EBD – QUEM É O PASTOR? LIÇÃO 7 PRÉ ADOLESCENTES

Cópia de EBD – As Qualidades de Deus – Lição 3 Pré-Adolescentes – 2° Trimestre 2024

EBD – QUEM É O PASTOR? LIÇÃO 7 PRÉ ADOLESCENTES

CONHECENDO + DE DEUS

Olá, querido(a) pré-adolescente, a paz do Senhor! A lição desta semana apresenta como assunto principal o dom ministerial de pastor. Ser pastor não é uma tarefa fácil, aliás, é uma missão muito difícil. Essa missão, Deus confiou a pessoas especiais, escolhidas e capacitadas para esse propósito. O rebanho de Deus precisa ser cuidado por pessoas que tenham amor pelas ovelhas e estejam dispostas a buscar aquelas que se encontram perdidas e curar as que se encontram feridas.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. ALGUÉM QUE CUIDA DO REBANHO

Algum dia você já pensou sobre a importância do pastor? Jesus, quando veio a este mundo, se dedicou ao máximo a todas as pessoas, cuidando e amando. A Bíblia diz que Jesus é o maior Pastor que existe, Ele é o Bom Pastor descrito no Evangelho de João (cf. Jo 10.11).

  1. a) Um pastor exemplar. Jesus disse que sempre cuida das ovelhas que o Pai lhe deu (Jo 17.12). Essa tarefa foi dada a homens que tivessem o mesmo amor e fossem dedicados para cuidar da Igreja como Ele fez (Jr 3.15). O profeta Isaías mostra como o pastor deve cuidar das ovelhas (Is 40.11). O pastor tem a responsabilidade de ensinar o caminho correto para que as suas ovelhas não se percam indo por um caminho perigoso. Ele também alimenta e dá carinho às ovelhas. Quando aparece qualquer falso ensinamento ameaçando o seu rebanho, lá está o bom pastor protegendo a todos (Am 3.12). E se, mesmo assim, a ovelha pensar em ir para um lugar de risco, o bom pastor irá buscá-la (Ez 34.12; Lc 15.1-7).

Os pastores são aqueles chamados por Deus para a importante e árdua missão de guiar o rebanho do Senhor. Dentro dessa “missão maior” existem inúmeras tarefas, como o cuidado, a correção, o ensino, a instrução, o zelo e a proteção. Sobretudo, o pastor deve ser também um exemplo a ser seguido no que se refere à conduta de vida.

Nesse sentido, o Senhor Jesus deixou exemplos práticos de como bem conduzir um rebanho, pois os apóstolos foram antes de tudo discípulos. Eles estavam com Jesus e viram de perto a sua pregação, a sua prudência, o amor pelas almas e principalmente a fidelidade ao Pai.

  1. b) A Missão do pastor. Os pastores foram chamados para guiar o rebanho atentando para as suas necessidades espirituais que possam surgir ao longo da caminhada na fé (At 20.17; Tt 1.7). É através do ministério pastoral que as pessoas são alcançadas pelo Sumo Pastor, Jesus Cristo.

Você pensa que a missão do pastor da igreja termina por aí? Não mesmo! Além de cuidar de todo o rebanho, o pastor ainda é o responsável pelo bom funcionamento da Casa de Deus para que tudo caminhe bem, ou seja, ele também deve ser um bom administrador.

Conforme falamos acima, a objetivo fim do pastor é a perfeita condução do rebanho pertencente ao Senhor Jesus; mas para que esse objetivo seja atingido, muitas atribuições lhe são pertinentes. Cuidar de uma alma sem dúvidas é mais difícil do que cuidar do corpo; pois aquilo que é exterior é visível e humanamente diagnosticável; mas e as questões internas e intangíveis? Somente com muita direção espiritual, não é mesmo?

Nesse sentido, o pastor é aquele que lidera, protege, guia, alimenta, exorta, ensina, consola, conforta, resgata e por fim apresenta a igreja em uma boa condução para o Senhor Jesus. Além disso, as atribuições dos pastores não se resumem àquelas eclesiásticas, mas também administrativas (conforme veremos no tópico seguinte).

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI.

CURSO PARA PROFESSORES EBD

  1. UMA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA

A jornada pastoral exige esforço, haja vista que precisa cumprir muitas tarefas. O chamado para o ministério pastoral vem acompanhado de grandes responsabilidades como ensinar, aconselhar, apoiar, fazer missões e evangelizar. Além disso, ainda precisa estudar a Palavra de Deus continuamente para pregar mensagens que alimentem espiritualmente o rebanho. O compromisso com o ensino das Escrituras deve ser priorizado na vida do ministro. Quando o apóstolo Paulo aconselhou a Timóteo, ele disse: “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a mensagem do evangelho” (2 Tm 2.15).

  1. a) Vida de pastor não é fácil! Já imaginou como esses homens de Deus devem ficar cansados com tantas tarefas para realizar diariamente? Além de cuidar do rebanho (cristãos), eles fazem o trabalho administrativo da igreja. Essa função exige alguém com muitas qualidades, como ser inteligente, eficiente, trabalhador e, principalmente, honesto. Isso traz tranquilidade ao rebanho de Deus por saber que a igreja está em boas mãos.

A igreja de Cristo é representada pelos santos lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro; e os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram ao pai em Espírito e em verdade. No entanto, existe também a igreja enquanto instituição; e essa instituição exige um grande trabalho administrativo! São muitas as demandas em um “campo”! Construções, reformas, compromissos financeiros (aluguéis, terrenos, financiamentos) e despesas operacionais em geral. Além disso, existe um compromisso fiscal, contábil e legal (a igreja está sujeita a legislações locais). Já pensou como gerir tudo isso? Verdadeiramente a administração de uma igreja trata-se de uma tarefa muito grande, e por isso é também de suma importância a contribuição daqueles que podem e têm habilidades e recursos para cooperar.

  1. b) Servo fiel. Você se lembra de José, o filho de Jacó, quando estava lá no Egito? Potifar o colocou como administrador de toda a sua casa. Depois disso, Faraó o colocou como administrador da nação. A missão do pastor escolhido pelo Senhor é bem parecida (Gn 41.38-44). O pastor é semelhante à figura de um mordomo que cuida dos bens do seu Senhor. Deus confiou a seus servos a responsabilidade com a sua obra. Cabe ao ministro o compromisso de se mostrar um mordomo fiel e bom administrador da Casa de Deus (1 Co 4.1,2).

Apesar de liderar o rebanho do Senhor, não nos esqueçamos que o pastor também é servo de Deus. Isso significa que os pastores têm uma “prestação de contas” para com o Mestre. A obra é de Deus, e Ele confiou o trabalho e o dinamismo aos seus escolhidos. Portanto, manter a saúde espiritual e a integridade da igreja são tarefas primárias e que são esperadas por Deus. Aliás, o Senhor Jesus deu exemplo de serviço quando lavou os pés dos seus discípulos!

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA. CLIQUE AQUI.

  1. O PASTOR DEVE SER RESPEITADO

Você já pensou se não tivéssemos nossos pastores? Eles se dedicam tanto, nos guiam, às vezes, por caminhos difíceis. Como boas ovelhas, devemos retribuir em obediência o cuidado e carinho de nossos pastores. Por isso, a Bíblia ensina a honrá-los. É agradável aos olhos do Senhor quando amamos nossos líderes com amor fraternal (1 Pe 2.17).

  1. a) Líder exemplar. O mordomo infiel, citado por Jesus na parábola, é um exemplo claro do que o pastor não pode ser. O pastor tem de ser um exemplo em tudo o que faz para ser respeitado (1 Tm 4.1-12). Você sabe o significado de respeito? Quer dizer ter apreço, consideração. O escritor da Epístola aos Hebreus escreveu: “Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham” (Hb 13.7). Os pastores são como pais espirituais e nos marcam com seus bons exemplos dignos de ser imitados. Quando os honramos, mostramos o amor de Cristo Jesus.

Os pastores foram escolhidos por Deus para exercerem um propósito que é de interesse do próprio Senhor. Para tanto, o nosso Deus dispensou sobre eles uma autoridade! Perceba, portanto, que autoridade que está sobre o pastor fala mais sobre Deus do que sobre o pastor em si (porque essa autoridade “ecoa” no mundo espiritual). Ou seja, desrespeitar o pastor não atinge unicamente a pessoa por trás daquele servo de Deus, mas atinge a própria autoridade sobre ele constituída e consequentemente revela falta de temor para com Deus. Dessa maneira, os nossos pastores devem ser respeitados e de certa forma honrados; visto que a liderança espiritual foi estabelecida pelo próprio Senhor.

  1. b) Honra a quem tem honra. Respeitar os líderes é um mandamento bíblico. Na carta aos Hebreus está escrito: “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus” (Hb 13.17). O pastor é uma autoridade espiritual e deve ser respeitado por todos nós. Jesus afirmou que o pastor conseguiu, pelo cuidado e zelo, conquistar a confiança das suas ovelhas. Assim, elas não seguem outra pessoa porque não confiam em qualquer tipo de voz (Jo 10.2,3,14,27).

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

A Bíblia nos ensina que o sábio de coração aceita os mandamentos (Pv 10:8) e que o filho sábio alegra o seu pai (Pv 10:1). Na comparação de cuidados de um pai para com o seu filho, espiritualmente os nossos pastores são como verdadeiros pais espirituais. A relação de respeito deve ser tal como se deve ter para com os pais. A carta aos Hebreus aponta a obediência aos pastores como uma ordenança, um mandamento; para que nesse sentimento de colaboração a obra se desenvolva melhor, visto que o pastor deverá prestar contas da obra ao próprio Deus (Hb 13:17).

CONCLUSÃO

Ser pastor não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, precisamos honrar e ajudar nossos pastores orando e ajudando na realização da obra. Saiba que Deus honrará os seus esforços.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados