X
    Categorias: JUVENIS

EBD- Os Símbolos do Espírito Santo

Lição e Juvenis do 4º Trimestre Os Símbolos do Espírito Santo.

OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

O que é o Espírito Santo? Qual a função do Espírito Santo? Você sabe o que significa símbolo? Você conhece algum símbolo do Espírito Santo? Por que esses símbolos representam o Espírito Santo? Quais as suas características e suas funções?

Sabemos que o Espírito Santo é uma pessoa, Ele é Deus porque Ele é infinito, onisciente, onipotente e onipresente.

Na lição anterior já estudamos os nomes do Espírito Santo e aprendemos também que o Espírito Santo ele é um só os nomes está se referindo às suas características e que representa a sua atuação seu poder.

E hoje vamos falar dos símbolos do Espírito Santo que São coisas materiais que tipificam o seu poder e atuação.

Versículo em destaque Atos 2:3

O fogo é símbolo do Espírito Santo, por que será?

Aqui estamos estudando o período que o Espírito Santo desceu na terra e pousou sobre cada crente que estava orando e buscando a presença do Espírito Santo, pois Jesus Cristo havia prometido que ele iria ao pai mas enviarei o consolador. Isto foi em Atos 2 quando o espírito veio habitar conosco, está conosco que foi a promessa de Jesus.

Atos 2:2-4; João 7: 33-39;  Efésios 1:13-15

EBD- Os símbolos do Espírito Santo (Lição 3 Juvenis) EBD 4 Trimestre 2023.

Introdução

O espírito santo  não é fogo, não é água, não é vento, tudo isso são símbolos que representam o Espírito Santo e vão revelar atributos, seu poder e atuação em nossa vida. Da mesma forma que o fogo tem suas características suas funções o espírito santo também tem e ele atua em nossa vida de acordo a essas características.

A Bíblia Sagrada ela cheia de metáforas e símbolos e tipos. E a ciência que estuda a interpretação dos textos bíblicos e chamadas de Hermenêutica Bíblica.

Que a arte da interpretação, a Exegesse vai estar examinando  cuidadosamente os textos.

Os símbolos do Espírito Santo revelam o seu poder, a sua função, suas características e sua ação em nossa vida.

1- Por que usar símbolos?

Para que a mensagem possa ficar bastante Clara. Deus no Novo e no Velho Testamento sempre usou símbolos para deixar sua mensagem bastante Clara para que você saiba qual era a intenção Dele, para que você saiba qual característica,  o poder, a grandeza que Ele tem, que Jesus tem e que o Espírito Santo.

Ou seja, os símbolos vieram para trazer luz ao nosso entendimento e trazer clareza sobre a Bíblia. Não foi Deus nem Jesus nem o espírito santo quem escreveu a Bíblia, mas ele inspirou homens para que escrevessem e estes escritores usaram os recursos da época.

2- Os símbolos do Espírito Santo.

2.1 Água

O Espírito Santo é Deus,  ele não é uma força de Deus, ele não é o poder de Deus, não é o fogo, não é a água. Ele é uma pessoa e existem alguns símbolos que o representam.

Jesus não estava no poço com cântaro de água oferecendo ao povo, aquilo é uma palavra simbólica onde quer dizer que o Espírito Santo faz algumas funções semelhante a água.

A água é símbolo do Espírito Santo. Assim como a água limpa, o Espírito Santo também tem o poder de limpar, se a água purifica o Espírito Santo também tem o poder de purificar, se as plantas precisam de água para produzir o fruto Nós também precisamos do Espírito Santo para produzir em nós do nosso comportamento bons frutos, assim como a água dá vida, o Espírito Santo também dá  vida.

Nós precisamos constantemente da água também nós precisamos constantemente do Espírito Santo, a água é essencial para a vida, da mesma forma o espírito santo também é essencial para nossa vida para que exploramos possamos gerar bons frutos, crescer.

Precisamos ser regados constantemente com o Espírito Santo.

Você tem o espírito santo de Deus aí?

2.2 Fogo Símbolo do Espírito Santo.

O fogo é símbolo do Espírito Santo porque ele aquece. Quando você está com frio que vai para junto de uma fogueira você é aquecido.   De tal forma, quando você está frio, não quer ir para igreja, está desanimado, não quer participar da EBD,  e se aproxima do Espírito Santo, ele te aquece você começa a ter fogo de alegria disposição coragem porque você é aquecido pelo fogo do espírito santo de Deus.

Mesmo que a frieza espiritual queira se aproximar da gente o fogo do Espírito Santo nos aquece, em nome de Jesus

Assim como o fogo te traz luz o espírito santo também te traz claridade, ele ilumina onde há trevas. Não podemos esconder nada da luz assim também não podemos esconder do Espírito Santo,

Tudo aquilo que você faz nessa escondidas, nas redes sociais, na escola, o espírito santo ele traz luz, ele ilumina para que você perceba que está errado e assim se arrependa dos seus pecados. Quem tem o espírito santo de Deus ele ilumina e onde que é que você esteja você é luz de Cristo.

Crente não pode brincar de ser crente porque quem tem o Espírito de Deus anda na luz. O fogo serve também para purificar o ouro. O espírito santo de Deus também nos purifica nos renova nos restaura.

Precisamos convidar o Espírito Santo para nossa vida para que ele possa queimar toda a fofoca, toda intriga, toda arrogância, toda exaltação e impurezas.

Que o espírito santo de Deus possa estar agindo em nossas vidas, na minha e na sua como fogo de Deus queimando toda impureza.

2.3 Vento

O vento é o símbolo do Espírito Santo, o vento nós não podemos vê-lo, mas podemos sentir, assim como o Espírito Santo a gente não consegue ver mas podemos senti-lo dentro de nós atuando em nós e por nós.

Quando estamos no calor passa aquela brisa, aquele vento é uma alegria, assim também o Espírito Santo podemos sentir falando conosco dentro de nós nos orientando nos consolando nos fortalecendo.

Então não podemos ver o Espírito Santo, mas podemos sentir a sua grandeza e o seu mover. O Espírito Santo age constantemente para que possamos estar em paz, tranquilo, para que a nossa alma possa estar refrigerada.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO.

É SÓ CLICAR AQUI.

2.4 Óleo (unção).

Todos os reis e sacerdotes de Israel precisavam receber a unção com óleo isso caracterizava aqueles estavam preparados recebendo a unção de Deus, o poder de Deus, a autoridade de Deus para exercer o seu ofício seja de sacerdote ou de rei.

A unção com óleo significava que ele estava preparado para exercer a sua função de sacerdote ou de rei. Assim também João ele vai dizer que o Espírito Santo é semelhante ao olho que ele é derramado sobre a nossa vidas. E ele nos capacita e nos dá unção, nos dá força e nos dá coragem para fazer a sua obra.

Cada um tem uma chamada cantor é cantor, pregador é pregador, professor é professor, regente é regente, cada um é capacitado por Deus para fazer a sua obra não é pelo que a gente quer é segundo o propósito de Deus.

2.5 Pomba

O espírito santo não é uma pomba. Mas a pomba tem características que o Espírito Santo também. A simplicidade, o Espírito Santo, Ele é simples não adianta querer fazer movimento demais, ser exaltado arrogante porque o Espírito Santo é simples.

A pomba é um animal manso, o Espírito Santo é manso como uma pomba, e o crente que tem o Espírito Santo vai ser nervoso, valente, brigão? Sou crente mas a minha língua não é não, pode isso? A pomba é um animal puro não se alimenta de qualquer tipo de alimento.

Se nós temos espírito santo de Deus não podemos nos alimentar de qualquer coisa. Tem crente se alimentando com cada coisa que não agrada ao Senhor fofoca, briga, disse me disse, mentiras, raivas, conteúdos impróprios de redes sociais. Não porei  coisas más diante dos vossos olhos.

A pomba também é símbolo da paz. De igual forma nós precisamos ser pacíficos, eu preciso ter paz comigo, com meus vizinhos, com meus amigos, com minha liderança, com meus familiares, com as autoridades. Se eu tenho Espírito Santo de Deus eu preciso ter paz com todos.

A pomba também é sensível e simples , Nós também devemos ser sensíveis para com o outro e simples.

Todas as características que o Espírito Santo tem Nós também precisamos ter em nossa vida porque o Espírito Santo habita em nós.

Se o Espírito Santo habita em você, você consegue ter essas características busque Ele em oração.

Dinâmica Os símbolos do Espírito Santo (Lição 3 Juvenis) EBD 4 Trimestre 2023.

3- Muito mais que símbolos.

Nós precisamos é viver de acordo com o Espírito Santo porque ele tem essas funções, esse poder. E essas funções esse poder aje em nós .

A pessoa que recebe o espírito santo precisa se afastar do pecado e ser liberto. Não tem como o espírito santo está em mim e eu continuar vivendo a vida de pecado.

O Espírito Santo não habita em lugar sujo. Porque ele é símbolo de purificação de libertação. Se você sente que ainda tem algo em sua vida que não está limpo, o Espírito Santo pode limpar ele pode purificar, mas eu tenho que consagrar que dá lugar que permitir ele fazer a limpeza. E me afastar de tudo aquilo que me faz pecar.

Se afastar do pecado muita das vezes significa se afastar de lugares de pessoas, das redes sociais. Não tem como o Espírito Santo te limpar, te purificar e continuar fazendo as mesmas coisas que antes.

Conclusão

Nem tudo é símbolo do Espírito Santo nem tudo é o Espírito Santo, vigie e peça orientação ao Senhor para não cair nas meninices. O espírito santo de Deus não é símbolo de palhaço, ele não faz palhaçada, ele não chama atenção. O espírito santo é simples.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

É SÓ CLICAR AQUI!

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais