, pois para realizar tais obras precisamos de um revestimento espiritual.

Nesse sentido, devemos entender que Deus também nos chama para produzir frutos para o seu reino, pois o trabalho de cada um é importante. Desde jovem devemos buscar do Senhor os propósitos que Ele estabeleceu para nossas vidas, para que ao longo da nossa jornada possamos nos desenvolver com diligência, prezando pela Seu palavra.

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

3. QUAL É O SEU MINISTÉRIO?

Deus é quem escolhe o ministério para cada crente servi-lo no Reino. O apóstolo Paulo orientou a Timóteo que não se descuidasse do dom que Deus o concedeu (1 Tm 4.14). A melhor forma de descobrir qual dom ou ministério que Deus tem para você, sem dúvida, é se envolvendo na obra de Deus.

a) Descobrindo seu ministério.

Talvez, seu ministério seja o de socorrer alguém, mesmo que você não seja um profissional da saúde. Quem sabe você tenha o chamado para ser misericordioso e sente muita alegria em se colocar no lugar do próximo. Quem sabe, você seja uma pessoa com capacidade de acalmar os aflitos e agir como um bom amigo e conselheiro. É preciso considerar que o ministério pode ser exercido na área para a qual somos impulsionados pelo Espírito Santo a trabalhar. Jesus afirmou: “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Mt 6.21).

Muitos ficam em dúvida sobre qual ministério exercer, e por vezes acabam realizando atividades por influência de outras pessoas. Verdade é que Deus planta em nosso interior a chama pelo ministério que Ele quer que desenvolvamos, mas para isso, precisamos andar em comunhão com Ele. Portanto, criemos dentro de nós o entendimento de que não se “escolhe” um ministério, muito menos por um “nível de relevância”; pois na verdade é o nosso Deus quem nos direciona, e toda boa obra tem o seu valor no Reino (não é apenas sobre cantar e pregar; mas sobre visitar, cuidar, zelar, levar a palavra de Deus para quem realmente precisa, aconselhar, entre outras coisas mais). Como dizem muitos dos nossos pastores: “Serviço não falta no reino no Deus. Falta apenas quem se dispõe a trabalhar”.

b) Usando seu ministério na obra.

Assim podemos trabalhar para Deus com fidelidade e, ao mesmo tempo, ajudar o próximo. Tudo que temos foi o Senhor quem nos deu; então, todo trabalho que fizermos precisa honrar este Deus maravilhoso: “Pois todas as coisas foram criadas por Ele, e tudo existe por meio dEle e para Ele…” (Rm 11.36). João escreveu as palavras de Jesus quando disse: “Sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15.5b). Com a ajuda do Espírito Santo, devemos servir às pessoas mais necessitadas.

Por vezes, muitos acreditam que existe um tempo ideal para começar o ministério, e na esperança de “um grande sinal”, acabam por passar uma vida inteira sem produzir frutos. Caro adolescente; entenda que os dons agem no nosso desenvolvimento, de modo que o ministério que Deus a nós confia é aperfeiçoado ao longo do tempo. Portanto, o momento para começar é hoje. A parábola dos dez talentos (Mt 25:14-30) nos dá uma ideia sobre o que significa “multiplicar” e produzir no Reino de Deus. Não espere o “momento ideal”, pois Deus é digno de todo o nosso esforço, saúde, vitalidade, juventude, força e sabedoria!

CONCLUSÃO

Deus deseja usá-lo(a) através dos dons espirituais e ministeriais pela ação do Santo Espírito que habita em você. Esteja à disposição do Senhor e realize a obra para a qual você foi chamado. A recompensa será maravilhosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais