X
    Categorias: JUVENIS

EBD – QUANDO A CIÊNCIA SE OPÕE A FÉ CRISTÃ – JUVENIS LIÇÃO 6

EBD – QUANDO A CIÊNCIA SE OPÕE A FÉ CRISTÃ – JUVENIS LIÇÃO 6

CONECTADO COM DEUS

Você já imaginou um mundo sem Deus? Como viveríamos? O que existiria? Você já deve ter observado que há muitas divergências entre a fé e a ciência e isso se explica pelo fato de o homem querer tirar de Deus o poder que só pertence a Ele. O Diabo tem se aproveitado disso e tem feito com que os homens se sintam superiores e, cada dia mais, soberbos. Os cientistas que não creem em Deus, e se acham muito sábios, costumam dizer que é impossível conciliar ciência e fé. O que você acha? Poderá haver um equilíbrio? Medite sempre na Palavra de Deus com temor para se tornar sábio e, assim, você terá discernimento para reconhecer aquilo que estiver contrário à sua f

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

  1. A VERDADEIRA CIÊNCIA

Durante este trimestre, estamos estudando a Palavra de Deus para aprender a refutar os argumentos e ensinos contrários à nossa fé. Por isso, é imperioso que a Bíblia esteja enraizada em nosso coração. Como fazemos isso? Lendo, estudando a Palavra, em oração, meditação e busca do Espírito Santo (Js 1.8: Ef 6.18) para que seus ensinos atinjam o profundo do nosso ser, virando prática, pois de nada adianta tê-la em nossa mente apenas como um texto memorizado (Tg 1.22-25). Quando temos a Palavra de Deus em nós, não somos enganados por ensinos contrários ao Senhor e à sua existência.

Antes de buscar um aprofundamento no estudo da ciência (o que é válido), é importante estar muito bem fundamentado na palavra de Deus. Ora, mesma “facilidade” que existe em ler livros nas escolas e nas faculdades deve ser a de ler a palavra de Deus (e ainda mais).

Ter uma vida à luz da palavra não custa tanto (em relação ao nosso tempo), porém os benefícios são incontáveis! Portanto, se ainda não é uma prática da sua rotina, sugerimos que insira um momento de devocional e meditação das escrituras sagradas, pois além de crescimento espiritual, você estará se fortalecendo em argumentos diversos.

 

1.1. A Palavra de Deus confirma a verdadeira ciência

Antes de qualquer coisa, precisamos crer que Deus existe e que a Bíblia é a sua inerrante Palavra. É ela que nos revela o princípio de todas as coisas criadas pelo grande Criador, e nos converte das vaidades desse mundo (At 14.15). Sem Ele, nada do que foi feito, se fez Jo 1.3).

Em seguida, precisamos entender que quando a Bíblia se refere à ciência, ela está tratando do conhecimento de uma forma geral, seja o conhecimento adquirido nas escolas, seja por meio da experiência, da prática. O conhecimento que Deus dá àqueles que o temem é integral (Pv 1.7; g.10), pois Ele é a fonte de todo o saber. Assim como fez com Daniel e seus amigos: “A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos” (Dn 1.17 – NVI). Esta “ciência” que a Bíblia aponta não se restringe a ciência moderna, mas sim a todo o tipo de conhecimento. Você pode até adquirir conhecimento nos bancos escolares para a sua formação acadêmica e futura carreira profissional. Saiba que isso é louvável e você deve buscá-lo. Entretanto, tenha em mente que o conhecimento mais importante é proveniente do Senhor, a fonte de toda sabedoria. Essa é a verdadeira ciência que a Palavra de Deus confirma.

O cientista francês Louis Pasteur (1822-1895), conhecido por suas muitas contribuições no ramo da química e medicina (principalmente no ramo das causas e prevenções de doenças), certa vez disse uma frase muito marcante: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima”. Essa citação é um tanto reflexiva, pois um homem que muito se debruçou sobre os estudos da ciência e da biologia teve a sensibilidade de reconhecer tamanha complexidade da criação (e dos seus pormenores, que a maioria da população sequer terá acesso a esse tipo de conhecimento); bem como do papel fundamental de um Deus criador por trás de tudo. É como se esse cientista percebesse, “olhando de fora”, que a verdadeira ignorância seria reduzir toda a complexidade do universo ao puro “caos”.

Nesse sentido, a Bíblia nos revela um Deus criador; Aquele que é a verdadeira fonte da Ciência, da Sabedoria, do Conhecimento, do Entendimento e das Virtudes. A título de exemplo, o Salmo 19 descreve “a excelência da criação e as suas leis”; Provérbios 8 descreve a Sabedoria de Deus nos detalhes da criação. Aliás, acerca da verdadeira ciência, Daniel e seus amigos provaram uma porção toda especial da parte de Deus! Lá no contexto do cativeiro babilônico o Senhor dispensou sobre eles sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência; e sobre Daniel dispensou ainda sabedoria na interpretação de sonhos e visões (Dn 1:17).

 

1.2. Os benefícios da ciência

Quando falamos dos benefícios da ciência, estamos nos referindo aos avanços científicos, graças à inteligência que Deus dá aos seres humanos. Essa ciência gera frutos em diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo: as pirâmides do Egito, os antibióticos, as vacinas, os avanços tecnológicos, a robótica, a IA (inteligência artificial), entre muitos outros. Cientes de que tal capacitação humana provém do Criador, devemos levarem conta que as descobertas e avanços científicos, benéficos aos povos de todas as nações, etnias e crenças são frutos da misericórdia divina.

A ciência para o homem está, de certa forma, voltada ao exercício de pesquisa  e descoberta. Para Deus, porém, temos a ciência como uma derivação; uma consequência. Ora, Deus é quem permite ao homem o exercício de “investigar” e “colher os frutos” dessa investigação, e é assim que nascem os conceitos científicos. Perceba, porém, que em momento algum a verdadeira ciência se distancia de Deus, uma vez que Dele provém o saber e a permissão para “avançar” no conhecimento.

Acerca disso, a multiplicação da boa ciência nos traz muitos benefícios e comodidades! Hoje podemos nos comunicar de maneira veloz, pedir transportes por aplicativo (mobilidade), ter acesso a conhecimentos e cursos em plataformas digitais (antes tínhamos que recorrer a grandes bibliotecas); além da evolução na medicina (medicamentos, vacinas, tratamentos, procedimentos cirúrgicos), da evolução industrial e tecnológica.

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

  1. A CIÊNCIA QUE SE OPÕE À FÉ CRISTÃ

Depois de enumerarmos alguns exemplos do que chamamos de “boa ciência” não podíamos deixar de mencionar a “má ciência” que busca se opor a Deus. Seus estudiosos têm dificuldade de aceitar o Evangelho de Cristo e seus milagres, porque o diabo cegou o entendimento deles (2 Co 44)- Daí, se orgulham de serem sábios, mas na verdade, a Palavra de Deus os chama de loucos (Rm 1.22). Não conseguem aceitar porque o Criador Todo-Poderoso não cabe em seu entendimento.

A categorização de uma ciência como má não diz respeito à ciência em si, mas ao “fermento” que a contaminou (o Senhor Jesus já falava desse fermento, conforme Mt 16:6). Por exemplo, a filosofia costuma ser vista como uma ciência de certa forma “perigosa”, mas não quer dizer que ela em si seja má! Na verdade ocorre que muitos dos pensadores tinham (têm) fundamentos opostos às orientações bíblicas, muitas vezes guiados por seus sentidos vaidosos, tais quais a bíblia condena (ler Ef 4:17-20). Há embasamento bíblico para explicar o porquê de muitos homens pensarem de maneira tão equivocada; e isso acontece porque em diversos casos é o próprio adversário que atua na mente de alguns homens (Ef 2:2,3). Portanto, desconfie não da ciência, mas das interpretações humanas acerca dela! Muito cuidado com aqueles que desejam se apropriar da ciência como se fosse sua, porquanto ela é de Deus, o Criador.

2.1. Ateísmo

Precisamos estar atentos porque, primeiramente, a “má ciência” busca provar que Deus não existe. Para isso, os cientistas apelam para o ateísmo. E essa crença de que Deus não existe não para por ai. Seus adeptos ainda buscam hostilizar a existência de um “poder superior”. Infelizmente, a nossa cultura tem reverenciado esse tipo de ciência, considerada como a única opção válida para qualquer conhecimento e verdade. Se a informação for científica, então terá credibilidade, caso contrário, será descartada. A ciência ganhou todo esse destaque porque nossas vidas são, de certa forma, influenciadas por ela. É graças a ela que as novas tecnologias avançam; temos a cura de muitas doenças, antes incuráveis; obtemos informações sobre o cosmos, a natureza e uma compreensão maior do Universo. Mas o que eles não sabem é que tudo isso vem de Deus. Por isso, nós crentes, não nos curvarmos a essa ciência, mas sim ao Criador.

O conceito moderno de ciência carrega consigo um vínculo com o racionalismo, onde tudo o que se assemelhe a um conceito – por eles chamado – “metafísico” deve ser desprezado. Ou seja, apenas o que se pode provar e aprovar pelo método científico é que é válido, e tudo o que cruza essa barreira deve ser considerado apenas pessoalmente, como quem diz “se a pessoa escolhe o caminho da fé, que escolha; mas que não misture isso com a ciência”. Com isso, de certa forma, a opção pelo ateísmo se tornou conveniente e até mesmo um certo sinônimo de que o indivíduo é “bem entendido” das coisas; e por consequência acabou “virando moda”.

Nesse contexto o nosso alerta para os jovens vai no sentido de que não há nenhuma vergonha em optar pela ciência (ser um estudioso) e ao mesmo tempo ter uma fé fundamentada no Senhor. Aliás, isso te será por sinal maior ainda de sabedoria, uma vez que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9:10), sendo impossível alguém ser de fato sábio sem que reconheça que de Deus vem todo poder e virtude.

ASSISTA AO VÍDEO  DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. BUSCANDO O EQUILÍBRIO

Precisamos buscar equilíbrio em todas as coisas que influenciam a nossa vida. Como vimos, a ciência não é totalmente má e nem toda a ciência busca menosprezar a fé cristã; o importante é o uso que fazemos da ciência. Devemos buscar o conhecimento nos estudos. Atualmente, existem muitos cientistas cristãos, por exemplo. Quem sabe você pode até se tornar um deles no futuro?

Seja em qual área do conhecimento for, para sermos mais bem-sucedidos é preciso priorizar o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6.33). Sendo assim, guarde a Palavra no seu coração (Jo 14 23) para ter mais comunhão com Jesus e, consequentemente, sucesso até nas coisas seculares. Um coração repleto da Palavra terá grande influência sobre a mente cheia de conhecimentos.

Essa lição nos encorajou em um duplo aspecto: o primeiro diz respeito ao grande valor que a palavra de Deus possui, pois aos nos aproximar de Deus, ela também nos aproxima da verdadeira ciência; e o segundo aspecto diz respeito à não proibição do servo de Deus em seguir o caminho da ciência! Precisamos povoar ambientes acadêmicos de alto nível, e ali também ser luz e boca de Deus. O Senhor nos convida para servi-lo com os nossos dons e talentos; portanto, devemos fazer a diferença em todos os lugares.

Sobretudo, há uma ressalva sobre a busca pelo equilíbrio, partindo do entendimento de que a primeira semente a ser plantada nos nossos corações é a da palavra de Deus, pois estando muito bem fundamentado nela poderemos, então, ter uma exposição maior ao universo cientifico.

PARA CONCLUIR

O avanço do conhecimento humano, há muito já foi anunciado pelo Senhor (Dn 12.4). A Palavra de Deus é atemporal, portanto, sempre atual. Por isso, nenhuma descoberta científica é capaz de lançar por terra as verdades sagradas. E a verdadeira glória não reside na esfera do limitado conhecimento humano, mas em conhecer cada vez mais ao Senhor Jr 9.23,24). Como crentes, não podemos negar as contribuições da ciência para a nossa vida, mas precisamos ter discernimento e os argumentos necessários para refutar tudo que visa negar a existência de Deus.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais