EBD- Proteção Contra A Preguiça | Lição 5 Jovens [ EBD 4 Trimestre 2024 ]
INTRODUÇÃO DA AULA
Mas, agora, sem demora, vamos para a nossa aula: lição de número cinco dos jovens do quarto trimestre de 2024, com o título “Proteção contra a Preguiça”. Veja só: se você é professor, sempre recomendo que inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos.
Então, para iniciar, faça a dinâmica com a turma. Mas, se quiser, também pode iniciar fazendo algumas perguntas relacionadas ao tema para verificar o grau de entendimento e conhecimento dos seus alunos. Aqui, você pode perguntar: o que é preguiça? Pode perguntar também: como evitar a preguiça? E pergunte: será que o preguiçoso vai ser salvo? Não vai ser salvo? Jesus amado, aperta o juízo dos jovens, professores! Mas presta atenção: você vai fazer as perguntas, mas não pode responder. Aqui é tão somente para verificar se a turma tem conhecimento ou não. Você pode perguntar também o seguinte: a Bíblia Sagrada aprova ou condena a preguiça? E por quê? Então, são perguntas que vão levantar uma certa discussão, somente para você verificar o grau de entendimento que têm seus alunos, tá bom?
TEXTO PRINCIPAL
Agora, vamos para o nosso texto principal, onde está escrito: “O preguiçoso não saca a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente.” (Provérbios, Capítulo 12, Versículo 27). Meus irmãos, o preguiçoso… o negócio não é fácil, não! Não tem coragem, não tem determinação, não tem foco e acaba perdendo muitas coisas. Muitas bênçãos são desperdiçadas pelo preguiçoso. Às vezes, estão praticamente nas suas mãos, mas ele não tem interesse e acaba perdendo as bênçãos do Senhor. Mas nós vamos aprender hoje a ser diligentes, a ter compromisso, a ter responsabilidade e estar aptos, prontos para trabalharmos na obra do Senhor, para assim também ganharmos recompensas. Isso mesmo!
ENTRE NO NOSSO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS MATERIAS PRA EBD, É SÓ CLICAR AQUI
RESUMO DA LIÇÃO
Agora vamos para o nosso resumo da lição, onde está escrito: “A preguiça nos paralisa, mas o trabalho e a diligência nos fazem perseverar.”
Meus irmãos, não tem para onde fugir! Estamos ensinando a turma dos jovens que precisam ser diligentes, precisam ter foco e determinação. Eles estão começando a construir sua vida agora. Como é que vão constituir uma vida de sucesso, uma vida abençoada, se não têm responsabilidade, se não têm compromisso, se não têm dedicação em todas as áreas da vida? Qualquer um! Nós precisamos ter compromisso, responsabilidade e dedicação para que as bênçãos do Senhor caiam sobre a nossa vida. Precisamos ser pessoas perseverantes! Nada de desistir, nada de se acomodar, porque Deus está nos usando cada vez mais em Sua obra e também nos abençoando.
INTRODUÇÃO DO ASSUNTO
Introdução: onde está escrito, nesta lição, estudaremos a advertência do Livro de Provérbios quanto à preguiça. Veremos que a palavra de Deus tem muito a nos ensinar a respeito do assunto. Assim, à luz da explicação do texto bíblico que serve de leitura bíblica em classe, conceituaremos a preguiça. Faremos uma distinção entre o que ela é e o que não é. Finalmente, refletiremos sobre algumas formas básicas de se prevenir a respeito da preguiça. Que haja zelo e fervor em nossos corações, no lugar da preguiça.
EXPLICAÇÃO
Professores da EBD, prestem bem atenção: essa temática acerca da preguiça não veio de hoje. A preguiça sempre esteve na humanidade. Na civilização, sempre existiram pessoas tentando viver ou sobreviver sem trabalhar, sem muito esforço. Isso é coisa antiga, tanto que na Bíblia Sagrada nós vamos ver vários versículos, textos que falam nessa temática. Mas, no entanto, em nenhum momento aprovando isso. Deixe bastante claro para os seus alunos que a preguiça não é aprovada, não é aceita por Deus. E nesta lição vamos aprender o que é e o que não é preguiça, porque muitas das vezes as pessoas têm alguns problemas existentes na vida dela e outras ficam atribuindo a ela a preguiça, mas nem sempre é. Mas vou dizer, viu? O preguiçoso é conhecido! Eita glória! O preguiçoso, muitas das vezes, é conhecido pela sua forma de andar. Meu Deus, a sua forma de falar, de se posicionar. Você concorda comigo ou não? Mas já vai aprendendo, viu? Não faça pré-julgamento, não. Por exemplo, né? Você olhando para o pastor Geovani, somente olhando, será que você acha que o pastor é corajoso, gosta de trabalhar ou é preguiçoso?
1 TOPICO TÍTULO “UMA ADVERTÊNCIA QUANTO À PREGUIÇA”. INFORMAÇÕES INICIAIS:
Mas, dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico: primeiro item que traz por título “Uma Advertência Quanto à Preguiça”. No item um, informações iniciais: O Livro de Provérbios tem diversas advertências de caráter prático na vida dos jovens. No capítulo 6, dentre muitas advertências, priorizaremos a advertência contra a preguiça. Correlacionaremos esta seção com a de Provérbios 24:30-34, que faz uma admoestação contra o preguiçoso. Também ampliaremos essa advertência bíblica por meio de um retrato irônico que o sábio faz a respeito do preguiçoso.
EXPLICAÇÃO
Deixe bastante claro para os seus alunos que a Bíblia Sagrada condena, não aceita, não ajuda, não favorece. Para você entender, a preguiça não veio de Deus. É por isso que você vai ver na Bíblia Deus trabalhando no primeiro dia, no segundo, no terceiro, no quarto, no quinto e no sexto dia. E ele só parou de trabalhar porque a sua obra foi completa. Sabe por quê? Nosso Deus é trabalhador! Nosso Deus gosta de trabalho. Agora, depois que ele trabalhou, estava tudo pronto, ele foi descansar. Entender o mistério de Deus para sua vida: nós devemos e podemos trabalhar, sim. Agora, é claro: tem que ter o tempo de descanso. Pegou a dica, professor?
ASSISTA O NOSSO VÍDEO AULA D LIÇÃO 5.
“PROVÉRBIOS 6:6 AO 11
Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, segundo item que traz por título “Provérbios 6:6 ao 11 – a Advertência Contra a Preguiça”. Em Provérbios 6, traz, na verdade, o estímulo à prática da diligência e do trabalho, uma vez que a preguiça contraria ambos. Por isso, o sábio se volta para a natureza e, por meio da observação da formiga, ele ensina lições de diligência e do trabalho. As formigas nos ensinam a zelosa organização, mesmo que não tenham um chefe. Elas nos ensinam uma dimensão muito consciente do tempo, do trabalho e do descanso bem recompensado. O sábio pergunta ao preguiçoso a fim de que ele faça uma autorreflexão de sua condição e, ao final da sua seção, arremata: a pobreza abaterá inesperadamente sobre o preguiçoso.
EXPLICAÇÃO
Veja só, Provérbios 6 vai trazer um exemplo bastante prático na natureza, e a Bíblia diz que o sábio vai observar, vai analisar e vai praticar. O sábio não é o preguiçoso; o sábio é aquele dirigente, aquele que trabalha, aquele que executa, aquele que aproveita o seu tempo para estar produzindo, estar executando, estar praticando, se organizando. Sabe por quê? O futuro só a Deus pertence. Por isso, enquanto tivermos vida e saúde, precisamos estar a serviço, trabalhando, assim como fazem as formigas. Eita! Unidas, trabalhando, preocupados com o seu futuro, porque o futuro é logo ali. E nós, enquanto igreja, precisamos estar observando aqueles que trabalham, aqueles que produzem, mesmo sem terem um chefe. Eita glória! Precisam ter dedicação, compromisso, atenção, mesmo sem ter chefe; têm que produzir, têm que ter responsabilidade. E isso é o que muitos jovens não estão tendo. Não têm aquela preocupação, aquela atividade. Tem muitas pessoas hoje que, só porque conseguiram o prato de comida, eita, a feira, a cesta básica, já não querem trabalhar mais. Já querem ficar em casa o dia todo. Meu Deus, eu sei que nós devemos suar, trabalhar, nos exercitar, fazer atividade; eu sei que é difícil, mas é necessário para que nós possamos ter uma vida melhor, uma saúde melhor, uma vida melhor. Possamos também cuidar da nossa família. Por isso, vai ter com a formiga, ó preguiçoso.
PROVÉRBIOS 24:30-34; 26.13-16
Agora, vamos para o nosso primeiro tópico, terceiro item que traz por título “Provérbios 24:30-34 e 26:13 ao 16”. Provérbios 24:30-34 traz a observação do sábio a respeito do campo do preguiçoso e o que ele contempla: toda desordem e ausência de diligência. Diante da reflexão desse quadro, o sábio arremata: mais uma vez, a pobreza virá sobre o preguiçoso de forma esperada. Em Provérbios 26:13 ao 16, o sábio faz uma ironia a respeito das desculpas do preguiçoso contra ser dirigente e trabalhador: “O leão está no caminho, o leão está nas ruas.” O preguiçoso não levanta da cama, não tem coragem de levar a mão à boca e, ainda diante de sete pessoas que respondem bem, ele se acha sábio, dono da verdade. Ou seja, o preguiçoso entra no processo de negação.
EXPLICAÇÃO
Veja só como aqui está sendo. Destacada a questão da diligência, é ser atuante, sabe? É ter força de vontade, é ir atrás, é buscar, é suar, é se virar no 30, é sustentar, é manter, é ser dirigente, é ter atitude e não ficar esperando as coisas virem à sua mão. Ah, pastor, mas a Bíblia diz que tudo quanto orares Deus vai entregar. Mas vai entregar na tua casa, tu dormindo? Não vai, varão! Tem coisas que nós precisamos fazer. Davi foi conhecido e reconhecido porque lutou contra o gigante. Deus deu graça, mas ele precisou ir lutar. Se ele ficasse lá cuidando das ovelhas do pai, ele não iria lutar contra o gigante. Imagina a situação! Percebeu a necessidade de ser dirigente, atuante, praticante. E aqui ainda vou destacar que o sábio começa a observar a vida do preguiçoso, e o preguiçoso começa a argumentar dizendo: “Vai ter um leão lá fora! Vou fazer o quê? Vai chover! Meu Deus amado! Vai ter terremoto! Esta fazendo muito frio! Tá fazendo calor demais! Vai chover, não vai adiantar nada, a gente não vai fazer nada!” Começa a inventar várias desculpas. Vou falar, viu? O preguiçoso gosta de inventar desculpa! O preguiçoso, a chuva tá chegando lá em São Paulo, e o preguiçoso já está dizendo: “Vai chover, não vou fazer, não!” Meu Deus, a chuva tá lá nos Estados Unidos e já tem gente dizendo: “Eu nem vou sair hoje, não vou trabalhar, não vou na roça, não vou vender, não vou fazer nada porque vai chover.” Vigia, pelo amor de Deus! Toma atitude, toma postura! Vá com guarda-chuva, mas vá em nome de Jesus! O sábio vai estar observando e sempre decretando: o preguiçoso não cresce, o preguiçoso não se desenvolve, o preguiçoso não prospera porque não tem nada produzido. E nós só podemos colher aquilo que nós plantamos. Peço a dica: você só vai colher aquilo que você plantar! Eita glória! Ele diz: “É momento de apertar o juízo dos seus jovens!” Viu? Não é uma temática teológica, mas sim de aplicação pessoal. O seu papel, o seu objetivo com esta aula é fazer com que seus jovens possam perceber a necessidade que eles têm de estar trabalhando, estudando, executando, fazendo alguma coisa. Tem que ser dirigente, tem que produzir, tem que ser intencional!
“A PREGUIÇA E SUAS CONSEQUÊNCIAS”. NO ITEM UM, “CONCEITUANDO A PREGUIÇA
Mas, dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico. Primeiro item que traz por título: “A preguiça e suas consequências”. No item um, “Conceituando a preguiça de maneira geral”, preguiça tem a ver com a aversão ao trabalho, um estado de prostração, morosidade e lentidão. Do ponto de vista psicológico, tem a ver com uma indisposição crônica para realizar atividades corriqueiras. Pode se revelar como aversão à ideia de disciplina e ordem e também pode ser um sintoma que revela um problema orgânico. Além disso, com a preguiça, é possível desencadear sentimentos como tédio, melancolia e, a partir de uma combinação de fatores orgânicos e ambientais, a depressão. Quem nunca sentiu aquele sentimento de vazio ao tomar consciência da perda do tempo por causa de uma prostração causada pela preguiça? Quando esse estado se torna crônico, até mesmo a saúde é afetada.
EXPLICAÇÃO
Irmãos, presta atenção: a questão da preguiça vai trazer prejuízos em todas as áreas da vida da pessoa: a saúde, meu Deus, a vida espiritual, profissional, familiar… A preguiça vai afetar todas as áreas da pessoa e com isso acaba sentindo, tendo cada vez mais sofrimentos. Isso mesmo! Perdas, tédio, meu Deus, amorosidade… Acaba se afastando de tudo e de todos, não produzindo nada. E você sabe, a pessoa acaba ficando frustrada com a sua vida, e isso a separa do convívio secular, do convívio familiar, espiritual. Então, nós precisamos tomar bastante cuidado, irmãos, com a tal da preguiça. Agora, vou dizer para você, viu? Aumenta o som aí! A preguiça bate na porta de todo mundo, isso mesmo! O desânimo, meu Deus, a coragem de fazer o quê? Subir aquele morro para evangelizar, ir trabalhar, meu Deus, escola… Ler esse tanto de livro! Pastor, pelo amor de Deus! Isso tudo, irmãos, faz parte do ser humano! Só que, no entanto, você tem que vencer a preguiça! Vai bater na porta. Agora, nós precisamos vencer, porque se você deixar, nem do sofá você levanta! Você não levanta da cama, não tem coragem para fazer nada, e isso vai afetando, afetando, afetando. Daqui a pouco, você está afastado de tudo e de todos, e isso vai trazer consequências na vida secular, profissional, em todas as áreas da… Sua vida, por isso, vai ter com a formiga.
“O QUE NÃO É PREGUIÇA”.
Ó preguiçoso, agora vamos para o nosso segundo tópico, segundo item, que traz por título: “O que não é preguiça”.
Observe, muito importante: é muito importante ressaltar aqui o que não é preguiça. Descansar não é preguiça; muito pelo contrário, é um princípio bíblico que, se ignorado, levará o ser humano à exaustão física e mental. Também não podemos confundir a preguiça com causas orgânicas. Às vezes, o que muitos entendem por preguiça tem a ver com a ausência de nutrientes provenientes de uma alimentação pouco saudável ou a ausência do tempo necessário de um sono reparador, ou até mesmo uma disfunção química na produção de hormônios em nosso organismo que tem a ver com disposição e vitalidade. Portanto, nem tudo é preguiça, forte aqui, viu?
EXPLICAÇÃO
Preste atenção: todo ser humano precisa ter tempo para descansar. E eu sei que tem muitas pessoas que, se pudessem, trabalhavam de manhã, tarde e noite, sete dias na semana. Mas você não pode! Não vai aguentar, vai estourar, vai sofrer! Então, todo ser humano precisa ter tempo para descansar. Até porque, quando você descansa, você vai retornar com mais coragem, disposição e com o corpo descansado para continuar o serviço. Sabe por quê? A vida aqui na Terra vamos trabalhar a vida toda. Sempre haverá trabalho e disposição; nós precisamos trabalhar a vida toda. Então, anote aí: a preguiça não é descanso; descanso faz parte da vida. Todo ser humano, todo trabalhador, precisa ter tempo para descansar.
Essa falta de coragem pode ser identificada por falta de alguns nutrientes e uma má alimentação, pela falta de cuidado e pela falta de atividade física. Tudo isso deixa o seu corpo mais mole, né? Mais acabado, como diz o outro, porque está faltando alimentação saudável. Está faltando atividades; isso tudo vai acomodando o seu corpo, vai deixando você cada vez mais com preguiça, mais ocasionada, preste atenção, ocasionada por falta de nutrientes. Daí a necessidade de uma boa alimentação, de um cuidado. Meus irmãos, não tem para onde fugir! Precisamos tomar cuidado com o nosso corpo: completar, descansar, trabalhar, se alimentar. E veja só, tudo isso está bem explicado na Bíblia.
A grande questão é que nós não seguimos aquilo que está na Bíblia e, por isso, muitos têm acarretado para si e para sua família prejuízos. Mas, nesta aula, nesta lição, você vai ter a oportunidade de conversar com seus jovens sobre a necessidade de ter descanso, boa alimentação e atividade física, para que eles possam ter disposição para trabalhar e, assim, ter prosperidade, ter uma vida de sucesso, que é o sonho de todo mundo. Mas, para isso, vai ter com a formiga, ó preguiçoso!
“A PREGUIÇA PARALISA SEU DESENVOLVIMENTO”.
Dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, terceiro item, que traz por título: “A preguiça paralisa seu desenvolvimento”. A preguiça, contra a qual a Bíblia adverte, paralisa o desenvolvimento espiritual, afetivo, acadêmico e profissional do jovem. Ela liquida o senso de responsabilidade na vida. Ora, se entrarmos no modo mórbido de inatividade, infelizmente sofreremos consequências sérias em nossa vida. Por exemplo, a nossa vida devocional depende do senso de responsabilidade de manter certa disciplina. Nossa disposição para o relacionamento social tem a ver com investir atenção e tempo com o próximo. Atingir o objetivo de passar em um concurso importante, o vestibular, a fim de entrar em uma boa universidade tem a ver com manter o foco para atingir o objetivo. O sucesso profissional depende da disposição em fazer o melhor sempre. A preguiça, como uma disposição mórbida, sabota tudo isso. Não por acaso, no Novo Testamento, o apóstolo Paulo exorta sobre ser ocioso e trabalhar para comer o próprio pão, e não faltar zelo e fervor na vida.
EXPLICAÇÃO
O que lemos em Provérbios 6:24-26 está alinhado com o que o apóstolo ensinou. A realidade da vida: veja só, meus irmãos, tem muitos jovens que estão ficando paralisados, sem crescimento, porque falta disposição, falta coragem, falta determinação. Aí não cresce, não consegue o bom emprego, não consegue uma boa formatura, não consegue ter estudos, não consegue um bom emprego e começa a ter uma vida frustrada, colocando culpa em tudo e em todos, não sabendo ele que o próprio é o maior causador do seu insucesso. Porque não tem para onde fugir, meus irmãos, cansa mesmo, dá trabalho! Imagine só, o pastor Giovanni, por semana, nós gravamos 10 vídeos somente para EBD, fora ainda os vídeos do curso para professores, fora ainda o discipulado, fora o curso básico de teologia e as demais funções que nós temos. Tudo isso é cansativo! Às vezes dá vontade de parar, de desistir. Mas, por causa de vocês e da minha chamada de Deus, que eu sei que estou fazendo aqui a obra do Senhor, a gente continua fazendo. Por isso que eu sempre peço: deixa seu comentário; tudo isso nos ajuda a continuar realizando a obra do Senhor. Viu? Segue aqui essa dica! Mas é trabalhoso, meus irmãos. A vida aqui nessa Terra é trabalhosa. É acordar de manhã, fazer atividade, estudar, se preparar, trabalhar, ir para a escola, ir para a igreja, ir para a consagração, é para o jejum, é orar. Meu Deus! São tantas funções!
Mas todas essas funções, todas essas atividades vão te deixar vivo. Você só pode fazer se estiver vivo. Mas a vida em você! Meu Deus! A vitória em você! Deus quer nos dar o melhor; Deus quer nos capacitar. Agora, tem que ter atitude, tem que ter comportamento. Veja só: Deus abriu o Mar Vermelho! Eita glória! Mas quem passou, quem andou foi o povo de Israel. Se o povo de Israel ficasse esperando alguma coisa, ia morrer tudo. Deus abre o Mar Vermelho, mas é você que tem que passar! Deus vai derrubar as muralhas de Jericó, mas é você que tem que rodear. Ou seja, devemos cumprir com a nossa missão para que as bênçãos do Senhor recaiam sobre a minha vida e a sua vida. Pega aqui essa dica agora!
ENTRE NO NOSSO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS MATERIAS PRA EBD, É SÓ CLICAR AQUI
“PROTEGENDO-SE CONTRA A PREGUIÇA”. NO ITEM UM, “DESENVOLVENDO O SENSO DA RESPONSABILIDADE”,
Mas, dando seguimento, vamos para o nosso terceiro tópico. O primeiro item traz por título “Protegendo-se contra a preguiça”. No item um, “Desenvolvendo o senso da responsabilidade”, não há um passo a passo para vencer a preguiça; contudo, constituir um senso de responsabilidade é um bom início. Ele tem a ver com a clareza do propósito de sua vida. Você conseguiria responder: qual é o propósito de sua vida? O senso de responsabilidade tem a ver com a consciência que temos da vocação da nossa vida. De acordo com isso, é que teremos motivação para levantar todo dia a fim de fazer alguma coisa. De acordo com Provérbios 6, o preguiçoso não tem motivação para se levantar. Assim, algumas perguntas assertivas podem ser feitas a nós mesmos para criar esse senso de responsabilidade: Qual é o propósito da minha vida? O que eu desejo que Deus pense sobre mim? Que legado quero deixar para as pessoas com as quais eu me relaciono? Que senso de responsabilidade tinha o apóstolo Paulo? Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação: a de mim, se não anunciar o evangelho.
EXPLICAÇÃO
Veja só, o comentarista aqui agora vai estar abordando algumas maneiras, formas de fazer para vencer a preguiça, mas eu quero saber a sua opinião: o que fazer? O que pensar para vencer a preguiça? Será que é possível vencer? O que pode ser feito? Existe alguma injeção, algum remédio para tomar e, assim, vencer a preguiça? Presta atenção. Falamos aqui anteriormente que, muitas vezes, o que existe é a falta de uma boa alimentação, e a pessoa acaba sofrendo com a falta de algumas vitaminas, e isso vai desmotivar a realizar algumas atividades. Então, você precisa também se cuidar. Agora, se for propriamente dito a preguiça, o que a pessoa precisa fazer é saber, é pensar, refletir sobre a sua vida. O que você pretende ser? O que você pretende ter? Como você vai conseguir realizar os seus sonhos? Porque até mesmo o preguiçoso quer ter um sonho, quem sabe ter uma casa bonita, mas vai precisar trabalhar. Quem sabe ter alguém para fazer o trabalho da sua casa, vai precisar trabalhar. Então, até mesmo o preguiçoso pode ter seus sonhos, mas precisa pensar: como vou conseguir realizar? Como vou ter minha casa, meu carro, meus patrimônios? Como vou conseguir viajar se eu não tenho recursos? Porque os nossos recursos, o dinheiro, vêm através do trabalho. E você sabe, não adianta procurar trabalho fácil, porque isso não provém do Senhor. Entendeu aqui o mistério? Eu vejo hoje muitos jovens procurando trabalho fácil em jogos, meu Deus! Nas famosas bets, para ganhar recursos, ganhar dinheiro fácil. Não resolve. Não, não faça isso, não estrague sua vida. A Bíblia diz que será do suor do nosso rosto que vamos adquirir os nossos recursos, meu Deus! Que vamos conseguir sustentar a nossa família! Que Deus possa nos despertar cada vez mais, que possamos entender a nossa missão, a nossa responsabilidade aqui nesta terra. Qual o seu legado? O que é que você vai deixar, que exemplo para sua família, para sua casa? Qual vai ser o legado que você vai deixar? Converse com seus jovens acerca dessa temática e veja o que é que eles vão estar falando. É momento de discussão, falar com a sua turma e verificar se estão aprendendo certo ou não. Segue a nossa dica, dando aí segmento.
“CUIDANDO DO CORPO”.
Vamos para o nosso terceiro tópico, segundo item, que traz por título “Cuidando do corpo”. Com senso de responsabilidade estabelecido agora, devemos fazer a manutenção do nosso corpo para executar a nossa responsabilidade. Uma coisa que geralmente descuidamos na juventude é com o nosso corpo e com a nossa alimentação, condicionamento físico e o sono. Se não nos alimentarmos bem e de maneira saudável, não teremos os nutrientes adequados para dar conta da nossa responsabilidade. Também, se não cuidarmos do nosso condicionamento físico, teremos problemas físicos e falta de mobilidade para dar conta de uma rotina. Também não é possível dormir tarde, acordar cedo e render bem ao longo do dia; é impossível. O sono é precioso para nossa recuperação após um dia de trabalho e de estudo. Por isso, alimentar-se de maneira saudável, trate de seu condicionamento físico e durma em um horário regular, em que seu corpo descanse e se restabeleça para a nova rotina. Seu corpo agradecerá e a sua mente ficará mais leve. A preguiça faz pesar o corpo e a mente.
EXPLICAÇÃO
O comentarista aqui vai abordar a necessidade do nosso corpo, e o nosso corpo, para sobreviver e ter vitamina, ter nutrientes, ter força, determinação, precisamos cada vez mais cuidar da nossa alimentação e da nossa atividade física. Então, vou te perguntar: como está a sua alimentação? Meu Deus! Como está a sua atividade física? Será que você é daqueles que toda segunda-feira marca a caminhada, toda segunda-feira marca um jejum, toda segunda-feira marca academia, mas toda semana nunca vai? Meu Deus! Será que você é um desses? Está percebendo que a preguiça tem muita coisa envolvida nisso? A falta de atividade, a falta de movimentação do corpo, você acaba evitando, deixando, procrastinando? As coisas nunca executam nada. O preguiçoso pode até ter vários sonhos, mas não consegue colocar nada em prática. Ele começa a fazer, mas não termina nada. Meu Deus, tem pessoas assim! Viu? É cheio de projetos, mas não consegue terminar um projeto. Não consegue terminar uma faculdade, um curso, não consegue realizar nada. Começa muito e termina pouco. Cuidado, que pode ser a preguiça!
Por pastor, estudar câncer, irmãos! Meu Deus amado, estudar câncer! Está lendo, lendo, lendo. Tem seu trabalho, mas se faz necessário. Qual o seu legado? O que você pretende deixar? O que você quer que as pessoas lembrem quando falarem o seu nome? Pastor Geovani. Será que vão falar o que de mim? Qual tem sido o meu legado aqui nesta terra? Já pensou nisso? E você, qual o seu legado?
Dando agora segmento, vamos para o nosso terceiro tópico: o terceiro item que traz por título “Cultivando a Rotina Saudável”. Observe a natureza! O exemplo da formiga, visto em Provérbios 6, mostra-nos como seu ritmo e tempo são harmoniosos. Olhe para as quatro estações: outono, inverno, primavera e verão. Independentemente do que ocorra no mundo, esse ciclo acontecerá. Devemos aprender com a natureza! Ora, a rotina não é para nos oprimir; pelo contrário, é para nos dar maior liberdade para escolher as melhores opções que estão diante de nós.
Nenhum atleta chega ao objetivo sem uma rotina. Nenhum escritor publica um livro sem uma rotina básica. Nenhum artista desenha uma tela sem uma rotina que enquadre a sua realidade. Lembremo-nos: o primeiro capítulo de Gênesis mostra um Deus que trabalha com rotina. Em Números, Ele ensinou seu povo a se organizar e desenvolver a rotina. A rotina é um grande antídoto contra a preguiça, e Deus opera que nos organizemos por meio de uma rotina saudável, tanto por dentro quanto por fora.
Veja só a vida saudável: o ato de rotina, o ato de trabalhar. Eu disse aqui que nosso Deus gosta de trabalhar. Nosso Deus é trabalhador. E se nós fomos criados por Deus e o nosso Deus é trabalhador, logo precisamos também trabalhar. Disse aqui anteriormente: Deus trabalhou primeiro, segundo terceiro, quarto, quinto e sexto dia. Deus trabalhou. Agora, após Ele ter concluído toda a terra e os seres criados por Ele, Ele agora foi descansar, ou seja, terminou de executar todo o seu trabalho. Porque o descanso faz parte da nossa vida. O que é isso? Uma rotina de trabalho.
Então, você que é jovem e está iniciando sua vida profissional, precisa haver dedicação e compromisso para que você possa crescer e se desenvolver. Quantas pessoas que você conhece, meu Deus, estão fazendo faculdade? Eu, por exemplo, quando fui fazer minha faculdade em pedagogia, muitas pessoas iniciaram. Eram mais de 60 alunos, mas quantos terminaram? Apenas 20 alunos terminaram o curso de pedagogia, e isso no ano de 2010/2011! Imagine a situação! Quantas pessoas também iniciaram o curso teológico e nunca terminaram? Pessoas começam as coisas e não terminam. Sabe o que é? A preguiça! Muitas vezes, eu sei que têm tempo, eu sei que têm recurso, tudo isso, mas uma boa parte das pessoas é a falta de compromisso, a falta de uma rotina, a falta de foco e determinação.
Mas Deus está nos despertando a buscar mais, adorar mais, servir mais, trabalhar mais, a nos parecermos mais com Ele. Quando você está trabalhando, você está parecido com Cristo, parecido com Deus, porque Ele gosta de trabalhar. Entendeu o mistério?
ASSISTA O VÍDEO DA NOSSA DINÂMICA CLICANDO AQUI!
CONCLUSÃO
Professor, dando seguimento, vamos para a nossa conclusão, onde está escrito: o livro de Provérbios revela muitas advertências contra a preguiça, que nesta oportunidade tomamos como convite da palavra de Deus para o nosso bem-estar. Cuidemos do nosso senso de responsabilidade, da nossa alimentação e do sono, bem como do estabelecimento de uma rotina saudável. Esses cuidados são iniciativas sábias para prevenir a preguiça e, consequentemente, desenvolvermos a nossa vida sob o ponto de vista espiritual, afetivo, acadêmico e profissional.
EXPLICAÇÃO
Preste atenção! Para que você possa ter uma vida bem-sucedida na área espiritual, afetiva, acadêmica e profissional, precisa ter coragem, disposição, meu Deus amado, atitude! Se você ficar esperando as coisas virem até você, não vai chegar! É preciso há um esforço humano. E Deus, sim, Deus, quando vê o seu esforço, vai te abençoar. Está escrito que o Espírito Santo nos fará lembrar. Olha, o Espírito Santo nos fará lembrar, mas Ele só pode lembrar aquilo que você estudou. Então, meu papel é estudar, meditar, mas o Espírito Santo, na hora certa, no tempo certo, me fará lembrar de tudo aquilo que foi estudado. Por isso, vai ter com a formiga, ó preguiçoso!
Eita, glória! Quero saber o seguinte: gostou dessa aula? Tenho dito! Não é uma aula teológica; é de prática, é de exemplo, é de conversa, é chamando a atenção dos seus jovens para que eles possam ter disposição, foco, atenção e que estejam constantemente e sempre atuantes na obra do Senhor. Tá bom? Cresçam na graça e no conhecimento e sejam sempre abundantes na obra do Senhor! Que Deus continue te abençoando!